1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Títulos

1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70697 | MarcolinoP | 31 jul 2004 12:36

Caro Dom Fernando Mascarenhas

Aproveitando a participação assídua de vossa excelência neste fórum, ocorreu-me perguntar-lhe como se define um nobre.
Para se ser nobre é necessário ter algum título (Dom, por exemplo) ou ser filho de alguém que possui um título?

Quanto a ser-se descendente de famílias nobres e antigas, penso que todos os portugueses o serão, ainda que por alguma via muito obscura e esquecida... mas suponho que isso não basta para se ser nobre, ou todos seríamos nobres... o que não faz sentido, pois a nobreza deve ser, naturalmente, uma élite restrita...).

Peço desculpa de estar a incomodá-lo com esta questão, mas, depois das discussões acerca do INP e de alguns problemas relativos a títulos, ocorreu-me que seria uma questão com alguma pertinência.

Antecipadamente, o meu muito obrigado pela atenção de vossa excelência, e os meus mais respeitosos cumprimentos.

Um abraço,

Marcolino Pires

Resposta

Link directo:

RE: 1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70700 | Jonezes | 31 jul 2004 13:14 | Em resposta a: #70697

Meu Caro Marcolino Pires

Considerava-se que tinha nobreza civil toda a pessoa que não exercia "trabalho mecânico" e vivia "à lei da nobreza". Por exemplo, o comerciante que vendia ao balcão da sua loja não tinha nobreza, mas se negociava por grosso já tinha nobreza civil. É claro que há variantes em diferentes épocas. Para além disso há os detentores de distinções nobiliárquicas, fidalgos encartados com Brasão de Armas, os que têm direito ao tratamento de Dom, os titulares, etc.

Um abraço

Fernando Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: 1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70703 | MarcolinoP | 31 jul 2004 13:49 | Em resposta a: #70700

Meu Caro Dom Fernando Mascarenhas

Muito obrigado pela resposta pronta e esclarecedora.

Desejo ao Senhor Marquês e à ilustre casa de Fronteira e Alorna as maiores felicidades.

Um abraço,

Marcolino Pires

Resposta

Link directo:

RE: 1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70706 | Jonezes | 31 jul 2004 15:46 | Em resposta a: #70703

Obrigado

Fernando Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: 1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70713 | Pedro França | 31 jul 2004 16:46 | Em resposta a: #70697

Ex:mo Sr. Marquês de Fronteira:

Vou aproveitar este tópico porque o que se refere ao INP está a ficar saturado e esta minha questão correr o riscio de passar despercebida.
Então é assim:
- Gostaria de saber qual é a idade mínima para alguém poder habilitar-se a CBA de seus maiores;
- Eu provenho de duas famílias distintas, mais imediatas na ascendência (há, depois, ligações anteriores com outras Casas), com direito ao uso de CBA: uma (MIrandas Brandões Castelos Brancos), com assento em Midões/concº de Tábua, traz CBA (publicada) e pedra de armas; a outra (Costas Brandões), com assento em Vª Nova de Oliveirinha, tem aí solar com pedra de armas, e pedra de armas dessa família há em Midões/Tábua e em Covas/Tábua, mas, desconheço qualquer documento escrito, ou CBA passada a esta outra família.
Pergunto, se ainda assim, poderá haver possibilidade de um descendente desta família poder habilitar-se a CBA, e até de poder fazer mescla com a primeira, se for caso disso.
Agradeço toda a resposta antecipadamente.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: 1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70714 | Pedro França | 31 jul 2004 16:51 | Em resposta a: #70713

Corrigenda:
- Onde se lê - 3ª para 4ª linha -"correr o riscio", leia-se "corre o risco".

Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: 1 Pergunta ao Senhor Marquês de Fronteira

#70767 | Jonezes | 02 ago 2004 13:04 | Em resposta a: #70713

Meu Caro Pedro França

Que eu saiba não há qualquer limite de idade. Quanto ao mais, como já tenho dito, não lhe sei responder. Terá que fazer o favor de enviar uma cartinha ao Presidente do INP, com o respectivo pedido/pergunta.

Um abraço

Fernando Mascarenhas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen