Vilarinho de São Romão

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Património | Regiões

Vilarinho de São Romão

#67633 | cristiano | 16 jun 2004 11:45

Caros amigos,
Quem é o representante actual do título de Vilarinho de São Romão.
Pinho Leal refere-se ao palácio destes titulares na Rua do Carregal, 65, no Porto. Este edifício ainda existe?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Vilarinho de São Romão

#67666 | aburma | 16 jun 2004 15:26 | Em resposta a: #67633

Caro confrade,

O representante actual deste título, bem como do título de Barão das Lages, é Luís Manuel Ferreira Ferrão de Vasconcelos, n. Porto em 1951.

O Palácio do Carregal era até há uns anos a sede do Conservatório de Música do Porto. O edifício ainda existe, mas não sei em que é actualmente utilizado.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Vilarinho de São Romão

#68296 | kopke78 | 24 jun 2004 16:10 | Em resposta a: #67633

Caro Cristiano
Nesse edifício esteve até 1975 instalado o Conservatório de Música do Porto. Após alguns anos de abandono, nele funciona actualmente o Colégio Horizonte. O nome actual da rua é Travessa do Carregal. Ao lado do portão principal existe uma pequena capela que pertence à casa, possuindo um brasão de Ferreira em pleno (oculto actualmente por pano de luto em virtude do falecimento recente de um tio do actual representante).
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Vilarinho de São Romão

#68305 | cristiano | 24 jun 2004 18:41 | Em resposta a: #67633

Caros Alexandre Burmester e Pedro Girão,

Desde já obrigado pelas vossas informações.

Aproveito para vos pedir outro esclarecimento. A Quinta da Juncosa em Rio de Moinhos, Penafiel, também pertence ao representante deste título?
Estou a realizar um estudo para o qual seria importante, pelo menos, analisar um painel de azulejos na dita quinta. Nunca o vi, mas aconselharam-me a vê-lo.

Mais uma vez, obrigado.

os meus cumprimentos,

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vilarinho de São Romão

#69285 | kopke78 | 10 jul 2004 01:05 | Em resposta a: #68305

Caro Cristiano,

Ignoro a resposta à sua pergunta, mas vou tentar saber pormenores junto da própria família. No caso dessa resposta se demorar, e mesmo porque se pode dar o caso de me esquecer (!...), em virtude da correria quotidiana, por favor não hesite em recordar-me o assunto para o meu e-mail: pedro arroba girao ponto net.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Vilarinho de São Romão

#203066 | tmacedo | 13 jul 2008 09:01 | Em resposta a: #68305

Caro Cristiano Cardoso:

A quinta da Juncosa era uma das muitas propriedades pertencentes aos viscondes de Vilarinho de S. Romão e barões das Lages. Pertenceu ao pai do actual representante desses títulos, já referido em mensagem anterior. Julgo que ficou para uma de suas irmãs.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen