Guerreros-Senhores da Casa de Alcaraz

Este tópico está classificado nas salas:

Guerreros-Senhores da Casa de Alcaraz

#7018 | rafael mião | 14 jul 2001 10:28

Caros Senhores e Amigos
Referem os genealogistas portugueses que a família-Guerreiro-aportuguesamento da palavra-Guerrero-tem origem em Bartolome Guerrero e de sua mulher Catarina de Guzman;melhor dito:-em Don Bartolome Guerrero y Ruiz de Cordoba e de sua mulher Dona Catarina Perez de Guzman(El-Bueno).E que don Bartolomeu Guerreiro fidalgo andaluz de grande prosápia,um dos Regedores da cidade de Sevilha(Vintequatros),veio já viúvo,com seus dois filhos:Afonso e Catarina,para Portugal,reinando D.Afonso V,por ter seguido o partida da Excelente Senhora"para os portugueses ,ou "Beltraneja"para os espanhóis.Todavia,há quem aclare tal asserção e estou a lembrar-me de um parente meu e ilustre membro da estirpe-Guerreiro de Gusmão-(bem alentejana) e grande estudioso da mesma e,presentemente,em actividades diplomáticas no estranjeiro que pela investigação que fez diz que de facto,don Bartomé Guerrero,veio para Portugal no reinado de D.Afonso V,já viúvo e com os filhos ,não por ter seguido o partido da "Excelente Senhora",mas sim por ter sido partidário do seu parente o Condestável e Mestre da Ordem de Santiago Don Alvaro de Luna,o célebre valido de D.jUAN II de Castela,que após cair em desgraça e decapitado obrigou a muitos dos seus partidários a fugirem para o estrangeiro,o que sucedeu com Don Bartolomeu Guerreiro.De facto na composição das armas de Dona Catarina Perez de Guzman(El-Bueno)mulher do dito figuram as armas de Luna"....y los de Sevilla,pero éstes usaron sólo las armas del almirante don Juan Maté de Luna-Argote de Molina-Nobleza del Andalucia,citado por don Faustino Menendez Pidal de Navascués,no seu artigo"Las Armas de Los Mendoza"em Armas & Troféus-1965-Tomo VI jAN-Mar-1.º vol.
E já agora,vem a propósito,refiro que a Enciclopédia Verbo,na sua entrada-Guerreiro-apresenta a família "um pouco por baixo";não é assim:e basta compulsarmos toda a documentação exarada nos arquivos Arquivos oficiais e particulares para o comprovarmos até "à saciedade".
Assim,em face do exposto gostaria que os genealogistas portugueses ou até um ou outro do País vizinho que eventualmente aceda ao Forum,que tenha estudado ou estude os Guerrero ,os Guzman e,claro, os Guerreiros de Gusmão alentejanos e algarvios que os há,me dêem informações para alargar os meus conhecimentos sobre estes ramos,que estudo .
Antecipadamente agradeço toda a colaboração .
Com cordiais cumprimentos
Octavio Rafael Guerreiro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Guerreros-Senhores da Casa de Alcaraz

#7096 | rafael mião | 16 jul 2001 21:29 | Em resposta a: #7018

Complemento:
Na mensagem anterior queria dizer que ,embora,nas armas de D.Catarina Perez de Guzman(El-Bueno),da Casa dos Condes Niebla,figurem as armas dos Mendoza de Sevilla- esqueci-me de sublinhar que no brasão de don Bartolomeu Guerreiro ( além das armas dos Guerrero da Casa de Alcaraz,Cordoba,e Cano)- figuram as armas usadas pelos-Luna,mas sem diferença.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 04:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen