colecções e COLECÇÕES

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

colecções e COLECÇÕES

#69306 | rafael | 10 jul 2004 13:11

Confrades amigos

O tópico, à primeitra vista, parece desenquadrado deste Fórum. Mas não está, porque me refiro a c o l e c ç õ e s de í n d o l e h e r á l d i c a , que por sua vez nos encaminhará tb para a g e n e a l o g i a, na maioria dos casos: selos de carácter heráldico, ex-libris, postais, fotografias, recortes fotocopiados de jornais, ou revistas, lacres impressos em cartão e devidamente embalados, reprodução de selos brancos e de sinetes heráldicos, emblemas , medalhas, super-livros, lacres ou rep.fot. de anéis brasonados, moedas,fot.de tapeçarias, fot. de loiça brasonada, etc. desde que apresentem algum motivo e/ou interesse de carácter heráldico, armaria, ou encaminhem, a propósito e como complemento, para a genealogia , evidentemente.
Comecei pelos ex-libris, fotografias e postais de carácter heráldico de que possuo alguns belos exemplares e tenho selos tb. com motivos heráldicos, da colecção de minha mulher.
Claro que terão de ser, em muitos casos: apenas fotografias, fotocópias, desenhos, diapositivos, negativos, ou estampados sobre cera ou lacre,obviamente.
E mesmo de selos ou ex-libris, por exemplo que se possua apenas um exemplar, podemos digitalizá-lo, ou fotografá-lo e imprimi-lo, e enviá-lo por correio postal, mas também como ficheiro, ou outra técnica mais prática e fiel, que desconheço.

Estas colecções, sobretudo pela correspondência entre os interessados e as trocas de exemplares, etc. são um entretenimento agradável, valioso e muito cultural. E depois sempre surgem muitas trocas de informações genealógicas, mais descomplexadas.
Naturalmente, não há bela, sem senão... é preciso algum money...material não muito abundante em certas bolsas.

Aqui fica o alvitre para quem seja já coleccionador de heráldica, nos aspectos atrás referidos, ou simples amador, ou curioso que goste e esteja interessado para começar.
Estive muitos anos afastado destes assuntos mas, ontem, um dos meus filhos levou uma moeda filipina de prata que lhe ofereci, para estudo. Moeda cunhada a martelo, que me despertou o entusiasmo novamente para recomeçar alguma das COLECÇÕES atrás mencionadas, e lembrei-me de colocar este tópico.
Vem a propósito dizer-vos que é sempre útil sabermos as profissões ou áreas de estudo dos nossos amigos e correspondentes, por motivos óbvios e práticos também. Claro, que por e-mail e guardando nós discrição como deve ser e faço.
E há muitas surpresas agradáveis, por possuiam tão grandes conhecimentos e cultura geral, que não imaginávamos.

Ao vosso dispor, envio cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen