Família Araújo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Araújo

#68209 | JFonseca | 23 jun 2004 22:41

Caros Confrades

Procuro elementos sobre o local de nascimento de João de Araújo, nascido ente 1717/23, filho de Jerónimo de Araújo (nascido em 27/6/1705 - Ronfe/Guimarães, filho de Domingos Manuel e de Margarida de Araújo) e de Caetana Ferreira Magalhães (de Guimarães); os pais casaram em 5/5/1716, em Oliveira de Stª. Maria, Guimarães.
O João de Araújo casou em 19/4/1742, em Costa, Guimarães, com Ana Francisca Luísa.
O irmão do João de Araújo, Bernardo de Araújo, nasceu em em 16/1/1717, em Oliveira de Stª. Maria, Guimarães (foi objecto do processo de inquirição de génere nº. 31495 do ADB); casou com Jerónima da Cunha, em Castelões, Famalicão, em 24/4/1735, onde ela faleceu em 15/1/1782; o Bernardo de Araújo faleceu em 14/1/1796, na Costa/Guimarães.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo

#68244 | cmvsgfcb | 24 jun 2004 10:34 | Em resposta a: #68209

Tenho informação de uma Margarida Moreira (ou Fernandes?) de Araújo, que casou em 8/9/1812 com José Gil dos Reis (n.6/3/1768 m. 18/2/1840) e que tiveram um filho Custódio Gil dos Reis Carneiro, (14/8/1820-22/4/1898), que foi Pres CM Stº Tirso(1856/1861).
Cumprimentos
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo

#68312 | rpf | 24 jun 2004 20:31 | Em resposta a: #68244

Cara Catarina Baptista

A dita Margarida Moreira (ou Fernandes) de Araújo que refere era da freg de Lamelas, conc de Santo Tirso, da casa da Cortinha (ou casal de Rondães), filha de José Fernades Moreira, sr da dita casa e de Costódia de Araújo, esta filha de Manuel de Araújo e de Antónia Moreira, da freg da Agrela, conc de Santo Tirso. Estes Araújos devem ser dos Pintos de Araújo da Csasa do Carvalhal na Agrela, ver Boletim Cultural de Santo Tirso, art. de Carneiro Pacheco. (de memória)
A estes Araújos, pertencia O Cap. Silvestre Pinto de Araújo, sec XVII e Doutor José Pinto de Araújo falecido na Baía, instituidor de um vínculo, princ.sec XVIII. Parecem oriundos de "Cima Douro" onde possuiam bens e recebiam foros. Os sucessores e administradores do vinculo foram os Araujos de Lavatães, em Refojos.

Cumprimentos,
Rogério Ferreira

Resposta

Link directo:

Família Araújo

#352522 | aapamp | 28 nov 2014 18:40 | Em resposta a: #68209

Caro Rogério Ferreira
Ao pesquisar por Araujos e Agrela encontrei este tópico que sendo bastante antigo tem no entanto muito interesse para mim pois as pessoas de que fala são familiares próximos de meus antepassados.Assim o capitão Silvestre Pinto de Araujo é irmão da minha antepassada Maria de Araujo nascida na Agrela em 23.01.1628 que foi casada com André António(deste casal descendem os Carneiro Pacheco da casa da Agrela de que fala como um ter escrito qualquer coisa sobre o assunto,o que desconhecia em absoluto).
Os pais da Maria e do Silvestre(e de outros mais) são Melchior André e Maria de Araujo,e por sua vez tenho como pais desta ultima Jerónimo de Araujo e Isabel da Costa.Tem mais alguns dados para trás?
Onde é concretamente Cima Douro?De que constava esse Morgado de S.Pedro da Agrela?Se é o mesmo que eu penso como passou dos Cirnes para os Araujo?(julgava que uma parte das terras do morgadio da Agrela tinham ido parar mais tarde aos Carneiro Pacheco no sec XVIII mas por compra aos Cirne e não vindo dos Araujo já no secXVII)
Agradeço desde já qualquer informação sobre estes Araujo que possa fornecer.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Família Araújo

#352524 | aapamp | 28 nov 2014 18:57 | Em resposta a: #68209

Caro Rogério Ferreira
No meu post anterior confundi um pouco o que diz com o que encontrei na base de dados do geneall,e no seu post realmente fala num vinculo mas não diz que é o Morgado de S.Pedro da Agrela,mas na base de dados aparece uma Maria Soares de Araujo
http://geneall.net/pt/nome/1178752/maria-soares-de-araujo/
que é neta do André Antonio e da Maria de Araujo de que falo como 3ªadiministradora do vinculo do Morgado de S.Pedro da Agrela.
Pedindo desculpa da confusão
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 01:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen