Famílias do Concelho de Águeda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias do Concelho de Águeda

#70896 | fsrogeiro | 04 ago 2004 23:16

Procuro elementos (ascendências, descendências, ligações) sobre as seguintes famílias do concelho de Águeda:

Freguesia de Águeda
- Henriques e Oliveira, de Assequins

Freguesia de Préstimo
- Senhores e enfiteutas da Quinta da Serrascosa
- Ferreiras, de A-dos-Ferreiros

Freguesia de Travassô
- Castros
- Tavares da Silva

Freguesia de Valongo do Vouga
- Soares, de Arrancada
- Gomes Martins, de Aguieira
- Pachecos, do Sobreiro-Chão

Estas são, para já, as famílias que directamente me interessam. Futuramente procurarei enunciar algumas das que a elas se ligaram.

Seria interessante que, para além destas famílias, elementos relativos a muitas outras dali oriundas, viessem enriquecer este tópico, visto não ter existido, até agora, nenhum exclusivamente dedicado àquele concelho.

Obrigado
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

Travassô - Pimentel da Costa

#72138 | tfp | 01 set 2004 16:28 | Em resposta a: #70896

Caro Filipe Rogeiro,

Não terá por acaso encontrado nas suas pesquisas em Travassô algum registo referentes aos apelidos Pimentel da Costa ?

Os dados que tenho são escassos:

Angela Pimentel da Costa, nasceu em Travassô por volta de 1660. Terá casado com o bacharel Garcia de Sousa, natural de Nogueira de Regedoura (Feira), depois de 1675.

Agradeço antecipadamente a sua atenção

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#72389 | fsrogeiro | 05 set 2004 17:02 | Em resposta a: #72138

Caro Tiago Faro Pedroso

Garcia de Sousa e Ângela Pimentel casaram em Travassô em 26 de Julho de 1671. Infelizmente, o assento não refere as suas filiações. Tenho alguns apontamentos sobre estes Pimentel da Costa porque descendem exactamente dos Castro. E não tenho dúvidas de que esta Ângela – embora não a consiga entroncar – pertence à mesma família. Encontro uma Ângela Pimentel da Costa casada com Manuel Pinheiro, moradores em Travassô e pais dos padres Isidoro Pinheiro e José Coelho, curas na igreja de Ílhavo em 1667. Pela cronologia, penso, não poderá ser a mesma Ângela.
Ângela, a casada com Manuel Pinheiro, era irmã de Roque da Costa Pimentel, casado em Carvalhais, Santiago da Moita, com Madalena da Silva Pereira; e de Helena da Cruz, casada em Travassô com Henrique da Maia.
Ângela, Roque e Helena eram filhos de Manuel Pimentel, o “Reixiquito”, natural da vila de Aveiro, e de Maria Coelha da Costa, natural de Requeixo. Residiram em Aveiro – onde ele teve estalagem e loja e foi procurador e almotacé - e Esgueira.
Esta Maria Coelha da Costa e seu irmão António Coelho da Costa, morador em Aveiro em 1631, eram filhos de Baltazar Coelho da Costa e Mécia de Castro, moradores em Requeixo, “nobres e de qualidade e ricos”, etc..
Baltazar era filho de Manuel Coelho, cavaleiro fidalgo, e de sua mulher Isabel da Costa, moradores em Requeixo, onde tinham grande casa.
Mécia, natural de Travassô, era filha de João Marinho, escudeiro, falecido antes de 1575, e de Helena de Castro, falecida em 1597.
Sobre os Castro tenho mais informações, caso lhe interessem.
Tem, por acaso, alguma coisa sobre a descendência de Garcia de Sousa e Ângela Pimentel?

Com os melhores cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#72399 | tfp | 05 set 2004 17:54 | Em resposta a: #72389

Caro Filipe Rogeiro,

Deixo-lhe o meu email para podermos trocar mais informações sobre estes ramos, se não se importar claro.

Tiago Faro Pedroso
tfpedroso@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#72408 | bandeira | 05 set 2004 22:04 | Em resposta a: #70896

Meu Caro
Tem muita informação sobre essas familias (Gomes Martins e Pacheco),na obra sobre Aredes,do Arq.Soveral Varela.São ascendentes dos Viscondes de Aguieira e meus.(É capaz de haver alguma informação que interesse no tópico Visc. Aguieira,aqui no Fórun,e mesmo na BD do Genea,neste título)
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#73340 | LSV | 17 set 2004 16:27 | Em resposta a: #70896

Caro Filipe Rogeiro

Tenho muita informação sobre as famílias Henriques, Melo, Pimenta e Pinheiro, de Águeda no meu próximo trabalho, a publicar no final detse mês ou nos primeiros dias de Outubro com o título «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry», cujo Pai era natural de Albergaria-a-Velha e descendia de famílias de Águeda de entre outras.

Se esperar mais uns dias terá toda essa informação disponível.

Cumprimentos

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#73342 | coelho | 17 set 2004 17:07 | Em resposta a: #72389

Caro Filipe Rogeiro,

não tenho à mão informação concreta, mas averiguei já hà uns anos que descendo de uma família Lopes Coelho que residia em Cabanões/Travassô por volta de 1700. Não recuei mais do que isso. Tem alguma informação sobre estes Lopes Coelho?

Antecepidamente grato,
Coelho

Resposta

Link directo:

Gomes Martins e Pachecos

#73371 | fsrogeiro | 17 set 2004 23:46 | Em resposta a: #72408

Caro Gonçalo Calheiros

Perdoe-me o atraso na resposta. Muito obrigado pelas suas pistas.
O meu interesse nos Pachecos e Gomes Martins reside no facto de descender de António Gomes Martins, nascido em Aguieira em 1686, irmão de João Gomes Martins, marido de D. Maria Eufrásia Pacheco Telles. Por isso, todos os dados relativos às ascendências deste casal – dado que eram parentes – são importantes.
Conheço a obra sobre Aredes, que refere, e que me foi muito útil. Do tópico sobre o Visconde da Aguieira, foi-me sobretudo útil a árvore de costados do pai do Visconde, que o meu caro confrade então ali disponibilizou, sobretudo para as gerações mais recuadas (sécs. XVI e XVII).
A citada árvore leva-me a suspeitar de uma possível ascendência comum entre os Pachecos do Sobreiro e os Pachecos de Matias Gomes Pacheco e João Gomes Martins. Os dois ramos são Martins Pacheco. Estarei a conjecturar mal ?
Existiram na freguesia de Valongo outros (ou seriam os mesmos ?) Gomes Martins, que apesar de não conseguir estabelecer ligação com os de Aguieira, penso que teriam alguma relação. Isto apesar da vulgaridade dos patronímicos. O sogro de António Gomes Martins, acima referido, foi o capitão Gregório Gomes Martins, nascido em 1652, filho de Manuel Martins “o Maçoudo” e de Isabel Gomes (quase homónimos dos pais de João e António Gomes Martins).

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#73377 | fsrogeiro | 18 set 2004 00:37 | Em resposta a: #73340

Caro Luís Soveral Varella

Antes de mais, muito interessante o seu trabalho sobre Aredes, que me foi muito útil.
Agradeço o seu contributo. Fico a aguardar, com entusiasmo, pel’ «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry», trabalho que, pelo momento, suscitará sem dúvida, grande interesse. A mim em particular, que tenho ascendência em Águeda e também em Albergaria-a-Velha (Alquerubim, mais propriamente). À excepção da família Pimenta, que refere, as outras deixam-me curioso, apesar de serem apelidos vulgares. Em jeito de antecipação, poderá apenas informar a que freguesias/lugares se ligam as famílias que citou ?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Cabanões, Travassô

#73379 | fsrogeiro | 18 set 2004 01:40 | Em resposta a: #73342

Caro Coelho

Não tenho conhecimento da família Lopes Coelho que refere. Tenho alguns apontamentos sobre gente de Cabanões, no século XVII. Em alguns aparece gente com o apelido Lopes. Como talvez lhe possam vir a ser úteis futuramente, aí vão:

Travassô, Registos Paroquiais

Casamentos:

6.Mar.1662
Roque Francisco, fº de Roque Francisco e Antónia Mª, c/ Maria Lopes, fª de Manuel Lopes e Maria Gonçalves, estes moradores em Cabanões.

22.Nov.1665
Pedro Afonso, fº de Pedro Afonso, de Cabanões, c/ Simoa Tavares, fª de Pº Tavares e Isabel Simões, do lugar da Igreja.

27.Jun.1696
João Tavares, fº de Pedro Martins Tavares e de Maria André, c/ Isabel Francisca, fª de Manuel Francº Bairrão e de Antª Dias, todos de Cabanões.

14.Jun.1699
António Lopes, viúvo de Isabel do Couto, do lugar da Igreja, c/ Maria Tavares, fª de Pº Afonso e de Simoa Tavares, de Cabanões.

Baptismos:

21.Set.1666
Maria, fª de Roque Francº, de Cabanões e de sua mulher Mª Lopes. Madrinha, Simoa Tavares, de Cabanões.

16.Abr.1682
Pedro, fº de Pº Afonso, de Cabanões, e de sua mulher Simoa Tavares.

Mesmo dia
Roque, fº de Roque Francº, de Cabanões, e de sua 2.ª mulher …. (?).

Óbitos:

12.Nov.1683
Pedro Afonso, natural de Cabanões.

9.Nov.1700
Simoa Tavares, mulher de Pedro Afonso, de Cabanões.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Cabanões, Travassô

#73425 | coelho | 19 set 2004 13:05 | Em resposta a: #73379

Caro Filipe Rogeiro,

obrigado por essas informações, que vou arquivar.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry»

#73598 | fsrogeiro | 22 set 2004 00:44 | Em resposta a: #73377

Caro Luís Soveral Varella

Onde e quando poderemos encontrar o seu trabalho ?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry»

#73600 | LSV | 22 set 2004 01:40 | Em resposta a: #73598

Caro Filipe Rogeiro

O trabalho será publicado nos últimos dias deste mês ou primeiros dias do mês de Outubro. Poderá encontra-lo em várias livrarias. Certo certo será em Lisboa na Ferin e na Fnac, pelo menos, e no Porto na Esquina e na Fnac, pelo menos. Penso que independentemente das restantes livrarias poderá encontra-lo em qulalquer Fnac dependendo isso da distribuíção que como sabe cabe ao editor e distribuidor.

Relativamente ao seu anterior mail posso adiantar-lhe que Alquerubim é uma das freguesias estudadas, tal como Albergaria-a-Velha, Lamas do Vouga, Mourisca do Vouga, etc...

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry»

#73663 | fsrogeiro | 23 set 2004 00:38 | Em resposta a: #73600

Caro Luís Soveral Varella

Muito obrigado pelas suas informações. Ficarei a aguardar o livro. Para ele e para o seu autor desejo os maiores sucessos.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#73772 | sapeca | 23 set 2004 21:32 | Em resposta a: #72389

Caro Filipe Rogeiro:
Penso saber quem é esse Manuel Coelho casado com Isabel da Costa. Pelo nome, pela época e pelo nome do filho (Baltazar), quase que garantia ser quem eu penso. Se assim for, é parente dos Coelhos de Miranda, de Midões (Tábua) e dos Brandões Coelhos, dos Arcos de Valdevez e Viana do Castelo.
Vou consultar os dados de que disonho e depois aqui virei dizer qualquer coisa.
Se for quem penso, possuo mais dados, até acerca de cargos exercidos e sobre a sua ascendência.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#73894 | fsrogeiro | 24 set 2004 23:55 | Em resposta a: #73772

Caro Fernando de Sá Monteiro

Obrigado pela sua colaboração.
Para além das informações que transmiti anteriormente sobre Baltazar Coelho da Costa e seus pais, não sei quase mais nada. Apenas o que segue:
Na inquirição de vida e costumes do ordenando Manuel Pereira Pimentel (1665-67 – inserta na habilitação para o SO de Agostinho Coelho de Figueiredo, M.1, nº 22 (1673), filho de Roque da Costa Pimentel e bisneto do referido Baltazar, uma testemunha de Requeixo diz sobre este bisavô (a transcrição é minha, deve ser lida com reservas): “ouviu dizer a seus passados que o pai do dito Baltezar da Costa [era] filhado nos livros del Rei e elle tinha ainda suas armas no tempo que elle testemunha o conheceo, e se prezava disso”. Outra testemunha do mesmo lugar diz, sobre o mesmo Baltazar C. da Costa e mulher: “neste luguar e freguesia tinham hua caza mtº grande fazenda que ainda hoje possuem seus ascendentes” (é evidente que quereria dizer descendentes).
Num requerimento de António Coelho da Costa (1631 – inserto na mesma habilitação para o SO), filho de Baltazar, este declara que seus pais e avós “forão todos nobres e de calidade e riquos e se trattarão a lei de nobreza com cavallos criados criadas cristãos velhos de todos os quatro costados”, etc.
Seria interessante conhecer os seus dados. Antecipadamente grato.
Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#73902 | Pedro França | 25 set 2004 01:20 | Em resposta a: #70896

Caros confrades:

Aproveitando este tópico, também estou interessado na família Ala, Lemos Ala, de Águeda, da parte de minha mulher, nomeadamente suas origens para lá do séc. XVIII.
Agradeço qualquer contributo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry»

#73941 | pgirao | 25 set 2004 16:03 | Em resposta a: #73600

Caro Luís Soveral Varella,

Felicito-o antecipadamente por essa publicação. Venho só dar-lhe conta, em parte como um desabafo e em parte como um aviso, que há cerca de um mês escrevi neste fórum uma mensagem muito semelhante a esta sua, indicando a publicação de um livro do Manuel Abranches do Soveral e citando precisamente as mesmas livrarias.

Consequências:
a) recebi um inflamado e-mail pessoal do Genea relembrando-me a existência da Livraria do Guarda-Mor;
b) eliminaram por inteiro não só a minha mensagem como também todo o tópico.

Um abraço e ... tenha cautela!
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74234 | fsrogeiro | 30 set 2004 00:57 | Em resposta a: #70896

Em complemento à 1.ª mensagem deste tópico:

HENRIQUES E OLIVEIRA, de Assequins (Águeda)
Manuel de Oliveira Escada, que depois usou Manuel Henriques Ferreira da Costa, sargento-mor de ordenanças de Assequins, de onde era natural, destacou-se, nessa qualidade, por ocasião das Invasões Francesas. Foi pai, entre outros, de: João Henriques Ferreira da Costa e Oliveira, vereador da câmara de Assequins (1820) e juiz ordinário (1823); Manuel Henriques Ferreira da Costa e Oliveira, vereador (1826), procurador do concelho (1834) e capitão-mor de Assequins; e do Padre Joaquim António Ferreira da Costa e Oliveira.
Descendem, entre outras famílias, dos Castro, de Travassô, de uns Souto (freguesia de Águeda) e de uns Perdigão (freguesia de Recardães).

CASTRO, de Travassô
Helena de Castro, da Feira, casou com João Marinho, escudeiro, filho de Fulgêncio Marinho, padroeiro da Igreja de Travassô (séc. XVI). Tiveram larga descendência em Travassô (e não só) que usou o apelido (Castro). Entre essa descendência contam-se famílias como os Tavares da Silva, os Pinheiro da Rocha, os Pimentel da Costa, etc.

TAVARES DA SILVA, de Travassô
João Tavares da Silva (n. 1624), capitão, natural do lugar de Vale do Neto, freguesia de Silva Escura, concelho de Sever do Vouga, casou em Travassô, em 1650, com Maria de Castro, dos Castro de Travassô. Tiveram larga descendência que usou o apelido. Um dos ramos ligou-se aos Melo, de Alquerubim (Albergaria-a-Velha), de onde vieram os Tavares de Melo, daquele lugar, e entre eles o Barão de Alquerubim.

SOARES, de Arrancada (Valongo do Vouga)
Antónia Soares (2.ª metade do séc. XVI) é a pessoa mais remota que conhecemos em Arrancada usando o apelido. Casou com Afonso Gabriel, filho de outro do mesmo nome, tabelião em Vouga. A sua descendência usou Ferreira Soares, Soares da Fonseca (antepassados do Conde de Santa Eulália, António Augusto de Melo Castro e Abreu), etc. Ligaram-se, entre outras famílias, aos Gomes Martins, de Aguieira.

(Continua)

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#74357 | miguellabrego | 01 out 2004 21:35 | Em resposta a: #72389

Caro Filipe Rogeiro,

Há uma conexão com meus "da Costa Pimenteis"?

Meu 8o bisavô era Custodio da Costa Pimentel (nasceu 20 Julho 1646 na Rua/Travessa das Beatas em Aveiro--filho do Juiz de Fora (de Ponte de Lima e Monção) ALEXANDRE DA COSTA (DE OLIVEIRA) e D. MADALENA PIMENTEL, naturais de Aveiro). Custodio casou-se com D. Maria de Figueiredo e Beja (natural de Carvalho, Penacova, Coimbra--filha de Ldo. Joao de Figueiredo e D. Maria dos Santos, naturais de Carvalho). Custodio e D. Maria viviam em Presa de Cima, Mira, Coimbra. Os pais do Custodio,
Alexandre e Magdalena nacerem entre 1605 e 1615 na cidade de Aveiro, possivelmente na antiga área de São Miguel. O nome do pai de Alexandre era Manuel da Costa, também natural de Aveiro.
Alexandre casou-se com D. Magalena Pimentel, tambem natural da cidade de Aveiro, entre 1638 e 1646 na cidade de Aveiro, mais provavelmente na igreja do São Miguel.
Eles viveram no Rua das Beatas (que não mais existem) mas que é agora um travessa entre Rua Filho Cristo e Rua Capitão Sousa Pizarro.
Eu penso o nome actual da minha antepassada Madalena era Madalena da Silva Pimentel. Eu tambem penso que si é verdade, ela tinha uma irmã, Maria da Silva Pimentel que casou com Manuel de Magalhaes em Aveiro e um irmão, Vigario Manuel Gomes Pimentel de Claro.

Voce sabe deste familia?
MUITO MUITO Obrigado para qualquer informacao...
Miguel Labrego
guinnesscub@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#74433 | ant.perestrelo | 03 out 2004 20:14 | Em resposta a: #72389

Caos Filipe Rogeiro e Tiago Pedroso

Tenho uns parentes ligados a essa familia certamente pois os nomes são muito parecidos:
DIOGO CALDEIRA DE ABREU casou com D. MARIA DA SILVA PIMENTEL, natural de Cantanhede da freguesia de S.Pedro. D. Maria da Silva Pimentel era filha de Manuel Pimentel Coelho natural de Aveiro e de D. Ana da Silva Lobo moradores em Lisboa na Rua Formosa. Neta paterna de António Coelho da Costa e de Maria
Pimentel que casaram em Cantanhede 4 Fevereiro 1646.Maria Pimentel filha de Luís Mergulhão Martel Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, familiar do Santo Oficio(não encontrei processo) e assistente nas partes de Aveiro, e D. Ana da Silva Lobo.
D. Maria da Silva Pimentel veio para Lisboa aos 8 anos com os marqueses de Marialva. É parente do padre José Coelho Pimentel e de suas 2 irmãs, uma que se chama D. Ana Teresa da Silva Pimentel natural do Requeixo e lá moradora, filha de Manuel Rebelo moradoras no lugar de Requeredo e de Manuel Pereira da Silva filho do Desembargador Bernardo Pereira da Silva familiar do Santo Ofício.
A mãe de D. Maria da Silva Pimentel tinha quatro filhos:
1.D. Ursula da Silva Lobo foi mãe do dez. Bernardo Pereira da Silva natural do lugar da freguesia do Espinhal e avó do Dr.Manuel Pereira da Silva Caldo? Colegial de S. Paulo na cidade de Coimbra o qual casou em Lisboa. O Des. Bernardo Pereira da Silva familiar do Santo Ofício casou com D. Luísa Josefa de Magalhães de Brito
Por acaso sabe se se trata da mesma gente?
Cumprimentos
Antonio Perestrelo

Resposta

Link directo:

Silva Pimentel

#74454 | tfp | 04 out 2004 10:05 | Em resposta a: #74433

Caro António Perestrelo,

Gostava de o poder ajudar, mas apenas muito recentemente descobri estas ligações aos Pimenteis de Travassô e Aveiro, aliás fruto do trabalho de pesquisa do Filipe Rogeiro.

Parece, no entanto, muito provável que sejam os mesmos.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74463 | Pedro França | 04 out 2004 14:22 | Em resposta a: #73902

Caros confrades:

Aproveitando este tópico, também estou interessado na família Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda, da parte de minha mulher, nomeadamente suas origens para lá do séc. XVIII, sua ligação com Lemos.
Agradeço qualquer contributo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#74464 | tfp | 04 out 2004 15:11 | Em resposta a: #74463

Caro Pedro,

Aparecem alguns Lemos de Águeda nos "Familiares de Santo Ofício do Distrito de Aveiro" de Jorge Hugo Pires de Lima:

- Dr. Bernardo de Castro Lemos, FCR, Opositor às cadeiras de Cânones da UC;
- Xavier Francisco de Sousa e Lemos, FSO, Trofa, Águeda;
- Bernardo de Carvalho de Lemos, Senhor das Vilas de Trofa e Alfarela, FCR, Trofa, Agueda;
- D. Francisca Mariana de Meneses e Lemos, Águeda;
- D. Jerónima de Lemos, Senhora da Vila de Trofa, Águeda;
- Diogo Gomes de Lemos, Senhor da Vila de Trofa, Águeda;
- Benef. António Almeida de Lemos, Águeda;
- Domingos de Lemos, Valongo, Águeda;
- Francisco de Sousa e Lemos, Trofa, Águeda;

Tem interesse em algum em particular ?

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#74482 | fsrogeiro | 04 out 2004 20:34 | Em resposta a: #74357

Caro Miguel Labrego

Penso que todos estes Pimenteis terão um tronco comum, mas não consigo, para já, estabelecer ligação. Os vários contributos que aqui vão sendo deixados virão, mais tarde ou mais cedo, fazer luz sobre o assunto.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#74483 | fsrogeiro | 04 out 2004 20:43 | Em resposta a: #74433

Caro António Perestrelo

Penso que o António Coelho da Costa que refere é muito provavelmente o mesmo que eu refiro nas respostas a Tiago Faro Pedroso (05-09-2004) e Fernando de Sá Monteiro (24-09-2004). A cronologia parece não se opor a isso.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#74486 | Pedro França | 04 out 2004 22:13 | Em resposta a: #74464

Caro Tiago:

Nunca pensei que fosse o Tiago a responder à minha intervenção neste tópico.
Todavia, não tenho ainda a noção de que algum destes Lemos que enunciou esteja na minha linha de mira, até porque nenhum deles está associado ao sobrenome Ala. Não tenho o nível de gerações em que os apelidos Lemos e Ala se desdobram, no séc. XVIII, já. De toda a maneira vou procurar referir a geração última em que fiquei na minha pesquisa.
Mas, o Tiago está a operar a partir do ADAveiro, do ADPorto ou com base na publicação que mencionou?
Um abraço e obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#74490 | tfp | 04 out 2004 23:28 | Em resposta a: #74486

Caro Pedro,

Os nomes que lhe enviei foram tirados da publicação que mencionei.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#74493 | Pedro França | 05 out 2004 00:22 | Em resposta a: #74490

Caro Tiago ou outro confrade:

Então isto é assim:
- Francisco António de Lemos casou a 17.08.1774 (Águeda, Lº 1720-1803, f. 135v.) com Antónia Maria Branca do Sacramento/Antónia Maria da Silva. Ele era fº de Manuel de Figueiredo de Lemos, e de Teresa Maria Gomes.
Daquele casamento nasceu a 27.09.1776 Manuel de Figueiredo da Silva Lemos (baptº a 05.10.1776, Águeda, 1768-83, f. 99v.), o qual casou àhora da morte com Josefa Maria Clara de Carvalho (11.08.1809, Águeda, Lº 1803-14, f. 25).
É destes Lemos que descende a minha mulher. Pretendia saber mais da sua ascendência, se possível, a partir de Águeda e das datas que indico.
Obrigado e um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74702 | fsrogeiro | 09 out 2004 20:56 | Em resposta a: #74234

Enfiteutas da QUINTA DA SERRASCOSA (Préstimo)
Em 1502: Fernão Vaz e sua mulher Beatriz Anes; Em 1635: renovado ao Cap. Agostinho Fernandes de Arede e sua mulher Isabel Domingues, assistentes na quinta; Em 1723: renovado ao Cap. Filipe Soares da Fonseca, ali morador, descendente dos anteriores; Em 1807: renovado a António Botelho Viçoso da Veiga, de Oliveira de Frades.

DOMINGUES FERREIRAS, de A-dos-Ferreiros (Préstimo)
Domingos Manuel “o Velho”, juiz ordinário no Préstimo (?) (finais do séc. XVI), teve vários filhos que usaram o apelido Domingues ou Ferreira: Miguel Ferreira ligou-se aos Soares, de Arrancada; Isabel Domingues casou 1.ª vez com Sebastião André, da Quinta da Serrascosa, e 2.ª com o Cap. Agostinho Fernandes de Arede.

GOMES MARTINS (PACHECO), de Aguieira (Valongo do Vouga)
Família originária de Besteiros (Tondela), fixou-se em Aguieira no século XVII, ligando-se aos Viegas deste lugar. Ligaram-se também aos Pachecos, do Sobreiro, aos Soares, de Arrancada, etc. O ramo mais conhecido da sua descendência é aquele a que pertence o Visconde de Aguieira, Joaquim Álvaro Teles de Figueiredo Pacheco.

PACHECOS, do Sobreiro-Chão (Valongo do Vouga)
João Gonçalves Pacheco e sua mulher Maria Mateus dos Reis, moradores na sua Quinta do Sobreiro nos finais do século XVI, foram pais do Padre Agostinho de Santo António, que naquela quinta instituiu, em 1626, uma capela dedicada a Nossa Senhora das Necessidades. A descendência daqueles ligou-se aos Arede, aos Gomes Martins, de Aguieira, etc.

MELOS, de Vila Verde (Lamas do Vouga)
Miguel João e sua mulher Isabel de Melo (finais do séc. XVI) tiveram larga descendência que usou o apelido Melo, Henriques de Melo, Correia Henriques, etc. Um ramo passou a Alquerubim (Albergaria-a-Velha).

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74715 | LSV | 10 out 2004 05:37 | Em resposta a: #74702

Caro Filipe Rogeiro

Os Melo, de Vila Verde, nomeadamente o casal que refere (Miguel João e Isabel de Melo) são antepassados (11ºs avós) de Teresa Heinz Kerry, conforme pode verificar do meu trabalho, já publicado, «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry».
Encontrará nele certamente muita informação que lhe poderá ser útil.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74716 | LSV | 10 out 2004 05:46 | Em resposta a: #74702

Caro Filipe Rogeiro

Interessou-me particularmente nesta sua última mensagem a informação relatica ao cap. Agostinho Fernandes de Arêde e ao prazo da quinta de Serrascosa. Ao que entendi este foi-lhe renovado, tendo sido seus enfiteutas Fernão Vaz e Beatriz Anes, pelo que deduzo poderem ser antepassados dele. Isto interessa-me particularmente pois é uma ramo ascendente dele que não tenho estudado e que pode explicar o apelido Vaz que encontro em primos dele (Vaz de Arêde).
Tem mais informação sobre o assunto e pode dizer-me onde posso encontrar a informação que agora disponibiliza?

Muito obrigado. Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#74722 | sapeca | 10 out 2004 12:08 | Em resposta a: #73772

Caro Francisco Rogeiro:
O meu silêncio até agora deve-se a duas razões fundamentais. Um estado de saúde menos bom, e o ter pesquisado devidamente para lhe fornecer, infelizmente, uma constatação.
Acerca de Manuel Coelho casado com Isabel da Costa, não se trata efectivamente de quem eu pensava. Uma enorme coincidência de nomes e apelidos, aliadas a épocas convergentes. Nada mais.
Como não tinha comigo, naquela altura, elementos que me permitissem confirmar ou não, caí no logro de pensar tratar-se dum ramo dos Coelhos Brandões Mirandas, mais precisamente os que se instalaram na quinta e casa de Alvelos.
Os meus melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74732 | fsrogeiro | 10 out 2004 18:33 | Em resposta a: #74716

Caro Luís Soveral Varella

Sobre os MELO, DE VILA VERDE
Interessante a sua informação, que agradeço. Que Melos serão estes ? Tem alguma informação sobre a sua origem ? (o livro, só espero tê-lo no final da semana).

Sobre a QUINTA DA SERRASCOSA
Penso que os primeiros enfiteutas da Quinta da Serrascosa, Fernão Vaz e Beatriz Anes, não serão antepassados do cap. Agostinho Fernandes de Arede, mas talvez do primeiro marido de sua mulher Isabel Domingues, que se chamou Sebastião André.
Sebastião André e Isabel Domingues foram moradores na Quinta, de onde ele era natural, filho de Domingos Pires e de Mécia André. Isabel Domingues era natural de A-dos-Ferreiros. Tiveram uma filha, Sebastiana André.
Sebastião André fora primeira vez casado com uma Maria Fernandes.
Enviuvando de Sebastião André, casou Isabel Domingues com o capitão Agostinho Fernandes, natural do lugar da Lourizela. A renovação do emprazamento neste, em 1635, será talvez pouco posterior ao casamento. Deste casamento não terá havido filhos (como aliás se conclui do seu trabalho “A Família Arede Soveral”).
Sebastiana André, filha de Isabel Domingues e enteada de Agostinho Fernandes, casou com António Manuel, do lugar de Masseira, e foram pais de Antónia da Fonseca, que também nasceu em Masseira, e casou com o seu parente capitão Domingos Ferreira Soares, dos Soares de Arrancada. A quinta manteve-se na descendência destes até ao séc. XX. Caso tenha interesse poderei dar-lhe esses dados.
O que deixo exposto consta da habilitação para o SO do capitão Domingos Ferreira Soares (1676), à excepção das informações sobre as renovações no prazo. Essas retirei-as de um manuscrito intitulado “Os Soares de Arrancada”, cerca de 1940, da autoria de Joaquim Soares de Sousa Baptista, que tem vários artigos publicados no “Arquivo do Distrito de Aveiro”, embora nada, infelizmente, que se refira a este assunto. O que consta do manuscrito é o que segue:
“O primeiro emprazamento da Quinta da Serrascosa foi feito, em 1502, a Fernão Vaz e sua mulher Beatriz Anes por Fernão de Miranda, donatário que então era da vila do Préstimo – escritura feita em notas de Vasco Afonso, tabelião desta dita vila e almoxarifado de Aveiro, com foro de um alqueire de centeio, arrátel de cera e uma galinha, pago pelo Natal no celeiro que o dito senhorio tem na vila.
Renovado em 1635 a Agostinho Fernandes e sua mulher Isabel Domingues, assistentes na Quinta. Esta Domingues deveria ser a 1.ª mulher – a 2.ª Sebastiana André”.
Há neste último parágrafo alguma confusão, que mostra que Sousa Baptista não leu a referida habiltação para o SO. De onde terá ele retirado estas informações ? Também eu não sei. Livros de notas de 1502, existirão ?
Pelo que conheço do seu trabalho, inclino-me mais para a hipótese de não ter sido Sousa Baptista a recolher as informações, mas que alguém lhas tenha facultado. O Padre João Domingues de Arede (outro Arede !), seu contemporâneo e com quem se terá relacionado, também com trabalhos publicados no ADA sobre a região, nomeadamente “Subsídios para a história de Macieira de Alcoba” (vol. 6, n.º 24, pp. 245-258), onde inclusivamente usa material de Sousa Baptista, pode ser uma hipótese.
Caso venha a ter alguma informação interessante sobre o assunto transmiti-la-ei.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#74778 | fsrogeiro | 11 out 2004 14:39 | Em resposta a: #74722

Caro Fernando de Sá Monteiro

Mesmo assim, muito obrigado.
Votos de melhor saúde.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74787 | LSV | 11 out 2004 16:08 | Em resposta a: #74732

Caro Filipe Rogeiro

Não consegui até hoje entroncar os Melo dessa área. Certo é que, embora moradora em Águeda estes Melo não tinham nada a ver com os Melo da mesma vila dos quais são oriundos os Condes de Águeda, ramo esse passado de Santa Comba Dão a Águeda apenas no séc. XVIII. Ou melhor dizendo, deles não podiam descender. Se estes e os outros têm a mesma origem comum e uns levaram a que os outros para aí fossem, desconheço completamente.

Como é sabido, a Família Melo é uma das Famílias mais antigas documentadas em Portugal e têm a sua origem nos de Riba de Vizela, umas das mais prestigiadas Famílias medievais Portuguesas. José Augusto de Sottomayor Pizarro – Linhagens Medievais Portuguesas – refere que o seu prestígio não advém das suas origens, aliás modestas em comparação com outras Famílias da época, mas sim pela sua ascensão social que os levou rapidamente ao topo da pirâmide nobiliárquica. No entanto vários ramos deste apelido tomaram o nome na vila de Melo, na serra da Estrela, perto de Gouveia, não tendo qualquer ligação aos senhores de Riba de Vizela.
Este poderá ser mais um ramo oriundo da referida vila donde terá tirado o nome.
Lamento nada de novo lhe adiantar neste campo.
Quanto aos dados que me envia, desde já lhe agradeço e, estou convencido que tem razão, a quinta de Serrascosa vinha certamente por Isabel Domingues pois não a documento nos Arêde. De resto, pelo menos para já não preciso de informação adicional à que me enviou. No entanto fico-lhe reconhecido e se vier a precisar dela logo o contactarei.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74894 | fsrogeiro | 12 out 2004 23:56 | Em resposta a: #74787

Caro Luís Soveral Varella

Muito obrigado pelas suas informações. Sem querer abusar da sua boa vontade, gostaria de, oportunamente, lhe voltar a colocar algumas questões relacionadas com uma ou outra família relacionada com os Arêde Soveral que encontro no seu trabalho. Para isso me irei documentar melhor.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74897 | RAAL | 13 out 2004 00:10 | Em resposta a: #74702

Os Pachecos de Aguieira são efectivamente oriundos de Besteiros, mais precisamente da freguesia de Santiago de Besteiros, povoação de Barrô
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#74898 | fsrogeiro | 13 out 2004 00:19 | Em resposta a: #74897

Caro RAAL

Pode adiantar alguma coisa sobre essas origens ?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74905 | fsrogeiro | 13 out 2004 01:07 | Em resposta a: #74702

Segue a árvore de costados de António Soares de Albergaria e Melo. Agradeço quaisquer elementos que a possam enriquecer, inclusive informações sobre linhas colaterais, dados biográficos, etc. Espero que possa conter elementos úteis para alguém.

Filipe Rogeiro

1. ANTÓNIO SOARES DE ALBERGARIA E MELO. Professor nas cadeiras do Préstimo e de Arrancada; Escrivão da administração do concelho de Águeda. N. Arrancada, Valongo do Vouga, 1809. F. 1853. Casou, 1841, Préstimo, com Ana Rita de Oliveira. Residiram na Quinta da Serrascosa, Préstimo, e em Arrancada.
2. JOSÉ ANTÓNIO DE MELO. Capitão de Ordenanças. N. Calvães, Alquerubim, 1789. F. Arrancada, 1850. Casou, 1808, Valongo do Vouga, com
3. JOSEFA ROSA GOMES SOARES. N. 1777. F. Arrancada, 1849. Residiram na Quinta da Serrascosa, Préstimo.
4. ANTÓNIO TAVARES DE MELO. N. Alquerubim, 1767. casou, 1788, com
5. MARIANA DIAS DUARTE. N. Alquerubim,1765.
6. CAETANO JOSÉ DE ALMEIDA LUÍS. Alferes. N. 1734. Casou, 1761, com
7. FRANCISCA MARIA GOMES SOARES. N. 1737.
8. LUÍS DE MELO. Capitão. N. Alquerubim. Casou aí, 1744, com
9. CAETANA TAVARES DA SILVA. N. Alquerubim, 1731.
10. JOSÉ DIAS DUARTE
11. LUÍSA JORGE
12. CAETANO DE ALMEIDA LUÍS. Alfaiate. N. São Miguel do Outeiro, Besteiros. Casou, 1718 (?), com
13. MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA. N. Cimo da Rua, Valongo do Vouga.
14. ANTÓNIO GOMES MARTINS. N. Aguieira,1686. Casou, 1729, com
15. MARIA GOMES SOARES DA ENCARNAÇÃO (ou Maria da Encarnação Gomes Soares). N. 1693.
16. ANTÓNIO JOÃO. Casou em Alquerubim, 1709, com sua prima (3.º e 4.º graus)
17. ANTÓNIA HENRIQUES DE MELO. N. Lavandeira, Alquerubim, 1685. Residiram no lugar de Fontes.
18. MANUEL TAVARES DA SILVA. Capitão. N. Travassô, 1698. Casou em Vagos, em 1730, com
19. FELÍCIA PEREIRA DE PINHO. Residiram em Alquerubim.
20. MANUEL DIAS
21. LUÍSA DIAS
22. ANTÓNIO JORGE
23. MARIA JORGE
24. ANTÓNIO JOÃO DE ALMEIDA
25. MARIA FRANCISCA
26. JOÃO PEREIRA. N. 1661. Casou, 1692, com
27. MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA. N. 1675.
28. MANUEL MARTINS VIEGAS. Lavrador. N. vila de Aguieira. Fora sapateiro. Casou em Valongo, 1667, com
29. ISABEL GOMES MARTINS. N. vila de Aguieira.
30. GREGÓRIO GOMES MARTINS. Capitão. N. 1652. Casou, em 1693, com sua prima em 4.º grau
31. ÚRSULA SOARES DA ENCARNAÇÃO. N. 1659. F. 1701.
34. FRANCISCO CORREIA (HENRIQUES). Alferes. N. Vila Verde, Lamas do Vouga. Casou em Alquerubim, 1679, com
35. MARIA JOÃO. N. Paus. Moradores no lugar da Lavandeira.
36. BELCHIOR TAVARES DA SILVA. Capitão. Lavrador. N. Travassô. Aí casou, em 1689, com sua prima em 4.º grau
37. CATARINA FRANCISCA. N. Óis da Ribeira. F. Travassô, 1705.
38. MANUEL SIMÕES MANSO. Capitão. N. vila de Sosa (?). Casou com
39. FRANCISCA PEREIRA DE PINHO. N. Oliveira do Bairro. Moradores em S. Romão, Vagos.
52. ANTÓNIO PEREIRA. N. Paço, Valongo do Vouga.
53. MARIA FERREIRA DA CONCEIÇÃO. N. Carreiro, Valongo do Vouga.
54. MANUEL DE OLIVEIRA. N. Arrancada. F. 1704.
55. GERALDA DA CONCEIÇÃO. N. Arrancada, 1649. F. 1710.
56. MANUEL MARTINS ÁLVARES. Almocreve, surrador e estalajadeiro. N. Portela do Guardão, Santiago de Besteiros, 1620.
57. LOURENÇA MARIA VIEGAS, “a Galera”. N. vila de Aguieira. Foi estalajadeira e vendeira de vinhos.
58. SEBASTIÃO AFONSO. Carpinteiro. N. vila de Aguieira ou Vale do Soeiro. Casou, 1629, com
59. ANA GOMES. N. vila de Aguieira.
60. MANUEL MARTINS “O MAÇOUDO”. N. Maçoida, Valongo. F. 1673. Fez ou herdou “grande casa” em Arrancada.
61. ISABEL GOMES. F. 1691.
62. DOMINGOS FERREIRA SOARES. Alferes. Juiz no concelho de Vouga. Rendeiro do Morgado de Valongo. Fez várias viagens ao Brasil. F. 1676. Casou em Lisboa com
63. MARIA DA ENCARNAÇÃO. N. Esgueira. Residiram em Arrancada.
68. DOMINGOS DIAS. N. Jafafe, Macinhata. Casou em Lamas, 1650, com
69. MADALENA HENRIQUES. N. Vila Verde, Lamas.
70. MANUEL RODRIGUES. N. Paus. Casou em Alquerubim, 1648, com
71. ISABEL JOÃO ou GONÇALVES. N. Paus.
72. JOÃO TAVARES DA SILVA. Capitão. Rendeiro da Comenda da vila de Segadães. N. Vale do Neto, Silva Escura, 1624. Casou em Travassô, 1650, com
73. MARIA DE CASTRO. N. Travassô.
74. ANTÓNIO FRANCISCO “GUROMETE”. Lavrador.
75. ISABEL FRANCISCA. Moradores em Óis da Ribeira.
76. ANDRÉ SIMÕES ?
77. ISABEL SIMÕES ?
78. ANTÓNIO DE PINHO. Cerieiro. N. Águeda (St.ª Eulália). Casou em 1693 com
79. MARIANA PEREIRA. N. Oliveira do Bairro, 1679.
108. SIMÃO DOMINGUES. N. Passo, Cedrim.
109. ANTÓNIA DE OLIVEIRA. N. Arrancada.
110. JOÃO MARTINS. N. Arrancada.
111. ISABEL LUÍS. N. Arrancada.
112. DOMINGOS MARTINS ÁLVARES
114. MANUEL JOÃO, de Telhadela, Ribeira de Fráguas. Casou, 1613, com
115. ANA VIEGAS
116. SEBASTIÃO AFONSO
118. PEDRO ANDRÉ
124. MIGUEL FERREIRA. Ferreiro mestre de tenda; juiz ordinário e dos órfãos no concelho de Vouga. “Era dos principais da terra e serviço dos ofícios honrosos assim da República como da Igreja”. N. A-dos-Ferreiros. F. 1639. Casou, 1610, com
125. MARIA SOARES. F. 1662.
126. ANTÓNIO DUARTE. Pescador, trabalhador de enxada e “marnoto que fazia sal”. Depois de viúvo casou 2.ª vez e foi viver para Évora.
127. ANA FERNANDES. “mulher doente”.
136. FILIPE DIAS
137. MARIA JOÃO
138. ANTÓNIO HENRIQUES. Casou em Lamas, entre 1611 e 1614, com
139. MARIA JOÃO. Casou 2.ª vez, Lamas, 1627, com Sebastião Marques.
140. JOÃO RODRIGUES
141. MARIA DIAS. Moradores na vila de Paus.
142. FRANCISCO JOÃO
143. CATARINA GONÇALVES. Moradores na vila de Paus.
144. PEDRO FERNANDES. Lavrador rico. N. Cambra, Préstimo. Casou em Silva Escura, Sever do Vouga, em 1616, com
145. ÁGUEDA TAVARES. Foram moradores em Vale do Neto, Silva Escura.
146. BELCHIOR GONÇALVES. N. Grijó.
147. CATARINA DE CASTRO. N. Travassô.
148. ANTÓNIO FRANCISCO “o Cartana” ou “Guromete”. N. Travassô.
149. CATARINA ANDRÉ. N. Travassô.
156. JOÃO DE PINHO. Ferreiro. N. Águeda (St.ª Eulália).
157. MARIA PINHEIRA. N. Águeda (St.ª Eulália).
158. DOMINGOS MOREIRA
159. MARIANA PEREIRA
216. ADRIÃO FERNANDES
217. ANA DOMINGUES
224. DOMINGOS ÁLVARES (MARTINS) PACHECO
228. ANDRÉ MANUEL
229. MARIA ANTÓNIA
230. SEBASTIÃO ANTUNES, de Vale de Besteiros.
231. MARIA VIEGAS, de Aguieira. F. 1619.
236. André Pires
248. DOMINGOS MANUEL “O VELHO”. Lavrador; Juiz ordinário no Préstimo.
249. ANTÓNIA GONÇALVES
250. AFONSO GABRIEL
251. ANTÓNIA SOARES. F. 1622. Casou 2.ª vez com Belchior Pires.
276. PEDRO HENRIQUES
277. MARIA GONÇALVES
278. MIGUEL JOÃO
279. ISABEL DE MELO. Moradores em Vila Verde, Lamas.
288. BRÁS FERNANDES
289. MARIA FERNANDES
290. GASPAR TAVARES. Lavrador rico; mercador; escudeiro; capitão; juiz ordinário em Sever; escrivão da câmara. N. Amiais, Couto de Esteves. F. 1616. Casou em Silva Escura, Sever do Vouga, em 1590, com
291. ANTÓNIA JOÃO. F. antes de 1613.
294. TOMÉ JORGE
295. CATARINA DE CASTRO
296. ROQUE FRANCISCO “o Remugana”. Lavrador. N. Travassô. Casou, 1588, com sua prima em 4.º grau
297. MARGARIDA JORGE. N. Travassô.
500. AFONSO GABRIEL. Tabelião do arcediago de Vouga. Enfiteuta de metade do prazo da Quinta da Veiga (1567).
580. JOÃO JORGE. F. antes de 1590.
581. FRANCISCA TAVARES. Moradores no lugar dos Amiais, Couto de Esteves.
582. JOÃO EANES “o novo”. F. antes de 1590.
583. ÁGUEDA GONÇALVES. Moradores nas Presas, Silva Escura.
588. JORGE ÁLVARES
589. MARGARIDA FERNANDES
590. ROQUE FRANCISCO. Lavrador. N. Travassô.
591. ISABEL DE CASTRO. N. Travassô.
592. ROQUE FRANCISCO, acima n.º 590
593. ISABEL DE CASTRO, acima n.º 591
594. JORGE ÁLVARES, acima n.º 588
595. MARGARIDA FERNANDES, acima n.º 589
1182. JOÃO MARINHO. Escudeiro.
1183. HELENA DE CASTRO. N. Passo de Brandão, Feira. F. Travassô, 1597.
2364. FULGÊNCIO MARINHO. Padroeiro da Igreja de S. Miguel de Travassô.
2366. SEBASTIÃO JORGE DA ROCHA
2367. ISABEL DE CASTRO. Filha natural. Moradores em Passo de Brandão, Feira.
4732. JORGE DA ROCHA TAMANCO, “dos Rochas Tamancos do Porto, tidos por fidalgos”.
4734. D. NUNO ÁLVARES PEREIRA DE CASTRO, da Casa da Feira.
4735. CATARINA ANDRÉ ou DE ANDRADE.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74919 | coelho | 13 out 2004 11:49 | Em resposta a: #74905

Caro Filipe Rogeiro,

parabens por esta árvore de costados. Acabo de colocar alguns comentários e uma questão sobre ela no tópico "Omissão/adopção de apelidos".

Melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#74986 | fsrogeiro | 14 out 2004 13:46 | Em resposta a: #74919

Caro Coelho

Muito obrigado. Já li os seus comentários e respondi no referido tópico.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#75037 | fsrogeiro | 15 out 2004 01:15 | Em resposta a: #74905

Segue a árvore de costados de João Henriques Ferreira da Costa e Oliveira e sua irmã Ana Rita de Oliveira, naturais do lugar do Gravanço, freguesia de Águeda. Tal como para a anterior, agradeço quaisquer elementos que a possam enriquecer, inclusive informações sobre linhas colaterais, dados biográficos, etc.

Filipe Rogeiro

1. (A) JOÃO HENRIQUES FERREIRA DA COSTA E OLIVEIRA. Vereador da câmara de Assequins (1820) e juiz ordinário (1823). N. 1796. Casou, em 1814, com sua tia Luísa Maria da Graça, irmã de sua mãe.
1. (B) ANA RITA DE OLIVEIRA. N. 1808. Casou no Préstimo, 1841, com António Soares de Albergaria e Melo, com quem se inicia a árvore de costados anterior.
2. MANUEL DE OLIVEIRA ou Manuel de Oliveira Escada, depois Manuel Henriques Ferreira da Costa. Sargento-mor de Ordenanças. N. Assequins. Casou em Águeda, 1791, com sua prima em 4.º grau
3. MARIA DE OLIVEIRA. N. Gravanço. F. 1863.
4. FRANCISCO DE OLIVEIRA SOUTO ou Francisco de Oliveira Escada. N. Assequins. Casou na capela do Casaínho, Recardães, 1768, com
5. ANTÓNIA MARIA. N. Casaínho de Cima, Recardães.
6. ANTÓNIO HENRIQUES. N. Gravanço. Casou em Águeda, 1769, com sua prima em 4.º grau
7. FRANCISCA DE OLIVEIRA. 2.ª mulher.
8. MANUEL FERREIRA DA COSTA. N. Assequins. Casou em Águeda, 1743, com
9. ISABEL DE OLIVEIRA. N. Assequins.
10. FRANCISCO JOSÉ PERDIGÃO, N. Casaínho de Cima. Casou em Recardães, 1746, com sua prima em 4.º grau
11. JOANA RODRIGUES. N. Casaínho de Cima.
12. ANTÓNIO HENRIQUES. N. Borralha ou Póvoa da Lagoa (Águeda). Casou em Águeda, 1708, com
13. FRANCISCA RODRIGUES. N. Borralha.
14. JOÃO DE OLIVEIRA. N. Travassô. Casou em Águeda, 1742, com
15. SILVESTRA FRANCISCA. N. Assequins.
16. MANUEL FERREIRA SOUTO. N. Assequins. Casou em Águeda, 1707, com
17. SEBASTIANA DA COSTA. N. Assequins.
18. MANUEL DE OLIVEIRA. N. Assequins.
19. MARIA FRANCISCA. N. Assequins.
20. GERALDO MARTINS PERDIGÃO
21. MARIA SIMÕES
22. LUCAS HENRIQUES. N. Casaínho de Cima. Casou na ermida de S. Mateus do Casaínho de Cima, 1709, com
23. MARIA RODRIGUES. N. Casaínho de Cima.
24. MANUEL HENRIQUES. N. Póvoa da Lagoa. Casou em Águeda, 1654, com
25. MARIA ANTÓNIA. N. Póvoa da Lagoa.
26. NICOLAU FRANCISCO. N. Borralha. Casou em Águeda, 1680, com
27. MARIA TOMÉ. N. Borralha.
28. MANUEL DE OLIVEIRA. N. Travassô. Casou aí, 1705, com sua prima em 4.º grau
29. ISABEL LOPES. N. Travassô.
30. MANUEL HENRIQUES. N. Assequins. Casou em Águeda, 1707, com
31. FRANCISCA DA COSTA. N. Assequins.
32. JOÃO DIOGO. N. Rio Covo. Casou em Águeda, 1658, com
33. DOMINGAS DO SOUTO. N. Giesteira.
34. MANUEL SIMÕES. N. Assequins.
35. SEBASTIANA DA COSTA. N. Assequins.
36. MANUEL DE OLIVEIRA
37. GERALDA FRANCISCA
38. TOMÉ HENRIQUES. N. Assequins. Casou em Águeda, 1648, com
39. ISABEL FRANCISCA. N. Assequins.
44. MANUEL FERNANDES. N. Casaínho, Recardães.
45. JERÓNIMA GONÇALVES. N. Assequins.
46. MANUEL RODRIGUES GIRÃO. N. Ocente, Espinhel.
47. ISABEL ANTÓNIA. N. Ocente, Espinhel.
52. NICOLAU FRANCISCO. N. Assequins.
53. ISABEL FERNANDES. N. Assequins.
54. JOÃO GASPAR. N. Borralha. Casou em Águeda, 1655, com
55. MARIA TOMÉ. N. Borralha.
56. MANUEL DE OLIVEIRA. N. Travassô. Casou aí, 1683, com
57. ISABEL FRANCISCA. N. Travassô.
58. ANTÓNIO LOPES
59. CATARINA DE CASTRO
60. MANUEL HENRIQUES. N. Assequins. Casou em Águeda, 1687, com
61. ANTÓNIA FRANCISCA. N. Assequins.
62. MANUEL SIMÕES. (acima, n.º 34)
63. SEBASTIANA DA COSTA. (acima n.º 35)
64. DIOGO FERNANDES
65. MARIA MANUEL
66. ANTÓNIO DO SOUTO. Casou em Águeda, 1633, com sua prima em 4.º grau
67. MADALENA ANTÓNIA
76. JOÃO TOMÉ. Borralha.
78. SIMÃO GONÇALVES. N. Assequins.
79. MARIA FERNANDES. N. Assequins.
108. JOÃO GASPAR. Borralha.
109. MARIA FRANCISCA. Borralha.
110. JOÃO TOMÉ. Borralha.
111. ANDREZA HENRIQUES. Borralha.
112. SEBASTIÃO DE OLIVEIRA
113. MADALENA DE CASTRO
114. ANTÓNIO FRANCISCO, “o Branco”
115. MARIA FRANCISCA
120. TOMÉ HENRIQUES (acima n.º 38)
121. ISABEL FRANCISCA (acima n.º 39)
122. ANTÓNIO HENRIQUES. N. Gravanço.
123. LUÍSA FRANCISCA. N. Gravanço.

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#75124 | RAAL | 16 out 2004 19:36 | Em resposta a: #74898

Caro Filipe Rogeiro
Possuo poucos elementos sobre estas famílias e tenho-os na casa da Beira.
Escrevendo de memória posso dizer que se encontram Pachecos em Santiago de Besteiros desde início do século XVII. Aproveito para rectificar: os Pachecos devem ser oriundos da aldeia da Portela e atingiram um certo estatuto pois alguns foram FSO. Da aldeia de Barrô são oriundos os (estes ) Teles. Inicialmente era uma familia de comerciantes, almocreves, etc.
Um descendente destes Pachecos e Teles vai casar para os lados de Águeda e dá origem a uma família que se promove socialmente de onde vêm os Viscondes da Aguieira, etc, etc.
Mas tudo isto está no trabalho de Luís Soveral Varella sobre os Arêde Soveral
Ainda hoje existem nesta freguesia muitas pessoas que usam os apelidos Pacheco e Teles.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#75161 | LSV | 17 out 2004 15:25 | Em resposta a: #75124

Sobre os Teles da zona de Besteiros, transcrevo aqui parte do que consta de «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry» e que poderá interessar:

MARIA CARDOSO ...., Casou a 12.8.1626 em Santiago de Besteiros, sendo testemunhas António Mascarenhas (filho de Bárbara de Figueiredo e de seu marido Manuel Mascarenhas, morgado de Santo André, acima referidos), João de Cáceres, Miguel de Gouveia (referido adiante), João Antunes, Manuel de Quadros e outras pessoas, com ANTÓNIO TELES DE AZEVEDO, nascido cerca de 1600, morador à data em Letrela, perto de Casal d’Asco, e falecido antes de 1681. António Teles de Azevedo foi tesoureiro da bula da cruzada, em cuja qualidade pede e obtém cartas de perdão do Rei Dom Filipe III datadas de 11.4.1628 e 5.7.1631 dos 3 anos de degredo a que fora condenado para África. Tinha sido condenado por ter ferido com um tiro de espingarda Pedro de Figueiredo. Na primeira foi-lhe imposta uma fiança de 60 cruzados, e na segunda por não ter cumprido nem o degredo nem o pagamento a que tinha sido condenado, tendo apenas pago 3 500 réis por andar ocupado na cobrança da referida bula, foi-lhe perdoado o degredo, prisão e pagamento. Surge a apadrinhar em Santiago de Besteiros a 15.6.1625, a 8.10.1632, e onde testemunha casamentos a 26.8.1626, e a 10.6.1630 juntamente com António Mascarenhas filho de Bárbara de Figueiredo e de seu marido Manuel Mascarenhas, morgado de Santo André. António Teles de Azevedo era filho de Manuel Teles de Azevedo, nascido em 1557 e legitimado a 26.1.1596 com 25 anos de idade pelo Rei Dom Filipe II a pedido de seu Pai o padre António Teles de Azevedo, abade de Nossa Senhora de Alcoforado no concelho de Lafões, em cujo documento de legitimação refere que o tinha tido em Joana Rodrigues, solteira. Manuel Teles de Azevedo era ainda irmão de Joana Teles e de Catarina Teles, ambas legitimadas por cartas do Rei Dom Filipe I datadas de 20.2.1582, sendo seu Pai à data clérigo de missa no termo de Vouzela, e em cujas cartas se não refere o nome da Mãe. Estas duas irmãs foram ambas moradoras em Letrela. Joana Teles amadrinhou em Santiago de Besteiros a 21.10.1618 e faleceu neste lugar com testamento verbal a 6.8.1640. Foi Mãe de um Manuel Teles falecido antes de 18.11.1618 quando ela começa a fazer a encomenda da sua alma. Catarina Teles foi casada com Miguel de Gouveia, natural de Cambra, em Vouzela, onde tinha sua Casa de Família, que apadrinhou no baptismo seu sobrinho-neto João Cardoso de Figueiredo e que veio a morrer em casa do Pai deste, António Teles de Azevedo, em Letrela, a 29.11.1641. Do casamento de Catarina Teles com Miguel de Gouveia nasceu António de Gouveia que substabelece a 14.5.1614 no padre Gaspar Ribeiro a procuração que tinha para representar no casamento uma Joana Viegas, filha de Miguel de Bastos e de sua mulher Maria Viegas, moradores na Arrifana, em Santa Eulália de Besteiros.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#75270 | RAAL | 18 out 2004 20:26 | Em resposta a: #75161

Caro Luís Varella
Obrigado pela informação . Parte dela não a conhecia.
Infelizmente devido a muitos afazeres está entre parentesis a investigação.
Mas estes dados interessam-me sempre pois como sabe descendo dos morgados de Santo André e tenho também uma linha destes Teles.
O Pedro de Figueiredo que levou o tiro foi administrador do altar de São João na igreja matriz.
Já agora: deve escrever Litrela e não Letrela , a menos que queira manter a grafia antiga.
Quando sai o livro?
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#75272 | LSV | 18 out 2004 20:38 | Em resposta a: #75270

Caro Rui do Amaral Leitão

O livro «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry» saíu já a semana passada. Está aliás na livraria aqui do Genea. Faço nele mais de um referência ao seu trabalho dos «Morgados de Santo André» na minha referência e reconstituição genealógica dos Figueiredo da quinta de Casal d'Asco.

Quanto à escrita de Litrela/Letrela, já não vou a tempo de corrigir pois já está publicado o livro. No entanto, ou me falha a memória, ou escrevi tal como vi escrito na placa de estrada quando lá fui visitar. Lembro-me de reter essa informação e ficar a pensar que deveria verificar como é que tinha escrito. Confesso no entanto que já não sei o fiz...

Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#75387 | RAAL | 19 out 2004 22:54 | Em resposta a: #75272

Caro Luís Soveral Varella

Vou Comprar o livro
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Pachecos de Aguieira

#75658 | fsrogeiro | 23 out 2004 23:30 | Em resposta a: #75124

Caro RAAL

Muito obrigado pelas suas informações.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry»

#75662 | fsrogeiro | 23 out 2004 23:45 | Em resposta a: #75272

Caro Luís Soveral Varella

Já comprei e li o livro. Os meus parabéns. O parágrafo sobre Melo e Henriques interessou-me particularmente, não só porque me deu a conhecer mais uma geração (os pais de Isabel de Melo c.c. Miguel João), mas também pelos ramos colaterais que desconhecia. Interessante também o apontamento sobre a origem dos Pinheiro, dado que descendo de duas ou mais linhas de Pinheiros da região.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

Lopes Coelho -- Cabanões, Travassô, Óis, Espinhel

#93538 | coelho | 15 jun 2005 11:33 | Em resposta a: #73379

Caro Filipe Rogeiro,

entretanto recuperei alguns dados sobre a minha costela Lopes Coelho. Deixo-os aqui para o caso de o Filipe ou outro confrade ter algum dado novo a acrescentar:

1. Manuel Lopes Coelho, n. ~1700, natural de Cabanões, c.c. Natália Francisco, natural de Óis da Ribeira, moradores em Óis da Ribeira, tiveram:
- José Lopes Coelho, que segue.

2. José Lopes Coelho, c.c. Águeda Luisa Maria, de Casal de Álvaro, filha de João Rodrigues e Águeda Maria, moradores em Óis da Ribeira, tiveram:
- Manuel Lopes Coelho, que segue.

3. Manuel Lopes Coelho, n. 1779/08/09, c.c. Maria Josefa Gomes, filha de Manuel Rodrigues Glória e Josefa Maria de Almeida, moradores em Óis da Ribeira, tiveram:
- Miguel Lopes Coelho, que segue.

4. Miguel Lopes Coelho, n. 1820/04/08, c.c. Maria Rosa de Jesus ou Maria Josefa da Fonseca, de Espinhel, filha de Manuel Francisco Lima e Maria Pinheiro da Fonseca, moradores em Espinhel. c.g. a partir daqui, perde-se o apelido Coelho, mantendo-se apenas o apelido Lopes.

Obrigado,
Coelho

Resposta

Link directo:

Ferreira Coelho -- Piedade (Espinhel)

#93539 | coelho | 15 jun 2005 11:46 | Em resposta a: #73379

Caro Nuno Rogeiro e confrades,

por via materna entronco também numa família Ferreira Coelho do lugar da Piedade, freguesia de Espinhel, concelho de Águeda:

Manuel Ferreira Coelho, n. ~1775, e sua mulher Maria Joaquina, moradores na Piedade, freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Espinhel, tiveram a:
- Josefa Angélica Ferreira Coelho, n. ~1810, c.c. António da Costa Abrantes, de Aguada de Cima, concelho de Águeda, n. ~1800, filho do Alferes José de Oliveira de Abrantes e de sua mulher Caetana de Abrantes. Moraram em Aguada de Cima e tiveram a Maria José da Costa Abrantes (minha tetravó), c. 1835/11/23 c/ Manuel Ferreira dos Reis, de São João da Azenha, e irmão do Bacharel José Ferreira dos Reis, administrador do concelho de Oliveira do Bairro.
- Bacharel Manuel Ferreira Coelho, bacharel formado pela Universidade de Coimbra.

Devem ser da mesma família:
- Dr. Albino Ferreira Coelho, Piedade, administrador do concelho de Oliveira Bairro 1864-1865 e presidente da câmara em 1866-1867.
- Pe. Dr. Albino Ferreira Antunes Coelho, da Piedade, processo AUC ordenações sacerdotais de 1866. o. 1917/10/19.
- Dr. Jorge Ferreira Coelho

Esta família tinha uma casa brasonada na Piedade, já demolida, e penso que estava ligada à família Pinto de Almeida, da Quinta do Morangal, mesma freguesia. Desconheço que apelidos estavam representados no brasão (Ferreira? Coelho? Pinto? Almeida?) Há obras publicadas sobre brasões que tenham sido concedidos nos séculos XVIII ou XIX?

É provável que os meus Lopes Coelho e Ferreira Coelho provenham de um tronco comum, mas ainda não pude confirmar o facto.

Obrigado,
Coelho * 2

Resposta

Link directo:

RE: Travassô - Pimentel da Costa

#143325 | tfp | 07 fev 2007 21:37 | Em resposta a: #72389

Caro Filipe Rogeiro,

Tive oportunidade finalmente de ir a Aveiro e tenho um palpite para como entroncar a Angela Pimentel, será que podemos trocar impressões por mail ?

Muito obrigado

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#192674 | Ernesto357 | 15 abr 2008 19:39 | Em resposta a: #70896

Boa tarde!


Procuro elementos (ascendências, descendências, ligações) sobre meu bisavô,
Joaquim Fernandes Neves, filho de Manoel Fernandes Neves e de Roza Catharina Neves, nascido 1873, em Fermentelos no conselho de Aguedá, distrito de Aveiro.

Atenciosamente,
Ernesto Neves Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#192781 | fsrogeiro | 16 abr 2008 17:29 | Em resposta a: #192674

Caro Ernesto Neves Mendonça

Aconselho-o a, juntando esse dados, contactar o Arquivo Distrital de Aveiro e solicitar uma cópia do assento de baptismo do seu bisavô.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

Lopes Coelho, de Aveiro, 1687

#209748 | coelho | 03 out 2008 11:52 | Em resposta a: #74722

Caros confrades,

na "Memória sobre a Villa de Aveiro", de 1687, Cristóvão de Pinho Queimado tem uma lista de famílias nobres de Aveiro, entre as quais a dos "Lopes Coelho". Esta lista re-aparece alguns anos depois, com acrescentos, na Corografia do Pe. Carvalho da Costa.

Gostaria de saber que se alguém possui dados sobre esta gente e, mais concretamente, se conhecem alguma ligação aos Lopes Coelho que se documentam em Travassô (Águeda) por volta de 1700.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Lopes Coelho, de Aveiro, 1687

#214704 | henrdias | 04 dez 2008 19:58 | Em resposta a: #209748

Caro Coelho,

há muito que pretendia "meter conversa" consigo, uma vez que também sou coelho pelo meu avô paterno, Manuel Dias Coelho.
Mas nunca o fiz, porque à medida que ia avançando nos meus costados fui verificando que os meus "Dias Coelho" se iam mantendo constantes ao longo de várias gerações.
E foi assim que cheguei até ao meu sétimo avô, também Manuel Dias Coelho.
Acontece que recentemente descobri que este meu avô era filho de um Manuel Dias, por sua vez filho de António Marques e de Maria Dias (origem dos Dias) e de Isabel Lopes, filha de Maria Pestana e de Simão Lopes Coelho (origem do Coelho).

Portanto a minha pergunta, é se tem alguma notícia deste Simão Lopes Coelho?

Acerca dele, apenas sei que foi morador no lugar do Olival, freguesia de Aguda e Concelho de Figueiró dos Vinhos. Bem sei que vai alguma distância de Águeda a Aguda, mas nunca se sabe... até porque é frequente alguns autores (inclusive o F. Gaio, e até na TTOnline) trocarem Aguda por Águeda.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Lopes Coelho, de Aveiro, 1687

#214771 | coelho | 05 dez 2008 11:05 | Em resposta a: #214704

Caro Henrique Dias,

desse seu Simão Lopes Coelho, nada sei. Mas é curiosa esta distribuição geográfica dos Lopes Coelho: Aveiro, Águeda, Figueiró dos Vinhos. Será que são todos do mesmo tronco?

Obrigado pela achega.

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#214798 | jaboo | 05 dez 2008 17:44 | Em resposta a: #74493

Caro Pedro França,

eu tenho antepassados de Ranhados, concelho de Meda (Guarda) com o apelido "Ala", nos séc XVII-XVIII (veja em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=337999). No entanto, o "Ala" era de facto "Aiala" ou "Ayala" (suba no ramo materno) mas que depois (nao conheço a razão) transformou-se em "Ala". Curisosamente, esse meu ramo "Ala" descende de "Pinto de Lemos" de Ranhados (eram portanto Lemos Ala).

Não sei se isso ajuda nas suas pesquisas ou se até já resolveu o assunto quantos aos seus Alas de Águeda, mas aqui fica.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Lopes Coelho, de Aveiro, 1687

#214812 | henrdias | 05 dez 2008 21:24 | Em resposta a: #214771

Caro Coelho,

boa pergunta, mas só há uma forma de obter a resposta que é prosseguindo as buscas. Pela minha parte é isso que farei. e assim que souber mais alguma coisa darei notícias.

Até lá, receba os melhores cumprimentos de

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#215101 | Pedro França | 09 dez 2008 16:20 | Em resposta a: #214798

Caro João:

Pois, estive a ver a página que me referenciou e os respectivos links e não me parece que a origem dos "Alas" de Águeda seja a mesma dos de Ranhados/Meda, até porque se nota bem nestes quando é que o "Ayala" se transmudou em "Ala", coisa que não é tão nítida no caso dos de Águeda.
Por outro lado, aquela região de Águeda é capaz de ter algo a ver com a expressão das terras poveiras "Ala-arriba", muito ligada à actividade piscatória...
Faz tempo, encontrei num expositor da BGUC (Biblioteca Geral da UC), uma obra precisamente sobre os Ala-arribas...; simplesmente, na altura, a pressa é inimiga da ponderação e da contenção e não fixei o nome do autor.
Quando me lembrei de recorrer a essa obra ela já não estava no expositor e tão-pouco encontrei o título genérico da obra. Agora com a informatização, pelas palavras chave, talvez lá chegue.
E é o que posso adiantar sobre isto. Na família de minha mulher, por tradição oral, não há qualquer vislumbre de ligação a "Ayalas".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#215206 | jaboo | 11 dez 2008 02:33 | Em resposta a: #215101

Caro Pedro,

Bem isso era, como sabe, so uma sugestão ou uma pista para investigação.

Existiu também um ramo "da Fonseca Alla" em Penela da Beira (Penedono) nos sec. XVII-XVIII, mas cuja origem ainda não consegui apurar. Se um dia conseguir alguma coisa, depois comunico.

Um abraço,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#215219 | Mavasc | 11 dez 2008 10:23 | Em resposta a: #215101

Caro Pedro França

Isto já deve ser do seu conhecimento...mas aí vai. há uma família Alla em Aveiro, bastante conhecida. E há lá uma farmácia Alla.
Sendo Águeda tão próxima de Aveiro é provável haver ligação.

melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Ala, Matos Ala, Lemos Ala, de Águeda

#215284 | Pedro França | 11 dez 2008 22:48 | Em resposta a: #215219

Cara Maria Benedita:

Há ligação sim senhor. A minha mulher, quando se proporciona, fala dessas ligações com Águeda e Aveiro através do lado "Ala", embora, na ascendência, Águeda seja o centro dessa família tanto quanto me foi dado averiguar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#265439 | Samuel C O Castro | 17 nov 2010 17:07 | Em resposta a: #74905

Prezado Filipe Rogério,

Numa grande pesquisa que estou a realizar da família Castro, não localizei o D. Nuno Álvares Pereira de Castro, da Casa da Feira (c. c. Catarina André ou de Andrade).

Como gostaria muitíssimo de entroncar esse interessante ramo junto aos demais, se caso tiveres a ascendência dele e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#269228 | adalbarbosa | 24 jan 2011 23:29 | Em resposta a: #74905

Caros Confrades

Solicito a vossa ajuda na procura de antecedentes de :JOÃO JORGE HENRIQUES, António Jorge e Isabel Henriques,

JOÃO JORGE HENRIQUES, Escrivão da Camara de Macieira de Cambra, filho legitimo de António Jorge e de Isabel Henriques, do lugar de Passos, nasceu em 1668, Freguesia de Nª Srª da Natividade em Macieira de Cambra da Comarca da Vila da Feira, bispado de Coimbra - "foi baptizado aos 4-2-1668, pelo padre João Soares, que também foi padrinho; a madrinha foi Maria filha de Mateus Luís de Ossela".

Em 21 de Outubro de 1697 casou com Bernarda da Cruz (Tavora), falecida a 11/2/1752, o que faz crer, que a sua residência era nesta vila. "Em os 21-Outubro de 1697 recebeu o padre cura Domingos Francisco, a João Jorge Henriques, com sua mulher Bernarda da Cruz. Foram testemunhas Francisco Ferreira … e seu filho João Soares, de Passos, (assinatura de) Salvador de Matos". Livro nº 1 de Macieira de Cambra, pág. 95 (Casamentos).

Faleceu a 14.01.1746, "Em os 14-Janeiro de 1746, faleceu João Jorge Henriques, do lugar de Padastros, desta freguesia e não fez testamento. Seu genro Francisco Tavares, do lugar da Moreira, freguesia de Rôge, obrigado ao bem de sua Alma,"Livro nº 8 de Macieira de Cambra, pág. 23 (Óbitos). Seu corpo foi sepultado dentro da Igreja, de que fiz este assento que assinei, dia, mês, era, ut supra …. Padre Cura António Tavares. "

Grato pela atenção,

Adalberto Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#271369 | PP | 26 fev 2011 10:38 | Em resposta a: #70896

Caro Filipe Rogeiro,

Nas minhas pesquisas tenho um casal - António da Rocha Moreira e Maria Rosa - sendo que esta é natural da freguesia da Senhora da Assunção de Espinhel, Águeda.
Dado que os dados que para já tenho são muito escassos, gostaria de saber se por acaso não tem alguns elementos sobre o casal.

O dito casal poderá ter casado na freguesia da noiva e, se assim for, terá casado antes de 1871.

PS: António da Rocha Moreira é natural da freguesia do Bonfim, Porto, e em 1890 moravam na freguesia de Santo Ildefonso, Porto.

Agradeço a sua atenção.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#271398 | fsrogeiro | 26 fev 2011 18:13 | Em resposta a: #271369

Caro PP,

Infelizmente não tenho elementos que o possam ajudar dado que os meus interesses se concentram mais nas freguesias de Valongo do Vouga, Águeda, Travassô e Préstimo. Só no século XVII encontro antepassados na freguesia de Espinhel (V. árvore de costados de João Henriques Ferreira da Costa e Oliveira).

Cumprimentos,
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#271399 | PP | 26 fev 2011 18:22 | Em resposta a: #271398

Caro Filipe Rogeiro,

Obrigado pela sua atenção.
Dos poucos dados que possuo sei que o casal Clemente Tavares e Maria Emília eram naturais de Espichel, Águeda.
Mas já reparei que não vou poder fazer pesquisa on-line, pois julgo que não é ainda possível através do arquivo distrital de Aveiro.

Por acaso não sabe se existem assentos digitalizados desta freguesia?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Coelho, Pimentel, da Silva, de Castro--Cantanhede e Requeixo

#273321 | miguellabrego | 25 mar 2011 18:19 | Em resposta a: #271399

Eu estou esperando que alguém pode fazer alguma pesquisa para mim se estão planeando em visitar o Torre do Tombo ou Arquivos de Aveiro.

Meu antepassado, Antonio Coelho da Costa, natural de Requeixo, Aveiro foi casado ao Maria da Silva Pimentel, natural de Cantanhede, Coimbra. Eles viveram em Requeixo, Aveiro. Antonio era o filho de Baltazar Coelho da Costa, natural de Requeixo, e do Mecia de Castro, natural de Travasso. Baltazar era o filho de Manuel Coelho e de Isabel da Costa de Requeixo. Manuel Coelho era um fidalgo do cavaleiro e uso os braços de familia Coelho. Mecia de Castro era a filha de Joao Marinho, escudeiro, de Travasso (filho de Fulgenico Marinho, padroeiro da Igreja de Travasso) e de Helena de Castro, de Passo de Brandao em Feira, filha de Sebastiao Jorge da Rocha e Isabel de Castro).

Há indícios que me levam a pensar que Manuel Coelho sejam descendente de Pero Coelho, que foi conselheiro de D. Afonso IV e um dos matadores de D. Inês, tendo depois morrido às mãos de D. Pedro. Sabe-se que alguns dos descendentes de Pero fugiram para as terras dos todo-poderosos condes da Feira, com quem tinham algum parentesco, e que os protegeram, tal como protegeram os Castro e Rocha. Entre essa descendência contam-se os senhores de Felgueiras.
Tive conhecimento de um documento datado de 1501, em que os povos de Ovar e Aveiro se queixavam ao rei, porque os condes os obrigavam a levar os tributos que lhes eram devidos, a Requeixo, Ovar e Porto. Significa isto que tinham ali celeiro e algém que lá os representasse e velasse pelos seus interesses. O problema estava em que não há notícia de que ali tivessem bens. Mas, um memorialista do séc. XIX diz que, para contornar as leis de dezamortização, as ordens religiosas cederam uma parte das suas propriedades a senhores laicos, entre eles, os condes da Feira.
Descobri outro documento, este de 1818, em que se afirma que D. Miguel Pereira Forjaz, 9º conde da Feira, tem o senhorio directo e útil de um casal em Requeixo, propriedade das freiras de Arouca, que já ali possuiam bens desde 1323. A pergunta é: quem representava ali os senhores da Feira? É bem possível que fosse um Coelho. Data de 1536 a primeira notícia de um Coelho nesta povoação. Catarina Coelha cedeu, então, vários casais ao mosteiro de Santo Tirso. Era, pois, pessoa abonada e, provavelmente, uma antepassada de Baltazar Coelho e de Manuel Coelho, seu pai, para ali enviados (por hipótese), pelos condes, em sua representação. E, talvez não seja mera coincidência, que Baltazar casou com uma protegida dos mesmos condes, Mécia de Castro. Acresce que o nome Baltazar Coelho aparece, repetidamente, nos senhores de Felgueiras. É esta a minha hipótese.

Bem, de volta à Antonio Coelho da Costa e sua esposa, Maria da Silva Pimentel: Eles tiveram duas crianças: Manuel Pimentel Coelho Madalena da Silva Pimentel (minha antepassada). Manuel Pimentel Coelho (igualmente conhecido como o Manuel Coelho da Silva) casou-se três vezes. Primeiramente algum tempo antes de 1631, o segundo ao Isabel da Silva Lobo (filha de Luis Mergulhao Martel e de Maria da Silva Lobo, de Cantanhede) em 28 novembro 1631 em Cantanhede e tiveram pelo menos 4 crianças: Manuel (nasceu julho 1634), Ana e Ursula (gêmeos nasceu setembro 1635), e Bernarda (nasceu junho 1641).
Manuel casou uma terceira vez a irmã de Isabel: Ana da Silva Lobo, em 4 fevereiro 1646 em Cantanhede. Manuel e Ana tiveram pelo menos 3 crianças: Maria (nasceu março 1649), Damasia (nasceu fevereiro 1647), e Luzia (nasceu dezembro 1652).

Meu antepassado, Madalena/Madanela da Silva Pimentel casou-se com Ldo. Alexandre da Costa de Oliveira, de Aveiro, filho de Manuel da Costa. Alexandre entrou na Universidade de Coimbra em 1631 ate 1638 e viveu em Cantanhede de 1639 pelo menos a 1647. Moveram-se então para area de Sao Miguel em Aveiro antes de 1653. Alexandre serviu o rei no lugar das letras e foi apontado Juiz de Fora de Moncao em 1653 por 3 anos e deposi foi apontado Juiz da For a para Ponte de Lima em 1662. Era o auditor da gente de guerra durante de Guerra da Restoracao e ele capturou os infindeis que tentam alcangar o Torre de Gaiao do cabo e Alexandre morreu quando esteve em serviço. Alexandre e Madalena tiveram pelo menos 7 crianças: Josefa? (dezembro 1639), Mariana (outubro 1642), Isabel (agosto 1645), Alexandre, Novo (setembro 1646), Custodio (meu antepassado) (março 1650), Sebastiana (janeiro 1653) e Maria (apostas de 1652). Mim igualmente sabe que Ldo. Alexandre teve um irmão, Custodio da Costa, que viveu em Cantanhede e foi casada a Caterina Antonia da Rocha. Orignalmente, eu tinha alistado em erro que Madalena era a filha de Manuel Gomes Pimentel e Maria da Silva, mas aquele era errado mas Manuel Gomes Pimentel é relacionado à Antonio Coelho da Costa e seu esposa Maria da Silva Pimentel.

Eu encontrei o registo em linha “Registo Geral de Merces" do " Merces da Torre do Tombo", Livro 22, folha 370v para o " Antonio Coelho da Costa" para fevereiro 16, 1654. Também, um outro registro, " Registo Geral de Merces, Merces de D. Antonio VI, livro 5, folha 67 para setembro 10, 1660 igualmente alista o "Antonio Coelho da Costa" --pode alguém ver se estes podem ser o mesmo Antonio que meu Antonio? Que aqueles registros dizem?
Todo o auxílio seria apreciado extremamente.

Miguel da Rocha Labrego
miguellabrego@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Concelho de Águeda

#309369 | afdesousa | 30 jun 2012 16:26 | Em resposta a: #70896

Venho pedir caso possivel, ajuda para identificação da minha ascendencia Ferreira em A-dos Ferreiros.
l ANTÓNIO DOMINGUES FERREIRA e mulher ISABEL FERREIRA de A-dos-Ferreiros cuja filha FRANCISCA FERREIRA casa em Sarnada - Préstimo com JOÃO FERNANDAES, (filho de Manuel Fernandes do Préstimo e Antónia Fernandes da Sarnada - Prestimo). Que são pais de:
1 - António Ferreira que casa em Castanheira do Vouga com Maria Almeida, filha do Alferes Simão de Almeida que casa em 30-4-1737 com Margarida Ferreira Soares, n. em Avelal de Cima e que entronca nos Aredes da Serra de Baixo.
2 -Francisca Ferreira casa em Seixo Talhadas com o Capitão Francisco de Arede, nascido em 12 - 8 - 1745 e cujos filhos identifico a nascerem a partir e 1773.

Resposta

Link directo:

RE: Coelho, Pimentel, da Silva, de Castro--Cantanhede e Requeixo

#321658 | tfp | 21 jan 2013 23:38 | Em resposta a: #273321

Caro Miguel,

Descobriu mais alguma coisa sobre os Coelho da Costa ?

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#362284 | casageraz | 10 out 2015 17:55 | Em resposta a: #70896

Caro Filipe Rogeiro,

Durante as suas pesquisas, terá encontrado elementos sobre António Ribeiro de Matos casado com Matilde Albertina Pinto Carvalho, ambos de Águeda?

Obrigado,

Maria Helena Cunha

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#368698 | A. Oliveira | 28 abr 2016 16:11 | Em resposta a: #74905

Boa tarde.
Foi com muita surpresa e por mero acaso que cheguei a este post.
De facto, sou descendente de um JOÃO TAVARES, casado com MARIA MANUEL, moradores em Lourizela (Couto de Esteves, Sever do Vouga), onde terá nascido o seu filho MANUEL TAVARES em 1634.
Um seu trineto, já nascido no concelho de Oliveira de Frades, acaba por ir casar a Coimbra em meados do século XVIII e se aproximar do concelho de Condeixa onde está o grosso da minha família.
Será possível estabelecer-se alguma ligação entre os 'meus' Tavares e os Tavares aqui referidosos?
Antecipadamente grato,
Américo Oliveira

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#382806 | cardosodoamaral | 12 jul 2017 23:20 | Em resposta a: #70896

Caros Confrades

Procuro João Cardoso Guerra ou João Cardoso de Figueiredo (aparece em dois registos com nomes diferentes), natural do lugar e freguesia de Águeda, Bispado de Aveiro (cerca de 1735), casado com Joana Eufrásia de Santiago natural da vila de Podentes ou natural da cidade de Coimbra (aparece em dois registos com naturalidades diferentes). Ele é filho de Manuel Dias Guerra de Aguiar da Beira, nascido a 10-3-1716, casado a 23-9-1734 com Francisca de Sambernardo de Águeda (desta não sei a data de nascimento). Não sei a filiação de Joana Eufrásia, bem como a sua data de nascimento.

Caso alguns dos Caros Confrades tenham "esbarrado" com estes nomes agradecia um contacto.

O meu mail é cardosodoamaral@gmail.com

Grato pela atenção

Cordiais saudações

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#389420 | rodrigo.d.ferreira | 20 fev 2018 21:53 | Em resposta a: #70896

Prezados,

Busco informações mais precisas sobre meu avô, ANTONIO FERREIRA, nascido em Portugal em 1909. Filho de MANOEL FERREIRA e ROSA MARQUES (nos documentos que disponho, ora aparece como Rosa, ora como Roza), Antonio veio para o Brasil em 1926, aos 17 anos, após o falecimento da mãe e casamento do Sr. Manoel com a segunda esposa (?). Teve um irmão mais moço e uma irmã, esta apenas por parte de pai.

Pelo que sei, meu avô manteve correspondência com a família até o falecimento do Sr. Manoel. As cartas eram endereçadas para a localidade de MAÇOIDA, ÁGUEDA. Acredito que seja o local de nascimento dele.

Gostaria, se possível, certificar-me de que ele, bem como seus pais, possuíam apenas um apelido e que o nascimento realmente deu-se em Maçoida, constando provavelmente nos registros de Aveiro.

Sem mais no momento, coloco-me a disposição para detalhar um pouco do desmembramento da família Ferreira no sul do Brasil.

Rodrigo Ferreira

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#389429 | pgirao | 21 fev 2018 04:08 | Em resposta a: #389420

Boa noite,


O registo que pretende é o número 83 do ano de 1909 da freguesia de Águeda, no concelho do mesmo nome.

Pode consultar através do link:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/Controls/vault/?id=DISSEMINATION/26A4946035C01FA0D7AB7CA745BF118B&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

Se tiver alguma dificuldade ou necessitar de ajuda para prosseguir a pesquisa, diga.


Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#391959 | Eloir | 10 mai 2018 18:22 | Em resposta a: #70896

Procuro a família Guerra
Joaquim Ribeiro Guerra
Deolinda da Silva Guerra
Tiveram um filho Manuel da Silva Guerra

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#391961 | Eloir | 10 mai 2018 18:27 | Em resposta a: #389429

Solicito ajuda para localização do registro de Joaquim Ribeiro Guerra e Deolinda da Silva Guerra eram casados

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#412581 | BBT | 22 fev 2019 11:39 | Em resposta a: #74732

Caro Filipe Rogeiro

Procuro informação sobre os soares Sousa baptista e Martins pereira de Arrancada.

li que recolheu informação num manuscrito - “Os Soares de Arrancada”, cerca de 1940, da autoria de Joaquim Soares de Sousa Baptista- que não consigo encontrar.
será que me pode facultar onde consultar ou caso tenha registo informático me enviar?
Tambem se tiver alguns dados sobre as famílias indicadas agradecia.

cumprimentos,
Bruno Teixeira

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#412583 | Eloir | 22 fev 2019 13:05 | Em resposta a: #391961

Procuro
Deolinda da silva guerra ou
Maria deolinda da silva guerra

Nasc 23/07/1891
Águeda
Pai. Firmino Marques da SILVA /fermino
Mãe. Ana Soares

Resposta

Link directo:

Maria, 1891

#412588 | rodrigo.d.ferreira | 22 fev 2019 15:10 | Em resposta a: #412583

Prezado Eloir,

Creio que o registro que procuras é o de número 86 do livro de batismos da paróquia de Águeda.
O documento não menciona o nome Deolinda, apenas Maria, filha de Fermino Marques da Silva e de Anna Soares. A data do nascimento confere com a informada por você.

Podes acessar o assento pelo endereço abaixo:

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=984295

À esquerda, há uma barra de pesquisa. Clique na imagem "PT-ADAVR-PAGD04-1-97_m0084.tif".

Boa sorte!

Rodrigo Ferreira

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#412591 | Eloir | 22 fev 2019 17:35 | Em resposta a: #412588

Obrigada !
Procuro tb o registro de :
Jayme Alves de Souza
Nascido 14/09/1908
Mãe christina alves dos santos ou
Christina alves de souza
Pai.Joaquim alves de souza
So consta como natural do Porto.

Christina Alves dos santos
Era filha de : Maria moreira e joaquim alves dos santos

Como faço para localizar o registro de batismo de jayme principalmente.

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#412639 | rodrigo.d.ferreira | 25 fev 2019 02:36 | Em resposta a: #412591

Eloir,

Creio que o Jayme que procuras foi batizado na Paróquia de Ermesinde, na região do Porto.
Segue endereço para conferência:

http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1413383

Assento de Nº 108:
PT-ADPRT-PRQ-PVLG03-001-0080_m0057.tif

Ali consta que a data do nascimento foi na verdade 24/09/1908.
Demais dados conferem, considerando o sobrenome Santos para a mãe.

Espero que ajude nos teus propósitos.

Rodrigo Ferreira

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#412648 | Eloir | 25 fev 2019 11:00 | Em resposta a: #412639

Meu muito obrigado!

Vou pedir mais uma ajuda se possível!?

Batismo de:
Christina Alves dos Santos
Mãe: Maria moreira faria
Pai : Joaquim Alves dos Santos
Nascimento 1890
Visto que morreu em 1976 e declararam ter 86 anos.

Ao que tudo indica ser da mesma localidade do Jayme veio ao Brasil na lista de passageiros consta 29 anos e ja viúva.

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#412650 | Eloir | 25 fev 2019 12:02 | Em resposta a: #412639

Onde se encontra esse livro de registros?
Onde devo ir para solicitar a cópia?
Agradeço!

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#417905 | clover779 | 11 set 2019 15:30 | Em resposta a: #72389

Caro Filipe Rogeiro,

seria o Roque da Costa Pimentel que refere o mesmo que casou um filho em Mira, a 20 de Junho de 1677 (https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39878&FileID=255961)?

Manuel de Almeida é dito filho de Roque da Costa Pimentel e de Antónia João, infelizmente não especifica naturalidades, mas pelas datas parece ser da mesma altura.

Obrigado,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#417909 | miguellabrego | 11 set 2019 16:41 | Em resposta a: #417905

Estes são meus ancestrais e pesquisei a linha Pimentel há mais de duas décadas.
Este Manuel de Almeida, filho de Roque da Costa Pimentel e Antonia João, que se casou em Mira em 1677, também é meu antepassado. Os registros de casamento de seus filhos com Maria da Fonseca ajudaram em suas origens. Manuel de Almeida é listado como sendo naturalmente de Vigia em Vagos.

Roque da Costa Pimentel era conhecido por casar duas vezes: primeiro a Madalena da Silva Pereira com oito filhos entre 1643 e 1653 em Carvalhais, Anadia, onde ele ocupava um escritório. Madalena morreu em 1653.
Quando viúvo, Roque casou-se pela segunda vez com Madalena Pereira de Barros em Sosa, Vagos em 1654 e teve mais cinco filhos em Carvalhais. Ele morreu lá em 1667.

Agora, volta de Manuel de Almeida-ele casou-se em 1677, por isso suspeita-se que ele provavelmente teria nascido algum tempo antes de 1658.
Nenhum casamento foi encontrado em Vagos, Ilhavo, ou Sosa para Roque e Antonia.
Suspeito que Manuel de Almeida provavelmente tenha sido um filho bastardo nascido entre a primeira esposa e a segunda esposa de Roque (entre 1653-1654) enquanto Roque estava na área de Vagos.

Roque foi um dos seis filhos de Manuel Pimentel "o Reixiquito" e Maria Coelho da Costa, ambos morando em Travasso, Aveiro. Ele era dono de uma pousada e era "procurador e almotace" de Aveiro e Esgueira. segundo um registro da universidade de coimbra, Manuel estudou de 1609-1617 e era filho de João Pimentel de Aveiro.

Um dos irmãos de Maria Coelho da Costa era Antonio Coelho da Costa. Antonio casou-se com um prima de Manuel Pimentel. O nome dela era Mecia da Silva Pimentel.
Antonio e Mecia também são meus antepassados.
Antonio e Mecia moravam em Aveiro proper e Requeixo.
Segundo o testemunho de sua neta, Antonio estava envolvido em assuntos judaicos e estava sob grande suspeita. Seus pais eram Baltazar Coelho da Costa, originário de Tentugal e descendente da linha de armas Coelho, e Mecia de Castro, cuja família era originária de Travasso e cuja mãe era descendente de uma linhagem bastarda dos Condes de Feira e tinha possíveis origens judaicas (da Rocha Tamanco, do Porto).

A esposa de Antonio, Mecia da Silva Pimentel, nasceu em agosto de 1571 em São Miguel de Aveiro, filha de Andre Lopes e Elena Pimentel. Elena era natural de Torres Novas, uma das muitas filhas que se mudou para Aveiro, filha de Francisco Pimentel, fidalgo da casa real e senhor do morgado de Torres Novas, e Isabel da Silva Aires. Francisco era filho do Rodrigo Pimentel e D. Catarina de Brito. Um irmao de Rodrigo era Joao Pimentel quem é ancestral de Manuel Pimentel "o Reixiquito".

Miguel da Rocha Labrego

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#429286 | filomenanovais | 01 dez 2020 18:36 | Em resposta a: #70896

Olá!
Os avós maternos de Helder Manuel de Oliveira Bastos foram proprietários da Quinta da Serrascosa a partir dos anos 30 do século passado. Foi adquirida a uns proprietários de Aveiro por José Ribeiro Arede (1872-1946), casado com Maria Josefina de Jesus Oliveira (1887-1929). José Ribeiro Arede registou a propriedade em Aveiro.
Gostaria de saber mais os ascendentes de José Ribeiro Arede. Seu pai terá sido António Arede e sua mãe Constância Maria.

Agradeço desde já qualquer informação.
Filomena Novais

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Águeda

#435874 | joaobriantigeneall | 24 ago 2021 18:39 | Em resposta a: #70896

Descendo de António de Araújo de Melo e Mendonça, de Vilarinho, freguesia de Talhadas, e de Custódia Maria Josefa, de Crastovães, freguesia de Trofa, concelho de Águeda. Sou hexaneto deste casal, sendo ele nascido a 10 de março de 1744 e falecido a 11 de janeiro de 1803 (sem os sacramentos, por morrer de repente), casado com Custódia Maria Josefa em Talhadas, onde sempre viveu.

Para facilitar, exponho aqui um esbôço da ascendência de António de Araújo de Melo e Mendonça, sendo todos de Talhadas:

1. António de Araújo de Melo e Mendonça, nascido a 10 de março de 1744 em Vilarinho, Talhadas, e falecido no mesmo lugar a 11 de janeiro de 1803.
2. Domingos Francisco Farias, nascido a 24 de maio de 1716 em Vide, Talhadas.
3. Maria dos Santos de Araújo, nascida cerca de 1720 em Vilarinho.
4. Domingos Francisco, nascido cerca de 1690 em Vide.
5. Domingas Francisca, nascida cerca de 1690 em Vide.
6. António João dos Santos de Araújo, nascido cerca de 1670 no lugar de Talhadas.
7. Helena de Pinho, nascida cerca de 1670 em Vilarinho.
8. Marcos Domingues Francisco, nascido cerca de 1660 em Vide.
9. Maria Manuel João, nascida cerca de 1660 em Ereira, Talhadas.
10. Pedro Fernandes, nascido cerca de 1660 em Vide.
11. Maria André, nascida cerca de 1660 em Vide.
12. Diogo João dos Santos, nascido cerca de 1640 em Talhadas (estimo a data pelo casamento de suas prováveis irmãs Isabel da Veiga e Ana da Mota em 1662).
13. Maria João, nascida cerca de 1640 em Talhadas.
14. António Manuel, nascido cerca de 1640 em Vilarinho.
15. Maria Antunes, nascida cerca de 1640 em Vilarinho.
16. Domingos Francisco, "o Novo", nascido cerca de 1630 em Vide.
17. Maria Nunes, nascida cerca de 1630 em Vide.
18. Manuel da Veiga, nascido cerca de 1630 em Ereira.
19. Maria João, nascida cerca de 1630 em Ereira.
20. Não conheço
21. Não conheço
22. Não conheço
23. Não conheço
24. Diogo João dos Santos (hipótese), nascido cerca de 1610 em Talhadas.
25. Isabel da Veiga (hipótese), nascida cerca de 1610 em Talhadas.
26. Não conheço
27. Não conheço
28. Não conheço
29. Não conheço
30. Não conheço
31. Não conheço

Não tenho muitos batismos, e todas as datas que estimo se baseiam no casamento de filhos ou parentes.

Por fim, trago, agora, a ascendência de Custódia Maria Josefa, cuja família era do concelho de Águeda:

1. Custódia Maria Josefa, nascida cerca de 1745 em Crastovães, freguesia de Trofa, concelho de Águeda.
2. António Coelho, nascido a 05 de setembro de 1707 em Crastovães e falecido no mesmo lugar a 29 de dezembro de 1789.
3. Custódia Maria Luísa, nascida a 21 de julho de 1714 em Crastovães e falecida no mesmo lugar a 23 de setembro de 1793.
4. Manuel Francisco, nascido cerca de 1670 em Crastovães.
5. Antónia Coelho, nascida cerca de 1670 em Crastovães.
6. João Francisco, alferes, nascido cerca de 1680 em Crastovães (estimo por ter casado em 1699).
7. Luísa Francisca, nascida cerca de 1680 em Almear, freguessia de Travassô, concelho de Águeda.
8. Não conheço
9. Não conheço
10. Não conheço
11. Não conheço
12. Manuel Francisco, nascido cerca de 1650 em Crastovães.
13. Isabel Antónia, nascida cerca de 1650 em Crastovães.
14. António Francisco, nascido cerca de 1650 em Almear.
15. Domingas Manuel, nascida cerca de 1650 em Almear.

Alguém teria mais informações sobre estes meus ascendentes?
Agradeço por qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen