genealogia da família Pavão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Títulos

genealogia da família Pavão

#703 | rop78487 | 28 out 2000 18:19

Gostaria de saber qual a ligação genealógica de António José de Miranda, (Visconde de Paradinha de Outeiro), com a família Pavão de Parada de Outeiro, com solar em Suçães - Mirandela, Domingos Pires Pavão de Sousa, professo na ordem de cristo, capitão de cavalaria, Sr. dos Morgados de S.Tomé e Santo Amaro, de Parada de Outeiro, e seu pai Miguel Afonso Giraldes Pavão.
Gostaria também de saber, qual a origem do nome da famíla Pavão , a sua árvore genealógica e qual o brasão de armas.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#2280 | pedroafigueira | 22 fev 2001 10:20 | Em resposta a: #703

Caríssimo,
apesar de não o poder ajudar, gostava de ter acesso ao seu trabalho sobre a família Pavão.
Sou bisneto de Manuel da Veiga Athaíde Pavão da Silva Leal, e visitei recentemente Suçães e Parada de Outeiro...

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#2401 | rafael mião | 03 mar 2001 16:03 | Em resposta a: #703

Ex.mo Senhor
Num estudo sobre"Machados Pinto de Vasconcelos,da autoria do Senhor Brigadeiro Eng. Calvão Borges,na Revista -Armas e TRoféus-do Instituto Português de Heráldica-V Série-Tomo VI -jAN.º dEzº-n.º 1-2 e 3,de 1985/6.Há referência à família -Pavão-e refere entre muita coisa....o seguinte-(transcrevo):...."Acontece que o Abade de Baçal,no vol.VI, pág.774 refere a existência em Suções de uma pedra de armas num canto do jardim da família Pavão que teria sido retirada da "casa antiga".Como a família Pavão não era originária de Suções é muito provável que a "casa antiga" pertencesse a outra família e adquirida pelos Pavão em data posterior(sic).A leitura heráldica da pedra de armas é:esquartelado em I e IV Machados,em II Pintos;em III Moutinhos........"etc,etc....
Com os meus melhores cumprimentos Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#2858 | rop78487 | 19 mar 2001 21:34 | Em resposta a: #2401

Por motivos técnicos, não foi possível agradecer na devida altura sua preciosa ajuda.
Cumprimentos.
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#5254 | rop78487 | 23 mai 2001 16:23 | Em resposta a: #703

Gostaria de saber como é conhecido o solar da família Pavão em Suçães Mirandela.
Será conhecido por quinta dos Picadeiros?
Aguardo resposta.
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#6626 | rop78487 | 04 jul 2001 23:12 | Em resposta a: #703

Gostaria de saber quem possui actualmente o título de visconde de Paradinha de Outeiro?

Aguardo resposta,
António Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#9574 | rop78487 | 22 set 2001 23:33 | Em resposta a: #703

Procuro ascendência de Francisco Afonso de Sousa, provavelmente Francisco Afonso Giraldes Pavão de sousa, natural de paradinha do Outeiro, casado com D.Francisca Ferreira, século XVII, filha de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, marechal de ordenanças.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#16041 | rop78487 | 20 jan 2002 02:23 | Em resposta a: #703

Procuro informação relacionada com:
tesoureiro-mór e mestre escola.
Qual a importância destes cargos no século 17? a quem era atribuido estes cargos?
Cumprimentos
António Sousa,

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#16467 | Alvoco | 31 jan 2002 20:26 | Em resposta a: #703

O meu amigo Eng. Francisco Pavão, filho dos proprietários da Casa de Sucçães, poderá explicar-lhe tudo sobre a família Pavão. Um dia destes ele vai entrar no fórum.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#16476 | Sucçães | 31 jan 2002 22:32 | Em resposta a: #16467

O meu nome é Francisco Manuel Aguiã de Sousa Ataíde Pavão, resido na Casa de Sucçães, e estou pela primeira vez a entrar no Fórum, pois fui informado pelo meu Amigo Eng. José Vasco de Campos acerca da sua existência, pelo que me encontro ao V. dispor para qualquer tipo de esclarecimento acerca da minha Família

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#16510 | pedroafigueira | 01 fev 2002 11:48 | Em resposta a: #16476

Caro Primo,
não sei se foi consigo que me encontrei em Sucçães há 3 anos, mas não me esqueço da visita e da simpatia e hospitalidade com que eu a minha mulher fomos recebidos.
Sou um dos muitos bisnetos do seu primo Manuel de Ataíde Pavão da Silva Leal, pai dos Palma Leal e Director do Colégio Infante de Sagres.
Sou um curioso da nossa ascendência, e por isso gostaria de saber qual a melhor forma de aceder à informação que tem sobre a família.
Como compreende uma deslocação a Sucçães não é tarefa fácil, apesar de não me faltar a vontade...

Um grande abraço e até à próxima

Pedro Appleton Figueira

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#16527 | Sucçães | 01 fev 2002 20:39 | Em resposta a: #16510

Aproveito desde já para lhe apresentar os meus sinceros cumprimentos
Recordo-me da uma visita de um primo acompanhado da esposa a Sucçães e que tinha ou estava a frequentar o Curso de Agronomia no ISA, não sei se será o mesmo primo.
A melhor forma de aceder à informação acerca da nossa família seria deslocar-se mais uma vez a Sucçães, pois tinha o maior gosto de o voltar a receber, contudo e sabendo que isso nem sempre é fácil, disponho-me a contactá-lo quando me deslocar a Lisboa para nos podermos encontrar para trocar impressões.

Um abraço e até breve

Francisco de Sousa Ataíde Pavão

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#16561 | rop78487 | 02 fev 2002 18:42 | Em resposta a: #16476

Cumprimentos e felicitações de um bom ano a toda a família.
Chamo-me António José Pinto de Sousa, filho de António Caetano de Sousa, visitei os solares em Agosto de 2001, acompanhado de meus pais, onde fui amavelmente recebido pelo seu pai Manuel Ataíde Pavão. Gostaria de partilhar informação a fim de melhor conhecer a genealogia da família. A informação que possuo, foi retirada da Obra de Abade de Baçal, e certidões mandadas extrair do Arquivo Distrital de Bragança e da Torre do Tombo. Se for possível gostaria de lhe fazer a seguinte pergunta:
Qual a descendencia ilustre de António Caetano Pavão de Sousa. Sei que D.Antónia Borges Rebelo de Ataíde e Vasconcelos Pavão, (esposa de António Caetano Pavão de Sousa), é descendente do ilustre D.Nuno de Aguilar de Chacim. D.Anastácia Pereira, filha de Gonçalo Borges Rebelo(9º Senhor de Quintela), e de D.Mª An.ta Pereira da Rocha. D.Anastácia Pereira (5º neta de Álvaro Pires de Meireles, verdadeiro descendente de D.Nuno de Aguilar, de Chacim, e de D.Maria Borges, filha de Diogo Gonçalves, senhor da Torre de Moncorvo.
Atenciosamente,
António José Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43232 | Sucçães | 11 jun 2003 15:29 | Em resposta a: #703

Desculpem este atraso de cerca de um ano, pois só agora me é possivel entrar assiduamente no chat.
Gostaria de continuar a descobrir a genealogia da família Pavão e de outras famílias transmontanas.
Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43263 | vbriteiros | 12 jun 2003 00:21 | Em resposta a: #6626

A NP , vol III, pág 106, apresenta, uma pequena biografia do Visconde de Paradinha do Outeiro, citando que foi agraciado com o´titulo e morreu solteiro e sem geração.Na década de 70, o Solar de Paradinha era propriedade de D. Antónia Meneses Cordeiro, solteira e já falecida. Desconheço, ao presente, quem representa o título, mas numa próxima oportunidade perguntarei a uma sobrinha.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43266 | abivar | 12 jun 2003 01:39 | Em resposta a: #43232

Caro Francisco:

Um meu Tio-avô por afinidade chamava-se Artur Pavão da Silva Leal, casado com D. Lucília Júdice Guerreiro de Brito, irmã da minha Avó paterna; seria seu parente? tinha curiosidade em ter alguns dados da ascendência deste meu Tio e portanto de alguns meus primos e também, curiosamente, de uma minha outra Tia-avó, D. Filomena de Brito Pavão Leal, filha do supra-citado casal e casada com um cunhado de sua própria Mãe (!), o meu Tio-avô Luís Frederico Cúmano de Bivar Weinholtz.

Também vou pôr esta questão ao confrade “Pedroafigueira”, neto de Manuel da Veiga Athaíde Pavão da Silva Leal (provavelmente parente próximo do meu Tio), segundo acima se lê, apesar de ser com mais de dois anos de atraso...

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43267 | abivar | 12 jun 2003 01:42 | Em resposta a: #2280

Caro Pedroafigueira:

Apesar de só ter visto o seu post mais de dois anos depois, gostava de saber se um meu Tio-avô por afinidade, Artur Pavão da Silva Leal, casado com D. Lucília Júdice Guerreiro de Brito, irmã da minha Avó paterna, seria seu parente. Tinha curiosidade em ter alguns dados da ascendência deste meu Tio e portanto de alguns meus primos e também, curiosamente, de uma minha outra Tia-avó, D. Filomena de Brito Pavão Leal, filha do supra-citado casal e casada com um cunhado de sua própria Mãe (!), o meu Tio-avô Luís Frederico Cúmano de Bivar Weinholtz.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43268 | abivar | 12 jun 2003 01:45 | Em resposta a: #16510

Caro Pedro:

Só agora reparei neste seu segundo post; fiz-lhe acima uma pergunta para a qual já tenho agora resposta, pois sei que o meu Tio-avô acima referido era Tio dos Palma Leais e portanto concerteza irmão do seu Bisavô. Como é evidente, continuo interessado em elementos acerca da ascendência destes irmãos.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43269 | abivar | 12 jun 2003 01:49 | Em resposta a: #43232

Caro Francisco:

Lendo só agora o segundo post (com menos um ano de atraso...) do confrade Pedro Appleton Figueira, percebi, pela referência aos Palma Leais, que o meu Tio-avô era irmão do Bisavô citado pelo referido confrade, e portanto, de facto, seu primo; mantenho, é claro, o interesse em quaisquer dados acerca da ascendência deste meu Tio.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43279 | rop78487 | 12 jun 2003 10:43 | Em resposta a: #43263

Amigo Vasco,
Ficaria grato pela informação.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43283 | rop78487 | 12 jun 2003 11:15 | Em resposta a: #43232

Primo Francisco,
Chamo-me António José Pinto de Sousa,sou filho de António Caetano de Sousa, neto de António Caetano de Sousa, bisneto de José Joaquim de Sousa, (nasceu em 1812, natural de Santa Maria Bragança, baptizado em Vilar de Ossos Vinhais e faleceu na freguesia da Sé Bragança em 1873, viveu na antiga rua do Cabo em Bragança), e trisneto de António Caetano Pavão, de Parada, Bragança. António Caetano Pavão casado com Maria do Carmo.
Este avó é comum. Sei que casou 2º vez com D. Antónia Borges Rebelo de Ataíde e Vasconcelos
José Joaquim de Sousa, numa certidão que tenho, diz que teve um irmão de nome Francisco, penso que seja Francisco de Sousa Rebelo Pavão que nasceu em 1826.
Poderá fazer uma breve descrição genealógica até ao nosso avó comum, António Caetano de Sousa Pavão?
Aguardo resposta
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43343 | Sucçães | 13 jun 2003 09:34 | Em resposta a: #43269

Caro António

Efectivamente uma irmã do meu bisavô Alberto de Sousa Ataíde Pavão, casou com um Sr. Leal do Felgar - Torre de Moncorvo, advindo daí o ramo do nosso amigo Pedro Figueira, pelo que poderei prestar-lhes todos os esclarecimentos anteriores a este casamento.
Infelizmente vou hoje para Espanha em trabalho e só estarei em Portugal a partir do dia 26 de Julho, pelo que só a partir daí poderei entrar em contacto

Com os melhores cumprimentos

Francisco Pavão

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43345 | Sucçães | 13 jun 2003 09:39 | Em resposta a: #43283

Caro António Sousa

Desconheço por completo o casamento do meu antepassado António Caetano Pavão com a Sra. Maria do Carmo e qualquer descendência a partir daí. O que eu conheço e está escrito em diversas genealogias, bem como faz parte do arquivo da Casa de Sucçães e que efectivamente casou com D. Antónia Borges Rebelo de Ataíde e Vasconcelos de Quintela de Lampaças, representante dos Morgadios de Quintela e do Corpo Santo em Lisboa, e que tiveram dois filhos um Francisco e outro António. Tendo este último falecido solteiro em Sucçães por volta de 1903.
Infelizmente vou hoje ao fim do dia para Espanha em trabalho, pelo que só poderei entrar em contacto consigo a partir do dia 26 de Junho.

Atenciosamente

Francisco Pavão

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#43958 | rop78487 | 25 jun 2003 23:20 | Em resposta a: #43345

Caro Francisco Pavão
Existe uma certidão no Arquivo Distrital de Bragança, comprovando que José Joaquim de Sousa, é filho de António Caetano Pavão, de Parada e de Maria do Carmo.

Quem foi o último ascendente conhecido,da família Pavão? onde nasceu? e a data de nascimento.
O primeiro solar da família Pavão, instituido por Domingos Pires Pavão e Amaro Vicente Pavão, instituido na freguesia de Parada, em 14-10-1687, é o solar que pertence, por compra, aos doutores António e Agostinho Rapazote?.Este solar com uma torre,era da família Morais Madureira Feijó?
Sei que o segundo solar é o de Suçães.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: genealogia da família Pavão

#275021 | costaseixas | 22 abr 2011 20:48 | Em resposta a: #6626

O actual Visconde da Paradinha do Outeiro é António Carlos Miranda de Sousa Leite, médico, Senhor da Casa da Choupica em Ribeira de Pêna e da Casa Grande em Almendra (casa do Conde de Almendra).
Cumprimentos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 04:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen