Sobrenome Terra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Sobrenome Terra

#67761 | raulcpa | 17 jun 2004 19:53

Gostaria de me corresponder com todas as pesssoas possíveis que tenham esse sobrenome e que desejam tentar reconstruir os primeiros com esse sobrenome que vieram para o Brasil...

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#67788 | silvestre | 18 jun 2004 08:56 | Em resposta a: #67761

Existe na cidade da Guarda uma família com esse nome.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#67799 | FRF | 18 jun 2004 11:47 | Em resposta a: #67761

Caro Raul

Minha mãe, e consequentemente eu, pertencemos a família Terra. Ela emigrou para o Rio de Janeiro em 1961, onde eu nasci em 1963, para posteriormente retornar a Portugal. De qualquer forma temos muitos parentes que, antes dela, emigraram para várias partes do Brasil: Rio, Belém, etc. Somos oriundo de São Vicente de Pereira, concelho de Ovar, apesar da origem da família ser apontada para Fornos, concelho de Santa Maria da Feira. Se calhar somos primos. Um abraço.

Fábio Reis Fernandes.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#67804 | JMCM | 18 jun 2004 12:34 | Em resposta a: #67761

Caro Raul

No " os Azevedos da Ilha do Pico" de Gonçalo Nemésio, (Descendentes de Francisco de Azevedo capitão de Milícias e Sua Mulher D. Maria da Terra) aparecem muitos Terras.
Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#67857 | raulcpa | 19 jun 2004 04:53 | Em resposta a: #67804

Muito obrigdo pelas informações José Maria!Se tiver outras novidadse me informe.Agradeço muito mesmo pela informação

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#67858 | raulcpa | 19 jun 2004 05:02 | Em resposta a: #67799

Com Certeza! Obrigado pelas informações meu amigo.O Nome mais antigo a que consegui chegar aqui no Brasil foi do Comendador Domingos Faustino Correia,em que diz meu sermos descendente dele que segundo se conta teve relações com uma escrava aqui no Brasil e deu seu nome ao filho desta ,assim originando uma ramificação dupla na família.Qualquer outra informação que tiver me passe meu caro fabio e muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Terras dos Açores

#67878 | aburma | 19 jun 2004 14:59 | Em resposta a: #67804

Caro Confrade,

Os Terra dos Açores derivam o seu nome da família flamenga van Aertrijcke. Joose van Aertrijcke, o primeiro da família a viver nas ilhas, adoptou o nome português de José da Terra, pelo que não creio que haja relação entre estes Terra e famílias do mesmo nome no Continente.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Terras dos Açores

#68006 | FRF | 21 jun 2004 10:17 | Em resposta a: #67878

Caro Alexandre

Pode ser, mas tenho conhecimento de um primo que ficou famoso nos Açores por ser aviador. Naquela época devia haver poucos.

Fábio.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#72018 | Reynaldo | 31 ago 2004 14:10 | Em resposta a: #67761

Pai de meu avo chamava-se-José Nogueira Terra, por sua vez filho de João Nepomuceno Terra e neto de Manuel Terra
Goataria de saber algo
Reynaldo

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#72047 | raulcpa | 31 ago 2004 19:30 | Em resposta a: #72018

Reynaldd você de que cidade?
aqui no sul de Minas...Meu bisavo tinha o nome de Manuel Terra e residiu na cidade de Luminárias porem não era de lá

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#116594 | familiaterra | 14 abr 2006 17:47 | Em resposta a: #72047

Caros primos,

tenho alguns de seus parentes em minha genealogia. podemos trocar dados. por favor entrem em www.familiaterra.com.br.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#116635 | raulcpa | 15 abr 2006 04:03 | Em resposta a: #72018

Amigo Reynaldo por favor voCê poderia me dizer de onde é?....De que cidade é a sua família......segundo meu pai Manuel Terra foi para A CIDADE DE Luminárias e lá fez familia e o meu avô que creio ser filho de Manuel se chamava Jorge Terra.Qual quer coisa entre em contato. Um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#121885 | terraoliveira | 29 jun 2006 14:29 | Em resposta a: #116594

Olá o meu marido é Terra originário da mãe Mª de Lurdes Terra Alves filha de Antenor Terra do interior de Minas Gerais. Sabe-se que existe ascendência alemã (família Kaiser) e também portuguesa mas a família dele já tentou fazer uma arvore genealogica mas se perde na ascendencia
Abraços Eliane Marques Gomes Terra

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#121886 | terraoliveira | 29 jun 2006 14:30 | Em resposta a: #116635

Olá o meu marido é Terra originário da mãe Mª de Lurdes Terra Alves filha de Antenor Terra do interior de Minas Gerais. Sabe-se que existe ascendência alemã (família Kaiser) e também portuguesa mas a família dele já tentou fazer uma arvore genealogica mas se perde na ascendencia
Abraços Eliane Marques Gomes Terra

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#122134 | familiaterra | 04 jul 2006 01:30 | Em resposta a: #121885

Eliane,

Boa noite!

Poderia me informar nomes dos avôs e bisavôs de seu marido? (também é importante localidade dos mesmos).

Fico no aguardo!

Abraços,
Antonio Galvão - www.familiaterra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#154264 | mrterra | 29 abr 2007 14:48 | Em resposta a: #67761

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joss_van_Aard

é bem possivel que em 5 séculos membros da familia tenham migrado para Portugal Continental é até mesmo norte da Espanha.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#154265 | mrterra | 29 abr 2007 14:54 | Em resposta a: #154264

Meu nome é Manuel Terra,de orígem Portuguesa e Espanhola descendente dos Ortega Terra,Cintra e Bastos Tigre por parte paterna.Eu naci no Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#186093 | marote05 | 25 fev 2008 06:40 | Em resposta a: #154265

oh casualidad!! Mi nombre es mr terra es decir maria rosa terra y mi segundo apellido es ortego

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#186094 | marote05 | 25 fev 2008 06:52 | Em resposta a: #67858

exacto! nossa familia no uruguay tambem somos descendientes do comendador correia

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#186098 | Nelita | 25 fev 2008 09:17 | Em resposta a: #67799

Caro Raul:
Como vi uma resposta recente, também llhe envio o que tenho

Gonçalo Fernandes, Terra, natural do Pereiro, Tabuaço, ccasa Com Isabel Rodrigues, natural do Pereiro, Tabuaço. Em 1704, já são falecidos.

Sua filha Domingas Fernandes, faleceu no Castanheiro a (16/1/1719), onde casara (Castanheiro do Sul, Concelho de S. João da Pesqueira, a (1/5/1703) com Manuel Machado, natural do Castanheiro.

Seu filho Gonçalo Fernandes, Terra, faleceu no Castanheiro a (10/10/1712) casa em segundas núpcias no Castanheiro a (3/2/1704) com Catarinade Azevedo Fernandes, filha de Manuel Amado, natural de Cabaços, Tabuaço e de Isabel de Azevedo, natural do Castanheiro.
Nota:
Esta alcunha poderia ter passado a nome.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#320459 | Mterra | 09 jan 2013 23:08 | Em resposta a: #67761

Achei isso ...


Joss van Aard
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Fig. 1: Armas dos Aertrijcke


Fig. 2: Armas dos Terra Silveira


Fig. 3: Armas dos Terra Brum
Joss van Aertrijcke, ou van Aard ou Aerts, foi um fidalgo flamengo, natural de Bruges, que se fixou na ilha do Faial, Açores, nos finais do século XV, possivelmente a convite de Joss van Hurtere, o primeiro capitão do donatário daquela ilha e por certo na sua companhia de comércio. O seu nome foi aportuguesado para Jorge da Terra. Segundo informações de Gaspar Frutuoso, Jorge da Terra recebeu à época concessões e favores de Joss van Hurtere para o seu estabelecimento no Faial.
Jorge da Terra foi um dos primeiros colonizadores da ilha, cultivando terras entre a Ribeira da Conceição e as encostas da Espalamanca.
Alguns dos fatores que levaram os flamengos a imigrarem durante o século XV foram as guerras da sucessão, as lutas para a centralização do poder nos Países-Baixos borgonheses e a extrema miséria durante o mandato dos Duques da Borgonha: Filipe, o Bom, e de seu filho Carlos, o Temerário.
O principal determinante que atraiu estes flamengos para os Açores foi a estreita relação que Flandres mantinha com Portugal desde do início da formação da nação portuguesa. Nesta época, Flandres era um importante ponto do comércio europeu. Alem disto, muitos flamengos imigraram para os Açores quando Filipe, o Bom, casou-se com a princesa D. Isabel de Portugal, filha de D. João I e irmã do Infante D. Henrique. Nas notas que se referem aos Açores, no Globo de Nuremberga de Martin Behaim (1492) lê-se: …As sobreditas ilhas foram povoadas no ano de 1466, quando o rei de Portugal as deu, depois de muitas instâncias, à Duquesa de Borgonha, sua irmã de nome Isabel, condessa de Flandres.
Até o momento não há estudo que descreva a ascendência de Jorge da Terra, ficando-nos uma lacuna a respeito de sua geneologia. Não sabemos se o mesmo tinha título de nobreza na sua região de origem. Mas conforme os relatos de Gaspar Furtuoso ao descrever a Ilha do Faial: “ Há nesta vila da Horta muita gente nobre: os de geração de Jos Dutra, capitão, e de Guilherme da Silveira, e de Jos da Terra…” Também segundo Marcelino Lima, outro historiador Açoriano, Jorge da Terra “era indivíduo de distinção, provindo muito provavelmente de elevada estripe. Baste olhamos seu casamento com Margarida da Silveira, filha do célebre flamengo Guilherme da Silveira, homem de grande fidalgia, reputado neto de um conde, e possuindo brasão de armas.”
Dizem algums pesquisadores que os Terras usaram as armas dos Aertrijcke (fig. 1): negro 6 (3,2,1) gomis de ouro, timbre um gomil de negro, escudo é acompanhado de duas bandeiras das armas, as hastes de ouro. Estas armas foram provalvamente concedidas à família de Jorge da Terra em Flandres, e levadas a Portugal no século XV. Até o momento, não foi possível encontrar registro de quando elas começaram a ser usadas em Portugal.
Caso o próprio Jorge da Terra tenham trazido as armas dos Aertrijcke de Flandres, ele as teria registrado na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, que o mesmo mandou construir após sua chegada à Ilha do Faial. Esta ermida, porém, foi saqueada em 1589 pelos ingleses, e queimada durante a invasão inglesa em 1597. A destruição desta ermida possivelmente eliminou a história do uso destas armas.
Outros membros desta família usaram nos Açores o seguinte brasão (fig. 2): “de azul, com três flores de lis de oiro.” O primeiro barão de Alagoa usou uma outra versão das armas dos Brums (fig. 3): “de oiro, uma águia negra de duas cabeças, e nos pés seu ondado de azul.” Aparentemente, nenhuma destas versões de armas foi reconhecida oficialmente em Portugal.
Nos Açores, a família Terra ligou-se através de casamento com outras famílias nobres. O tronco principal desta linhagem inclui os Silveiras de Willem van der Hagen, os Brums de Wilhelm van der Bruyn, os Pereiras Lacerdas da casa dos senhores e condes da Feira, e os Pereiras Sarmentos que procedem do conde Fernão Gonçalves de Castela.
O tronco principal da família Terra atualmente se encontra espalhada pelos Açores, Madeira, Portugal Continental, Brasil, Europa Ocidental, Estados Unidos da América e possivelmente outras partes do mundo.
Muitos descentes de Joss van Aertrijcke foram indivíduos de alta importâcia política, religiosa e social. Estes incluem Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, o primeiro presidente da República Portuguesa; D. António Taveia de Neiva Brum, arcebispo de Goa; Sebastião José de Arriage Brum da Silveira, governador da Ilha de São Miguel (1816-1821); Francisco Machado de Faria e Maia, 1.º visconde de Faria e Maia, da ilha de São Miguel; Vicente Machado de Faria e Maia, 2.º visconde de Faria e Maia, que foi despachado secretário-geral do Governo Civil de Ponta Delgada; António de Medeiros e Albuquerque, 3.º visconde das Laranjeiras;Francisco da Silveira Pinto da Fonseca, 1º conde de Amarante; António da Silveira Pinto da Fonseca, 1º visconde de Canelas; Manuel da Silva Pinto da Fonseca Teixeira, 1º marquês de Chaves; João da Silveira Pinto da Fonseca, 2º visconde da Várzea de Abrunhais; Henrique da Silva da Fonseca Cerveira Leite, 1º visconde de Alcobaça; Constantino, príncipe Merschersky; Simão de Roches da Cunha Brum, 1.º barão de Roches; José Francisco da Terra Brum, morgado e 1.º barão de Alagoa; e Florêncio Terra, escritor, professor e político açoriano.
Ver avaliações
Avaliar esta página
O que é isto?
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação
Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Enviar avaliações
Categorias: História dos AçoresNaturais de BrugesDonatáriosAçorianos

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#339959 | Yasmim | 24 dez 2013 14:51 | Em resposta a: #67761

De onde vc é?! Tbm gostaria... Tenho muitas curiosidades a respeito do meu sobrenome... Não conheço muitas pessoas com ele, q possam responder minhas perguntas! ;s

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#340140 | raulcpa | 29 dez 2013 19:27 | Em resposta a: #339959

Sou Brasileiro.... de Lambari, sul de Minas Gerais, consegui apurar algumas informações porém nada além do pouco que já sabi, mas por esse forum pude direcionar meus questionamentos.......

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#346418 | azores2013 | 19 mai 2014 19:31 | Em resposta a: #340140

existe sim já um estudo sobre os Terra
esta na biblioteca de Angra do Heroísmo em varios estudos sobre os flamengos nos açores e é possível consultar online

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#346432 | raulcpa | 20 mai 2014 15:19 | Em resposta a: #339959

Sou de Minas Gerais e você....região do sul de Minas...

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#346479 | Limão | 21 mai 2014 18:44 | Em resposta a: #346432

Caros Confrades,

Conheci em tempos, duas pessoas excelentes, com o sobrenome "Terra";

Um, era caixeiro viajante, salvo erro chamava-se: Domingos Terra; residia na zona do Porto, não me lembro bem agora dos produtos que vendia, mas eram de certeza produtos químicos, ele visitava com frequência, os retalhistas do Comércio de Fafe, onde eu era na altura funcionário. Lembro-me que era um Senhor Alto, bem falante, de traços nobres, que todos gostavam de ouvir falar, uma pessoa de muito respeito e da máxima consideração. Isto passava-se na década de 70, e seria um senhor com cerca de 60. ou mais anos de idade.

Outra senhora de apelido "Terra" chamava-se Dª Judite Terra, com Pensão, ou Casa de Hóspedes, em Vila Nova de Cerveira, frequentada pelo meu falecido sogro, por o pai dele ser Chefe da Estação do Caminho de Ferro. Uma pessoa muito conhecida nas redondezas daquela vila. Não sei se existe algum laço de parentesco entre os dois, ou se já faleceram. mas devem com certeza terem deixado descendentes. e por isso aqui lhe presto a minha homenagem.

Com os melhores cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#346482 | raulcpa | 21 mai 2014 20:47 | Em resposta a: #346479

Agradecido amigo, pela ajuda.....

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Terra

#346681 | bterra | 29 mai 2014 13:27 | Em resposta a: #346482

Olá Meu nome é Bruno Terra.

Minha família é de Piumhi, Minas Gerais, centro oeste mineiro. O meu sobrenome é do meu avô materno Mitermyer Alves Terra, filho de Grijalva Alves Terra, neto de José Fernando Terra.

Aguardo notícias sobre a nossa família!

Abs

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#371933 | Gustavo Terra | 14 jul 2016 02:04 | Em resposta a: #67761

Boa noite!
Meu nome é Gustavo Terra Chaves veio do meu pai Gil Terra chaves q veio do meu bisavô FLORENCIO Terra! Nos somos aki da regia de Bambui Minas Gerais.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#376371 | Mirela Terra | 21 dez 2016 17:52 | Em resposta a: #72047

Também moro no sul de Minas, em Guaxupé. Porém meu avô João Terra nasceu em Bom Jesus da Penha, também no sul de Minas.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#378704 | SandroTerra | 16 mar 2017 18:14 | Em resposta a: #67761

Meu nome é Sandro Terra.
Meu pai chamava-se Antônio Carlos Larosa Terra.
Filho de Carlos Terra.
Origem: cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Não tenho mais referências, por não ter contato com familiares do meu lado paterno.
Agradeço qualquer informação.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#379235 | keleterra | 28 mar 2017 14:59 | Em resposta a: #67761

Meu nome é Kele C. Oliveira Terra. Nasci em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, em dezembro 1976. Meu pai é Luiz Vivaldo Terra, nascido em Pires e Albuquerque, subdistrito de Bocaiuva, Minas Gerais. Meu avô paterno é Francisco Xavier Terra que nasceu na mesma cidade de meu pai. Daí pra trás não sei dizer. Gostaria de descobrir a origem.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#379236 | keleterra | 28 mar 2017 15:00 | Em resposta a: #346418

Meu nome é Kele C. Oliveira Terra. Nasci em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, em dezembro 1976. Meu pai é Luiz Vivaldo Terra, nascido em Pires e Albuquerque, subdistrito de Bocaiuva, Minas Gerais. Meu avô paterno é Francisco Xavier Terra que nasceu na mesma cidade de meu pai. Daí pra trás não sei dizer. Como ter acesso?

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#379237 | keleterra | 28 mar 2017 15:02 | Em resposta a: #340140

Nasci no norte de Minas, montes claros, pelo forum vi que somos muitos em minas gerais, como fazer para descobrir se temos alguma ligação por causa do sobrenome. Muita coincidencia né

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#379238 | keleterra | 28 mar 2017 15:14 | Em resposta a: #67761

Meu nome é Kele C. Oliveira Terra. Nasci em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, em dezembro 1976. Meu pai é Luiz Vivaldo Terra, nascido em Pires e Albuquerque, subdistrito de Bocaiuva, Minas Gerais. Meu avô paterno é Francisco Xavier Terra que nasceu na mesma cidade de meu pai. Meu bisavô paterno era Ezequiel Xavier Terra que acredito ter nascido na mesma cidade. Daí não sabemos mais.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#379239 | keleterra | 28 mar 2017 15:17 | Em resposta a: #67761

Meu nome é Kele C. Oliveira Terra. Nasci em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, em 1976. Meu pai é Luiz Vivaldo Terra, nascido em Pires e Albuquerque, subdistrito de Bocaiuva, Minas Gerais. Meu avô paterno é Francisco Xavier Terra que nasceu na mesma cidade de meu pai. Meu bisavô paterno era Ezequiel Xavier Terra que acredito ter nascido na mesma cidade. Como faço para descobrir a origem, alguém pode ajudar.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#379240 | keleterra | 28 mar 2017 15:32 | Em resposta a: #72018

Em Casa Branca, João Nepomuceno Terra casa-se com Hipólita Josefina Nogueira, de família também mineira, dando origem ao sobrenome Nogueira Terra.
Seu irmão, Manoel Francisco Terra, vindo já casado de Minas Gerais com Josefa Maria dos Santos, deu origem à numerosa família, entre outras, Santos Terra.

Hipólita Josefina Nogueira era irmã do famoso Tenente Urias Nogueira de Barros descendente do madeirense “Tomé Rodrigues Nogueira do O’, descendente do fidalgo espanhol D. Fernando Rodrigues Nogueira, do reino de Aragão, que , devido às guerras, mudou-se para Portugal; ali aclimando a família, na invasão dos mouros. Filhos e netos de D. Fernando espalharam-se pelas Canárias e Ilha da Madeira, de onde seguiram para São Vicente e São Paulo” (Nicolau Antônio Nogueira Vale da Gama, 1872), e dali partindo, em 1710, para Minas Gerais cujo berço foi Baependi, local fundado pelos seus descendentes.
Domingos Francisco Terra nasceu em Barcelos-Portugal. Domingos casou com Isabel Pires de Moraes, filha de José Vaz Moniz e Ana Pires de Oliveira. Isabel nasceu 20 de julho de 1705 em Guarulhos-SP. Ela faleceu 14 de outubro de 1761. Eles tiveram filhos e entre eles temos:
i. Manoel Francisco Terra nasceu em 1736 e faleceu 26 de outubro de 1809. Manoel casou com Ana Vitória de Jesus Barreiros, filha de Capitão Domingos Rodrigues Barreiros e Jacinta Bernarda da Conceição, em 1769 em Ermita de São Bento no antigo município de Lavras. Ana nasceu em São João Del Rei-MG.

Vi num site http://jlnogueira.no.comunidades.net/genealogia-da-familia-terra

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#385856 | Wanner | 26 out 2017 00:34 | Em resposta a: #67761

Sou Wanner de Souza Terra Júnior moro em Betim Minas Gerais,gostaria e saber se sou descendente de português e quem sabe até conseguir uma nacionalidade. Um abraço a todos da família tamo junto

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#388998 | Amanda Terra | 04 fev 2018 12:30 | Em resposta a: #67761

Meu nome é Amanda Terra, minha bisavó se chamava Celina Terra de Oliveira que morava em Campos do Goytacazes. Minha vó, Laudicéia Terra, não sabe dizer se minha bisavó nasceu lá e os demais ascendentes. Gostaria muito de saber.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#388999 | silvestre | 04 fev 2018 12:45 | Em resposta a: #388998

Amanda,
Já pediu os registos de nascimento e casamento de sua avó? Também tenham informações.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#389000 | Amanda Terra | 04 fev 2018 12:48 | Em resposta a: #388999

Estou procurando. Minha vó já está em idade avançada e não lembra dessas informações. Estou procurando meus tios avós pra saber o que eles sabem também.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#406409 | Luisacbterra | 14 ago 2018 21:58 | Em resposta a: #67761

Oi, me chamo Luisa de Carvalho Barros Terra e sou de Campos dos goytacazes, Rj. Meu avô é daqui e de chama Gil Vieira Terra.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#436763 | rafaelaterra | 02 out 2021 20:18 | Em resposta a: #67761

Olá! Nasci em Frutal - MG. Venho de uma família uberabense. Não sei quase nada sobre a história da família. Dizem que é de ascendência portuguesa. Meu avô se chamava Alyrio Terra. Meu único sobrenome é Terra. Isso me intriga. Gostaria de encontrar meus antepassados. Se puderem ajudar... Forte abraço!

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#436764 | Jorge Resende | 02 out 2021 20:24 | Em resposta a: #67761

Rafaela, apenas com estas notas não irá longe no tocante a ajudas!!!!
Tem de obter mais informação, Terra virá do sobrenome do seu pai, tente encontrar registo de nascimento dele para saber nomes dos seus avós paternos, etc. Junto de familiares mais idosos tente saber mais.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#436773 | mila1000 | 02 out 2021 22:53 | Em resposta a: #67761

Rafaela,

Seu avô era oficial do cartório civil de Verissimo desde 1942. No ano de 1956 ainda era.

Ronaldo Terra, filho de Alyrio, nasceu em 18/5

Em 10/7/1978 há edital de casamento entre Cesar Augusto Gasparello ,natural SP, filho de Antonio Gasparello/Olimpia Rubo Gasparello) e Djamira Terra, natural de Verissimo,residente em Uberaba, filha de Alyrio Terra e Humbelina Feliciano Terra

Se souber a data , cidade do nascimento do seu avô, poderá descobrir suas origens.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#436774 | mariafaia | 02 out 2021 22:56 | Em resposta a: #67761

O sobrenome Terra era frequentemente dado da seguinte forma.
Numa determinada aldeia aparecia um menino/a exposto de quem se desconheciam os progenitores, nem sequer suspeitos. O pároco da freguesia tinha a obrigatoriedade o baptizar e escolhia um nome (normalmente ia á "folhinha" e escolhia o santo do dia em que o nascituro tinha sido encontrado) e, como não tinha sobrenome umas vezes acrescentavam Exposto e que era agregado ao nome e outras vezes denominavam por exemplo: Baptisei no dias tantos de tal a António, "filho da terra" em que depois Terra passava a funcionar como sobrenome.
Aconteceu isso com o pai do conhecido arquitecto Ventura Terra de Seixas, senor esse que foi exposto e deu origem a um basto alfobre de Terras que se espalharam por esse mundo-

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#436845 | keleterra | 05 out 2021 12:16 | Em resposta a: #67761

Meu nome é Kele C. Oliveira Terra. Nasci em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, em dezembro 1976. Meu pai é Luiz Vivaldo Terra, nascido em Pires e Albuquerque, subdistrito de Bocaiuva, Minas Gerais. Meu avô paterno é Francisco Xavier Terra que nasceu na mesma cidade de meu pai. Daí pra trás não sei dizer. Queria muito saber dos parentes por parte do meu avô.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#438423 | Junior Terra RS | 07 jan 2022 13:13 | Em resposta a: #67761

Me chamo Valdir José Terra Junior, filho de Valdir José Terra, Neto de Adão Terra.
Vindo de Frederico Westphalen no Rio Grande do Sul.
Não tenho muito acesso a registro antes de meu avô Adão Terra.
Mas acredito que meu bisavô seja da mesma cidade.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#440242 | keleterra | 30 mar 2022 02:32 | Em resposta a: #67799

Me chamo Kele C O Terra, sou de montes Claros- Minas Gerais. Gostaria de descobrir a origem do sobrenome, se realmente veio de algum país da Europa. Meus avós eram de Pires e Albuquerque, povoado pertencente a Bocaiúva, também em minas gerais.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#441711 | IsabelleTerra | 27 jun 2022 02:19 | Em resposta a: #116635

Olá,
Sou de Luminárias.
Minha avó era Rosalina Gabriela Terra, meu bisavô Jorge Terra é meu tataravô Manoel Terra.
Você é parente?

Resposta

Link directo:

Sobrenome Terra

#452119 | IsaTerra | 19 jan 2024 21:34 | Em resposta a: #67761

Olá, por favor gostaria de saber se alguém tem algum conhecimento sobre Joaquim Vicente Terra, as únicas coisas que sei é que ele possivelmente tenha morado em Alterosa-MG, pois sei que um de seus filhos nasceu lá, e que era casado com Olivia Terra, descobri recentemente que sou descendente dele mas não sei nada sobre essa parte da família.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 14:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen