Familia Ribeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Ribeiro

#70201 | MCristina | 24 jul 2004 21:32

Estou fazendo a genealogia da minha família e gostaria saber se alguém sabe algo sobre quem são os pais, irmãos ou qualquer informação de José Antônio Ribeiro (natural de S. Bartholomeu - Coimbra) casado com Felicidade Augusta Ribeiro (natural de Lourel) e que tiveram 4 filhos: Eduardo, Clotilde, Belarmina e Alberto Augusto Ribeiro que é meu bisavô e nasceu em 12/05/1884 na Freguesia das Mercês em Lisboa....Nesta época meus tataravós moravam na rua Quintinha na Freguesia de Mercês.

Do outro lado agradeceria também qualquer informação sobre: José Maria Rodrigues, casado com Thereza Jesus Rodrigues que tiveram 7 filhos: José, Estephania, Rosa, Hermínia, Maria Luiza, Esmenia e Maria d'Assumpção Rodrigues que é minha bisavó, nasc. em Coimbra, em 17/01/1884.

Agradeço desde já peloa atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro

#97522 | maria manuel | 07 ago 2005 10:50 | Em resposta a: #70201

Eu sei que em Vila Real Traz-os-montes Nogueira. Ha uma familia que se chama Ribeiro, essa familia teve 12 filhos.
Muitos deles neste momento na viveram la, mas espalhados por Portugal em Franca.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro

#97605 | victorferreira | 08 ago 2005 22:54 | Em resposta a: #70201

Cara participante,
Depreende-se que esteja fora de Portugal.
Pesquise num motor de busca o site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo.
Vai descobrir o e-mail da Torre do Tombo, que é simultaneamente o Arquivo Distrital de Lisboa. Escreva-lhes dando esses dados "Augusto Ribeiro; nascido em 12/05/1884 na Freguesia das Mercês". Suponho que sejam as Mercês que ficam a caminho de Sintra, mas eles logo verão. Como sabe os nomes dos seus TETRAVÓS, mande também: é porque no registo de baptismo só aparece o primeiro nome ('Augusto') e convém saber os nomes dos pais para confirmar em caso de dúvida. Aqui fica a saber quem eram os seus quintos avós por essa linha e provavelmente indicações sobre as suas terras de origem. E pode confirmar o 'S. Bartolomeu'.
A seguir vem o mais difícil que é encontrar, sem uma data precisa, um 'José António' ou só 'José' nascido em S. Bartolomeu (que presumo que seja a Freguesia), filho do casal que vai descobrir como avós paternos do Sr. seu bisavô, Augusto Ribeiro. Mas também pode pedir para procurar o registo de casamento do José António e da Felicidade Augusta nessa freguesia e fazendo as contas para uma data provável (entre ano tal e ano tal) a partir do nascimento do mais velho dos seus 4 filhos.
Quanto à sua bisavó de Coimbra, precisa ser mais 'precisa' (passe a repetição). Coimbra é o Distrito. Qual o Concelho? Se for o Concelho de Coimbra, qual é a Freguesia? Será de S. Bartolomeu, como o sogro dela? O processo é o mesmo, e ajuda saber os pais pelas razões que apontei acima.
Há um confrade que pesquisa no Arquivo da Universidade de Coimbra. É o Pedro França. Sem querer abusar da disponibilidade dos outros, caso veja muitas dificuldades em obter resposta do AUC (que faz as vezes de Distrital), penso que pode dirigir-se ao Pedro França e ele logo lhe dirá o que pode fazer.
Mas tente primeiro directamente, até para se confrontar com o processo e tomar o gosto à coisa.
Os melhores votos de sucesso e dê notícias.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro

#97607 | LCM | 08 ago 2005 23:23 | Em resposta a: #97605

Caro Victor,

Deve tratar-se da freg. das Mercês da cidade de Lisboa onde existe uma Rua da Quintinha.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 12:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen