dom

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

dom

#6861 | _Monfalim_ | 10 jul 2001 00:30

Olá.
Pode alguém em dizer se o título de Dom pode ser atribuído, a um neto ou bisneto de um titular, sem ser por varoonia?

Obrigado
José Maria Pinto Coelho de Sousa e Holstein

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6863 | LCM | 10 jul 2001 01:55 | Em resposta a: #6861

Caro José Maria,

O Dom só pertence por direito aos descendentes por varonia de famílias que o tenham usado, como é o caso da sua.
É irmão do Filipe e primo direito do Zé, do bernardo e do domingos, certo?

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6864 | PMEQAAT | 10 jul 2001 09:19 | Em resposta a: #6863

Caro Lourenço

Por varonia é certo,mas também por representação (no sentido de ser por senhora de casa) como penso que concordarás comigo.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6867 | LCM | 10 jul 2001 10:18 | Em resposta a: #6864

Caro Pedro

Claro que concordo contigo. Aliás o caso dos Palmela é bem evidente porque têm duas quebras de varonia~, pois a Casa "caiu" em Senhora duas vezes. A actual varonia é Dias, dos Marqueses de Praia e Monforte, que nunca foram Dons...

Um grande abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6884 | _Monfalim_ | 10 jul 2001 19:56 | Em resposta a: #6867

Caro Lourenço Correia de Matos,

Eu sou filho de D.Domingos de Sousa e Holstein, o 3º Marquês de Monfalim.
E aliás sou o melhor amigo do luís Froes, uma pessoa que voçê já deve conhecer do forúm.
Gostava que me dissesse se acha que o Concelho de nobreza lhe concederia o titulo de Dom, a pedido dele?

Obrigado
José Maria de Sousa e Holstein

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6888 | LCM | 10 jul 2001 21:10 | Em resposta a: #6884

Caro José Maria,

Se é amigo do Luís Froes já deve saber qual é a posição sobre este assunto. De qualquer forma convido-o a visitar um outro tópico sobre este assunto (coloque a palavra "Dom" na pesquisa) iniciado pelo seu amigo e a quem já exlicámos que não tem qualquer direito a este título.
Sou pouco mais velho do que vocês (tenho 23) e gosto de genealogia desde os 15/16 anos. Faço investigação de uma forma séria e sem pretensões. Era esta forma que eu gostaria de pensar que vocês também optarão de futuro. Sem pretensões nobiliárquicas desmesuradas e "snobeiras" sem justificação histórico-social.
Como lhe disse conheci o seu irmão Filipe (herdeiro do título) e sou muito amigo dos seus primos Pinto Coelho, verdadeiros exemplos de uma educação e formação tradicional, com noção dos deveres e obrigações que competem às pessoas "bem nascidas", mas sem pretenciosismos parvos e desprositados.
Sigam um caminho de simplicidade que lhes ficará muito bem. Usem aquilo a que tiverem direito mas não queiram mais, pois serão sempre considerados ridiculos pelos vossos iguais.

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6891 | FCS/FATCS | 10 jul 2001 21:28 | Em resposta a: #6884

Caros Senhores

1 - Começa a ser demais frequente (em meu parecer) surgirem pedidos de opinião deste tipo, dirigidos a pessoas que por não pertencerem aos Orgãos que detêm o poder (delegado) de outorga, não só não são vinculativos (isto é, nada garantem na realidade), como podem, assim formulados em público, pôr em situação embaraçosa a pessoa a quem são dirigidos.
(E isto não obstante, claro está, o muito saber e disponibilidade do Amigo Lourenço).

2 - Também está ser demais frequente que, associado a este pedidos, (e normalmente de quem ainda tem muito que "dar e aprender antes de honras receber"), ser cometido o lapso de pressionar a tecla C em vez da do S.

3 - Quanto ao tema proposto, acrescento que segundo julgo saber, existe "uma" excepção para os casos de descendentes por varonia, ou em representação: o caso de todos os descendentes de Dom Vasco da Gama (que não são todos os Gamas, claro está).

FCS

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6892 | FCS/FATCS | 10 jul 2001 21:34 | Em resposta a: #6888

Caro Amigo Lourenço

Parabéns pela tua resposta (dada enquanto escrevia a minha) !
Ela espelha que, apesar da Tua juventude, (mas já muito saber) os mais velhos podem contar Contigo para a continuação desta ciências.
Um abraço Amigo do
Fernando Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6893 | LCM | 10 jul 2001 21:54 | Em resposta a: #6892

Caro Fernando Correia da Silva,

Muito obrigado pela sua amável referência à minha resposta.

Quanto ao Dom de Vasco da Gama gostaria apenas de dizer que concordo que o Conselho de Nobreza nunca tenha feito uma interpretação textual da carta. Se assim acontecesse muita gente teria direito ao título, o que o tornaria banal. Como sabe este "episódio" foi começado por uma família descendente do navegador em 1985, a quem o C.N. nunca respondeu (como aliás se vai tornando habitual). Sei ainda existirem pareceres de reputados juristas dizendo que, de facto, o Dom é mesmo para todos os descendentes do Conde da Vidigueira...

Acrescento apenas que segundo Felgueiras Gayo refere no vol.10, p.543 (não o tenho em casa e por isso não garanto que a referência esteja exacta) diz ter sido concedido a Rui de Sousa, Almotacé Mor de D. João II, o título de Dom e para todos os seus descendentes. Será erro do Gayo ou estaria mesmo assim na carta de mercê?

Um abraço,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6935 | Vasco Jácome | 11 jul 2001 21:55 | Em resposta a: #6893

Caro Lourenço Correia de Matos

Na pág. 541 do Vol. X, Felgueiras Gayo diz no N18 do §335 do seu ttº de Sousas, a propósito de Rui de Sousa:

“... Reys q entre outras merces lhe derão a prerogativa de usar de = Dom = e // todos os seus descendentes.”

Pelo que vejo na descendência, o título só se transmitiu pelos varões, portanto de modo normal para este título.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: dom

#6936 | LCM | 11 jul 2001 22:28 | Em resposta a: #6935

Caro Vasco Jácome,

A questão é exactamente essa: no caso de Vasco da Gama também só se transmitiu pela varonia, pelo que acho que não se deveria alterar a situação, muito menos em república.
O importante é saber se as cartas de mercê de Vasco da Gama e Rui de Sousa são excepção, ou se o formulário dizendo "todos os descendentes" é comum a estes diplomas.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: dom

#331884 | minesweeper | 03 jul 2013 16:14 | Em resposta a: #6867

Corretissimo, mas o site induz em erro ao colocar dons a dois destes (um muito recentemente), vá-se lá saber porque...

Cumprimentos

Minesweeper

Resposta

Link directo:

RE: dom

#332130 | JoséSandeVasconcelos | 09 jul 2013 04:31 | Em resposta a: #6936

Caro Lourenço Correia de Matos,
não houve também uma carta semelhante, no tempo de Dom Manuel, concedida a Dom Rui de Sande, embora a sua varonia só tenha subsistido por poucas gerações?
Um abraço.
José Sande Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 01:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen