famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyrio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyrio

#67825 | marciolyrio | 18 jun 2004 16:19

Procuro alguém da familia gil reis carneiro ou da família fernandes lyrio

Consegui a Certidão de Obito de: meu avô sr. Antonio Fernandes Lyrio Gil que têm como pais: José Gil Reis Carneiro e Maria Fernandes Lyrio

e de minha avó sra. Maria Lourenço Gil que têm como pais: Antonio Lourenço e Antonia Lourenço.

No momento é tudo que tenho, e vou chegar lá.

Ficarei muitíssimo agradecido a qualquer ajuda, desde já meus agradecimentos a todos e em especial ao Genea Portugal.

Marcio Antonio.

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#67869 | rpf | 19 jun 2004 11:39 | Em resposta a: #67825

Caro Marcio Antqnio

Os nomes das famílias que refere -Gil dos Reis Carneiro e Fernandes Lírio- parecem ser nomes de famílias da Granja freguesia de S. Cristovão de Refojos, actual concelho de Santo Tirso.
Por favor indique os locais de origem de seus antepassados bem como datas.

Com cumprimentos

Rogério P. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#67938 | jlab | 20 jun 2004 11:33 | Em resposta a: #67825

Existe uma familia Gil Reis Carneiro na vila do Torrão, concelho de Alcácer do Sal, que eu penso ser oriunda de Santo tirso ou de Amarante.


Cumprimentos,

João Laboreiro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#67982 | rpf | 20 jun 2004 23:12 | Em resposta a: #67938

Caro João Laboreiro Henriques

Sim de facto a família Gil dos Reis Carneiro do Torrão, conc de Alcácer do Sal, é a mesma de Refojos, conc de Santo Tirso. Esta família passa ao Alentejo pelo casamento em 1840 com uma herdeira, D. Clara Maria Carneiro, srª da qta do Casal em Refojos cujos país e avós, já eram proprietários no Torrâo, desde pelo menos o seu avô Cap. João Carneiro Dias, no sec XVIII, res. na Rua do Relógio, no Torrão. De facto houve várias famílias de Refojos que se estabeleceram desde o sec XVIII em Alcácer, onde exerceram cargos nas Ordenanças e tb o de Couteiro-Mór, e tb se aliaram em Alcácer do Sal, mais recentemente com os Soares Branco Gentil, os Branco Lynce etc .

Cumprimentos

Rogério Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#68044 | cmvsgfcb | 21 jun 2004 17:50 | Em resposta a: #67982

Sou descendente desta família Gil dos Reis Carneiro (neta da actual proprietária da Casa Gil no Torrão). Na verdade toda a família, segundo sei, provém de Santo Tirso. Embora há muitos anos com propriedades no Torrão continuaram todos sempre a casar-se com famílias do Norte.
Penso que o facto de as propriedades continuarem ainda todas na minha família se deve ao facto de a minha bisavó, Clara Gil dos Reis Carneiro ter casado com um primo direito de nome Manuel Gil dos Reis Dias de Carvalho Ferreira (Ambos devem ter nascido no final so séc XIX ou princípio do séc XX). Quanto à ascendência dos meus bisavós ainda não consegui decifrar nada. Podem ajudar-me?

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#68099 | rpf | 22 jun 2004 02:13 | Em resposta a: #68044

Cara confrade

Sobre os seus antepassados Manuel Gil dos Reis Dias de Carvalho Ferreira n. 1885-1953
cc sua prima D. Clara da Veiga Gil dos Reis Carneiro existe uma obra "Monografia de Refojos" de de Alberto de Sousa Lamy, pub em 1987. Na verdade tenho outros dados que lhe posso fornecer

1.Manuel Gil dos Reis Dias de Carvalho Ferreira, sr qt do Casal , filho de

2. Francisco Dias de Carvalho Ferreira e de sm
3. cc (1883) D. Emilia Gil dos Reis Carneiro (1843-1907) filha de

6. Costódio Gil dos Reis Carneiro, (1820-1898)Pres CM Stº Tirso,
7. cc (1840) D. Clara Maria Carneiro, (herdeira) srª qtª do Casal (e Torrão) filha

14. Manuel José Carneiro sr qtª do Casal (e Torrão), e de
15. sua prima direita (cas 1813) D. Maria Carneiro Fª do Cap. Manuel Carneiro Dias se qt Samoça e Mariana Carneiro

28. Joaõ Carneiro Dias sr. qt do Casal, por compra a parentes (e Torrão)e de
29. Clara Maria Carneiro

56. Capitão João Carneiro Dias, sr qt de Samoça (e Torrão)(fal 1806)
57. Maria de Araújo, de Lavatães
(continua)
A árvore é muito extensa como deve imaginar!
Com melhores cumprimentos
Rogério Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#68112 | cmvsgfcb | 22 jun 2004 09:50 | Em resposta a: #68099

Poderia mandar-me para o mail catarina.baptista@sapo.pt as informações que possui?
Cumprimentos
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#68288 | marciolyrio | 24 jun 2004 15:35 | Em resposta a: #68044

Presuponho, que a sua bisavó Clara Gil dos Reis Carneiro possa ser parente de meu bisavô José Gil dos Reis Carneiro.

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#68313 | rpf | 24 jun 2004 20:38 | Em resposta a: #68112

Cara catarina Baptista

Não tenho os dados informatizados. Queira indicar-me por favor as informações concretas que deseja, indicando-me nomes, datas e locais, bem como as suas dúvidas , para melhor lhe poder responder.

Cumprimentos
Rogério Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#68315 | rpf | 24 jun 2004 20:50 | Em resposta a: #68112

Cara catarina Baptista

Não tenho os dados informatizados. Queira indicar-me por favor as informações concretas que deseja, indicando-me nomes, datas e locais, bem como as suas dúvidas , para melhor lhe poder responder.

Cumprimentos
Rogério Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyri

#346444 | filipams1 | 20 mai 2014 20:16 | Em resposta a: #67982

Caro José Ferreira
Estou a fazer um levantamento das pedras de armas na vila do Torrão no âmbito de uma cadeira semestral de Heráldica.
Adianto que o Torrão é um verdadeiro paraíso para investigação familiar - tudo e todos se cruzam ao longo dos séculos. São mantidos e passados de mão morgadios e vínculos que vêm dos Pereira de Vila Nova da Feira, da Lousã, e alguns instuituidos localmente. Só que, o que resta são casas e armas sem correspondência com respectivas C.B.A. Não é de admirar pois a Casa de Aveiro e Távora estiveram presentes - e como tal os documentos desapareceram.
Estudando História da Arte, restam-me Casas e objectos para estudar, longe das mãos dos seus proprietários iniciais...
Pode-me por favôr falar-me um pouco mais das familias que vieram para a zona do Torrão? Isto no final do séc.XVII e inicio do XVIII?
Excluindo Borjas, Salemas, Correia Henriques, Furtado Mendonça, Silvas pois estes estão presentes desde datas muito anteriores.
Era de facto um enorme favor!
Cumprimentos
Felipa Marques de Sousa

Resposta

Link directo:

famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyrio

#414007 | José Lyrio | 18 abr 2019 19:57 | Em resposta a: #67825

Senhores,

Sou filho de Jorge Fernandes Lyrio e Yara Moura Lyrio, brasileiros, neto paterno de Antônio Fernandes Lyrio Gil e Maria Lourenço Gil, portugueses e bisneto paterno de José Gil Reis Carneiro e Maria Fernandes Lyrio também portugueses, sendo que este meu avô, Antônio Fernandes Lyrio Gil tem um irmão, Emídio Fernandes Gil, que nos visitou no Brasil em setembro/outubro de 1972, enviando-nos, posteriormente, uma carta, cujo endereço residencial informado na mesma era Travessa da Indústria, Santo Tirso, Portugal.Nesta carta ele cita o nome Bernardete, que creio seja sua filha.

Não tenho as certidões de nascimento desses parentes, porém tenho a certidão de óbito do meu avô onde consta que ele era natural de Santo Tirso, Portugal.
Sendo assim, gostaria de saber dados como endereço de morada e meios de comunicação, como e-mail, se possível, desses meus parentes que são filhos, netos e bisnetos das pessoas citadas acima.
Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

famílias: gil reis carneiro ou fernandes lyrio

#444562 | casadalage | 04 dez 2022 19:12 | Em resposta a: #67825

A história das mulas nas invasões francesas tem algum fundamento?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 05:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen