Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#70552 | artur41 | 29 jul 2004 13:39

Caros Confrades,


Intrigante o facto desta minha tia avó ter o apelido "Araújo Côrte-Real", tanto mais que Francisca Bernarda Xavier Pereira de Araújo e Sousa, sua irmã inteira, era minha antepassada. O que vos parece?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#70559 | camisao65 | 29 jul 2004 13:53 | Em resposta a: #70552

Caro Artur,

Se calhar, foi alcunha, ou apelido adoptado...

-"1. Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real, Prior da Matriz de Lagos, aprovado para Comissário do Santo Ofício em 20.12.1754, Bacharel em Cânones, natural de Lagos. Irmão de Salvador Correia de Azevedo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Francisco Pereira da Cunha, ordenado de menores.

Pais:

2. Cap. Henrique Pereira da Cunha, natural de Lagos. Irmão do Pe. Fr. Rodrigo da Conceição, religioso trino.
3. D. Arcângela Micaela de Almeida, natural de Lagos. Irmã do Pe. Afonso de Almeida Corte-Real.

Avós:

4. Lázaro Moreira Landeiro, natural de Lagos.
5. D. Isabel Maria da Cunha de Andrade, natural de Lisboa (Loreto). Irmã do Pe. Basílio de Abreu, Abade e Desembargador no Arcebispado de Braga.
6. Salvador Fernandes da Costa, Familiar do Santo Ofício, natural de Lagos.
7. D. Joana Correia de Almeida, natural de Lagos.

Bisavós:

8. Rodrigo Landeiro, natural de Lagos.
9. Leonor do Espírito Santo, natural de Lagos. Irmã do Pe. Álvaro Lourenço, Beneficiado de Santa Maria de Lagos.
10. Henrique de Castro, natural de Vila Viçosa.
11. D. Teresa Antónia de Andrade, natural de Lisboa (Castelo).

Trisavós:

18. Jorge Fernandes Pereira. Sobrinho do Pe. Jorge Fernandes Caminha, Jesuíta. Foi casado em primeiras núpcias com Branca da Costa, da qual teve Marcos Pereira.
19. Aldonça dos Reis, natural de Lagos. Segunda mulher do anterior"

Abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71293 | Alfredo Neto | 15 ago 2004 19:40 | Em resposta a: #70559

Meu bisavô era Pereira de Araújo Moscoso, gostaria saber se seria a mesma família e se terias informações sobre esta família.
Ele é originário de Monção.
Grato,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71301 | artur41 | 15 ago 2004 21:30 | Em resposta a: #71293

Caro Alfredo Neto,


O seu ramo será outro, embora eu suspeite que tenhamos antepassados comuns: nomeadamente nos "Araújos". É um caso bastante interessante, que merece ser estudado.

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71312 | LAV2 | 16 ago 2004 09:51 | Em resposta a: #70552

Caro Artur

Não sou mto. assiduo no forum, mas cá estou outra vez. Espero que esteja bem assim como todos os seus.
Esse apelido tb. me intriga pois, como sabe, a sua família ligou-se à minha pelo Casamento a 12/5/1720 de Arcangela Micaela de Almeida Corte Real com Henrique Pereira da Cunha (pais do Pe. Lázaro Moreira Landeiro Corte-Real já referido noutra mensagem deste tópico).
Quanto à sua Ana Maria quem são os pais?
Como creio tb. já lhe disse, continuo sem identificar José António Pereira Camizão que casou com uma bisneta do casal Arcangela/Henrique, Mariana Angélica da Glória Corte-Real. Não sei se teve filhos, nem quando nasceu, mas sei que vivia em 1845 e era viúva em 1875. Será que a tal Ana Maria pode ser filha deste casal José António/Mariana Angélica? As datas podem coincidir?
Um abraço
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71314 | camisao65 | 16 ago 2004 10:31 | Em resposta a: #71312

Caro Luiz de Albuquerque Veloso,

Esse José António Pereira Camizão, pode ser, e isto é apenas uma enorme suspeita, ser José António Pereire de Araújo Camizão, que nasceu em 1806, e era irmão do meu trisavô, Roque Landeiro Camizão.
Sei que ele tem um processo enorme no AHM, mas infelizmente, só o consultei por alto.
Terei que lá voltar, quando não sei, pois o meu tempo é deveras limitado, mas caso consiga mais alguma informação, concerteza que lha transmitirei.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71315 | LAV2 | 16 ago 2004 11:35 | Em resposta a: #71314

Caro Luís Camizão

Obrigado. Fico à espera do que conseguir descobrir. É engraçado pois tenho cópia da assinatura desta Mariana Corte-Real Camizão ao assinar um assento paroquial como madrinha. E assina com o apelido Camizão de casada.
Será que o Artur sabe mais alguma coisa?
Melhores cumprimentos
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71317 | artur41 | 16 ago 2004 13:58 | Em resposta a: #71315

Caríssimo Luiz,


Seja bem aparecido!

O José António poderá ser quem o Luís Filipe disse: é um facto que tenho que voltar ao Arquivo Histórico Militar. Do que não tenho dúvidas é que ela era filha de Roque Landeiro Pereira e Souza e de Ana Narcisa Joaquina Montoia (aqui na BD do Genea com dois nomes: "Ana Borja de Montoja" e "Ana de Borja de Montoja), que foram meus sextos avós.

O Luiz refere-se a uma Mariana Corte-Real Camisão: quem foi ela?


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71321 | camisao65 | 16 ago 2004 15:49 | Em resposta a: #71315

Caro Luiz de Albuquerque Veloso,

Em complemento à informação que o Artur forneceu, Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real, é irmã de Francisca Bernarda de Araújo e Sousa, que casou com o meu quarto-avô, Lázaro Moreira Landeiro Camisão.
Ainda não está feito o "link", no sítio correcto que seria aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=231071

Mas aparece aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=197468

Renovados cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71353 | LAV2 | 17 ago 2004 10:05 | Em resposta a: #71317

Meus Caros

A Mariana, minha parente, a que me refiro chama-se D. Mariana Angélica da Glória Corte Real e casou com o citado José António Pereira Camizão (ainda seu parente). Não sei nem onde nem quando, mas deve ter sido em Lagos, Santa Maria. Tenho de fazer ainda muitas pesquisas, mas o viver no estrangeiro não ajuda nada, como calculam.
D. Mariana Angélica da Glória era filha de D. Maria Clementina do Carmo Corte Real e de seu marido Mathias da Luz Ribeiro e era neta materna de D. Mariana Angélica da Glória d'Azevedo Corte Real (* 19/7/1757) e de seu marido e primo direito António Ferreira da Silva Leotte (* 3/5/1752).
Esta avó materna era filha de Salvador Corrêa de Azevedo Corte Real (* 13/1/1723) e de sua Mulher D. Mécia Clara Joaquina da Silva.
Este Salvador era filho de D. Archangela Micaela de Almeida Corte Real (minha tia, pois eu descendo de 3 dos seus irmãos) e de Henrique Pereira da Cunha (* 20/3/1694), vosso parente, pois era filho de capitão Lázaro Moreira Landeiro e de D. Isabel Maria da Cunha e Andrade.
Será que isto é de alguma ajuda?
Abraço do
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Pereira de Araújo Côrte-Real

#71379 | artur41 | 17 ago 2004 16:12 | Em resposta a: #71353

Caro Luiz,


Obrigado pelo belíssimo esclarecimento. Vou pesquisar os nomes que referiu.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 02:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen