Arquivo Historico militar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo Historico militar

#70521 | jaboo | 29 jul 2004 07:11

Caros amigos,

Um dos meus antepassados (Antonio da Cunha e Souza natural de Penela da Beira) exerceu o cargo de alferes nos meados do sec. XVIII. Será que o arquivo historico-militar em Lisboa é o melhor sitio para obter informaçoes acerca desse meu antepassado ou haverá outro sitio onde tais informaçoes se possam encontrar? Tentei contactá-los por e-mail mas nunca recebi nenhuma resposta.

Muito obrigado por qualquer ajuda.
Cordiais cumprimentos.
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70607 | Samuel de Castro | 29 jul 2004 17:49 | Em resposta a: #70521

Estimado João,

Quanto ao AHM, também tenho interesse em saber, se o Sargento mor e depois Tenente Coronel JOAQUIM PEREIRA DE CASTRO, originário da região de Monção-PT, que veio para a Bahia, Brasil, por volta de 1765, se no referido Arquivo encontra-se alguma coisa sobre ele? A quem tiver condições de uma resposta, igualmente agradeço a atenção. Meu muito obrigado.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70632 | FGJ | 30 jul 2004 01:58 | Em resposta a: #70607

Prezados Confrades,
Quanto a mim, estou interessado em saber sobre VENANCIO JUSTINO FERREIRA MONTENEGRO, que em 1824 informou ter 38 anos e ser tenente da Artilharia de Gôa.
Agradeço a atenção de quem puder dar uma resposta.
Cordialmente,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70656 | José Luiz Folhadela | 30 jul 2004 13:52 | Em resposta a: #70632

Confrades:
Consultem o Arquivo Histórico Militar no Largo dos Caminhs de Ferro, 1100-105 LISBOA.
Demoram um pouco, não desesperem (são portugueses com a agravante militar) mas são eficientes. Devo ainda enaltecer (temos de ser justos) que confiam nas pessoas pois dão a informação acompanhada da justa conta. Este facto deve ser enaltecido, nomeadamente em oposição com os departamentos brasileiros.
José Luiz Fiolhadela

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70677 | loms | 30 jul 2004 20:34 | Em resposta a: #70656

Caro José Luiz Fiolhadela

Como são portugueses, são eficientes e honestos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70732 | Lobo | 01 ago 2004 12:13 | Em resposta a: #70656

Caro Senhor

A sua frase "são portugueses com a agravante militar) é, pelo menos, infeliz.

Sou PORTUGUES, fui militar e descendo de militares. E a sua frase doeu.

Peço-lhe que reconsidere antes de "soltar" apreciações que podem cair mal.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70739 | Coronel | 01 ago 2004 15:09 | Em resposta a: #70656

Caro Senhor José Luiz Folhadela

Tinha decidido não dar importância à sua infeliz apreciação,por a não achar merecedora de atenção,bem como para não fomentar polémicas,mas sempre que vejo este tópico,sinto o "sangue ferver".
Tenho o melhor relacionamento quer pessoal,quer institucional com cidadãos brasileiros,sendo que também tenho raízes nesse País,pelo que estou à vontade para lhe responder.
Como português e militar, (e conhecedor,por experiência própria,da eficiência do AHM),não posso entender a sua "idéia" a não ser....ainda com complexos????

Com os melhores cumprimentos

Luís F.D.Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#70901 | Nath | 05 ago 2004 07:45 | Em resposta a: #70656

Caro Senhor,

Que miseria este seu pensamento acerca dos militares!!!! Nao aceito de modo nehum esta sua posiçao. Deveria, se tiver um pouco de educaçao e saber estar e viver, pedir desculpas a estes senhores que bem nos sirvem e de quem necessitamos.

Natalia Ilda sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#81776 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 20:30 | Em resposta a: #70607

Caros confrades,

Estou a procura de Capitão Venâncio César Rodrigues, nascido em São Lourenço de Linhares, Índia Portuguesa, oficial do exército português, participou de diversas Campanhas nas Colônias portuguesas da época. teria nascido na segunda metade do século XIX, teria falecido em Lisboa, 1937, casou com Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros, nasc em Santa Engracia, Lisboa e tiveram duas filhas, Cesarina Laura Borges Rodrigues, 06.08.1901 em Ribeira Grande, PD e Amélia Augusta Borges Rodrigues.
O Capitão Venâncio Rodrigues teve um filho fora de seu casamento, Carlos Rodrigues, supostamente de mãe das Indias portuguesas.
Agradeceria bastante a possibilidade de saber informações a respeito deste Capitão Venâncio, data de nasc, casamento, cidades, seus pais paternos e maternos, seus descendentes naturais e reconhecidos, nome da mãe de Carlos Rodrigues das Índias e outras informações que forem posíveis.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#81782 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 21:49 | Em resposta a: #81776

Caros confrades,

Fiz uma pesquisa a base do arquivo histórico militar e não encontrei nada sobre o Cap. Venâncio Cesar Rodrigues, contudo apareceram 03 registros nos arquivos de históricos diplomáticos e dos Institutos de estudos da Guiné Bissau.

Como posso pesquisar estes arquivos e saber as informações que estão em seus registros? Alguém podria me ajudar nisto? Acabo de enviar via e.mail pedido a Drª Maria Isabel Fevereiro, Diretora de Serviços e ficarei aguardando, entretanto reparei uma mensagem dizendo que documentos anteriores a 30 anos somente poderiam ter acesso com autorização expressa de seu Presidente. Será que não terei acesso as informações que solicitei? Que outras alternativas poderia ter eu?

Agradeceria em muito a colaboração já rotineira dos amigos confrades, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico Militar

#81859 | FGJ | 15 jan 2005 01:14 | Em resposta a: #81782

Prezado BORGES,
Por favor, me informe o endereço eletrônico para pesquisar na base do AHM.
Cordialmente,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico Militar

#82042 | Borges C Medeiros | 17 jan 2005 20:41 | Em resposta a: #81859

Caro Confrade obrigado por sua ajuda,

meu e.mail é ricardo.xavier@e-finder.com.br,

cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico Militar

#82906 | Borges C Medeiros | 28 jan 2005 00:13 | Em resposta a: #81859

Caro confrade,

Boa noite e felicitações antecipadas, teria o amigo alguma notícia a respeito do oficial português, Capitão Venâncio César Rodrigues em pesquisa ao arquivo hístórico?

Desde agradeço a atenção, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico militar

#101287 | ANABESS | 24 set 2005 00:01 | Em resposta a: #70739

Caro Senhor Luís Faria de Sousa:

Desculpe a minha ousadia, mas como militar talvez me possa ajudar:
Tenho um parente, cuja certidão de óbito diz que era Militar com residência no Depósito Militar Colonial.
Ora bem, recentes buscas efectuadas na net, apontam para 5 Depósitos Militares que actualmente estão concentrados num só. Mas este Depósito Militar Colonial não consta. Será que me pode esclarecer SFF?

Antecipadamente grato
Melhores cumprimentos

Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Historico Militar

#101292 | R.Miguel Nunes | 24 set 2005 01:30 | Em resposta a: #82906

Caros Confrades,

Algém me poderia ajudar a conseguir dados acerca de biografia militar de Felisberto Candido Malafaia, que n.1893 em Urros - Torre de Moncorvo, e que no final de 1917 e principios de junho serviu no 1ºCorpo Expedicionário Português, ao que sei pertencia ao Reg. de Inf.ª n.º 18, 1.º Batalhão, 3ª D. Inf.ª e 4.ª Companhia, era 1º cabo (à época), com o n.º 564, e possuia o seguinte n.º de placa de identidade: 69120, e ainda ao que julgo pertencia ao Corpo Hospitalar (C.H.).

Atenciosamente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

Eficiência militar

#101360 | victorferreira | 24 set 2005 18:49 | Em resposta a: #70521

Caro confrade João,
Apenas para testemunhar o seguinte:
- pedi há dias uma informação por mail sobre a existência de um processo de uma determinada pessoa que suspeitava pudesse estar lá documentada. A resposta veio-me em alguns poucos dias, também por mail, e embora negativa, muito completa em relação às possíveis fontes alternativas de pesquisa, nos diversos outros fundos (que não os 'processos') do AHM.
Pode ser que os serviços tenham sido reorganizados entretanto ...
Se ainda precisa, sugiro-lhe que tente de novo para o ahmarrôbamailpontoexercitopontopt
E boa sorte.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen