Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Património | Regiões

Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#67893 | odaruc | 19 jun 2004 19:00

Procuro conhecer como foi a juventude de Manuel da Gama Lobo de Almada que faleceu em 1779, sendo brigadeiro e governador da capitania do Rio Negro na Amazónia. Seu pai, António Lobo da Gama, vivia na Quinta de Santo António da Urmeira, actualmente na freguesia da Pontinha e concelho de Odivelas. Era descendente dos Senhores da Quinta (da Senhora?) da Luz que poderá situar-se na mesma região e também do Morgado de Vale-do-Guizo.
Verdadeiramente, o que me interessa é a actividade do pai e seu eventual relacionamento com Sebastião José de Carvalho e Melo, com os irmãos ou qualquer alto funcionário da Corte.
Será que os elementos indicados poderiam levar a um melhor conhecimento da família, do seu nível social, etc. Fica grato por qualquer ajuda o
Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#80590 | vmpg | 02 jan 2005 17:50 | Em resposta a: #67893

Quinta da Urmeira
os meus antepassados eram os proprietarios da quinta da Urmeira de nome
Caetano da Siva e Gertrudes Magna (luis da Silva) a data de 1875 nao estou certo se por parte dos da Silva ou dos Manoel Luis.
mas eu tenho uma licitaçao onde refere que tambem ambos residiam la no referido casal da Urmeira e que licitaram em asta publica ........
cumprimentos

victor graca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#80596 | odaruc | 02 jan 2005 18:45 | Em resposta a: #80590

Caro Vitor Graça
Agradeço a atenção que lhe mereceu o meu pedido referente à Quinta de Santo Anónio da Urmeira. O mais natural é que os seus antepassados tenham adquirido a Quinta, não parecendo terem a ver com a famíla de António Lobo da Gama, falecido em 1752. Quando a viúva faleceu, em 1802, já não residia na Quinta.
Fica-lhe grato o Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#80600 | FIGUEIRA | 02 jan 2005 20:32 | Em resposta a: #67893

Caro Sr Curado,

Conforme já havia dito ao Vítor Graça no tópico deste Fórum «Casal dos Pombais», a Quinta da Urmeira foi deitada abaixo àcerca duns cinco anos para dar lugar ao centro comercial Odivelas Parque.

Bom ano.

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#81852 | odaruc | 14 jan 2005 23:48 | Em resposta a: #80600

Caro Nuno Figueira
Agradeço a sua informação de que só hoje tomei conhecimento. A Quinta que me interessa chamava-se "Santo António da Urmeira" e tinha uma capela com esta invocação. Tive indicação de que ainda existiria e pertenceria ao Governo Civil de Lisboa, talvez por ter sido adquirida para a Escola Agrícola da Paiã que teria sido criada por aquele Governo. Na estrada da Paiã para Odivelas e antes do Centro Comercial existe uma Quinta do lado direito (Sul) que tem um Santo em azulejo sobre o portão mas que não consegui identificar por não ser possível parar no local. Por outro lado as informações oficiais não foram fáceis. Os organismos têm sites, e-mail, etc., mas não respondem. Entretanto tive que apresentar o trabalho que estava a preparar e como este detalhe não era fundamental deixei-o para nova oportunidade.
Renova os agradecimentos o Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#81871 | FIGUEIRA | 15 jan 2005 13:00 | Em resposta a: #81852

Caro confrade,

Depois de ter mandado essa mensagem lembrei-me de mais duas quintas.
Como a morada do Odivelas Parque é Quinta da Urmeira, Estrada da Paiã, Patameiras, Odivelas fui levado a pensar assim. Mas a verdade é que também chamam àquele local a Quinta do Trocas, pelo que uma dessas casas será a Quinta de Santo António da Urmeira e a aoputra a Quinta do Trocas, mas não sei precisar-lhe qual.
Lembrei-me agora que no Bairro da Urmeira, também conhecido por serra da Luz, bem perto da quinta que refere fica outra quinta, na estrada que sobe para o cemitério de Carnide. A casa está em bom estado e é cor-de-rosa, será essa a Quinta da Urmeira ou a Quinta da Luz?!?! Sendo que esta é bem mais perto da escola agrícola que a outra.

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#81872 | FIGUEIRA | 15 jan 2005 13:02 | Em resposta a: #80590

Caro confrade,

Talvez a Quinta da Urmeira ainda exista, tome em atenção a mensagem enviada ao confrade Silvino nesta mesma data.

Cumpriemntos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#81877 | amrr | 15 jan 2005 15:59 | Em resposta a: #81871

Caros Silvino Curado e Nuno Figueira

A morada do Odivelas Parque é:

Estrada da Paiã - Casal do Troca
2675-626 Odivelas

Cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#81978 | odaruc | 16 jan 2005 22:43 | Em resposta a: #81877

Caros Nuno Figueira e Arlindo Rodrigues
Grato pelas informações. Estou agora a trabalhar noutro tema e tencionarei tirar a limpo a localização da Quinta de Santo António da Urmeira lá para Fevereiro. Entretanto também tinha recorrido aos excelentes conhecimentos da história de Odivelas da Senhora Mestre em História Máxima Vaz que me cedeu cópia de algumas fontes de grande interesse, incluindo cópia de uma das primeiras cartas da região.
Cumprimentos do
Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#82052 | FIGUEIRA | 17 jan 2005 21:37 | Em resposta a: #81978

Estive a consultar o mapa de odivelas e ao lado do Odivelas Parque fica o stand Melisauto que vem identificado como Quinta da Ulmeira (e não Urmeira)e na sítio da Escola Primária da Urmeira vem o nome Quinta das Lamas ou Quinta do Lama.

Cumprimentos

Nuno F.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Urmeira, Quinta da Luz (Odivelas)

#82063 | vmpg | 17 jan 2005 22:33 | Em resposta a: #67893

caro Silvino Curado
segundo o relatorio do paroco de Odivelas a data acima referida depois terramotodo ,o estado em que se econtrvam as ermidas , entre as quais a ermida de S.Antonio, na quinta de S.Antonio de Lobo da Gama, no sitiu da Urmeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen