Visconde de Almeida Garrett

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Famílias | Brasil

Visconde de Almeida Garrett

#69674 | Arthur de Lacerda | 15 jul 2004 22:03

Em "Nobreza de Portugal e Brasil", consta que o Visconde de Almeida Garrett teve um filho emigrante para o Brasil. Como ele se chamava? Que filhos e netos teve? Com quem se casou? Quando emigrou? Agradeço qualquer ajuda.
Na cidade de Curitiba, no sul do Brasil, há um André de Almeida Garret, morto em 1931; seria neto do Visconde?
Arthur de Lacerda, de Curitiba, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Almeida Garrett

#69751 | João Maya | 16 jul 2004 22:01 | Em resposta a: #69674

Caro Arthur

Creio que o 1º Visconde de Almeida Garrett não teve filhos.
O 2º Visconde foi Tomaz de Aquino de Almeida Garrett, um dos 10 filhos de Francisco Xavier de Almeida Garrett e de Maria Margarida da Costa e Almeida d'Oliveira Maya.
Sobrinho do 2º visconde, Cézar Ruiz de Almeida Garrett, nascido em 1912, foi para o Brazil e por lá ficou, sendo casado com uma Elisabeth Pinto.
É pois possível que André de Almeida Garrett seja filho deste Cézar, mas a diferença de idades entre paie filho teria que ser 19 anos ou menos!!!!

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Almeida Garrett

#163962 | A.-Garrett | 31 jul 2007 06:28 | Em resposta a: #69751

O Primeiro Visconde de Almeida Garrett foi o escritor João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett (1799), por testamento datado de 9 de Junho de 1853 a filha herdeira foi D. Maria Adelaide de Almeida Garrett que morreu sem descendencia, ficando representante o irmão do escritor Alexandre José da Silva de Almeida Garrett (1797) casado com Angélica Isabel Cardoso Guimarães, quem teve tres filhos Rita de Cássia (1835), Gonçalo Xavier (1841) e Tomás de Aquino (1830) casado com Antónia Patrício Botelho de Lacerda Vilaça Bacelar estes tiveram um filho Francisco Xavier de Almeida Garrett (1854) casado com Maria Margarida Amália da Costa e Almeida de Oliveira Maya e foi o filho destes Tomás de Aquino de Almeida Garrett (1883) casado com D. Teresa Maria Henriques Pereira Faria de Saldanha e Lancastre por autorização de 7/11/1920 de S.M.R. D. Manuel II no exilio
ficou sendo o II-Visconde de Almeida Garrett pasando depois a Francisco Maria das Vitórias Lancastre de Almeida Garrett (1909) por autorização de S.M.R. D.Manuel II datada de 1929 no exílio.
O Monarca D. Manuel II de uma forma geral autorizou o uso de títulos nobiliarios aos representantes dos últimos titulares reconhecidos na vigência da Monarquia.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Almeida Garrett

#164558 | mtt | 07 ago 2007 04:43 | Em resposta a: #69674

Caro Arthur de Lacerda
Pouco tempo após a morte de Almeida Garrett, entre meados de Janeiro e inícios de Fevereiro de 1854, surgiram notícias, na imprensa do Rio de Janeiro, de que um filho dele viveria nessa cidade.
Se tem acesso aos jornais cariocas dessa época, ser-lhe-á fácil encontrar toda a informação relevante.
O soi-disant filho do poeta chamava-se Pedro Jaime d’Almeida Garrett e, a ser a filiação verdadeira, seria filho natural.
Se vier a investigar este interessante caso, muito lhe agradeceria que partilhasse a informação coligida.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

Visconde de Almeida Garrett

#416405 | luisgarrett | 19 jul 2019 19:31 | Em resposta a: #69751

Cézar Ruiz de Almeida Garrett meu pai já falecido veio para o Rio de Janeiro em 1951.
Depois vieram sua esposa Maria Elisabeth Santos de Oliveira Pinto de Almeida Garrett e seus cinco filhos, as Maria de Fatima, Luiza, dos Anjos e Isabel e eu Cesar Luis, todos Pinto de Almeida Garrett. Nada sei sobre o André citado acima.
Consta que Cesar Ruiz de Almeida Garrett e sua irmã Matilde Paredes eram filhos de Maria Luísa Ruiz Hernandez mas de pai desconhecido.
https://geneall.net/pt/nome/184416/maria-luisa-ruiz-hernandez/

Resposta

Link directo:

Visconde de Almeida Garrett

#421218 | Garrettimus | 31 jan 2020 13:47 | Em resposta a: #69674

Caros senhores, tudo bem?

Tenho também Garrett por sobrenome e gostaria de saber a "origem" deste. Sou brasileiro, a vertente "Garrett" da família é do lado paterno de minha mãe, uma família "quatrocentona" de São Paulo. Meu bisavô materno era João de Almeida Garrett (casado com Antonia (Ramalho) de Almeida Garrett), nascido em 1864 e falecido em 1935. Não sei o nome do pai dele, essa informação se perdeu, mas tenho os nomes abaixo, naturais da cidade de Itu (Interior de São Paulo), como possíveis parentes:

José Antonio Apparicio de Almeida Garrett (suspeito que seja meu trisavô).

Francisco de Almeida Garrett (filho do supracitado).

Infelizmente, meus parentes todos faleceram e as informações se perderam...


Muito obrigado,

Marcus.

Resposta

Link directo:

Visconde de Almeida Garrett

#421223 | mila1000 | 31 jan 2020 14:40 | Em resposta a: #69674

Marcus,

Já pesquisou casamentos e batismos em Itu?

Em 1914 Joao de almeida garrett aparece num jornal com a idade de 50 anos, logo nasceu em 1864.

Num jornal de24 abril de 1903 consta que o Tenente Coronel José Antonio , coletor de impostos em Itu,era falecido,e, seu filho capitão Francisco de Almeida Garrett solicitava uma fiança depositada pelo pai para o cargo de coletor de impostos. Esse pedido foi indeferido pela secretaria da fazenda, que mandou ele resolver o inventario junto com Joao de Almeida Garrett. Penso que Francisco e João seriam irmãos...


José antonio participou da Primeira Loja Maçonica em Itu

http://www.campoecidade.com.br/beneficencia-ytuana-esta-de-volta/


No dia 20 de abril de 1873, logo após a Convenção Republicana realizada em Itu, na casa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, foi reinstalada a loja “adormecida”, com a presença de Joaquim Saldanha Marinho, Grão Mestre do Grande Oriente Unido.
Os primeiros maçons ao lado de Cesário Motta eram pessoas bem relacionadas no cenário político, econômico e social. Entre eles estavam os vereadores Joaquim de Paula e Souza e Francisco Celestino de Miranda Russo, o advogado Manoel Firmino Pereira Jorge, o promotor de Justiça Antonio Augusto Bittencourt, José Antonio Apparicio de Almeida Garrett,

Em 11 de junho, Joaquim Saldanha Marinho concedeu a Carta Constitutiva e, em 7 de dezembro, houve a regularização no Rito Escocês (ver matéria na página 16). O primeiro presidente foi Joaquim de Paula Souza e o secretário, Antonio Apparicio de Almeida Garrett

Creio que uma pesquisa em Itu seria proveitoso.

Boa sorte

Mila

Resposta

Link directo:

Visconde de Almeida Garrett

#421225 | Garrettimus | 31 jan 2020 14:47 | Em resposta a: #421223

Olá, muito grato pelas informações. Fiz algumas pesquisas no Correio Paulistano e encontrei toda a primeira parte citada por você, a do processo de inventário. Eu também acho que o João (meu bisavô) e o Francisco eram irmãos, portanto, filhos de José Antonio Apparicio de Almeida Garrett. Ele era maçom? Que interessante! Descobri muita coisa acerca desse ramo da família por meio do Correio Paulistano.

Muito obrigado!

Será que também sou aparentado do visconde?

Resposta

Link directo:

Visconde de Almeida Garrett

#423855 | AlmeidaGarrett | 03 mai 2020 17:21 | Em resposta a: #69674

O escritor João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett I Visconde de Almeida Garrett nascido na cidade do Porto - Portugal 04/02/1799 não teve descendência

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 03:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen