Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil | Cargos | Bibliografia

Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#67880 | AQF | 19 jun 2004 15:18

Caros Confrades (em especial do Brasil),

Estudando uma árvore genealógica da minha mãe, encontro um ramo no Brasil iniciado por Francisco de Sá Pinto de Magalhães casado com Luísa Carlota de Sá, que tiveram 3 filhos. Apenas houve descendência da filha Florinda de Sá Pinto casada com Luís Pereira de Souza que tiveram o Washington Luís Pereira de Souza, Presidente da República do Brasil.

Este casou com Sophia de Oliveira Barros e tiveram quatro filhos: Raphael Luís, Victor Luís, Caio Luís e Florinda Maria nada mais sabendo deste ramo.

Segundo o confrade António Bivar, na obra de Júlio Teixeira “Fidalgos e Morgados de Vila Real e do seu termo” Vol. II, p. 305 faz-se referência aos “Moutinhos Pintos de Magalhães da Casa de Alijó, Ramo do Brasil” encabeçado pelo Domingos Pinto de Magalhães casado com Comba de Sá Moutinho que são o casal que dá origem à arvore referida acima e que segundo ela são avós do Francisco de Sá Pinto de Magalhães que foi para o Brasil. Para mais detalhes consultar http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66434

Porque a árvore não tem datas nem localidades, agradecia toda a informação (datas e localização) sobre este ramo do Brasil.

Desde já agradecido,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#67915 | Vimpério | 20 jun 2004 01:04 | Em resposta a: #67880

Washington Luiz Pereira de Sousa nasceu em Macaé, cidade do norte fluminense. Como foi o último presidente da chamada República Velha em 1929, que seria sucedido por Júlio Prestes caso esse não fosse impedido pela revolução liderada por Getúlio Vargas, calculo que tenha nascido por volta de 1870.
Salvo engano, seu pai era fazendeiro nesse município de Macaé. Pela data não será difícil encontrar as certidões.
Uma fonte interessante é o Almanak Laemmert. Esse almanak está disponível para consulta pela internet e dá uma descrição detalhada de cada freguesia (subdivisão de município) com a relação de fazendeiros, juízes, camaristas (vereadores), comerciantes e outros.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos L. Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#67920 | AQF | 20 jun 2004 02:04 | Em resposta a: #67915

Caro Marcos Crespo,

Agradeço a sua informação e indicação da fonte que tentarei explorar.

Por acaso faz ideia do Estado por onde andam os actuais descendentes ?

Com os meus melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#68535 | AQF | 28 jun 2004 01:56 | Em resposta a: #67915

Caro Marcos Crespo,

O Almanak Laemmert é realmente um manancial de informação, que já me permitiu aprender muito sobre o Brasil da época. Pena é que a pesquisa seja morosa, pois não se pode fazer qualquer tipo de pesquisa por nomes, etc. visto tratar-se de documentos digitalizados

Até ao momento, na pesquisa que fiz em 1870, 1880 e 1889, pelo Luiz Pereira de Souza (pai do Washington Pereira de Souza, Presidente do Brasil), apenas encontrei um Dr. José Joaquim Pereira de Souza, Médico, Vereador do Município de Machaé e Juíz de Paz da Freg. de N. Sra. da Conceição de Macahé e um Joaquim Luiz Pereira de Souza, proprietário de Macahé, ambos no Almanak de 1880. Parecia pouco, mas não é.

Com efeito, hoje resolvi pesquisar pelo Washigton Luiz Pereira de Sousa no site da RootsWeb ( worldconnect ponto rootsweb ponto com ) e tive a sorte de encontrar muita informação sobre ele, ascendentes e descendentes na página do Caio Luis Pereira de Sousa Neto que é um dos descendentes vivos (inclui e-mail).

Nestes dados, entre outras coisas, confirma-se a sua estimativa de nascimento do Washington Luiz, que foi precisamente a 1870, e ainda que a segunda pessoa que encontrei no Almanak, o Joaquim Luiz Pereira de Souza, se trata do pai dele. O outro provavelmente também será seu familiar (tio ?).

Para mais detalhes pode ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=68533#vermsg

Mais uma vez os meus agradecimentos pela sua útil informação.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#68829 | Vimpério | 04 jul 2004 02:17 | Em resposta a: #68535

Caro Angelo
Outra fonte interessante são os Registros Paroquiais de Terras. Instituídos pela lei de terras de 1850, começaram a ser feitos, ao menos na Província do Rio de Janeiro, a partir de 1854. Dão uma relação dos proprietários por freguesia, as medidas das propriedades em braças e as confrontações. A procura pode ser por nome "contido".
Estão disponíveis pela internet pelo sítio do Arquivo Público Estadual do Rio de Janeiro.
Pode ser que ajude nessa sua pesquisa.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos L.. P. G. Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#68850 | Cau Barata | 04 jul 2004 18:44 | Em resposta a: #68829

Rio de Janeiro

Prezados Angelo Fonseca e Marcos Crespo

Espero que a cadeia genealógica abaixo possa ajudar.

Salvador Pinto, natural de Pesqueira, casado com Maria Nunes de Magalhães, natural de Castedo.
Pais de:

1. Antonio Pinto de Magalhães, casado com Maria Teixeira.
Pais de:

2. Domingos Pinto de Magalhães, casado em 1771, com Comba de Sá Moutinho, filha de Domingos Alves e de Mariana de Sá Moutinho.
Pais de:

3. Miguel de Sá Pinto de Magalhães, casado com Antonia de Matos, filha de Antonio de Matos e de Luiza de Araújo.
Pais de:

4. Francisco de Sá Pinto de Magalhães, nascido em Alijó, casado com Luiza Carlota de Sá Coutinho.
Pais de:

5. Florinda Ludgera de Sá Pinto de Magalhães, nascida a 25.03.1846, em Barra de São João, região norte-fluiminense do Estado do Rio de Janeiro, onde faleceui a 21.01.1890. Casada com Joaquim Luis Pereira de Sousa, nascido a 05.,05.1839, em Cabo Frio, região dos Lagos, do Estado do Rio de Janeiro, e falecido a 29.10.1893, em Macaé, região norte-fluiminense do Estado do Rio de Janeiro. Filha de Joaquim Luis de Sousa e de Francisca Rmília da Rocha. Neto paterno de José Luiz de Sousa, natural de Santa Creuz da Praia, Ilha Terceira, e falecido a 13.10.1823. Casado com Maria Joaquina do Nascimento, falecida a 13.10.1823.
Pais de:

6. Washington Luis Pereira de Sousa, nascido a 26.10.1869, em Macaé, e falecido a 04.08.1957, em São Saulo, SP. Coloquei alguns dados genealógicos no Dicionário das Famílias Brasileiras, além de algumas biografias. O Presidente Washington Luis casou a 06.03.1900 em São Paulo (Santa Efugênia), SP, com Sophia de Oliveira Barros, nascida a 27.09.1877, em São Paulo, SP, e falecida a 28.06.1934, em Lausanne, Suíça. Filha do coronel Rafael Tobias de Barros, barão de Piracicaba, e de Maria Joaquina de Oliveira.

Deixaram, pelo menos, quatro filhos:

6.1. Florinda Maria Pereira de Sousa, nascida a 14.02.1901, em São Paulo (Santa Efugênia), SP. Casada a 14.05.1928, no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro, com o dr. Firmino Pires de Melo, adsvogado, nascido a 15.09.1901, no Rio de Janeiro, onde faleceu a 26.04.1960.

6.2. Rafael Luis Pereira de Sousa, nascido a 09.04.1902, em São Paulo, SP. Casado a 04.02.1943, em Aparecida, SP, com Veronica Ferreira, nascida a 13.03.1918, em Aparecida, SP.

6.3. Caio Luis Pereira de Sousa, engenheiro, nascido a 15.12.1905, em São Paulo, SP. Casado, primeiro, a 06.03.1928, em São Paulo, SP, com Aracy Arens, nascida a 05.04.1905, em São Paulo, SP. Casado, segundo, a 05.12.1954, em Montevideu, Uruguai (Igreja Ortodoxa Russa) com Irina Irma Sachejschwilly, nascida a 06.06.1927, em Zugdid Georgia.

6.4. Vitor Luis Pereira de Sousa, advogado, nascido a 09.09.1907, em São Paulo, SP.

Meus cumprimentos
Cau Barata

PS.: Grande amigo Marcos Crespo, minhas desculpas pela ausência na quinta-feira na reunião do grupo de estudos de história e genealogia. Farei o possível para comparecer na próxima.

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#68867 | AQF | 05 jul 2004 03:39 | Em resposta a: #68829

Caro Marcos,

Obrigado pela informação. Vou tentar encontrar e explorar o sítio.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#68868 | AQF | 05 jul 2004 03:54 | Em resposta a: #68850

Caro Cau Barata,

Muito obrigado pela informação. Ela é muito concordante com a da página do descendente que referi em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=68535#lista .

Tinha interesse em saber qual foi a sua fonte, ou foram muitas ?

Já agora, sabe se o Dr. José Joaquim Pereira de Souza, Médico, Vereador do Município de Machaé e Juíz de Paz da Freg. de N. Sra. da Conceição de Macahé que encontrei no Almanak Laemmert de 1880, também é familiar ?

Com os meus cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#68990 | abivar | 06 jul 2004 12:06 | Em resposta a: #68850

Caro Cau Barata:

Agradecendo a sua preciosa contribuição, chamo-lhe a atenção para o seguinte “problema genealógico”: no tópico acima indicado pelo Confrade Angelo Fonseca (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66434) questiona-se a ascendência de Domingos Pinto de Magalhães; como aí se pode ver, existe em Alijó uma possível sequência genealógica indiciada por assentos paroquiais que é próxima mas não inteiramente coincidente com a que apresenta (até ao nº 2; estes seus dados constam também da obra de Júlio Teixeira, "Fidalgos e Morgados de Vila Real e do seu termo", ainda que eu ainda não tenha encontrado aí referência à naturalidade de Maria Nunes de Magalhães, dita aqui de Castedo). Os dados incontestáveis parecem ser os seguintes, de acordo com os assentos paroquiais:

– Existe um casal Salvador Pinto - Domingas de Magalhães a residir em Alijó na primeira metade do século XVIII, com pelo menos um filho, António Pinto (apadrinha, solteiro ainda, um baptismo em 22/1/1717). Há também um Salvador Pinto Borges, padrinho em 10/10/1709.

– Um António Pinto tem filhos de Maria Teixeira, solteira, ambos de Alijó; um dos filhos, António Teixeira Pinto, casa em Alijó em 3/10/1754 e uma das filhas, Maria Teixeira de Magalhães, tem filhos em Santa Eugénia, Alijó, sendo um deles, Domingos, baptizado em 28/1/1762 e tendo por padrinho Domingos Pinto de Magalhães.

É muito tentador identificar os casais Salvador Pinto - Domingas de Magalhães, António Pinto - Maria Teixeira, respectivamente com os avós paternos e pais do Domingos Pinto de Magalhães ascendente da linhagem brasileira que o confrade apresenta. Domingos seria assim padrinho de um sobrinho homónimo; o nome “Magalhães” da mãe desse suposto sobrinho indicia a possibilidade do pai dessa senhora (incontestavelmente chamado António Pinto, de acordo com os paroquiais) ser o mesmo que é padrinho solteiro em Alijó e filho de Salvador Pinto e Domingas de Magalhães. A discrepância com os dados retirados de Júlio Teixeira não é surpreendente pois infelizmente nessa obra encontram-se diversos erros de nomes e mesmo algumas contradições onomásticas entre diferentes capítulos; seria assim muito importante saber qual a fonte dos dados que aqui colocou para podermos avaliar se se remetem à referida obra ou não e se a hipótese acima exposta é ou não sustentável.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#91615 | AQF | 24 mai 2005 00:47 | Em resposta a: #68829

Caro Marcos Crespo,

Desculpe usar este meu tópico antigo para o contactar, mas não tenho outra via e sabendo-o amigo do Cau Barata, vinha pedir-lhe se sabe informar se está tudo bem com ele, porque nunca mais o vi aqui pelo Genea.

Por outro lado, eu e outras pessoas, que têm várias questões pendentes da resposata dele em diversos tópicos, necessitamos de contactá-lo, pelo que pedia-lhe algum tipo de contacto com o Cau Barata.

Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,

Àngelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#91977 | Vimpério | 27 mai 2005 21:29 | Em resposta a: #91615

Caro Angelo
Assim que vi sua mensagem liguei para o Carlos e avisei que você e outras pessoas do fórum queriam entrar em contacto.
Espero que ele acesse ao fórum e responda a todos. Ele comentou a possibilidade de disponibilizar um endereço eletrônico novo pois o antigo já não vigora mas não voltou a falar comigo por enquanto.
Cordiais saudações,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#92030 | AQF | 28 mai 2005 10:12 | Em resposta a: #91977

Caro Marcos,

Muito obrigado pelo seu esforço.

O problema está explicado: o Carlos mudou de e-mail e as notificações de resposta às mensagens dele não lhe chegam. Para evitar o problema ele deveria ter comunicado ao Genea o novo e-mail.

Penso que ele ainda vai ter algum trabalho para encontrar todas mensagens que ficaram sem resposta, a não ser que o Genea dê alguma ajuda e consiga reenviar as notificações para o novo e-mail.

No meu caso pessoal, que tenho vários assuntos e alguns não são públicos, agradecia que pedisse ao Carlos para enviar o novo e-mail para o meu endereço (angelo.fonsecaarrobanetcabo.pt).

Desde já agradecido,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#238949 | matheson | 13 set 2009 05:23 | Em resposta a: #67880

Amigo,

minha bisavó era prima de Washington Luiz, pode ser que eu descenda do mesmo ramo que vc, amanhã vou ler este post com mais atenção.

Se quiser me escreve, almatheson@yahoo.com.br

Um abraço, Allan.

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#238983 | matheson | 13 set 2009 14:29 | Em resposta a: #67880

Ao amigo que colocou este texto com a árvore do Washington, quai são as fontes utilizadas?

Eu não sou pesquisador profissional, estou apenas tentando montar a árvore genealógica da família.
Com tempo talvez me torne um.rsrsrs

O fato é que na minha família sempre teve a história de que Washington Luiz era parente da vó do meu pai (mãe do meu avô).
Como meus avô morreu cedo e não deixou muita pista eu estou tentando descobrir. Acabei descobrindo que o pai da vó do meu pai se chamava PEDRO LUIS DE SOUZA. Não tenho certeza ainda se tem o Pereira, se tiver será um forte indício de que ele era irmão de Washington Luiz, como é (era) dito na família.

Alguém então tem aí os nomes de irmãos de Washington Luiz ? Se tiver algum Pedro acho que fechei o enigma.

De qualquer forma vou ter que investigar mais a fundo. Estou contactanto alguns parentes distantes para ver se tem documentos para enriquecer a minha pesquisa.

Vocês tem com me dar umas dicas disso ? Onde procuro ? Em cartórios ? Tem algum central, aqui no RJ ?

Obrigado, Allan Matheson.

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajud

#239035 | AQF | 13 set 2009 23:49 | Em resposta a: #238949

Prezado Allan Matheson,

Tenho alguma informação que deve interessar-lhe, pelo que brevemente irei contactá-lo para o email que indicou. Entretanto veja o meu post na sua outra mensagem.

Cumprimentos,

Angelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajud

#239047 | AQF | 14 set 2009 01:33 | Em resposta a: #238983

Caro Allan Matheson,

Eu dei início a este tópico em 2004 quando necessitei de mais dados de um ramo do Brasil incluindo o Washington Luiz que pertencia a uma árvore genealógica da minha mãe sobre Moutinhos Pintos de Magalhães.

Felizmente, na altura, encontrei a ajuda de dois confrades do Brasil, o Marcos Crespo e o Cau Barata, tendo este meu parente Barata colocado o texto com a árvore do Washington.

Contudo, tendo o Allan deixado o seu post como resposta à minha mensagem inicial apenas eu fui avisado do seu pedido, e como todos dias há muitas mensagens novas no Fórum este tópico deixa rapidamente de ocupar a primeira página, pelo que só por sorte os outros participantes o verão.

De qualquer forma, como tenho alguma informação que deve interessar-lhe irei brevemente contactá-lo para o email que indicou. Até lá, fica a confirmação de que Pedro e Washington são parentes, mas não são irmãos.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Pereira de Sousa - Brasil

#239897 | AQF | 22 set 2009 15:57 | Em resposta a: #238949

Prezado Allan Matheson,

Enviei ontem para o seu e-mail a minha resposta, que espero tenha recebido.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Washington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#277457 | rosegrims | 01 jun 2011 18:47 | Em resposta a: #68850

Cau Barata,

Recebo sempre os seus pps maravilhosos sobre a nossa História e cidade via Eliane Brandão.

Estou tentando começar a árvore de meu avô Nuno Pereira de Sousa mas ainda precisando ir atrás das datas e nomes.
Seus irmãos foram Raymundo Pereira de Sousa e Armando Pereira de Sousa...sempre ouvi minha mãe (filha de Nuno)
contar que era sobrinha-neta do Washington Luis e em menina, vi na casa do tio Armando, uma espada e alguns documentos pertencentes ao ex-presidente.

Depois de ler as suas informações, fico aqui achando que você talvez possa me auxiliar em encontrar a ligação
do meu avô e Washington Luis.

Um abraço,
Rose Mary Grimsditch

Resposta

Link directo:

RE: Washington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#277491 | AQF | 02 jun 2011 01:23 | Em resposta a: #277457

Prezada Rose Mary Grimsditch,

Também sou parente do Washington Luís, mas deste lado do Atlântico e tenho alguma informação sobre a família em Portugal e Brasil, que coloco à sua disposição. Se quiser pode pedir ao moderador o meu contacto.

Se a sua mãe era sobrinha-neta, como ela contava, então teria de descender de um dos irmãos do ex-presidente Washington Luis, que penso terem sido:
- Franklin Luis Pereira de Sousa
- Lafaiete Luis Pereira de Sousa
- Francisco Luis Pereira de Sousa

Para fazer o entronque, bastaria saber quem eram os pais do seu avô Nuno Pereira de Sousa. Tem alguma lembrança ou documento que refira aqueles seus bisavós ?

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Washington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#277512 | rosegrims | 02 jun 2011 12:08 | Em resposta a: #277491

Caro Ângelo,

Obrigada pela tentativa...realmente sem saber quem eram os pais de Nuno Pereira de Sousa, vai ser impossivel
se chegar a algum lugar ...Estou tentando descobrir através da cert. de casamento do meu tio Augusto Pereira e Sousa
(filho de Nuno), pois é o único documento que fornece os nomes dos avós maternos e paternos.

Assim que eu obter a informação, volto a contatá-los.

Cordiais saudações,
Rose

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#277518 | rosegrims | 02 jun 2011 12:20 | Em resposta a: #67880

Caro Ângelo,


Me diga se na sua árvore constam as esposas dos irmãos de Washington Luis...existe alguma Paula ?
O nome Francisco Luis Pereira de Sousa e o que me parece fazer mais sentido...não sei.
Infelizmente meu avô Nuno faleceu muitos anos antes de meu nascimento.

Assim que eu obter a informação, volto a contatá-los.

Cordiais saudações,
Rose

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa - Nuno Pereira de Sousa

#277531 | AQF | 02 jun 2011 13:59 | Em resposta a: #277518

Estimada Rose Mary,

A árvore genealógica é de Moutinhos Pintos de Magalhães de quem a mãe do Washington era descendente e por isso tem pouca informação dos Pereiras de Sousa. Infelizmente, a árvore só tem o ramo do Washington e nas poucas informações que tive dos restantes irmãos eles aparecem sem qualquer casamento ou descendência, mas são informações incompletas e pouco rigorosas.

Tenho contactado com o Caio Luís Pereira de Sousa e a Tâmara Pereira de Sousa descendentes do Washington e o Allan Matheson parente do mesmo, todos aí residentes. Conhece-os ?

A Tâmara arranjou-me uma cópia da árvore de família que pertenceu ao Washington, igual à da minha mãe, mas colorida e com uma legenda extra, que lhe poderei fazer chegar se tiver o seu endereço electrónico.

Fico a aguardar com interesse os desenvolvimentos da sua pesquisa.

Um abraço,

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa - Nuno Pereira de Sousa

#277544 | rosegrims | 02 jun 2011 15:24 | Em resposta a: #277531

Caro Ângelo,

Infelizmente não conheço as pessoas mencionadas mas ficarei feliz em receber cópia da árvore que a Tâmara lhe forneceu...Meu email é grims.rose@gmail.com

Não sei se você é versado em genealogia, estou fazendo o meu lado francês/americano/inglês há anos...

Queria saber se existe literatura em português sobre os franceses que, fugindo da Revolução Francesa, foram para
o sul dos USA e Caribe....Tenho uma antepassada que nasceu no Haiti e o que me deixa louca para saber
quem eram seus pais franceses.

Se por acaso, você souber de algo neste sentido, agradeceria muito a informação.

Obrigada por sua amável atenção e fico no aguardo da árvore.

Rose

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa - Nuno Pereira de Sousa

#277555 | AQF | 02 jun 2011 18:35 | Em resposta a: #277544

Cara Rose Mary,

Logo que possível, enviar-lhe-ei a árvore, informações adicionais e acesso ao meu site de família. Como verá depois, vou fazendo alguns estudos genealógicos, mas nada a nível profissional.

Não conheço obras sobre a temática que referiu, que irei procurar, mas, entretanto, pode abrir aqui no Fórum um tópico, com esse assunto, que é provável que alguém a possa ajudar. Já pesquisou no Google Books ?

Cumprimentos,

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa -Brasil (quem ajuda ?)

#290637 | marduk | 07 nov 2011 21:10 | Em resposta a: #67880

Olá. Alguma procedência nesta informação. Sou pesquisador de cultura cigana e nao google consta esta informação que a principio parece falsa.

Washington Luís

(Presidente do Brasil de 15/11/1926 a 24/10/1930) foi a primeira personalidade brasileira de origem cigana a governar o Brasil (era descendente da etnia Kale/Calon). "Libertou todos os presos políticos e também muitos cidadãos presos injustamente, segundo sua mensagem presidencial de 1927, e não prorrogou o estado de sítio que caracterizou o quadriênio anterior, de Artur Bernardes, que continuou vigorando, porém, em alguns estados, para o combate da Coluna Prestes. Extingüiu os presídios políticos da Ilha da Trindade e da Clevelândia no Amapá. Como Presidente da República, exerceu grandes realizações como: reforma do ensino, abertura das primeiras rodovias brasileiras, inauguração das primeiras linhas de aviação comercial, demarcação das fronteiras do Brasil, programa de uma ampla reforma fiscal e monetária, que só não aconteceu devido a crise de 1929". Trecho entre aspas extraído de http://301nahistoria.blogspot.com/

Resposta

Link directo:

RE: Wasgington Pereira de Sousa - Nuno Pereira de Sousa

#290638 | marduk | 07 nov 2011 21:16 | Em resposta a: #277555

Mais algumas informações sobre ele.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/guia_ficha.php?fundo=162&palavra=

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 21:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen