Francisco José de Freitas Castro,de Guimarães-SFS

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Francisco José de Freitas Castro,de Guimarães-SFS

#70752 | Ricardo de Oliveira | 02 ago 2004 00:16

Francisco José de Freitas, ou Francisco José de Freitas Castro, passou de Guimarães, Portugal, para a vila de São Francisco do Sul (SFS), atual Estado de Santa Catarina, no Brasil.

No processo de genere do Padre Manoel Lourenço de Lima, do ano de 1788, declarou ter cerca de 50/55 anos e que morava há mais de 20 anos em São Francisco do Sul.
Consta no Rol dos "homens bons" da vila, uma lista das pessoas que servem na República da vila do Rio de São Francisco, em 1/1/1781. Era o "demarcador de terras".

Francisco José de Freitas Castro casou com D. Úrsula Francisca da Silva, filha de João Francisco da Silva e de Ana da Silva

Provedoria dos Resíduos da Comarca de Paranaguá. Ano de 1810. Vila do Rio de São Francisco. Autos Cíveis de Conta Testamento. Margarida da Silva Freitas como testamenteira de sua falecida mãe Dona Ursula da Silva. Documento nº 4466. Arquivo do 1º Cível, Curitiba.

Testamento datado de 25/10/1809 de Ursula Francisca da Silva. Testamenteiros : a minha filha Margarida da Silva Freitas, a meu genro João Correa Fernandes e a meu filho Alexandre José de Freitas. Consta uma neta e afilhada Maria, filha da minha filha Margarida da Silva Freitas.
Sou natural desta vila e casada com o senhor Tenente Francisco José de Freitas Castro, já falecido. Tivemos 11 filhos, dos quais três falecidos e oito vivos.
Felipe - casado nos Campos de Iguatacazes (Goitacazes ?)
Maria Ursula de Freitas - casada com o Senhor Francisco de Paula dos Reis morador nesta vila (de SFS).
Margarida da Silva Freitas - viúva de Julião Vieira da Silva.
Ana - casada com o Senhor João de Miranda Coutinho, morador na Guaratuba (ramo com grande descendência em Guaratuba).
Maria - casada com o senhor João Correa Fernandes, morador desta vila.
Alexandre José de Freitas - casado na vila de Guaratuba
Joaquina - casada com o Senhor José Cardoso Franco, morador na vila de Iguape
Francisco José de Freitas -

Todos são meus legítimos filhos e universais herdeiros

Declaro que deixando meu irmão o Alferes José Francisco da Silva por seu falecimento a minha filha Maria Ursula de Freitas de esmola 25$600 ela os recebeu e empregou em fazendas.
Declaro que quando casei minha filha com o senhor Francisco de Paula dos Reis levou um par de brincos e laços de ouro com pedras de topazes digo de prata e assim mais uma escrava de nome Antonia com uma cria de nome Januaria a qual levou em preço de 9 doblas abatendo daí a sua legítima
Casando Ana com o senhor João de Miranda Coutinho lhe dei de dote além do que tocou por falecimento do seu pai uma escrava de nome Silvana com cria nos braços em preço de 115$200 cuja quantia caso haja de repor alguma cousa por não vir a caber-lhe tanto.
A meu filho Alferes José de Freitas casado na vila de Guaratuba lhe tocou de seu pai um escravo de nome José.
Declaro em minha vontade se dê de legítima a meu filho Francisco o escravo de nome Antonio.
Declaro que devo ao Tenente Manoel Pereira da Costa 54$000
Declaro que devo ao ao Alferes Domingos Correa 31$520
Ao cofre dos órfãos 100$000 e os seus juros houverem vencidos
Declaro eu os bens que possuo são bem manifestos aos meus herdeiros os quais confio neles

Aprovação : Francisco de Miranda Coutinho, Manoel Dias do Rosário, Manoel Alves de Leão, João José Soares, Francisco de Paula Vidal
Foi sepultada aos 28/10/1809. Viúva com 60 anos.
Terça 174$712.

O filho Francisco José de Freitas deve ser o casado com Rita Maria de Lima, pais de Escolástica Maria de Freitas, na Genealogia Paranaense, por sua vez casada e matriarca do tronco dos Miró do Paraná. Antepassados do nosso colega Hugo Loyola Pinho e Gilda http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=70639

Ana da Silva pertence a ramos antigos no litoral paranaense e norte catarinense. Somos parentes por esse ramo, uma vez que meu (Ricardo) 6º avô, o Ajudante Antonio Pereira da Silva declarou ser tio de Ursula Francisca da Silva. O Ajudante Antonio Pereira da Silva era natural de Paranaguá, morador em São Francisco do Sul e faleceu em 29 de dezembro de 1790, com cerca de 90 anos, de modo que esse ramo estava em Paranaguá desde o final do século XVII. Tenho outros elementos também.

Um abraço

Ricardo Costa de Oliveira
1/8/2004

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 09:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen