Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7066 | Rodarte | 15 jul 2001 17:58

Algum colega teria informações sobre as famílias:
- Teixeira Barbosa Maciel
- Rego Barreto
de Viana do Castelo, especialmente do século XVIII para trás?

Claus Rommel Rodarte
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7093 | ANTONIO ASSIS | 16 jul 2001 20:19 | Em resposta a: #7066

Tenho trabalhado algumas familias com estes apelidos, no concelho de Viana (especialmente Vila de Punhe, Capareiros e Mujães).

Peço-lhe que sejo mais especifico para poder ajudá-lo.

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7094 | Paulo | 16 jul 2001 21:11 | Em resposta a: #7093

Caros Calus e António,

Deixa-me (António) antes de mais saudar a tua presença neste Fórum. O Claus não me levará a mal por isso.

A respeito destas famílias existem diversas referências quer no "arquivo do alto minho" quer nas "Casas nobres de viana". É pena que o Sr. João Malta de Montemor não participe no Fórum pois é possuidor de diversos elementos respeitantes a esta família, à qual aliás eu pertenço enquanto descendente dos Pedra Palácios.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7102 | ANTONIO ASSIS | 16 jul 2001 23:29 | Em resposta a: #7094

Meu caro Paulo

É bom reencontrar amigos - ainda que na NET...

Preferia abraçar-te pessoalmente - mas é assim mesmo a vida: tu em Ferreira do Zezere (julgo), eu em Serpa.

Pois eu tenho ido todos os meses a Viana e a Braga. Ando atrás de uns tais ALMEIDAS BARBOSAS, de Vila Punhe, Fragoso e Capareiros (aliás, já os coloquei neste Forum, num grupo sobre "Familias de Barcelos", sob o titulo de "ALMEIDAS, do Paço Velho" - mas até agora ainda ninguem respondeu).

E para além desta gente, outra há daquela zona, entre Viana, Barcelos e Ponte do Lima.

Talvez possamos trocar impressões. Manda-me o teu e-mail.

O meu é: antonio.assis@clix.pt

Um forte abraço do

António

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7109 | Rodarte | 17 jul 2001 02:16 | Em resposta a: #7093

Prezados António e Paulo,

Antes de mais nada, quero agradecer-lhes pela resposta.

Tenho interesse nestas duas famílias, mas, mais especialmente, num certo Luis do Rego Barreto Maciel, que não sei se descende de ambas (de pelo menos uma, obviamente, é certo... da outra é palpite meu).

Deste indivíduo, cujas referências biográficas interessam-me, sei apenas que era fidalgo da Casa Real e morador na Vila de Viana. Um de seus filhos, chamado Antonio Luis do Rego Barreto Maciel, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, reformou-se como sargento-mor de Infantaria, havendo sido ajudante de ordens do Conde de Bobadela. Sendo pai, por via natural (mas perfilhando-o por testamento de 03-07-1786), do general Luis do Rego Barreto (28-10-1777 / 07-10-1840), fidalgo-cavaleiro da Casa Real, do Conselho de S.M.F. (D. João VI, D. Pedro IV, D. Maria II), comendador da Ordem de Cristo (comenda de São Sebastião de Unhão) e da Torre-e-Espada, 1º Visconde de Geraz do Lima (por decreto de 27-04-1835 e por carta de 30-05-1835), governador e capitão-general da Capitania de Pernambuco (1817-1823), no Brasil, e governador das armas da província do Minho.

Haveria como vocês me fornecerem maiores informações sobre este Luis do Rego Barreto Maciel e sua ascendência?

Consta-me também que era ele, se não irmão ou cunhado, pelo menos sobrinho do brigadeiro Felis (ou Félix) Barreto da Gama e Castro (que se casou com Sebastiana de Lima Pacheco, sendo pais de Maria Joana Barreto Pereira da Gama e Castro, casada que foi com João de Sá Sotto Mayor de Abreu Rebelo, de quem foi filho Félix Barreto de Sá Sotto Mayor, último senhor do Morgado da Aurora) e do Conselheiro de Estado da Índia e governador das colônias de Timor Oriental (1731 – 1734) e Moçambique (1743 – 1746), Pedro do Rego Barreto da Gama e Castro.

Um cordial abraço,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7143 | Vasco Jácome | 17 jul 2001 21:41 | Em resposta a: #7109

Caro Claus Rommel Rodarte

Agora que já sabemos quem procura concretamente: Luís do Rego Barreto cc Joana Maciel de Lima está no Felgueiras Gayo ttº de Barretos Velhos § 36 N11. A partir daqui pode facilmente seguir a sua ascendência e alguma descendência (até ao 1º Visconde de Geraz do Lima).

Ele também aparece na Árvore 238 dos “Costados de Famílias Ilustres” de Canaes de Figueiredo. A sua descendência encontra-se um bocado mais actualizada, a partir do 1º Visconde, na apostilha do mesmo número nas “Últimas Gerações de Entre-Douro-e-Minho”, de José de Sousa Machado, Vol. II pg 435.

Também a partir desse titular, a sua descendência (e apontamentos sobre a ascendência) encontra-se no “Livro de Oiro da Nobreza”, Vol. II a partir da pg 22. No seu predecessor, a “Resenha das Famílias Titulares do Reino de Portugal” na pg 94 e 95 também encontra apontamentos sobre esta gente.
Quanto a Félix Barreto da Gama, era irmão da sua mãe.

Um irmão dele, Pedro do Rego Barreto, diz Gayo que foi para a Índia. Suponho que seja o da sua mensagem.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7144 | Rodarte | 17 jul 2001 22:00 | Em resposta a: #7143

Caro Vasco Jácome,

Obrigado pela resposta. Confesso, no entanto, que fiquei um pouco confuso: Luis do Rego Barreto e Joana Maciel de Lima são os pais do Luis do Rego Barreto Maciel que procuro? Pergunto isso porque não tenho o Felgueiras Gayo e todos os dados de que disponho até então ou são de enciclopédias, ou da web...

Há alguma referência das datas e locais de nascimento, casamento e morte? Preciso delas para encontrar o testamento do tal LRBM, no qual acredito estar a solução (ou parte dela) para um caso de "pais incógnitos" de filho enjeitado...

Com meus melhores cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7156 | Vasco Jácome | 17 jul 2001 23:19 | Em resposta a: #7144

Caro Claus Rommel Rodarte

O casal Luís do Rego Barreto cc Joana Maciel de Lima são os pais de António do Rego Barreto, pai de Luís do Rego Barreto, 1º Visconde de Geraz do Lima. Portanto, é o próprio Luís que procura.

Se tem a indicação que ele já tinha o apelido Maciel, é possível pois seu bisavô António Velho Barreto c. em Viana c. Justa Maciel, filha de João Maciel Valente e m.er Maria Burgueira.

Quanto a datas é que infelizmente Felgueiras Gayo não traz nada. Posso-lhe adiantar que seu neto Visconde nasceu a 17-10-1777, em Viana. A partir daí, pode tentar ter uma ideia aproximada das datas biográficas dos seus antepassados mais próximos.

Se quiser expor mais claramente a sua dúvida, pode ser que encontre mais algum dado esclarecedor.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7175 | Rodarte | 18 jul 2001 01:21 | Em resposta a: #7156

Caro Vasco

A situação que tenho é a seguinte: aparece, num dos batistérios de que tenho cópia, datado de 1748, um certo LUÍS DO REGO BARRETO MACIEL,
fidalgo da Casa de Sua Majestade e morador na vila de Viana. O batismo foi realizado no templo de Santa Eulália de Palmeira de Faro, termo de Esposende, do arcebispado de Braga, e o dito fidalgo foi padrinho por procuração apresentada pelo pai do batizado.
O detalhe que me intriga é que o pai do batizado em questão, de nome Bento Barbosa, é um simples lavrador, enjeitado e de pais "desconhecidos", criado (desde sua exposição na
casa do casal Jacinto Álvares e Joana Francisca) no lugar de Terroso, distrito de Palmeira de Faro, onde se casou. Seu filho, afilhado do BARRETO MACIEL supracitado, morou, depois de viver um determinado tempo no lugar de Terroso, na Vila de Viana (em casa de seu padrinho?) onde, ao que tudo indica, recebeu educação - pois, vindo para o Brasil, foi mestre-escola, meirinho das execuções da vila de São João del-Rei, solicitador de causas, realizou cobranças particulares e desempenhou inúmeros cargos administrativos nas várias irmandades de que fez parte.
Por que o filho de um lavrador receberia distinção assim? Padrinho fidalgo e educação acima de seu status? Seria esta uma pista do "pai desconhecido" de Bento Barbosa? Não bastasse isso para me complicar, o "filho do enjeitado", chegando ao Brasil com o nome LUIS ANTONIO BARBOSA VIANA, mudou-o, quando foi se casar, para LUIS ANTONIO DA SILVA RODARTE.
A esta família, os Silva Rodarte, pertenciam militares e magistrados, geralmente residentes em Lisboa... sei, no entanto, de um: Dr. João da Silva Rodarte, que foi desembargador na região do Porto (de cuja relação Palmeira de Faro fazia parte). Consta-me que ele obteve certidão de banhos conformes, a 22.12.1723, para casar com D.Caetana Maria de Távora Dantes, batizada e moradora na freguesia da Sé do Porto, filha de Manuel António Silva e de sua mulher Madalena Teresa e Távora. Em 1725 nascia o tal Bento Barbosa, pai de Luis Antonio da Silva Rodarte...
Terei aqui um caso de bastardia? Ou usurpação de sobrenome? Foram feitas investigações sobre a vida desse Luis Antonio por duas ocasiões: quando de um impedimento, surgido quando de suas primeiras núpcias, e quando da ordenação de DOIS de seus filhos, nascidos das segundas núpcias... Se não tivesse "direito ao sobrenome", a Igreja não o teria impedido de usá-lo? E qual a relação com o tal Luis do Rego Barreto Maciel?
Alguma dica?

Um cordial abraço,
Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7214 | Vasco Jácome | 18 jul 2001 23:21 | Em resposta a: #7175

Caro Claus Rommel Rodarte

Quem era a mãe de Luís António Barbosa Viana / Silva Rodarte? Será que a ligação não vem daí?
Realmente a sua história pode fazer sentido. O tal Bento Barbosa podia ser bastardo, filho do Desembargador João da Silva Rodarte. No entanto, só mesmo a existência de documentos que mostrem claramente essa ligação é que poderão terminar com as dúvidas. Talvez algum acto tabeliónico (testamento, legitimação, etc). Pode ser que eles existam ou no Porto, no Arquivo Distrital (http://www.adporto.org/), ou em Lisboa, na Torre do Tombo (http://www.iantt.pt/).

Por outro lado, note-se que o Luís do Rego Barreto deveria ser bastante mais novo que o Desembargador. E se este tivesse encontrado esta maneira de dar alguma protecção à família bastarda, deveria tê-lo feito em relação ao suposto filho e não ao neto. Mas... São tudo especulações.

Há ainda o facto curioso de que Joana Maciel de Lima era natural da Baía. Pura coincidência mais esta ligação desta gente ao Brasil?

Infelizmente também não lhe posso dar respostas definitivas.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7230 | Rodarte | 19 jul 2001 01:21 | Em resposta a: #7214

Caro Vasco,

Quer mais um elemento pra complicar a história? Havia um tal José da Silva Rodarte, militar (penso que filho do Desembargador de Lisboa e irmão do homônimo do Porto), que viveu na Bahia, aparecendo em alguns documentos de 1756. Foi do regimento de granadeiros da Corte e governador da praça de Juromenha...

Vou tentar entrar em contato com estes arquivos via correio... mas duvido muito que tenha algum sucesso... preciso de datas certas para que a boa vontade dos funcionários destes arquivos mostre algum resultado... e isso eu esperava conseguir com algum genealogista que conduzisse pesquisas nessa área...

Sem querer abusar de sua boa vontade: haveria como você me passar a ascendência que o Gayo dispõe do tal Luis do Rego Barreto (Maciel)? E, quanto aos filhos que ele teve... foram muitos? Sei só deste Antonio, pai do Visconde de Geraz do Lima...

Um cordial abraço,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
ruthardus@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#7231 | Rodarte | 19 jul 2001 01:25 | Em resposta a: #7214

Detalhe (esqueci-me de responder-lhe): o Rodarte não vem por parte de mãe do Luis Antonio...

O que tenho dos dois é o seguinte:

"No dia 1º de março de 1726, é enjeitada na porta do casal Jacinto Álvares e Joana Francisca, do lugar de Palmeira de Faro, uma criança do sexo masculino, a quem o Reverendo Bento de Barros, cura daquela igreja, batizou no dia seguinte, debaixo de condição, com o nome de BENTO, sendo madrinha Justa Alves, mulher de Antonio Dias, do lugar da Igreja, e testemunhas Manoel Alves Roballo, daquele lugar da Igreja, e Francisco da Costa, do lugar de Palmeira. Criando-se no lugar de Terroso, distrito de Palmeira de Faro, e vivendo da lavoura, BENTO BARBOSA, de pais incógnitos, casa-se aos 18 de fevereiro de 1747 com Maria Francisca, nascida no lugar de Terroso aos 18 de novembro de 1721, filha legítima dos também lavradores Francisco Domingues e Maria Francisca da Cruz, neta pela parte paterna de Bento Domingues e Marta Francisca e pela materna de Domingos Francisco da Cruz e Angella Francisca. Como testemunhas do casamento de Bento Barbosa e Maria Francisca assinam cinco padres: “o Rev. Pe. João Álvares da Costa, encomendado da mesma freguesia; o Rev. Pe. Manoel de Villas Boas Pereira da Silva, da vila de Esposende; o Rev. Pe. Domingos Pires, da freguesia de Covides e assistente na de São Miguel de Gemeses, que é do termo da dita vila de Esposende; o Rev. Dr. Manoel Fernandes, da mesma freguesia de Gemeses sobredita; e o Rev. Pe. Manoel Gomes Falcão, da de São Martinho de Gandra; e outras testemunhas”. Nascendo-lhes o primeiro filho, apadrinha-o, por procuração apresentada pelo pai do batizando, o fidalgo LUIS DO REGO BARRETO MACIEL, morador na vila de Viana, em cerimônia realizada aos 12 de junho de 1748 no templo de Santa Eulália de Palmeira de Faro. Ao pequeno, de cinco dias de vida, dão o nome de LUIS ANTONIO. É madrinha Maria Dias de Miranda, mulher de Manoel de Villas Boas Paes, da freguesia de São Cláudio de Curvos, vizinha da de Palmeira de Faro. Bento Barbosa e Maria Francisca têm, depois de Luis Antonio, mais quatro filhos: Maria, Rosa, Manoel e Vitória. Apadrinham-nos gente da freguesia de Palmeira de Faro, em sua maioria parentes de Maria Francisca."

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#138503 | casadorego | 29 dez 2006 12:52 | Em resposta a: #7066

Caro Sr.
A sua mensagem tem anos...não sei se ainda procura alguma informação. As duas famílias acima - a minha, Barbosa Teixeira Maciel, e a dos meus primos Rego Barreto (ligadas várias vezes ao longo do tempo) - são pouco conhecidas pois há pouca descendência interessada por estes assuntos.
Se quiser saber alguma coisa...é só pedir.
Cumprimentos
Jorge Barbosa Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#139375 | Rodarte | 05 jan 2007 23:38 | Em resposta a: #138503

Prezado Senhor,

Fico muito grato pela atenção e reitero meu interesse nos Rego Barreto. Com os dados de que hoje disponho, posso, com um pouco mais de segurança, identificar melhor as pessoas de quem busco maiores informações. As pesquisas que tenho feito afastaram-me um pouco dos Barbosa Teixeira Maciel, mas continuo atrás dos Rego Barreto e de outros Barbosas a eles ligados. Procuro dados biográficos (faltam-me datas) de:

1) LUIS DO REGO BARRETO MACIEL, que teve foro de Cavaleiro Fidalgo por Alvará Régio de 30 de julho de 1700 (ANTT, Registo Geral de Mercês, D.Pedro II, liv.13, fl.333v), filho secundogênito do também fidalgo e Chanceler-mor do Reino, Antonio do Rego Barreto, e de sua primeira mulher, D. Vitória do Rego da Gama e Castro. Era casado com Joana Maciel de Lima, “pessoa ordinária”, natural da capitania da Bahia, do Estado do Brasil, filha que era de Manoel Fernandes Lima Brasileiro, chamado “o Baeta”, e de Antonia Fragoso. Foi avô paterno do Visconde de Geraz de Lima.

2) "ANTÓNIO PIMENTA DE FREITAS BARBOSA, filho de Gabriel de Freitas Malheiro e de sua mulher Ana Pimenta Falcão, foi Fid. da C.R. e Familiar do Santo Ofício por carta de 19.III.1695. Foi tenente de Cavalos e fal. a 3.IX.1705 na vila de Belmonte, indo de marcha para a Beira com o regimento de que era coronel seu cunhado Félix Barreto, que lhe mandou pôr um letreiro na sepultura com que foi enterrado na Matriz daquela vila. Casou em 1697 com D. Rosa Maria da Gama e Castro, habilitada para casar por carta do S.to Ofício de 13.XII.1698, e filha de Diogo Jácome Bezerra, Fid. da C.R., escrivão da Alfândega de Viana e de sua mulher e parenta D. Ana Maria da Gama e Castro, que era filha de Domingos da Gama de Azevedo, natural do Engenho de S. Tiago, termo da cidade da Baía e morador em Viana, Cav. da Ordem de Cristo, Capitão de Infantaria, que morreu no sítio de Salvaterra no dia 23.IX.1643 (domingo), e de sua mulher D. Maria de Castro, natural de Viana, que era filha do Dr. Rafael Burgueira Aranha, Lente de Leis em Coimbra, e de sua mulher D. Maria Bezerra da Casa de “Paredes”." (Álvaro Pimenta da Gama Barreto, "Notícia sobre Pimentas, de Viana", Revista do Arquivo do Alto Minho, vol.V, p. 53) Tenho especial interesse na descendência deste com D. Maria de Castro, tia materna de Luis do Rego Barreto Maciel, mencionado acima.

Caso possa me ajudar com alguma informação, agradeço desde já. E aproveito a oportunidade para, ainda em tempo, desejar-lhe um feliz 2007.

Mui cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#139385 | casadorego | 06 jan 2007 01:10 | Em resposta a: #139375

Sobre Luís do Rego Barreto Maciel: casou com D. Joana Maria Maciel de Lima ("pessoa ordinária" era um apontamento manuscrito num manuscrito, rasurado, que não e sabe se foi escrito e apagado pelo autor ou por outrem) - esta senhora era filha de pessoas mais ou menos bem na vida, que foram para o Brasil e aí enriqueceram... Seja como for era Fragoso...e estes Fragoso não eram bem vistos. Já o avô materno do Dr. João Barbosa Teixeira Maciel, Manuel Ventura Ferraz casou "por amores" com uma Fragoso "contra a vontade de seus parentes". Sobre esta e sua irmã tenho informação. Luis do Rego recebeu-a junto com avultado dote (dado pelo primo Dr. João Barbosa Teixeira Maciel, que por sua vez casou com a irmã dela, D. Luisa Maria Maciel de Lima, pelo que era cunhado de Luis do Rego). Este Luis do Rego era Almoxarife de Barcelos. Conheço bem alguns dos descendentes e tratei da documentação (arquivo) dele e da família Rego Barreto...tudo pertença de meu amigo e ainda parente José Maria Almarjão, alfarrabista em Lisboa e descendente deste Luis do Rego Barreto. Seja como for o Arquivo de Viana ficou com um Sumário da documentação.

Na Bahia, Salvador, há uma grande casa (onde actualmente funciona um Museu e o Instituto do Património, chamada Solar do Maciel ou Solar do Ferrão - com as Armas (Maciel e Teixeira sobre Cruz de Cristo) de meu tio tetra-avô António Maciel Teixeira, Senhor dessa Casa, que já visitei.

Quanto ao outro que refere é descendente da Casa da Raposeira, de Santa Maria de Miranda, Arcos de Valdevez (donde também vem o avô do Dr. João Barbosa Teixeira Maciel).

Verei o que tenho.
Cumprimentos
jorge barbosa teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#139389 | Rodarte | 06 jan 2007 02:41 | Em resposta a: #139385

Este Luís do Rego Barreto Maciel foi padrinho de batismo de meu pentavô (nascido em 1747). Parece que meu ancestral morou com o padrinho antes de vir para o Brasil (o que aconteceu por volta de 1765). Penso que ele é a chave de um enigma genealógico que há anos tento resolver...

Meu pentavô recebeu na pia batismal o nome de Luís Antônio. Era filho legítimo de Maria Francisca e de Bento Barbosa - este enjeitado na freguesia de Terroso, distrito de Palmeira de Faro (do termo de Esposende e comarca de Barcelos). Ambos eram lavradores. Bento Barbosa, quando de seu batismo, teve madrinha, mas não padrinho. A família que o acolheu assinava Álvares. Não sei de onde vem o Barbosa de seu nome. Quando de seu casamento com Maria Francisca, cinco padres assinaram como testemunhas (um fato que me chamou a atenção). A seu primogênito, Luís Antônio, foi dado como padrinho, conforme dito, o citado Luís do Rego Barreto Maciel, então morador em Viana, por uma procuração que ele, pai do batizando, apresentou ao padre (correspondiam-se?). Às filhas, que nasceram depois, Bento Barbosa chamou: Rosa, Maria e Vitória. Os mesmos nomes das tias e da mãe de Luís do Rego Barreto Maciel. Nada sei de Bento, esposa e filhas além disso. O primogênito do casal, meu antepassado, parece que morou e foi educado na casa do padrinho, pois, antes de vir para o Brasil (com 18 anos ou menos), morou em Viana do Castelo. Veio para o Brasil sozinho (há a possibilidade que fugisse das conseqüências de alguma aventura amorosa) e trabalhou como caixeiro de casas comerciais no Rio de Janeiro. Passou à capitania de Minas Gerais (outra vez há a possibilidade que tenha sido em razão de aventuras amorosas), onde se estabeleceu como "escrevente" de um advogado. Teve uma escola de primeiras letras para meninos, mas acabou optando pela vida de serventuário da justiça: além de solicitador de causas, serviu em diversos empregos da justiça, chegando a contador e distribuidor do juízo eclesiástico de São João del-Rei. Foi também capitão do regimento de cavalaria de milícias. Antes disso, no entanto, e curiosamente, quando de seu primeiro casamento (1773), em vez de fazer publicar seu nome como "Luís Antônio Barbosa Viana" (como até então era conhecido, segundo testemunhas), adotou o nome "Luís Antônio da Silva Rodarte" (como passou, a partir de então, a ser conhecido). Já vi afilhados adotarem o sobrenome de seus padrinhos em sinal de gratidão (e talvez por causa do "parentesco espiritual"). Não foi o caso. E o Código Filipino punia quem adotasse o sobrenome e as armas de famílias fidalgas, caso não houvesse relação de descendência. Luís Antônio jamais negou sua filiação. Mas quem eram seus avós incógnitos? Havia alguma relação entre o enjeitado Bento Barbosa e os Silva Rodarte?

Na época do nascimento do enjeitado Bento Barbosa (1726), era desembargador na cidade do Porto o Dr. João da Silva Rodarte (1669/1739). Lá também vivia seu filho homônimo (nascido em 1702 e falecido entre 1732 e 1742), que foi almotacé da cidade, e fugiu de casa (1724), para se casar, sem a permissão dos pais, com Caetana Maria de Távora Dantas. Houve uma prima de Luís do Rego, chamada Brites, filha de Antônio Pimenta de Freitas Barbosa, que foi freira da Ordem de São Bento na cidade do Porto... Coincidência?

Como acho pouco provável encontrar o testamento desta freira (que ficou órfã de pai ainda muito jovem) e o testamento do Dr. João da Silva Rodarte, segundo me informaram, desapareceu do ANTT, só me resta encontrar alguma referência a meu ancestral (e alguma elucidação sobre seu passado) no testamento de seu padrinho (e parente?)...

Acha possível a solução desse mistério?

Abraços cordiais,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#141485 | Rodarte | 24 jan 2007 12:49 | Em resposta a: #139385

Prezado Senhor,

Reitero meu interesse em dados biográficos do casal Luís do Rego Barreto Maciel e em sua esposa, D. Joana Maria Maciel de Lima.

Mui cordialmente,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#373633 | amrbab | 06 set 2016 10:19 | Em resposta a: #7066

Bom dia!

Hoje decidi procurar na Internet o meu sobrenome Rego Barreto e deparei-me com esta vossa conversa...
Já inseri a minha família neste site, mãe, irmãos e filhos, mas não tenho a ligação com os meus ascendentes: o meu avô materno Alfredo Maria do Rêgo Barreto (pai incógnito) e a minha bisavó Francisca Romana Perez do Rêgo Barreto (mãe solteira).

Através do livros Carvalhos de Bastos, a minha bisavó aparece lá, mas uma vez que foi mãe solteira, os seus descendentes não aparecem, ou seja, nós não existimos...

Primeira pergunta: Há forma de actualizar estas relações, ou seja, fazer a ligação da minha bisavó connosco?

Segunda pergunta: Gostaria de saber de onde descendo, que, segundo a minha mãe, parece que é do Luís do Rego Barreto..há possibilidade de saber os meus verdadeiros ascendentes e todas as famílias que nos estão associadas?

Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta,

Ana Mafalda do Rego Barreto de Almeida Bruno

Resposta

Link directo:

Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#373634 | saintclair | 06 set 2016 10:49 | Em resposta a: #373633

-
Deve tentar junto dos seus famíliares mais próximos,
obter informações sobre esses seus ascendentes para
assim poder ficar devidamente esclarecida.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#389163 | jgpereira | 09 fev 2018 12:50 | Em resposta a: #373633

Como está,
Vi a sua pergunta e percebi pelo que já consta do Geneall.net que deve ter descoberto mais uma geração. Não sei se estes Rego Barreto seus vêem dos de Viana. Podem vir ou ser uma conjugação casual de nomes. A verdade é que vários Rego Barreto viviam em Lisboa já nos fins do século XIX. Pode ser de um deles que vêem os seus. Os de Viana estão ligados à minha família, precisamente aos Barros Lima, de onde também descendem os Barbosa Teixeira Maciel, conhecidos como Barbosa Maciel, a que diz respeito este tópico.
Cumprimentos,
Jorge Barbosa Teixeira

Resposta

Link directo:

Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#404537 | Rodarte | 23 jun 2018 00:44 | Em resposta a: #389163

Prezado Jorge,

Há anos trocamos algumas mensagens neste tópico. Continuo em busca de informações acerca de duas figuras que podem ser de nosso interesse comum: o doutor João Barbosa Teixeira Maciel, que foi juiz da alfândega de Viana do Castelo, e seu parente e concunhado Luís do Rego Barreto Maciel.

Você chegou a localizar o testamento desse doutor João Barbosa Teixeira Maciel? Ou do dito Luís do Rego? Consta-me que deixaram testamentos.

Encaminhei um pedido de informações ao Arquivo Distrital de Viana, a fim de pedir cópia digital desses testamentos (tenho as datas e os locais dos falecimentos), mas cobram de mim o nome dos tabeliães junto aos quais os testamentos foram registrados para que me seja informado se ainda existem ou não seus respectivos registros... Existiam, ao tempo das mortes do doutor João Barbosa e do fidalgo Luís do Rego, oito tabelionatos em Viana do Castelo. Só sei o nome do tabelião do 1.o Ofício... Seria possível localizar esses testamentos só com o nome das freguesias e as datas dos falecimentos dessas duas figuras?

Com meus cordiais cumprimentos,

Claus Rodarte
Brasil

Resposta

Link directo:

Os Barbosa Maciel e os Rego Barreto, de Viana

#404592 | amrbab | 25 jun 2018 09:57 | Em resposta a: #389163

Bom dia!

Só hoje vi a sua mensagem que muito agradeço. Nós somos, de facto, "Rego Barreto" de Viana e não uma conjugação aleatória dos dois nomes.

Aqui a ideia seria, uma vez que fomos literalmente "excluídos" da linhagem (segundo o livro dos Carvalhos de Basto), reatar alguma família que ficou segregada...

Grata pela atenção,

Mafalda Almeida Bruno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen