os Leões de Vinhais

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

os Leões de Vinhais

#67545 | easauerleao | 15 jun 2004 12:18

Sou trisneta de João Augusto da Costa Leão, que casou com Alexandrina da Conceição. O filho deles chamava-se Adriano António Albino da Costa Leão nascido a 7/8/1888 em Rebordelo.

Agradeço que quem tenha informações sobre os Leões de Vinhais me contacte, uma vez que estou a tentar descobrir se estes meus trisavos ainda eram parentes.

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#67639 | PinheirodeCampos | 16 jun 2004 12:36 | Em resposta a: #67545

Cara Confrade

Tenho algumas informações que penso lhe possaam ser úteis. Caso possa contacte-me para luisfc@netc.pt

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#67691 | HCS | 16 jun 2004 18:48 | Em resposta a: #67545

Exma. Senhora,

João Augusto da Costa Leão, era irmão da minha trisavó Maria da Glória da Costa Leão, de Rebordelo, Vinhais. Achei curiosa a sua mensagem pois faz pouco mais de um mês que solicitei ao Tribunal de Vinhais, partes do volumoso processo de partilhas dos herdeiros de Daniel José da Costa Leão e de sua mulher, fizeram pois não faziam partilhas desde 1813, e lá aparece o seu João Augusto, bem como todos os herdeiros. Sendo descendente dos Costas Leão deverá certamente saber o famoso caso dos anos 60 do século passado em que o nosso parente o Padre José Maria da Costa Leão impedia as partilhas pois dizia-se morgado, o seu irmão Daniel da Costa Leão vem mencionado no Abade do Baçal, pois foi condenado á revelia por participação nas incursões monárquicas. As propriedades a partilhar eram eram 156. se pretender mais alguma informação estou ao seu dispor
Cumprimentos
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#67706 | ofdob2 | 16 jun 2004 22:26 | Em resposta a: #67545

Informações sobre Costa Leões de Rebordelo:

+ Retirado do "Registo geral das Mercês" Torre do Tombo:

. Nome: Daniel José da Costa Leão
Categoria:
Ele. Top.-Instit.:
Tipologia Doc: Apostila
Desc. Merc.: Professor da Cadeira de ensino primário da freguesia
de Rebordelo, concelho de Vinhais, o aumento de ordenado de 30.000$000
rs por ano, pelas...
Data: 10-11-1842
Cota: D.Maria II, Lv.18, fl.178v-179
Obs: ... com que tem introduzido na sua aula, o Método de Ensino Mútuo

. Nome: Daniel José da Costa Leão
Categoria:
Ele. Top.-Instit.:
Tipologia Doc: Carta
Desc. Merc.: Jubilação como Professor de ensino primário de Rebordelo
concelho de Vinhães distrito de Bragança
Data: 25-07-1864
Cota: D.Luis I, Lv.6, fl.270

+ Memorias Arquiologicas do Abade Abade de Baçal

. (Tomo VII: pág. 638)
"DANIEL JOSÉ DA COSTA LEÃO, de vinte e dois anos, estudante, de
Bragança, filho de João Daniel e de Alexandrina da Conceição. Foi
julgado à revelia pelo tribunal marcial de Braga."

Presumo que neto do mestre escola homonimo.

. Há tambem referencias ao padre José Maria da Costa Leão.

+ "O Resgate dos Marranos" de David Augusto Canelo, pag. 112

Há uma referencia a Fortunata da Costa Leão, segundo o relato publicado
no Ha-Lapid em 1928 "é uma verdadeira mãe em Israel, mantendo naquela
terra a bem-dita chama da fé Israelita." [Ha-Lapid, n.12, 1928]
===
Oscar Filipe de Oliveira Barroso

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#67719 | easauerleao | 17 jun 2004 07:02 | Em resposta a: #67691

Senhor,
Primeiramente agradeço sua resposta e pesso desculpa por um Portugues fraco.
Vivi no Moçambique e na Africa du Sul, por isso sei pouco sobre a familia.
Muito agradecia se me contactar no easauerleao@ntescape.net.
Cumprimentos
Elsa

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#67720 | easauerleao | 17 jun 2004 07:06 | Em resposta a: #67706

Obrigado pela informação.

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#67724 | HCS | 17 jun 2004 09:54 | Em resposta a: #67720

Exma. Senhora,

Dando continuidade ao que lhe disse ontem aqui seguem mais alguns elementos:

O primeiro que usou o apelido composto Costa leão, foi Daniel José da Costa Leão, que foi um abastado proprietário rural na área de Rebordelo, onde nasceu a 12 de Março de 1804 e aí falecido a 10 de Outubro de 1882. Filho legitimo de José Bernardo da Costa e de sua mulher Luisa Joaquina de Sá Leão, neto paterno de Luis Bernardo da Costa e de sua mulher Vicência de Morais, neto materno de Luis Bernardo de Sá Leão e de sua mulher Maria Angélica de Castro. Casou em Rebordelo em 28 de Abril de 1830 com Esperança Rodrigues Praça ( *Bragança, Sé 25.02.1816 + Rebordelo 22.12.1902), filha de António Rodrigues Praça e de sua mulher Maria Rodrigues Germe.

FILHOS:

1- Padre José Bernardo da Costa Leão, foi Prior na freguesia de Sobreiró de Baixo, morreu em Rebordelo a 3 de Dezembro de 1918.
2-Luisa Angélica da Costa Leão, proprietária, solteira, morreu em Rebordelo a 4 de Fevereiro de 1920.
3- Maria da Glória da Costa Leão, morreu no Porto emtre 1920 e 1923, foi casada com o notário António Lopes da Silva, com descendência.
4-Teresa Bernarda da Costa Leão, proprietária, morreu solteira em Rebordelo a 30 de Agosto de 1926.
5- Fortunata Guilhermina da Costa Leão, morreu no estado de divorciada sem descendência em Rebordelo a 31 de Julho de 1930.
6- Cândida Amália da Costa Leão, foi casada com António Manuel Gaspar e emigrou para o Brasil, vivia nos anos vinte na zona de São Paulo, teve 3 filhos.
7- João Augusto da Costa Leão, * Rebordelo 1848 + Rebordelo 27.1.1935 casou duas vezes a 1ª com Mariana Teresa da Costa, e a segunda a 1 de Junho de 1932, com Alexandrina da Conceição Dias, que morreu em Rebordelo em 30.9.1944.

FILHOS DO PRIMEIRO CASAMENTO:

7-1 Alberto Maria da Costa Leão, morreu no Brasil solteiro e sem descendência.
7-2 Francisco Manuel da Costa Leão, foi 1º Sargento do Batalhão de caçadores nº 3 de Bragança, destacado para Dili onde morreu antes de seu pai, foi casado com Laura de Morais, de Bragança e teve uma filha que morreu solteira.
7-3 José Maria da Costa Leão, foi Pároco em Rebordelo onde nasceu a 15 de Novembro de 1883, e aí faleceu em 1965, teve duas filhas: Maria José de Almeida Leão e Leontina da Glória da Costa Leão ambas casadas e com descendência.
7-4 Pedro Maria da Costa Leão, proprietário, nasceu em rebordelo em 1887 e aí morreu em 30.11.1960, foi casado com Maria do Amparo, teve 7 filhos; José Maria, Albino Augusto, Esperança da Glória, Alzira da Conceição, Ana Maria, Maria Alice e Luisa da Graça da Costa Leão.

TEVE DO SEGUNDO CASAMENTO:

7-5 Lourenço José da Costa Leão, casado com Alice Berta de Morais Calado, eram ambos professores, só tiveram uma filha de nome Maria Alice de Lourdes da Costa Leão.
7-6 Adriano António da Costa Leão, proprietário, faleceu em Lourenço Marques a 26 de Agosto de 1965, casado com Isabel Isaura de Sá Pinto, professora oficial, os quais tiveram um unico filho António Daniel de Sá Pinto da Costa Leão que casou com Luisa Jacoba (presumo que sejam seus pais ou avós).
7-7 Daniel José da Costa Leão, foi gerente do Banco Nacional Ultramarino no Rio de Janeiro, casado com Felicidade Perpétua Fabião, só teve uma filha: Maria de Fatima da Costa Leão, qui tem o que eu pude apurar sobre os Costa Leão. Cumprimentos
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: os Leões de Vinhais

#203263 | acleao | 15 jul 2008 18:25 | Em resposta a: #67545

Boa tarde.
Tanto quanto me foi transmitido, os seus trisavós - e meus bisavós - não eram parentes.
Sou neto de Daniel José, irmão do seu bisavô Adriano. Meu avô Daniel, entre a passagem pelo Brasil e o regresso definitivo a Portugal, esteve alguns anos em Moçambique (onde a minha mãe terá sido gerada).
Por voltas que a vida dá, também eu estou, desde 2004, em Moçambique.
Há, lá por casa, em Portugal, algumas fotografias do meu avô com aquele que penso ser seu avô, António Daniel.
Caso entenda, podemos partilhar mais algumas coisas sobre os nossos "Danieis". Minha mãe, felizmente, está viva, em Chaves, e poderá colaborar alguma coisa.
Se preferir, pode utilizar meu e-mail: acleao@gmail.com
Um abraço,
António Costa Leão

Resposta

Link directo:

os Leões de Vinhais

#361145 | MarioDaCostaLeao | 07 set 2015 17:46 | Em resposta a: #67724

Amigo Hugo, esclareça-me o seguinte:
Quando colocou os filhos de Daniel José da Costa Leão, primeiro colocou "Filhos", depois "Filhos do primeiro casamento", e depois "Filhos do segundo casamento". Não consigo perceber se são todos filhos da mesma pessoa.

Obrigado e um abraço

Resposta

Link directo:

os Leões de Vinhais

#361146 | MarioDaCostaLeao | 07 set 2015 17:54 | Em resposta a: #67545

A junção do nome "da Costa Leão" dá-se em 1804 com o nascimento de Daniel José da Costa Leão. Até aí tudo bem. Mas levantam-se aqui algumas questões que talvez alguém me possa esclarecer:

1 - Porque é que o nome ficou "da Costa Leão" quando "Leão" era o nome da mãe, Luísa Joaquina de Sá Leão? Não deveria ter ficado "Leão da Costa"?

2 - O nome "Leão" consegue ser rastreado até Tomé de Leão, que calculo tenha nascido em 1600 e pouco, mas relativamente ao nome "da Costa" a informação é muito escassa, conseguindo chegar apenas aos avôs paternos do Daniel José da Costa Leão. Alguém pode ajudar?

Ainda relativamente a esta familia "da Costa Leão", há alguma informação de que tenha proveniência galega? Será possível relacionar a sua existência com a expulsão de judeus de Espanha em 1492?

Obrigado pela ajuda amigos.

Um abraço
Mário Leão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen