Barão de São José de Porto Alegre

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Regiões

Barão de São José de Porto Alegre

#67995 | RSO | 21 jun 2004 04:51

Procuro informações a respeito do Barão de São José de Porto Alegre, Januário Agostinho de Almeida, nascido em 1759 na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa, Portugal, e radicado em Macau, China.

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Barão de São José de Porto Alegre

#68029 | LCM | 21 jun 2004 14:45 | Em resposta a: #67995

Na obra "Famílias Macaenses" de Jorge Forjaz, edição da Fundação Oriente (3 volumes) vem muita informação sobre este titular e a sua descendência.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Barão de São José de Porto Alegre

#68043 | alentejo | 21 jun 2004 17:50 | Em resposta a: #68029

e na "Herança de Calcutá", de José de Campos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Barão de São José de Porto Alegre

#68092 | RSO | 22 jun 2004 01:24 | Em resposta a: #68029

Muito obrigado, Lourenço.
Não sei se conseguirei localizar a obra aqui no Brasil (moro no interior do Estado de São Paulo).
Você poderia me passar algumas informações contidas no livro? O barão é meu 8º avô e gostaria de saber acerca de sua ascendência, as cores de seu brasão (possuo seu sinete, mas não sei as cores) e a respeito do alvará que concedeu o título (consta ser de 1815, mas tenho ofício de D. João VI datado de 1814 que já o tratava como Barão de São José de Porto Alegre). A obra Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal traz muitos erros a respeito desse titular. Muitas obras basearam-se na resenha e repetiram seus erros, por isso tenho dificuldade em obter informações a respeito da família.
Agradeço qualquer ajuda que possa me dar.
Abraços,
Rogério.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de São José de Porto Alegre

#68094 | RSO | 22 jun 2004 01:31 | Em resposta a: #68043

Alentejo,
Agradeço a indicação. Infelizmente, José de Campos e Sousa, também descendente do Barão, baseou sua obra na Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal e repetiu seus erros, inclusive quanto à descendência do Barão, acrescendo uma filha que na verdade era neta etc. Meu pai possuía essa obra, mas ela acabou sendo extraviada há muitos anos e nunca tive acesso a ela. De qualquer forma, agradeceria qualquer informação contida no livro que você pudesse me passar, a respeito da ascendência do Barão e das cores do seu brasão. Como disse ao Lourenço, possuo seu sinete, mas não sei as cores, o que me deixa muito frustrado.
Abraços,
Rogério.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen