Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#70500 | | 28 jul 2004 17:37

Gostaria de saber mais sobre estas duas famílias e suas origens além da forma como se cruzaram.
Agradecendo desde já a ajuda dos confrades,
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#77615 | KeEspada | 19 nov 2004 11:51 | Em resposta a: #70500

Provavelmente haverá vários outros cruzamentos, mas eu sou descendente de um deles. Em 1932, Maria de Lourdes Mimoso Serra e Sousa (natural da Lousã, mas com a família a ser, ao que sei, da região de Alijó) casou com Luís Filipe Frederico Colaço (natural de Goa). Nenhum dos descendentes manteve o apelido Mimoso.
Espero que possa ajudar um pouco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#77619 | | 19 nov 2004 13:08 | Em resposta a: #77615

Muito obrigada pela informação. No caso de Maria de Lourdes temos afinidades pois os Mimoso Serra são aparentados com os Mimoso Ruiz. A ligação Colaço é que parece ser outra. Os Colaço de que falo são de Tânger.
Vou ver se tenho o nome de Maria de Lourdes Mimoso Serra e Sousa nos meus papéis e digo-lhe depois. Agradecia informações, se as tiver, sobre antepassados de Maria de Lourdes, sobretudo ligados aos nomes Mimoso e Mimoso Serra.
Com os meus agradecimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#258981 | mdr | 20 jul 2010 16:01 | Em resposta a: #77615

Caro KeEspada,

Apesar de já terem passado 4 anos sobre este post, espero ir ainda a tempo de lhe perguntar se me poderá dar mais informações relativamente ao sr. Luís Filipe Frederico Colaço a que se refere, nomeadamente onde poderei encontrar a sua certidão de nascimento (já contactei os Registos Centrais sem sucesso).

Muito obrigada.

Marisa Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#258982 | mdr | 20 jul 2010 16:03 | Em resposta a: #258981

passaram, aliás, 6 anos e não 4!

obg!

Resposta

Link directo:

RE: Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#266436 | LFColaco | 07 dez 2010 11:37 | Em resposta a: #258982

Sobre Luís Filipe Frederico Colaço informo com muito prazer:
É o meu pai, nasceu em Margão - Goa a 30 de Julho de 1909 e faleceu em Coimbra a 12 de Março de 1985.
Casou-se em Dily, Timor, em 1936, com minha mãe Maria de Lourdes Mimoso Serra e Sousa Colaço, filha de António Augusto de Sousa, natural de Cheires, Portugal e de Maria Carolina Mimoso Serra e Sousa, natural de Castro Marim (segundo julgo). Sei que tive um Tio, Cap. Eduardo Mimoso Serra (o Tio Eduardo), perseguido pelos regimes de direita em Portugal, esteve preso e foi compulsivamente reformado como Capitão. Ainda tive o orgulho de o conhecer quando eu eu vivia em Portugal, como estudante da Universidade de Coimbra.
Meu pai era Engenheiro Civil e Engenheiro Electrotécnico, diplomado em ambos os cursos com Grande Distinção na Universidade Católica de Louvain (Bélgica) em 1933 e 1935, respectivamente.

Resposta

Link directo:

RE: Família Colaço - Mimoso e Mimoso - Colaço

#266578 | rmfrp | 09 dez 2010 23:07 | Em resposta a: #266436

Caro LFColaco e restantes Colegas (e Parentes):

Intervenho neste tópico para tentar esclarecer a questão das famílias Colaço e Mimoso aqui referidas. E é uma questão bem complicada, que deixará muito confuso quem não esteja por dentro de todos os detalhes.

Estão aqui em causa:
- duas famílias Colaço sem ligação aparente entre si;
- duas famílias Mimoso sem ligação aparente entre si.

Para evitar designações geográficas que se poderiam tornar confusas, vou designar as famílias em causa por "Colaço-A", "Colaço-B", "Mimoso-A" e "Mimoso-B".

A família de LFColaco, que suponho use os apelidos "Mimoso Colaço" por esta ordem, eventualmente com algum outro apelido intercalado, descende, segundo informação aqui prestada pelo próprio, do casamento em 1936 de Luís Filipe Frederico Colaço, de Margão (da família Colaço-A) com Maria de Lourdes Mimoso Serra e Sousa (da família Mimoso-A, da qual descende através do seu ramo "Nogueira Mimoso").

A família "Colaço Mimoso" descende do casamento, cerca de 1800, de Francisco Xavier Mimoso, de Tavira (da família Mimoso-B) com D. Catarina Maria Colaço, de Tânger (da família Colaço-B). Até aqui estamos a tratar de uma pura coincidência de nomes entre os dois casos.

No entanto, sucedeu que vários membros da família "Colaço[-B] Mimoso[-B]" se ligaram ao longo do século XIX a membros de família "Nogueira Mimoso[-A]", acima referida. Muitos descendentes dessas ligações mantiveram o apelido Mimoso e em alguns casos até mesmo o "Colaço Mimoso". Caso extremo é o de alguns Mimoso Ruiz, que descendem duas vezes dos Mimoso-A e duas vezes dos Mimoso-B.

Para terminar, deixo uma pequena nota relativa ao percurso geográfico das duas famílias Mimoso e da família Colaço-B. Da família Colaço-A não tenho informação, embora já tenha visto referências frequentes no Fórum a Colaços da Índia, que provavelmente serão ser de interesse para o Parente LFColaco.

A família Mimoso-A provém de Tânger (então território português), onde se documenta no século XVI, passa a Faro no século XVII (quando os portugueses deixam Tânger) e daí se expande para várias localidades, nomeadamente para Castro Marim, onde chega no século XVIII, Tavira, Vila Real de Santo António, etc.

Na família Mimoso-B não se consegue ir além de um Dr. Joaquim António Mimoso nascido no século XVIII, segundo parece em São Bartolomeu de Messines. Seus filhos nascem em Tavira, sendo um deles Francisco Xavier Mimoso, acima citado.

A família Colaço-B tem origem em Castro Marim, passando no século XVII a Faro e no século XVIII a Gibraltar, daí atravessando o estreito para Tânger (que já deixara de ser portuguesa) onde permanece ocupando postos diplomáticos até ao século XX. Durante o século XIX membros da família, vindos de Tânger, estabelecem-se no Algarve, dando origem, entre outros ramos, aos Colaço Mimoso.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 02:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen