Familia Homem de Mello

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Homem de Mello

#6916 | fjardim | 11 jul 2001 15:21

A origem deste apelido, é relativa á região de mello, onde viviam pessoas com o apelido Homem. Ou tem origem na ligação de um ramo dos Homem com os Mello ( caso a segunda situação seja a correcta gostaria que me informassem qual o ramo dos Homem ).

Existe algum livro editado desta familia, ou onde poderei encontrar referencias.

obrigado,

Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem de Mello

#98902 | LGR | 31 ago 2005 00:57 | Em resposta a: #6916

Caro
A única familia que conheço são os " Homem de Mello" oriundo de Águeda ( por sinal são os Condes de Águeda".

Acho que, após o 25 de Abril/74 alguns foram para o Brasil mas já retornaram.

Serão estes??

Cumprimentos,
Luis Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem de Mello

#100570 | José | 15 set 2005 18:28 | Em resposta a: #98902

De acordo com o Genea, o apelido Homem de Mello surge com o 1º Conde de Águeda, que vai buscar o apelido Homem à Mãe e Mello ao Pai.

O ANP refere que a varonia da família é efectivamente Homem, pois descende de um tal Jorge Homem e de sua mulher, curiosamente D.Filipa de Mello, filha de Francisco de Mello, FCR, bisneto de Pedro de Mello, o Púcaro, criado d'el-Rei D.João II.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=6190

Há certamente outras famílias Homem de Mello.
Estou a lembrar-me do poeta Pedro Homem de Mello, natural do Porto, da actriz Cristina Homem de Mello e da cantora Pilar Homem de Mello, embora desconheça se nestes casos se trate de nome artístico ou adquirido via casamento

JSPinto

Resposta

Link directo:

Ao Genea : Equiparações

#100571 | José | 15 set 2005 18:33 | Em resposta a: #6916

Ao procurar na base de dados o 1º conde de Águeda através do seu nome, naturalmente escrevi Mello (com 2 LL), tendo a busca sido recusada já que lá consta somente com 1 L.

Sendo pouco mais que um leigo na matéria, não há hipótese de se fazer a equiparação das várias versões dos nomes.
Vale o mesmo para a tradução que fazem de alguns nomes estrangeiros, a ausência ou existência de hífen entre 2 nomes ou apelidos, etc.

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem de Mello

#100796 | sapeca | 18 set 2005 15:42 | Em resposta a: #100570

Obviamente que o grande Poeta Dr. Pedro Homem de Mello (de seu nome completo Pedro da Cunha Pimentel Homem de Mello), que conheci pessoalmente e de quem tenho o privilégio de ter sido contemplado com alguns dos seus imortais livros de poesia, com dedicatórias imerecidamente honrosas, era sobrinho paterno do 1º conde de Águeda como, de resto, a base de dados do Genea refere. O mesmo se passa com a Cristina e a Pilar Homem de Melo, ambas pertencentes aos mesmos Homens de Mello. Restará concluir com a indicação de que, factualmente, o Poeta usava "MELLO", como constava no seu B. I.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Ao Genea : Equiparações

#100798 | LGR | 18 set 2005 16:00 | Em resposta a: #100571

Caros Confrades

Em relação à questão dos Melos com um ou dois "L", devo dizer que, por eu ter tb ascendencia Mel(l)o, estive a ler uns apontamentos no ANP e DJJ onde consta claramente que os mesmos Melos, uns assinam com apenas um "L" e outros com dois mas, originalmente, dentro da mesma varonia, existem as duas modalidades.

Foi esta a opinião "que comprei" e que vos passo.

Cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem de Mello

#100860 | Viscope | 19 set 2005 13:52 | Em resposta a: #100570

Ajudando às duvidas de JSPinto tenho a dizer que Cristina Homem de Mello, actriz e que tenho o privilégio de conhecer desde menina, é filha de Nicole Lestouquet que foi minha amiga de peito nos idos de 1960 qdo eu estudava na FLL e de Albano Homem de Mello, falecido. O poeta Pedro Homem de Mello é sim da mesma linhagem do Conde de Agueda, assim como a cantora Pilar é Homem de Mello de nome mesmo e não por razões artisticas, tendo realmente vivido no Brasil depois de 1974.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem

#101568 | rosaana | 27 set 2005 17:34 | Em resposta a: #6916

Gostaria que o Srº José me infomasse de que zona do país é oriundo o sobrenome Homem, uma vez que esse nome faz parte da minha familia.

rosaana - Faial

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem

#101650 | José | 28 set 2005 18:38 | Em resposta a: #101568

Cara Rosaana

Retire o Srº.

Cpmts
JSPinto

http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=475

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem

#101654 | vik | 28 set 2005 19:38 | Em resposta a: #101650

Caros Confrades

António Sousa Homem

António Sousa Homem nasceu no Porto em Março de 1920 e vive actualmente em Moledo.Advogado de profissão, é autor de um livro de botânica e de um roteiro do Minho Litoral, ainda inéditos.
Este é o seu primeiro livro, que reúne algumas das crónicas que escreveu para o semanário O Independente: "Os Ricos andam Tolos" da editora ASA

Possuo o livro da editora ASA, referido.
Sempre tive curiosidade em saber, ou confirmar, se existe - e não é um mero pseudónimo com biografia "arranjada", algo como um Fradique Mendes

Alguém conhece, pessoalmente este cavalheiro,

A minha dúvida levanta-se porque a sua escrita parece conter estranhas contradições que soam a "ficção literária".

Por um lado, consdera-se um velho eremita, afastado do mundo, por outro mostra uma estranha acuidade de observação sobre situações que só quem esteja bem inserido na activa ciência da realidade, consegue apreender.

Também certas singularidades de escrita e temas me levanta a suspeita de ser um personagem "inventado", para fins de arte literária

Que(m) sabe(m) disto ?

cptos,

Vítor

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen