Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#70033 | JCFOUTO | 21 jul 2004 17:25

Caros amigos,
Sou :
Joaquim Catarino Fouto, nasci em 01-12-1949, na de Ladeira – Vila de Rei.
Filho de ARMINDO DIAS FOUTO, nascido na Chaveira em 1921 e residiu na Ladeira-Vila de Rei.
Neto de ANTONIO DIAS FOUTO, nascido na Chaveira em 1890 e residiu na Ladeira-Vila de Rei.
O meu bisavo JOAQUIM DIAS FOUTO, nasceu na Chaveira em 1855 .
O trisavo LUIS DIAS FOUTO, nascido na Chaveira em ????
Estou a fazer a minha arvore geneologica.
Solicito a quem possuir alguma informaçao, sobre esta familia “ FOUTO “, ficarei muito grato.
Joaquim Fouto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#70054 | jvaldeira | 21 jul 2004 22:29 | Em resposta a: #70033

Caro Joaquim Fouto,

Convém que avance um pouco mais! Com esta informação é pouco provável que alguém o possa ajudar, excepto é claro algum parente seu relativamente próximo.

Sugiro que obtenha uma fotocópia simples do assento do baptismo do seu bisavô que é o antepassado mais antigo de que tem dados seguros.

Para o efeito contacte o Arquivo Distrital de Castelo Branco na Rua de São Marcos, 3 6000 Castelo Branco Telef: 272 33 91 20

Penso que pela data (1855) esse baptismo deverá lá estar. Se não, estará certamente na Torre do Tombo em Lisboa. De qualquer forma para pesquisar as gerações anteriores deverá prosseguir na Torre do Tombo.

Se alguns dos seus antepassados vierem da Sertã ou Oleiros talvez o possa ajudar, embora não quanto a pessoas com este apelido que não conheço e parece bastante invulgar. Mais uma razão para que investigue como ele surgiu!

Boas pesquisas,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#70055 | jvaldeira | 21 jul 2004 22:39 | Em resposta a: #70033

Só para corrigir. o A.D de Castelo Branco tem informação relativa a Vila de Rei. Como depreendo que o baptismo em causa ocorreu em Mação deverá contactar o A.D.de Santarém:
Rua Passos Manuel
2000 Santarém
Telef.: 243 33 27 07
Peço desculpa pelo lapso.
Cumprimentos
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#70072 | Sérgio Sodré | 22 jul 2004 10:48 | Em resposta a: #70033

Caro Joaquim Fouto

No seu livro "Cardigos", publicado em Agosto de 1982, na pag 177, o padre Henrique da Silva Louro afirma que a família FOUTO habita a Chaveira desde o séc. XVIII inclusive. Portanto conta entre 200 a 300 anos nesse local.
Não aparece entre as famílias que o autor detectou no séc. XVII, mas a documentação disponível para essa época é mais escassa.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#80354 | JCFOUTO01 | 29 dez 2004 19:09 | Em resposta a: #70033

CAROS AMIGOS,
JÁ CONSEGUI MAIS ALGUNS DADOS DA FAMILIA FOUTO, A QUE PERTENÇO, MAS CONTINUO!!!
SEI QUE EXISTEM OUTRAS PESSOAS COM O MESMO APELIDO, NA ZONA DE AVIS, PORTALEGRE, E OUTRAS ZONAS DO ALENTEJO.
SERA QUE ESTAS FAMILIAS NÃO FAZEM PARTE DA MESMA?
ESTOU A TEMTAR A LIGAÇAO POSSIVEL.
ALGUEM QUE SAIBA, OU TENHA COMHECIMENTOS MESMO QUE ROMOTOS E OS QUEIRA PARTINHAR, EU ESTOU À DISPOSIÇAO.
E AGRADEÇO.
UM ABRAÇO
JOAQUIM FOUTO.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#80417 | Sérgio Sodré | 30 dez 2004 10:42 | Em resposta a: #80354

Caro Joaquim Fouto

Julgo que o apelido Fouto deriva de alcunha ou cognome, pois Fouto = Foito = Afoito = arrojado ou valente.
Se assim for é provável que pessoas diferentes em diferentes localidades tenham sido chamados de Foutos como acontece por exemplo com os apelidos Valente ou Semedo (sem medo) e não exista um antepassado comum a todos os actuais Foutos. É quase certo que assim seja, diria até em localidades próximas, ou seja na mesma região, não é de crer que todos os Foutos derivem de um só indivíduo que possa ser encarado como o patriarca da família.
Assim, na busca dos seus antepassados Foutos o melhor é mesmo seguir os dados das certidões de baptismo, casamento e óbito dos seus pais, avós, bisavós, etc... que usavam o apelido Fouto até onde for possível.

um abraço
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#80557 | amafs | 01 jan 2005 23:35 | Em resposta a: #80417

Joaquim Fouto :

Havia em Portalegre um psiquiatra de nome Francisco José Fouto Pólvora que foi casado com D. Maria José Louro Amaral e de quem teve descendência.
O Dr. Francisco José nasceu a 23 de Maio de 1937.
Tinha uma irmã, médica também, chamada Lisdália ou Mariana.
Espero que esta informação lhe seja de utilidade.
Cumprimentos

Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#80841 | JCFOUTO01 | 04 jan 2005 19:53 | Em resposta a: #80417

Caro Sérgio Sodré

Agradeço as suas dicas, pode ser essa a origem do nome FOUTO, mas tenho conhecimento de varios individuos FOUTOs, desde 1400 e tal, e um deles foi bispo de Coimbra. Está dificil é a ligação entre eles, só com algumas buscas nos arquivos ( Torre do Tombo, Arquivo distrital de santarem etc. ) é que estou a ter algum exito.

Um abraço
Joaquim Fouto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#80843 | JCFOUTO01 | 04 jan 2005 20:04 | Em resposta a: #80557

Caro Ferreira da Silva

Agradeço as dicas.
Tenho conhecimento de varios individuos FOUTOs, de origem de Portalegre, Aviz etc., mas ainda não consegui ligação com a familia FOUTO de CHAVEIRA-CARDIGOS à qual pertenço e estou mais chegado.
Estou a pensar seguir pelos meus antepassados mais chegados, e tenho esperança de conseguir o elo de ligação, até 1785, já cheguei e nada.

Um abraço
Joaquim Fouto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#84097 | juca | 12 fev 2005 16:45 | Em resposta a: #80841

Caro Joaquim Fouto,
Gostaria de informar que o meu 5º avô se chamava José António Fouto de Pina,natural da freguesia da Orada, Borba e era casado com D.Maria Joaquina Magro, natural de Malpica, bispado de Castelo Branco.Segundo consta na minha familia era irmão do Intendente Diogo Ignacio de Pina Manique.Foi sua filha D.Maria José de Pina Magro casada com o Dr.António Pedro de Mattos Castello Branco .Tiveram sete filhos, entre eles minha trisavó D.Maria José de Pina Castello Branco, casada com o major Joaquim José Madeira, natural de Moura e pais de D.Maria José de Pina Madeira, casada com o ten.António Falé Ramalho e meu bisavô capitão Joaquim José Madeira Junior, casado com D.Mariana Augusta Lisboa Nobre Madeira.
Esperando que esta informação lhe seja util para a sua árvore geneologica,


Um abraço

Júlio Silva Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#126027 | gaibeu | 27 ago 2006 01:59 | Em resposta a: #80354

Caro Joaquim Fouto,
Eu também sou Fouto (António Filipe Gonçalves Fouto). Nasci a 15 de Janeiro de 1948, em CUNHEIRA, concelho de Alter do Chão Distrito de Portalegre. Comecei também muito recentemente a fazer alguma pesquisa no sentido de esclarecer esta questão da origem do nome Fouto. Numa obra que adquiri há dias, o autor refere que o apelido FOUTO, foi usado por PEDRO AFONSO FOUTO e seu filho MARTIM AFONSO PEDRO, fidalgos da casa real, este último por mercê de D.João II. Martim Afonso Fouto contraiu matrimónio com D. Isabel Fernandes do Campo Mexia, tendo deixado larga descendencia no Alentejo, em particular na zona de Campo Maior.

Cumprimentos e boas investigações
António Fouto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#126049 | LProjecto | 27 ago 2006 11:17 | Em resposta a: #70033

Caro António,

Deixo neste espaço a minha contribuição com mais alguns elementos da família "Fouto" que integram a minha ascendência:

- Margarida Fouta, n. Aldeia Velha - Avis, c.c. João Dias Nobre, n. Pavia (?!).

Ela, filha de Francisco Nobre e Isabel Fouta, n. Avis, casaram em Avis a 01.09.1640.
Neta paterna de Álvaro Nobre e Maria Silveira.
Neta materna de Manuel Afonso e Maria Fouta.

Ele, filho de Pedro Dias e Mariana Nobre.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#140962 | JCFOUTO01 | 20 jan 2007 22:53 | Em resposta a: #126027

CARO ANTONIO FOUTO
Tenho conhecimento de varios FOUTO, em Campo Maior, Portalegre, e mais recentemente, Espanha, Brasil, e outros locais.
Estou convencido que a origem do apelido FOUTO é a mesma, mas muito antiga, o meu antepassado com assento na Torre do Tombo, e que possuo registo, e omeu 5º avo ANTONIO DIAS FOUTO, nasceu na Chaveira-Cardigos-Mação, em 05/07/1774, e foi filho de Francisco Dias Fouto, tambem nascido na Chaveira-Cardigos-Mação ambos com a profissão de Almocreves. A ligação concreta com FOUTOs de outras origens tem sido dificeis, mas vou comtinuar, vamos continuar....
Cumprimentos, um abraço de agrdecimento
Joaquim Fouto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#161691 | cabecao1 | 03 jul 2007 15:37 | Em resposta a: #126049

Caro
Luis Projecto Calhau

Vi hoje este topico, e encontrei, a sua mensagem, e pelo que vi a sua " Margarida Fouta" será irmã do meu antepassado " JOSE FOUTO", natural de S.Margarida -Aviz e filho de Francisco Nobre e de Isabel Fouta( penso que os mesmos).

Fico ,bastante agradecido, porque desconhecia os nomes dos seus avos.

O meu Jose Fouto, veio a casar em Cabeção a 6.11.1678, com Isabel Pires, tambem natural da Adeia Velha de S.Margarida , filha de Paulos Luis e de Maria Rodrigues, que casaram em Cabeção a 13.5.1654,(2º csamt . dele) , ela filha de Pedro Goncalves e de Isabel Rodrigues.
Tiveram pelo menos 1 filha de nome :
- Maria Pires, que casou em Cabeção a 21.5.1713( Seu 2º casmt, tinha casado 1ºcom Pedro Nunes Teles), com seu primo Domingos Pires de Carvalho( com dispensa do 4ºgrau), , lavrador na Herdade de Carvalhoso, em Cabeção, e filho de Manuel Pires e Maria Vaz.
Meus antepassados directos.

Cumprimentos

Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

Familia Fouto de Chaveira-Cardigos-Mação

#357895 | Antonio Fouto | 24 mai 2015 02:11 | Em resposta a: #70033

Prezado Joaquim Catarino Fouto,

Creio ter sido contigo que mantive contacto há anos atrás, porém houve um problema com meu computador que perdi muitos arquivos, inclusive aquele em que mantivemos os contactos aos quais me refiro.

Meu nome é ANTONIO FOUTO DIAS, nasci em Freixoeito, filho de José Dias e de Julia Dias Fouto.
Meu pai era conhecido no Freixoeiro como Zé sapateiro.

Meu avô, pai de minha mãe era Manoel Dias Fouto e morava em Casas das Ribeiras. Lembro-me que ela tinha um irmão Antonio Dias Fouto que morava, se não me engano em Vila de Rei.

Aguardo contacto vosso. Abraço fraterno.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen