Família Pinheiro de Trás-os-montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69550 | luisa morais | 14 jul 2004 09:36

Caros Confrades

Haverá por ai alguem que tenha pesquisa feita sobre os Pinheiros de Abreiro, Carlão,Franzilhal,... de Trás - os - montes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69578 | Abreu Coutinho | 14 jul 2004 13:55 | Em resposta a: #69550

Cara Luísa

Por acaso os seus Morais não são da Régua??

Os meus cumprimentos,

João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69606 | gmg | 14 jul 2004 22:40 | Em resposta a: #69578

Exma Sra.,

Por acaso os seus PINHEIRO, não saõ os de Vale de Telhas da Casa da Fonte?

Tive um antepassado chamado JOSÉ ANTÓNIO PINHEIRO DA VEIGA, o qual diz ser de Abreiro (?).

Não tem informações sobre a Ascendência dos Pinheiro da Casa da Fonte, que é uma casa brasonada? Sabe se esta Família está tratada em algum livro/ publicação?

Atenciosamente,

Luís MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69688 | luisa morais | 16 jul 2004 01:05 | Em resposta a: #69578

Caro confrade joão

Sou Morais por o meu lado paterno mas de Bragança, em todo o Distrito existem muitos Morais, mas tambem sou magalhaes pelo lado materno e do distrito de vila Real concelho de Alijó, no entanto ainda não tenho pesquisa feita sobre estes.
No entanto estou ao seu dispor caso tenha alguma pergunta a fazer.

Atentamente,

Mª Luisa Cardoso Magalhães Morais

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69690 | luisa morais | 16 jul 2004 01:32 | Em resposta a: #69606

Caro Luis

Sei que as terras desde Abreiro até Carlão eram na sua maioria dos Pinheiros, e por lá ainda existem muitos detentores do apelido Pinheiro meus primos , a minha avó é Pinheiro, mas não tenho conhecimento de que eles tenham brasões, no entanto digo-lhe que as casas dos Pinheiros só lhes falta Brasão já assim o dizia a minha tia avó. consta que estes Pinheiros têm origem em Fafe, nada mais lhe sei dizer por agora pois o meu trabalho de pesquisa neste momento é dos Sampaios dos quais tambem sou descendente. Mas ainda no proximo mês deslocarme-ei ao AD de vila Real.
no entanto estou ao seu dispor caso queira fazer mais alguma questão.
Atentamente,

Mª luisa

Resposta

Link directo:

Trás-os-montes

#69693 | FGJ | 16 jul 2004 03:08 | Em resposta a: #69688

Prezada Maria Luisa Cardoso Magalhães Morais,
Sou trineto de LUCIANO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO que ao casar aqui no Rio de Janeiro em 1833 com 26 anos de idade, declarou ser nascido e batizado em Alijó. Na mesma ocasião informou à igreja ser filho de Antonio Cardoso de Menezes Montenegro. Já consultei o ADVR e o ADB e ambos informaram não ter registo do batismo de Luciano.
Você tem conhecimento da existência de Montenegros em Alijó no passado?
Atenciosamente,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69700 | Abreu Coutinho | 16 jul 2004 09:34 | Em resposta a: #69688

Cara Luísa

Sou Morais pelo lado materno, mais precisamente de S.Faustino do Peso da Régua, concelho este interrupto na pesquisa dos meus ancestrais até finais do séc. XVII.Mas continuando a investigação não consigo ir mais longe, por falta de documentação paroquial e notarial no arquivo distrital. Vou tentar no Outono a investigar no arquivo municipal da Régua.

Em relação aos meus Magalhães, a minha varonia provêm de Ponte de Lima e Ponte da Barca, ramo este bem estudado e conhecido.

Sempre ao seu dispor,

João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#69825 | gmg | 18 jul 2004 15:37 | Em resposta a: #69690

Exma Sra.,

Este meu antepassado, JOSÉ ANTÓNIO PINHEIRO DA VEIGA, era filho do P.e António Pinheiro e de Josepha Maria da Veiga, esta de Rebordelo, Vinhais

O dito Padre ANTÓNIO PINHEIRO, foi b. em 1706 e era fº de Miguel Pinheiro e de Maria Borges, que ao que parece eram também de Vale de Telhas.

Em Vale de Telhas, que é uma freguesia do concelho de Mirandela, há uma casa - Casa da Fonte - que ostenta uma Pedra de Armas: Escudo partido em Pala, na 1ª as Armas dos PINHEIRO (com uma brica por diferença, e é a representação dos Pinheiros, Ramo de Barcelos) e na 2ª Pala, as Armas dos Cardoso.

A casa deve ser dos finais do séc. XVII ou inícios mesmo do séc. XVIII. Vale de Telhas é actualmente, um lugarejo.... onde certamente todos os naturais de lá são aparentados, mesmo não sabendo.

Imagine-se no séc. XVII - XVIII!!!!! Eram certamente em menor número as pessoas. De facto, hoje, não há em Vale de Telhas, Pinheiros, mas que os houve...houve de tal forma que um elemento da dita Casa - e se não estou em erro chamava-se - FRANCISCO CARDOSO PINHEIRO DE AGUIAR, recebeu as ditas Armas.

Se consultar as Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, Vol. VI, do Abade de Baçal, lá verá o nome correcto! Acontece que os elementos Genealógicos que lá aparecem são muito escassos e não dão conta de outros PINHEIRO. Estou em crer que o meu dito antepassado pertencia à dita Família da Casa da Fonte, mas não consigo encontrar nenhum dado, ou Publicação Genealógica sobre as referidas Família, Casa e Freguesia...
Saberá a Sra. D. Maria Luísa, de algum dado?

Diz-me que descende de Famílias Transmontanas. De que freguesias, se não é indiscrição? Pode ser que possamos ter Parentela comum...

Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#70043 | luisa morais | 21 jul 2004 19:08 | Em resposta a: #69825

Caro Luís
No que respeita a este meus antepassados Pinheiros ainda não tenho qualquer pesquisa feita, tenho sim alguma coisa sobre os meus antepassados Sampaios da da freguesia de São Miguel,Linhares, Carrazeda de Ansiães.
No entanto posso lhes dar os nomes dos meus tetravós Pinheiros eram do Franzilhal (Carlão) do concelho de Alijó, e chamavam-se Guilhermino Pinheiro( FRANZILHAL) e sua esposa Ana Lobão(SÃO MAMEDE DE RIBA TUA).
Sempre ao dispor,
Luisa Morais

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes - Vale de Telhas

#277120 | mad11942 | 26 mai 2011 19:40 | Em resposta a: #69606

Desculpem a intromissão.
Será que a chamada Casa da Fonte é a mesma que nos anos 50 (1950) pertencia à familia " FINS"
Melhores cumprimentos
mad1

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinheiro de Trás-os-montes

#313527 | Conde | 12 set 2012 16:12 | Em resposta a: #69825

Ando á procura de uns Pinheiros da freguesia do Tronco concelho de Chaves. Conhecem ? Agradecido fico.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen