Veadores e Reposteiros

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

Veadores e Reposteiros

#69954 | José | 20 jul 2004 12:10

Quais as funções de um Veador e de um Reposteiro entre os servidores da Casa Real ?

Antecipadamente grato
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70243 | José | 25 jul 2004 16:47 | Em resposta a: #69954

Renovo a pergunta

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70251 | aburma | 25 jul 2004 17:54 | Em resposta a: #70243

Caro JS Pinto,

Reposteiro era aquele que se ocupava do "Reposte", isto é, o mobiliário ou o lugar onde ele era guardado.

O Veador tinha funções ligadas à caça, mas não sei especificar-lhe quais.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70276 | Jpteixeira | 26 jul 2004 00:16 | Em resposta a: #69954

Caro JSPinto:

Reposteiro- criado da casa real incumbido de correr os reposteiros; indivíduo encarregado do reposte da casa real.

Veador - caçador de animais bravios ( não apenas veados, apesar de derivar desta palavra), que acompanhava o Rei nas caçadas.

No essencial, o confrade aburma já respondeu à questão.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70291 | Sérgio Sodré | 26 jul 2004 10:04 | Em resposta a: #70243

Caros confrades

Alerto para o erro de ligar Veador a Veado, que leva a confundir a função de Veador com a de Monteiro. Não tem nada a ver.
Veador, isso sim, é o mesmo que Vedor, e este era um administrador da fazenda um gestor económico dos bens da casa a que estva ligado. Julgo que este termo também se aplicou a inspectores ou encarregados de certas obras como fortificações.
Já vi escrito algures não sei em que obra esta mesma incorrecção, mas é o facto é que Veador é Vedor.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70292 | coelho | 26 jul 2004 10:13 | Em resposta a: #70291

Realmente, veador nenhuma relação deve ter com veado. Mas também não sei se "veador" e "vedor" são a mesma coisa.

O unico sentido que conheço para a palavra "veador" é a de viajante (do latim veator). Quanto a "vedor", julgo que tem o significado que o Sergio lhe atribui, e não sei se não derivará de "ver".

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70329 | Jpteixeira | 26 jul 2004 20:26 | Em resposta a: #70291

Caro Sérgio Sodré:

Tem toda a razão no que se refere a VEDOR, mais concretamente a VEDOR da FAZENDA, que era o nome que se dava ao funcionário a quem cabia a administração superior do Património Real e da Fazenda pública. O Vedor da fazenda surgiu pela primeira vez em Portugal, como cargo, no ano de 1370 em substituição do ouvidor da portaria, encontrando-se subordinados a ele os almoxarifes, contadores e todos os empregados fiscais. Equivaleria ao actual Ministro das Finanças.
Com o Regimento de Vedores da Fazenda, de 1516, os Vedores passaram a despachar, isolada ou colegialmente, constituindo a Mesa da Fazenda, que se reunia na Casa da Fazenda, situada no Paço Real.
Passaram também a existir três Vedores da Fazenda:, um para a Vedoria do Reino, outro para a da Índia e outro para a de África e dos Contos, mudando a Vedoria todos os anos de titular.
Em 1822, foi criado o Ministério da fazenda e com ele acabaram os Vedores.

No entanto, a questão colocada dizia respeito a VEADOR, que é diferente de VEDOR. Desde logo pela própria etimologia das palavras. Assim, consultando José Pedro Machado "in Dicionário Etimológico de Língua Portuguesa", Livros horizonte, Vol. V, pp. 379 e 380, se poderá constatar que as origens são diferentes.
Na realidade e passo transcrever a obra citada, VEADOR provém da palavra latina venãtõre, que designa caçador. Segundo o mesmo autor, nos princípios do Século XVI, Garcia Resende, na Crónica de D. João II, cap. 123, p. 170, ed. de 1798, pode-se ler: " ... e o porteiro mor, e quatro mestres salas, e o veador, e os veedores da fazenda ... ".
Quanto a VEDOR, o autor salienta que tem origem controversa mas, como outros linguistas, entende que a origem reporta à palavra antiga veer, hoje ver. O autor refere ainda que a forma mais antiga foi veedor, cingindo-se, para fundamentar, a um texto do Séc. XIII e passo a citar: " ...Devem a dar dous bõos por veedores. "
Claro que, em determinada altura, alguém que não fizesse questão em escrever como nesse tempo se impunha, poderia escrever VEADOR em vez de VEEDOR, mas tal erro não poderá legitimado, uma vez que o curso histórico da Língua Portuguesa não legitima erros desta natureza, para não contrariar, por via erudita, a própria evolução das palavras.
Em suma, na minha perspectiva, consubstanciada na consulta a várias Enciclopédias e em diversos autores, VEDOR e VEADOR, são palavras distintas quer quanto à origem, quer quanto ao seu significado, quer ainda quanto ao conteúdo das profissões a que dizem respeito, coexistindo ambas na mesma época histórica, como é referido no texto da obra "Crónica de D. João II, de Garcia de Resende", acima citada.

Espero que não me leve a mal este meu texto, mas quer o meu quer o seu objectivos serão sempre contribuir para o esclarecimento, independentemente de quem tem razão. E, claro está, muitas vezes, apesar de bem fundamentado, estruturado e enquadrado no seu tempo histórico, aquilo que parece pode não ser.
Disponha sempre.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70362 | Sérgio Sodré | 27 jul 2004 12:50 | Em resposta a: #70329

Caro Júlio Sousa

Século XVI, Garcia Resende, na Crónica de D. João II, cap. 123, p. 170, ed. de 1798, pode-se ler: " ... e o porteiro mor, e quatro mestres salas, e o veador, e os veedores da fazenda ... ".

Reconheço que esta passagem comprova, ou indicia fortemente, que havia um veador distinto dos veedores da fazenda na corte de D. João II. Qual seria a sua função não fica claro.
Todavia, parece-me verdadeiro que a generalidade dos documentos antigos em que se lê o termo veador esta palavra está por vedor e não por qualquer cargo ligado a caça.
Uma simples pesquisa do termo veador aqui na internet, logo após ter sido a sua mensagem, revela este facto.
Encontrei várias vezes o termo veador da fazenda, veador da moeda de Lisboa, e também veador das obras, veador da chancelaria (1373), veador dos alfaiates, veador do testamento. Encontrei veador distinto de caçador-mor e de monteiro-mor (e estes distintos entre si).
Além disto, as outras designações de veador (menos claras que as sobreditas) que detectei na internet também me parecem (intuitivamente) mais ligadas a funções de inspecção do que a caça.
Assim, fico com a impressão de que na questão colocada sobre "veadores e reposteiros", talvez relativa a documentos vistos por quem a coloca, também veador estará por vedor e não por uma função ligada à caça. Deve ser o mais provável.
Também encontrei veador por vereador, mas isso julgo que num contexto mais moderno.

De qualquer modo a sua mensagem é muito importante e leva-me a repensar o que tinha por certo. Assim, é conveniente ter cuidado quando se encontra o termo veador em documentos antigos e procurar qual o seu verdadeiro sentido no contexto concreto em que se nos depara. A questão complicou-se...

com os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Veadores e Reposteiros

#70403 | Jpteixeira | 27 jul 2004 18:07 | Em resposta a: #70362

Caro Sérgio Sodré:

Inteiramente de acordo. Na verdade, mais do que tudo, é importante o contexto de onde são extraídas as palavras, para uma melhor interpretação das mesmas.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 07:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen