Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7030 | rmfrp | 14 jul 2001 19:22

Boa tarde.

Procuro informações sobre a ascendência de uma família de médicos da região de Estremoz, que usavam os apelidos Álvares e Lemos nos séculos XVI e XVII.

Os membros desta família que conheço descendem de Diogo Álvares e Brites de Lemos, naturais de Veiros (concelho de Estremoz) e que deverão ter nascido por volta de 1530. Este casal teve 10 filhos (que terão nascido cerca de 1560), a saber:

- Manuel Álvares, médico em Estremoz. Casou e teve uma filha chamada Brites de Lemos;
- Gaspar Álvares, médico, casou em Elvas e teve um filho chamado Pedro de Lemos;
- Diogo de Lemos, que casou em Estremoz;
- Pedro de Lemos, que casou em Campo Maior;
- Luís Álvares, que casou em Campo Maior;
- Sebastião Álvares, médico em Estremoz. Casou e não teve filhos;
- Francisco Álvares, médico em Veiros. Casou com Guiomar Fernandes de ... e não teve filhos;
- Maria Álvares, que morreu solteira;
- Catarina Álvares, que casou em Veiros com Rui Gomes, ou Lopes, e tiveram dois filhos: Diogo, que morreu solteiro, e Manuel Álvares;
- Leonor de Lemos, que casou em Estremoz com Sebastião Lourenço, trapeiro, e teve pelo menos dois filhos: Manuel Lourenço e Brites de Lemos;
- Isabel de Lemos, que casou com Rui Dias, boticário, natural de Arronches.

O último casal referido, Rui Dias e Isabel de Lemos, residiu em Monforte e teve 6 filhos:

- Sebastião de Lemos, médico em Portimão, estudou Latim em Évora e depois Artes e Medicina em Salamanca. Teve carta para exercer Medicina em 1607. Casou em 1617 com Catarina Fernandes, natural de Portimão. Tiveram pelo menos sete filhos;
- Diogo Álvares, advogado legista, casou em Estremoz com Francisca Lopes e não teve filhos;
- Manuel Álvares, médico em Monforte;
- Luís, "mentecapto", viveu com o irmão Manuel;
- Brites de Lemos, viveu em Monforte;
- Isabel de Lemos, viveu em Monforte.

Gostaria ainda de saber se estas pessoas estarão ligadas a Luís de Lemos, natural de Fronteira, que estudou Filosofia e Medicina em Salamanca, tendo-se graduado em 1557, e que foi médico de câmara do rei de Portugal.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7047 | alentejo | 15 jul 2001 00:48 | Em resposta a: #7030

Viva Rui,


Poderá encontrar estes Lemos, a maioria, na Inquisição de Lisboa e Évora. O ramo de Pedro Fernandes de Lemos casado com uma filha de Cristóvão Rodrigues "o MArquês", de apelido Mesas, passou à Índia. Com geração até ao presente e a publicar no estudo de Jorge Forjaz/José Francisco de Noronha sobre famílias da Índia.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7054 | rmfrp | 15 jul 2001 13:40 | Em resposta a: #7047

Caro Nuno Borrego:

Muito obrigado pela informação que me forneceu.

De facto, os dados que aqui apresentei constam de um processo da Inquisição de Évora contra Sebastião de Lemos (meu 12. avô), de 1635, que descobri recentemente. Até então apenas sabia que ele era médico, natural de Monforte (o que afinal estava errado) e o nome dos pais. Não sabia que os Lemos eram cristãos-novos.

Tenho nos meus apontamentos relativos ao processo "uma fulana de Mesa" (mulher de Gaspar Álvares e mãe de Pedro de Lemos) e "Manuel de Mesas" (marido de Brites de Lemos, e esta filha de Leonor de Lemos e Sebastião Lourenço), só que, tratando-se de uma região com a qual não estou familiarizado (este é o único ramo na zona), pensei que "Mesas" fosse uma localidade. Que em vão procurei no mapa!

Ainda não tive oportunidade de procurar os novos nomes nos índices do ANTT, mas irei fazê-lo em breve.

Mais uma vez agradeço a sua colaboração.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7111 | ncm | 17 jul 2001 11:29 | Em resposta a: #7030

Caro Rui Pereira

Não sei se é coincidência de apelidos e profissão, mas também eu descendo de uns Álvares e Lemos alentejanos, que poderão estar relacionados com os seus. Sou neto de um Dr. Manuel Álvares Médico (apelido que certamente deriva da profissão, dele ou dos antepassados), que viveu em Évora durante a 1.ª metade do século XVII (devendo ter nascido cerca de 1600). Era cristão-novo mas bem relacionado com o Sto. Ofício, pois um dos padrinhos de um filho foi D. Veríssimo de Lencastre, arcebispo de Évora e inquisidor-geral. Casou com D. Serafina de Lemos, natural de Évora (?), filha de António de Figueiredo e de Leonor de Lemos, a qual fez testamento em 1666, onde instituiu vínculo de capela. Um dos filhos, António de Figueiredo de Lemos habilitou-se De Genere e o respectivo processo refere que descendia de "nação hebreia além do 3.º grau" por seu pai. Outro filho, o Dr. Simão de Figueiredo casou com D. Isabel da Silveira e são meus 9.os avós.
até breve

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7149 | rmfrp | 17 jul 2001 22:38 | Em resposta a: #7111

Caro Nuno Canas Mendes:

Pelos elementos que indica, parece-me que os seus antepassados estarão ligados a estes Lemos. De facto, não encontro melhor família para que "Médico" passe a apelido, tantos eram os que nela exerciam esta profissão.

Tenho até ao momento três Manuel Álvares: um tio (filho de Diogo Álvares e Brites de Lemos) e dois sobrinhos, um filho de Catarina Álvares e outro filho de Isabel de Lemos. O tio não pode ser o que referiu (é antigo demais), um dos sobrinhos talvez seja. Do filho de Catarina, disse em 1635 o seu primo Sebastião que não sabia se era casado nem onde vivia. O filho de Isabel era irmão de Sebastião, e este disse que ele era solteiro, e médico em Monforte. Pode eventualmente ser este. Não sei se as informações dadas por Sebastião de Lemos estarão todas correctas, uma vez que em 1635 ele já residia em Portimão há décadas e podia ter poucas notícias dos irmãos.

Informá-lo-ei se tiver outros elementos.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7153 | alentejo | 17 jul 2001 23:08 | Em resposta a: #7054

Caro Rui,

Deixo-lhe um registo de casamento que retirei em tempos dos paroquiais de Fronteira, pode ser que lhe sirva para alguma coisa.

Em 24-IV-1622 casaram na Matriz de Fronteira Pedro Álvares de Lemos, natural de Monforte e morador em Estremoz, e Francisca Lopes, filha de António Fernandes e de s. m. Catarina Fernandes, todos naturais de Fronteira.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7219 | rmfrp | 18 jul 2001 23:57 | Em resposta a: #7153

Caro Nuno Borrego:

Obrigado pela sua informação. Este casamento será talvez da descendência de Luís de Lemos, uma vez que é de Fronteira.

Já vi o processo de um tio de Sebastião, Pero (ou Pedro) de Lemos, de 1597, mas não dá mais nomes de antepassados, já que só tem nomes até aos pais e tios. Refere-se, no entanto, uma irmã de Pero, chamada Mor Álvares (de que Sebastião de Lemos se "esqueceu" ao dizer a lista dos seus tios...), que já tinha sido presa anteriormente pela Inquisição. Quis consultar o processo correspondente, mas ao que parece este encontra-se em muito mau estado pelo que tal não foi possível. Apenas soube pelo índice do ANTT que ela terá sido presa e torturada cerca de 1592.

Na realidade, conforme já me informara, surgem muitos membros desta família nos processos da Inquisição. Serão descendentes dos milhares de judeus provenientes de Castela que em 1492 se estabeleceram na zona de Marvão e Castelo de Vide?

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#7224 | alentejo | 19 jul 2001 00:14 | Em resposta a: #7219

Caro Rui,

Para consultar esse processo tente falar com a responsável, julgo que é a Dra Maria do Carmo Dias Farinha, e mencione que só necessita ver a parte genealógica e consulta o mesmo no balcão da sala. Já fiz isso algumas vezes e resultou.
Em relação aos judeus dessa época e região sugiro-lhe que tente falar com a Dra Maria José Pimenta Ferro Tavares, em tempos esteve na Universidade Aberta.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#45723 | ngccm | 28 jul 2003 17:25 | Em resposta a: #7149

Caro Rui Pereira

Retomando o assunto, o meu Manuel Álvares formou-se em Medicina em Coimbra por 1623, natural de Elvas e filho de um Simão Peres. Diz-lhe alguma coisa?
Cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#45930 | rmfrp | 02 ago 2003 18:13 | Em resposta a: #45723

Caro Nuno Canas Mendes:

Infelizmente não tenho dados do Manuel Álvares que refere. Os dois "Manuel Álvares", sobrinhos de um homónimo, referidos na minha mensagem de 17-07-2001 eram filhos de Rui Dias / Isabel de Lemos e de Rui Gomes / Catarina Álvares. O primeiro era de facto médico e tinha aproximadamente a idade certa mas o nome do pai não condiz.

Relativamente a Elvas, apenas tenho uma indicação: o Dr. Gaspar Álvares, nascido c. 1570, filho de Diogo Álvares e Brites de Lemos, foi casado com N... de Mesas ("uma fulana de Mesas") e morou em Elvas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109128 | LProjecto | 09 jan 2006 14:09 | Em resposta a: #7111

Caro Nuno,

Possui mais elementos relativamente aos seus 9.os avós: Dr. Simão de Figueiredo e D. Isabel da Silveira ?

Coloco-lhe esta questão porque quere-me parecer (não tenho agora comigo os apontamentos) que estes nomes vão entroncar na ascendência da minha esposa.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109130 | LProjecto | 09 jan 2006 14:15 | Em resposta a: #7111

Caro Nuno,


Possui mais elementos relativamente à ascendência dos seus 9.os avós: Dr. Simão de Figueiredo e D. Isabel da Silveira ?

Coloco-lhe esta questão porque quere-me parecer (não tenho agora comigo os apontamentos) que estes nomes, nomeadamente o de Isabel da Silveira, entroncarão num dos meus ramos familiares.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109132 | LProjecto | 09 jan 2006 14:26 | Em resposta a: #7111

Caro Nuno,

Possui mais elementos relativamente aos seus 9.os avós: Dr. Simão de Figueiredo e D. Isabel da Silveira ?

Coloco-lhe esta questão porque quere-me parecer (não tenho agora comigo os apontamentos) que Isabel Silveira entroncará na ascendência de um meu ramo familiar.


Nota: Peço desculpa ao Fórum por ter replicado 3 vezes o mesmo post, mas não consigo (ou conseguia, dependo do resultado) fazer o encaminhamento para o confrade Nuno Canas Mendes.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109148 | josemariaferreira | 09 jan 2006 16:34 | Em resposta a: #7054

Caro Rui Pereira

Existe uma povoação com o nome de Mesas, fica situada no concelho e freguesia de Vagos. Existe outra povoação com o nome de Mesa no concelho de Águeda.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mesas

#109441 | rmfrp | 12 jan 2006 22:02 | Em resposta a: #109148

Caro José Maria Ferreira:

Muito obrigado pela sua informação.

Não sei qual a origem do apelido Mesas destes cristãos-novos. Talvez provenha de alguma das localidades que referiu, ou de um local em Espanha com o mesmo nome.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesas

#109483 | josemariaferreira | 13 jan 2006 11:14 | Em resposta a: #109441

Caro Luís Pereira

Além de Vagos, Portalegre e Arronches, os Mesas tiveram a sua predominância principalmente no Baixo Alentejo, sobretudo nos concelhos de Odemira, Ourique e Aljustrel, onde deixaram vários topónimos com o seu apelido.
De salientar no concelho de Aljustrel, o Monte e herdade das Mesas, onde o seu dono e líder da União República, Brito Camacho se refugiou da perseguição política que lhe moveram os seus opositores em Lisboa, fazendo-se passar por pastor de ovelhas, só de alentejanos!!!
Dizia ele que era mais fácil guardar aquelas ovelhas que as"outras"em Lisboa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109486 | DBismarck | 13 jan 2006 11:35 | Em resposta a: #7030

Caro Senhor,

Existe um outro ramo de Álvares e Lemos que nabitou em Estremoz no inicio do século XIX e que nenhum realcionamento familiar tem com a família que refere:

Dr. CONSTANTINO JOSÉ DE CARVALHO ÁLVARES E LEMOS, Proprietário, nasceu em Albergaria-a-Velha, onde foi baptizado em 18 de Fevereiro de 1763 na Igreja Paroquial de Santa Cruz, pelo Padre Cura Luís Tavares, tendo por padrinhos: o tio materno Dr. Jerónimo da Silva Agro, e a prima D. Maria Joana Álvares Ferreira, donzela, filha de Vicente Ferreira, todos da mesma freguesia.
Formado em Leis pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 6 de Junho de 1792.
Pelo menos, de 1794 a 1796, exerceu na Comarca de Viseu, sendo depois nomeado o 4.º Juiz de Fóra em Recardães por despacho de 24 de Maio de 1803, onde se manteve até Julho de 1806 , depois em Évora, e mais tarde teve carta de Juiz de Fóra de Estremoz, em 10 de Março de 1809, onde faleceu em 6 de Maio de 1814, na freguesia de Santo André, sendo sepultado no interior da mesma Igreja. Fora agraciado com o Hábito da Ordem de Cristo.
Era filho dos Senhores da Casa do Outeiro e da Casa do Agro, em Albergaria-a-Velha, Luís Álvares Ferreuira Branco e D. Maria da Silva Agro e Lemos.

Esperando que a informação possa ter sido útil.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109744 | ngccm | 16 jan 2006 18:11 | Em resposta a: #109132

Caro Luís

A "minha" Isabel da Silveira aparece também como Isabel de Pina e era natural do Redondo. Julgo que era filha de um Manuel Machado da Silveira e de uma Isabel Pais de Pina, esta última de Portel. Tem alguma coisa que ver com os seus?
Ela devia ser irmã de um Francisco de Pina da Silveira (Corte-Real), de que existe processo de leitura de bacharéis, onde vem a sua ascendência. Pelos paroquiais só apanho o casamento dela (sem filiação), mas o casal Manuel Machado e Isabel de Pina viveram no Redondo e tiveram vários filhos ali nascidos.
Cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Lemos e Álvares - médicos no Alentejo

#109770 | LProjecto | 16 jan 2006 21:43 | Em resposta a: #109744

Caro Nuno,

Estamos a falar das mesmas pessoas. Tenho estudada (até onde me foi possível ir através dos paroquiais) esta família natural de Redondo, que são ascendentes da minha mulher. Não tive acesso ao processo de leitura de bachareis do Francisco de Pina da Silveira (Corte-Real), mas gostaria de partilhar informação consigo. Deixo-lhe o meu e-mail: lmiguelprca@netc.pt

Já agora, dê uma olhada no tópico:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=109504#lista


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 10:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen