Guilherme da Costa Correia Leite

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Guilherme da Costa Correia Leite

#69804 | dmotta | 18 jul 2004 01:05

Prezados companheiros, estou buscando informações sobre Guilherme da Costa Correia Leite e sua descendência. Guilherme, natural do Porto, casou-se com Maria da Fonseca Guimarães, n. Rio e tiveram 5 filhos: Guilherme, Marieta, Gustavo, Armando Correia Leite, n. Portugal e Flávia. Esta. casou-se em Portugal com um d'Eça Leal e tiveram dois filhos: Frederico e Olavo d'Eça Leal.
Se alguém tiver alguma informação ficarei muito grato.
dmotta

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#69941 | JCALD | 20 jul 2004 02:26 | Em resposta a: #69804

Caro D. Motta:

A descendência de Tomás de Aquino Pereira de Eça e Albuquerque Leal e de sua mulher D. Flávia Guimarães Correia Leite vem descrita no artigo «PEREIRA D’EÇA – O costado Eça de José Maria d’Eça de Queirós e de outros escritores seus agnados» da autoria do falecido genealogista Domingos de Araújo Affonso, publicado na revista «Armas e Troféus» de 1969. O mesmo artigo foi muito mais tarde incluído num livro de Maria Augusta de Alpoim sobre Viana do Castelo, cujo nome não me recordo.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#70215 | dmotta | 25 jul 2004 07:18 | Em resposta a: #69941

Prezado Sr. José Caldeira,

Muito agradeço a sua resposta sobre a descendência dos d'Eça Leal. Vou procurar na revista que me indicou. O Dr. Domingos Afonso foi muito meu conhecido quando morei em Lisboa pelos anos 70. Também estive em Braga, onde me recebeu em sua casa e muito trocamos correspondência.

Com os melhores cumprimentos,
Dalmiro da Motta Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#70792 | rmfrp | 02 ago 2004 23:03 | Em resposta a: #70215

Caro Dalmiro da Motta Buys de Barros:

Em complemento à informação aqui dada pelo meu Primo José Caldeira, posso indicar que o livro em que a genealogia dos Eças foi republicada é "Os Eças: Memórias", de Maria Augusta d'Eça d'Alpuim, publicado em 1992.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#70800 | dmotta | 02 ago 2004 23:47 | Em resposta a: #70792

Caro Sr. Rui Pereira,

Agradeço essa informação complementar sobre a descendência dos Eças, pelo que, envio

Cordiais saudações.

Dalmiro da Motta Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#70802 | FAmaral | 02 ago 2004 23:57 | Em resposta a: #69804

Caro correspondente dmotta

Ao que julgo o seu referido Guilherme da Costa Correia Leite era filho de Joaquim da Costa Leite e de Maria Matilde Correia. Se assim foi, foi sua irmã D. Emília Leopoldina Correia Leite, que casou com João Pedro Ribeiro, Cavaleiro da Ordem de Cristo, falecido em 1886. Deste casal foi filho Joaquim Augusto Correia Leite Ribeiro (1846-1907), autor do livro sobre heráldica "Armaria Portuguesa". Este deixou muita descendência, que conheço em grande parte e na qual se conta minha Mulher.
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#70846 | dmotta | 03 ago 2004 19:12 | Em resposta a: #70802

Prezado senhor Augusto Ferreira do Amaral,

Agradeço-lhe a informação sobre Guilherme da Costa Correia Leite e sua família. Não sei se se trata da mesma pessoa, mas vou verificar.

Em São Paulo há uma família Ferreira do Amaral, seria aparentada sua?

Com os meus agradecimentos, envio os melhores cumprimentos

Dalmiro da Motta Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70860 | FAmaral | 04 ago 2004 00:29 | Em resposta a: #70846

Caro Senhor Dalmiro da Motta Buys de Barros

Não sei se essa família de São Paulo tem ligação com a minha. No entanto, aproveito para lhe pedir, a si ou a quemquer que no Brasil genealógico me possa ajudar, alguma nota quanto ao seguinte.
Uma falecida prima de meu Pai contou-me que, logo a seguir à 2ª Guerra Mundial, foi publicada num jornal português uma notícia de que, na tripulação do navio da armada brasileira "Duque de Caxias", então em escala em Lisboa, em missão de transporte de soldados brasileiros de volta à sua pátria, um certo oficial (que presumo se chamasse Ferreira do Amaral) estava interessado em saber se haveria em Portugal gente da sua família com esse nome. Essa minha prima alertou meu Pai. Porém meu Pai andava então muito ocupado em funções oficiais, pelo que não teve oportunidade de fazer qualquer tentativa de se encontrar com o dito oficial brasileiro. Assim, perdeu-se a possibilidade de contacto.
Tentei encontrar nos diários portugueses de então a dita notícia, mas não fui bem sucedido.
Fiquei contudo muito curioso de apurar alguma coisa sobre o assunto.
Isto porque é muito possível que haja parentes meus Ferreira do Amaral no Brasil. E mais possível é que tivesse entre eles havido militares, pois essa foi sempre a profissão dos meus ascendentes desde o meu 11º Avô até meu Avô.
Acresce que um irmão do meu 5º Avô foi em 1769 deslocado de Mazagão, no norte de África para Vila Nova de Mazagão, hoje pertencente ao estado do Amapá. E teve descendência. E outros filhos de outros irmãos do dito 5º Avô também para foram nessa altura para esse local.

Eis, em síntese, a descendência de meu 6º Avô, para ver se alguém sabe se há no Brasil descendentes dela:

I - FRANCISCO RODRIGUES CABRAL
Cavaleiro em Mazagão. Casou com D. LEONOR PESSANHA.
Filhos:

1(II) - D. GUIOMAR DA COSTA
Casou com LUÍS ANTÓNIO DA CUNHA.

2(II) - D. MARIA RODRIGUES CABRAL
Casou com DIOGO GIL PORTUGUÊS.

3(II) - D. MARGARIDA PICOITA
Morreu donzela.

4(II) - D.INÊS DE ABREU
Casou com ÁLVARO DE BARROS.

5(II) - D. CATARINA DE MEDINA
Casou com ISIDORO FERREIRA DANTAS.

6(II) - SALVADOR DO AMARAL
Cavaleiro em Mazagão. Foi para Vila Nova de Mazagão e morreu em 1789-03-22
Casou com D. MARIA DE PINHO.
Filhos:

1(III) - D. ANGÉLICA GENOVEVA PALIART
Nasceu cerca de 1758 e em 1782 vivia com seus pais.

2(III) - MANUEL RODRIGUES DE MORAIS
Nasceu cerca de 1762 em Mazagão e em 1782 vivia com seus pais.


7(II) - D. ISABEL RODRIGUES DE CASTILHO
Casou com CUSTÓDIO DUARTE DA SILVA.

8(II) - MANUEL RODRIGUES DE MORAIS
Cavaleiro em Mazagão, onde morreu em combate.
Casou com D. BRITES GONÇALVES DA COSTA.
Filhos:

1(III) - D. MARIA DA CONCEIÇÃO, sem mais notícia.

2(III) - D. LEONOR PESSANHA
Foi para o Pará.

3(III) - D. ANA
Foi para o Pará.


9(II) - JOSÉ FERREIRA DA PENHA DE FRANÇA
Nasceu cerca de 1740 em Mazagão, onde serviu e passou depois a Lisboa, onde
foi oficial da armada e morreu em 1788-07-19. Casou em Lisboa, com ANA
JOAQUINA ROSA.
Filhos:

1(III) - MARIA
Nasceu em 1767-09-10 em Lisboa, Ajuda. Sem mais notícia.

2(III) - JOAQUIM
Foi baptizado em Lisboa, Alcântara, em 1771-03-09. Sem mais notícia.

3(III) - FRANCISCO JOAQUIM FERREIRA DO AMARAL
Nasceu em 1773-05-03 em Lisboa, Alcântara. Foi alferes do exército tendo
morrido ao serviço de Napoleão na Grande Armée, na Rússia em Novembro de
1812. Casou em Lisboa, Alcântara, em 1801-02-04 com D. ANA ISABEL
CIRÍLIA DE MENDONÇA.
Filhos:

1(IV) - MARIA
Morreu menor no Alto de Santo Amaro em 1802-01-23.

2(IV) - JOÃO MARIA FERREIRA DO AMARAL
Nasceu em 1803-03-04 em Lisboa, Alcântara. Foi oficial da armada e foi
morto pelos Chineses quando era Governador de Macau, em 1849-08-22. Meu
trisavô por varonia.

3(IV) - JOAQUIM
Foi baptizado em Lisboa, Alcântara, em 1804-11-02. Sem mais notícia.

4(IV) - D. FRANCISCA AMÁLIA FERREIRA DO AMARAL
Foi baptizada na mesma freguesia a 1806-06-20 e morreu em Lisboa em
1880.


4(III) - VITÓRIA
Foi baptizada em Lisboa, Alcântara, a 1779-11-25 e aí morreu em 1781-11-19.

5(III) - EVARISTO
Foi baptizado na mesma freguesia a 1785-11-18 e aí morreu em 1786-08-04.

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70876 | dmotta | 04 ago 2004 16:26 | Em resposta a: #70860

Caro Sr. Augusto Ferreira do Amaral,

Meu conhecimento desta família foi por causa de umas fotos do final do séc. XIX. O Dr. Vítor Ferreira do Amaral aparece (déc. de 1880) num grupo com os tios de minha mãe. Parece-me que todos eram formados em Engenharia e seriam da mesma turma. Um dos tios de minha mãe nasceu em 1862, portanto, o amigo Dr. Vítor deveria ter nascido por volta desta data. Tenho mais duas fotos dos filhos, Noêmia e Alceu, ambos de 1891, em Curitiba, ela com uns 3 anos e ele bem menor. Nada mais sei e andei procurando na Genealogia Paulistana se haviam Ferreira do Amaral. Há um, cujo pai era Amaral e a mãe Ferreira, de modo que descartei a possibilidade de um parentesco por esse. Havendo novidades, escrever-lhe-ei comunicando.

Com os cumprimentos de

Dalmiro da Motta Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70891 | FAmaral | 04 ago 2004 21:40 | Em resposta a: #70876

Caro Correspondente

Muito obrigado pela sua resposta.
Se um dia souber de algum Ferreira do Amaral dos meus, no Brasil, ficar-lhe-ei sumamente grato se me disser qualquer coisa.
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70908 | LCM | 05 ago 2004 10:47 | Em resposta a: #70891

Caro Tio Augusto,

Desculpe a invasão do tópico, recebeu a genealogia de Carvalhos Figueira que lhe mandei em aditamento aos "Barretos"? Urge fazer uma 2ª edição.

Abraço amigo
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70945 | FAmaral | 06 ago 2004 11:59 | Em resposta a: #70908

Caro Lourenço

Apanhaste-me em flgrante delito de não te ter agradecido antes estes teus apontamentos genealógicos. Enfim, mais vale tarde do que nunca: Muito obrigado! São de grande qualidade, como todo o teu labor genealógico.
De facto estou a trabalhar numa 2ª edição dos "Barretos e Outros". Simplesmente, calculo que venha a ter cerca do dobro das páginas do primitivo.

Sucede que tenho estado assoberbado, nos tempos disponíveis da profissão, com a edição do "Neo-Hititas em Portugal", que são mais de 400 págs. e está agora no prelo, e com o apuramento do "Famílias de Mazagão", destinado também à edição, espero que ainda este ano, o qual vai atingir mais de 2500 páginas. Só depois de concluído este poderei acabar a refundição dos "Barretos e Outros", para a qual conto, entre muitos outros dados novos, com as tuas preciosas informações.
Um abraço
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70957 | Francisco de Novais | 06 ago 2004 16:45 | Em resposta a: #70945

Senhor Dr. Augusto Ferreira do Amaral

A propósito da 2ª edição (presumo que actualizada) do livro "Barretos e Outros", que o Senhor Dr. irá publicar futuramente, não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para sugerir a inclusão nessa obra da descendência de Dona Maria José de Gouveia Leite de Castro e Meneses, na qual se incluem todos os ramos descendentes dos Costa Freire, Almoxarifes do Paço Real de Salvaterra de Magos.

Uma parte desses ramos descendentes encontram-se aqui na base de dados do Genea Portugal.

Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#70963 | FAmaral | 06 ago 2004 19:33 | Em resposta a: #70957

Caro Correspondente

Efectivamente, na parte que tenho revista, já incluí abundante descendência desses Costas Freires. Penso que está bastante completa, pois foram várias as fontes que amavelmente me forneceram os dados.
De qualquer forma, muito obrigado pela sua sugestão.
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#71064 | LCM | 09 ago 2004 13:10 | Em resposta a: #70945

Caro Tio Augusto,

Longe de mim querer apanhá-lo em "flagrante delito"!! Ainda bem que recebeu tudo em ordem. Continuarei atento e se encontrar novos dados mando-lhe.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Barretos e outros

#71097 | dmotta | 10 ago 2004 06:00 | Em resposta a: #70891

Muito prezado Sr. Augusto Ferreira do Amaral,

Fique certo de que, qualquer notícia que tenha sobre os Ferreira do Amaral no Brasil, imediatamente lhe será encaminhada.

Por outro lado, tenho acompanhado algumas mensagens para V.S. e pude ver que o amigo está a tratar de Barretos, ou já os tratou em uma publicação. Tenho um antepassado que veio para o Brasil no início do séc. XVIII e aqui desempenhou papel de relevo, tendo deixado assaz ilustre descendência. Entretanto, pouco tenho de sua família e ascendência, possuindo mais sobre a de sua mãe, mas gostaria muito de saber mais sobre o seu costado paterno. Foi o que segue:

Tenente Coronel Francisco Barreto Pereira Pinto, nascido em 02/06/1709 na freg. de S.Nicolau, Aveiro (ou Lagoalva de Santarem) e falecido em Viamão, Rio Grande do Sul, em 21/03/1775; filho de Manuel dos Santos Barreto, Capitão mor, coudel mor e Monteiro mor da Comarca da Feira, e de sua mulher D. Madalena Maria Pereira Pinto, moradores na sua Quinta da Boa Vista, na freg. de Espargo, Feira, onde batizaram outros filhos.

Francisco Barreto Pereira Pinto e seu irmão Frutuoso Xavier Pereira Pinto requereram o direito do uso do brasão de armas do avô materno, Domingos Leitão Pereira, n. Lamego, que teve armas dos Pereira e dos Pinto, num escudo partido em pala com as armas dos Pereira no primeiro e dos Pinto no segundo, tendo como diferença uma almofada de verde. Sobre o pai, nada mais tenho além do que já escrevi e muito gostaria de saber a sua origem.

Se o amigo tiver alguma informação que possa ajudar-me, ficar-lhe-ei muito grato.

Com os melhores cumprimentos,

Dalmiro da Motta Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#71109 | LCM | 10 ago 2004 11:56 | Em resposta a: #70945

Caro Tio Augusto,

Aqui vai um assento que acabo de encontrar na Torre:

Reg. Par., Lisboa, Encarnação, bapt. de 1900, fl. 19-19v.º

Carlos Maria, n. 19-3-1900, bapt. 15-4
filho de Fabião de Carvalho Figueira, guarda livros, n. St.ª Engrácia, e de D. Esutáquia Vitória Appleton, n. St.ª isabel, recebidos na Encarnação
neto paterno de José António de Carvalho Figueira e de D. Maria da Conceição de Carvalho Figueira
neto materno de Daniel Eduardo Appleton e de D. Maria de Jesus de Miranda e Brito Marques Appleton
Padrinhos: Carlos Appleton, proprietário, agricultor, e N.ª Sr.ª da Conceição, tocando D. Ida Appleton, ambos tios maternos

À margem:
- casou com o nome Carlos Maria Appleton Figueira, com Maria Manuel de Melo Sá Nogueira, de 24 anos, filha de Luís de Melo Sá Nogueira e de Guilhermina Nunes, na 3ª Conservatória a ...-2-1923
- Maria Manuela f. 7-1-1975
- c. 2ª vez, 5ª Conservatória, ...-12-1976, com Aida Fontes (ou Pontes) Martins
- Carlos Maria f. Lisboa, Lapa, 29-4-1979

As palavras e números não lidos estavam na margem e a reprodução para microfilme não permitia lê-las claramente.
A senhora Sá Nogueira, sem bem me lembro, vem no "Anuário" como filha natural de um Sá Nogueira e sem indicação da mãe.
Um filho deste casal Sá Nogueira / Appleton Figueira vivia no Restelo e tinha descendência. Nunca imaginei que esta gente fosse Carvalho Figueira!

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira do Amaral no Brasil

#71110 | LCM | 10 ago 2004 11:59 | Em resposta a: #71109

Leia-se "Maria Manuela" e não "Maria Manuel"

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#310395 | filipe leite | 19 jul 2012 16:43 | Em resposta a: #69804

caro amigo nao sei se esta informaçao lhe sera util mas aqui esta:o meu pai chamava-se afonso da costa correia leit nascido em lisboa em 1906.era filho de arlindo da costa correia leite nascido no brasil que por sua vez era filho de antonio da costa correia leite e de amelia augusta pereira.antonio da costa correia leite foi um jornalista e poeta de pseudonimo mario de artagao.existe tambem um eduardo da costa correia leite comendador da ordem de nossa senhora de vila viçosa mas nao consegui encontrar a sua geneologia.ja agora o meu nome e filipe braga correia leite e sou o ultimo descendente directo deste ramo da familia.espero que esta informaçao lhe seja util e gostaria tambem de pedir a quem eventualmente possa ter mais informaçoes acerca desta familia o encarecido favor de me as comunicar.desde ja agradecendo despeço-me com os meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#339039 | aeiou2 | 05 dez 2013 01:52 | Em resposta a: #310395

Ex.mo Sr,

Podia-me dizer sff, onde nasceram e datas, os seus antepassados António da Costa Correia Leite e D.Amélia Augusta Pereira?

Muito obrigada pela sua atenção
Cumprimentos
Maria Oom

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#340014 | Mário Palm | 26 dez 2013 17:12 | Em resposta a: #70802

Ao compadre Augusto Ferreri do Amaral:

O assunto por si tratado é ja bastante antigo mas só agora lhe dei a devida atenção.
Da diversa descendência do casal Joaquim da Costa Leite e Maria Matilde, estou particularmente interessado na sua filha Maria Amália Correia Leita, que casou em 4/1858 com o meu antepassado José Joaquim Cardoso Cruz (* 29/10/1811; + 6/10/1859). Deconheço data e local de nascimento da Maria Amália, em como o local e data exacta do seu casamento. De sua mãe Maria Matilde, tenho a indicação que terá nascido na Sé, Porto e nada mais. De seu pai Joaquim tenho bastante informação dos seus antepassados.
Será que possui quaisquer outos elementos que enriquecam a informação que possuo?
Desde já os meus agradecimentos.

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme da Costa Correia Leite

#346828 | Mário Palm | 03 jun 2014 11:10 | Em resposta a: #339039

Caro confrade:

Só agora vi a sua mensagem e posso ajudar um pouco.
O António da Costa Ferreira leite nasceu a 18-6-1836, em Victória, Porto e faleceu a 4-3-1904. em Cedofeita, Porto (Ver: PT/ADPRT/PRQ/PPRT15/001/0008 _ 0207 e 0208.tif e ADP, Cedofeita, Cota G/31/1/2-5.1 fls 25 assento 97.
Terá casado em 8-4-1865.

Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

Guilherme da Costa Correia Leite

#378686 | joséCebola | 16 mar 2017 11:48 | Em resposta a: #310395

Caro Senhor, estando muito interessado no estudo da família Correia Leite, muito agradeceria se aceitasse informar-me em que freguesia de Lisboa, e em que ano, foi registado o baptismo de Afonso da Costa Correia Leite, nascido, como refere, em 1906.
Muito grato, JCebola

Resposta

Link directo:

Guilherme da Costa Correia Leite

#378700 | Mário Palm | 16 mar 2017 16:18 | Em resposta a: #378686

Desconheço a freguesia.
A minha informação foi colhida neste forum, com origem em "Filipe Leite",
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen