Angejas pelo mundo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Angejas pelo mundo

#71086 | tonho | 09 ago 2004 20:20

Sou de Ilhavo e sei que estão referenciados cá ANGEJA em 1708, também sei que há 64 nos USA, outros em Lisboa e também no Brasil, A nossa origem parece que começou aqui. Digam alguma coisa. Poderei também dar informação se determinados nomes que hás no litoral portugUes, nos USA e Brasil tiveram origem em ILHAVO

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71191 | DBismarck | 12 ago 2004 11:41 | Em resposta a: #71086

Caro Tonho,
O apelido Angeja será de origem toponímica e, muito provavelmente originário da vila de Angeja (Sede de concelho até 1855, hoje freguesia do concelho de Albergaria-a-Velha). Também a proximidade entre Angeja e Ílhavo parece ajudar a compreender a sua origem.
Provavelemente, alguém de Angeja passou a Ílhavo no século XVII, passando a usar o nome Angeja como alcunha por ser originário daquela vila. Depois a alcunha terá passado a apelido e assim continuado ao longo dos séculos.
Com os melhores cumprimentos,
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71192 | loms | 12 ago 2004 12:22 | Em resposta a: #71191

Meu caro Senhor D. Bismarck

Há uns tempos atrás solicitei ajuda neste Fórum sobre a Vila de Angeja, nomeadamente a família Nunes de Oliveira, antepassados oriundos dessa localidade. Infelizmente não fui bem sucedido.
Desculpe-me o atrevimento, mas se por acaso tiver alguma informação que me possa fornecer, a este respeito, ficar-lhe-ía muito grato.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71196 | DBismarck | 12 ago 2004 14:03 | Em resposta a: #71192

Caro Senhor Luís Moura Serra,

Desculpe, mas não tive conhecimento do seu pedido sobre a vila de Angeja.
Solicito que me envie mais iformações sobre a família que pretende, nomeadamente nomes completos e datas de baptismo, casamento ou óbito.
Só depois lhe poderei dizer com mais exactidão se possuo informações sobre a sua família ou não, pois tenho muitas famílias de Angeja já estudadas.
Com os melhores cumprimentos

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71199 | loms | 12 ago 2004 15:12 | Em resposta a: #71196

Caro Senhor Delfim Bismarck

Ficando desde já muito grato pela ajuda prestada, aproveito para explicar que não tem que pedir desculpa por nada.
Mal possa disponibilizarei os dados que possuo.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71204 | tonho | 12 ago 2004 19:43 | Em resposta a: #71199

Amigo Bismark,
É possivel que tenha razão, de qualquer modo já encontrei, num documento mais antigo, o nome Angeia, de qualquer modo é uma coisa que irei fazer, logo que possivel, nos assentos paroquiais cá da nossa zona. Não sei se sabe que a antiga palavra grega que deu origem a Angeja significava ESTUÁRIO, nome lógico pois no tempo dos ditos gregos era possivel que Angeja fosse um porto de mar pois a ria não existia(a ria só apareceu 1000 DC).
Quanto aos Angeja gostava de saber quando foram pela primeira vez para os USA pois eu tenho alguns indicios que apontam para o sec XIX. Gostava de saber também quando é que eles foram para Lisboa e se, nas povoações a que Ilhavo deu origem, há Angejas.

Cumprimentos

Angeja

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71247 | loms | 13 ago 2004 22:10 | Em resposta a: #71196

Caro Senhor
Delfim Bismarck

Aproveitando a sua disponibilidade, os dados que possuo sobre os meus antepassados de Angeja são os seguintes:

Francisco Nunes de Oliveira, nascido a 17 de Fevereiro de 1853 filho de Manoel Nunes de Oliveira e Ana de Jesus, neto paterno de José Nunes e de Joanna de Oliveira e materno de José de Oliveira e de Maria de Jesus.

Esperando que com esta parca informação possa ajudar-me, fico desde já antecipadamente grato.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71316 | Alvares | 16 ago 2004 11:43 | Em resposta a: #71196

Caro Delfim Bismarck,

dado que anda por aqui, aproveito para lhe colocar uma questão. Tem dados sobre a familia Alves de Araujo, de Mouquim (Albergaria-a-Velha) ?

Uma parenta minha, Ricardina Ursula do Carmo, de Sangalhos, casou em meados do século XIX com Jose Alves de Araujo. Penso que são da mesma familia o Dr. João Evangelista Alves de Araujo e o Dr. João Evangelista de Araujo e Melo, este residente na Quinta do Calvario, em Pinheiro da Bemposta.

Muito obrigado,
Luis Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71621 | DBismarck | 23 ago 2004 09:38 | Em resposta a: #71316

Caro Luís Seabra Lopes,

Lamento não o conhcer pessoalmente, mas terei muito gosto em marcar um encontro em Aveiro, pois temos muito que conversar sobre o património da nossa região, nomeadamente sobre o Cabeço de Vouga.
Quanto aos "Alves de Araújo" (também citados muitas vezes "Álvares de Araújo"), possuo algumas informações que poderei fornecer. São de facto da família daqueles licenciados da Casa do Calvário em Pinheiro da Bemposta.
Como acabo de chegar de férias, não possuo as informações aqui à mão. Tentarei enviar logo à tarde ou amanhã as informações sobre esta família de Mouquim.
Com os melhores cumprimentos,

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71624 | Paulo | 23 ago 2004 10:27 | Em resposta a: #71204

Caros participantes,

Acerca de Angeja (localidade) e para o aprofundamento da sua história e da genealogia das suas famílias principais recomendo vivamente as monografias Dr. Ricardo Nogueira Souto.

Também infomo que possuo os originais dos "carte de visite" publicados por este dos quais autorizo digitalização a quem pretender.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71663 | Alvares | 23 ago 2004 18:57 | Em resposta a: #71621

Caro Delfim Bismarck,

terei muito gosto em me encontrar consigo. Estou de férias até ao fim do mês, mas por cá ... portanto, quando quiser.

Entretanto, aguardo esses dados sobre os Araujos.

Um abraço,
Luis Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71668 | tonho | 23 ago 2004 20:02 | Em resposta a: #71663

Azar o meu.
Eu sou Angeja de nome e ando aqui para encontrar alguns dos muitos Angejas que há ao longo da costa Portuguesa, nos USA, no Brasil e possivelmente por outros locais do mundo. Sou de Ilhavo, origem dos ANGEJAS, e não da vila de Angeja nem Albergaria a Velha.

Cumprimentos
Angeja

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71687 | DBismarck | 24 ago 2004 09:29 | Em resposta a: #71663

Caro Luís Seabra Lopes,

Vou imprimir o que possuo sobre a família "Alves de Araújo" (que é apenas um resumo) para lhe entregar. Tenho mais algumas informações, mas só estarão disponíveis a partir do próximo mês, pois com as mudanças de casa está tudo "encaixotado".
Se lhe der jeito, podemo-nos encontrar na próxima quinta-feira em Aveiro. Basta dizer-me a hora e o local.
Um abraço

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71691 | DBismarck | 24 ago 2004 10:02 | Em resposta a: #71624

Caro Confrade,

Acerca da vila de Angeja existem dois trabalhos de maior fôlego: "Angeja -Vila do Baixo Vouga" de A. H. de Albuquerque Pinho, e "Angeja" de Ricardo Nogueira Souto.
Como historiador dedicado a esta região, teria muito gosto em obter as digitalizações dos "Carte de Visite" do Dr. Ricardo Souto. Como as poderei obter?
Com os melhores cumprimentos.

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71692 | DBismarck | 24 ago 2004 10:06 | Em resposta a: #71247

Caro Luís Moura Serra,

Já procurei entre as famílias por mim estudadas mas, infelizmente, não possuo informações sobre a família que pretende.
De qualquer modo, pergunto-lhe se já tentou avançar mais na investigação através dos Registos Paroquiais ou se apenas ficou por aqui por falta de tempo.
Vou ver o que posso arranjar.
Com os melhores cumprimentos,

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71695 | Paulo | 24 ago 2004 10:40 | Em resposta a: #71691

Caro Delfim,

Os "carte de visite" que estão num album que em tempos adquiri, são provenientes de uma família Rodrigues, de Angeja, que teve ramificações importantes no Brasil. Acontece que um dia, por mero acaso, reparei que os retratos que constavam do album eram os mesmíssimos da obra do Dr. Ricardo Nogueira Souto.

Sou da opinião que este Albúm se reveste da maior importância para o estudo das famílias e da fotografia em Angeja na segunda metade do século XIX pelo que caso pretenda consultá-lo e/ou digitalizá-lo bastará viajar até Tomar onde resido ou, no caso de residir no estrangeiro contactar-me para o meu email: jpan@clix.pt para estudarmos a possibilidade de digitalização integral do mesmo.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71696 | Alvares | 24 ago 2004 10:46 | Em resposta a: #71687

Caro Delfim Bismarck,

quinta-feira, só se for de manhã. Por mim, podemo-nos encontrar no Arquivo Distrital por volta das 10h30 ou 11h. Pode ser?

Um abraço,
Luis Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71697 | DBismarck | 24 ago 2004 11:01 | Em resposta a: #71696

Caro Luís Seabra Lopes,

Quinta-feira de manhã, para mim, é de todo impossível.
Aqui fica o meu mail, pois assim será mais fácil agendar um dia: info@fundacaomadureira.com
Um abraço

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71716 | loms | 24 ago 2004 19:10 | Em resposta a: #71692

Caro Delfim Bismarck

Muito grato pela disponibilidade e pelo tempo perdido.
No que se refere aos Registos Paroquiais, tenho uma ajuda prometida em Angeja. Continuo expectante.
Se entretanto tiver alguma informação que consiga disponibilizar, ficarei novamente agradecido por qualquer diligência.

Com os melhores cumprimentos.

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71719 | Mavasc | 24 ago 2004 21:54 | Em resposta a: #71696

Olá Luis
Não consigoentroncar um Manuel Seabra da Mota ,casado com uma Maria Rodrigues,e pai de um João Seabra da Mota. Sabe alguma coisa destes "nossos" Seabras?
Que tal as férias?
Regresso á Fogueira em Setembro,as vindimas esperam-me.
Um abraço

Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#71731 | Alvares | 25 ago 2004 11:52 | Em resposta a: #71719

Ola Benedita,

pois, foi aí que eu esbarrei há uns anos, quando investiguei esse lado da família. Há dias, a Cecília encontrou um Manuel Pessoa casado com uma Maria Rodrigues em Mogofores. Acontece que este Manuel Pessoa era Seabra da Mota (não sei se pelo pai, se pela mãe). Serão estes??

Pode tambem contactar-me para lslarrobaieetapontopt.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Angejas pelo mundo

#206606 | biblos | 28 ago 2008 17:07 | Em resposta a: #71196

Caro Senhor Delfim Bsimacrk,

Gostaria de lhe perguntar se nas suas pesquisas por Angeja se deparou com Domingos Dias da Capella, natural dessa mesma freguesia, nascido em 1846: filho de Maria de Jesus Fernandes Ribeiro e neto materno de Sebastião Fernandes Ribeiro e Maria Nunes de Jesus.
Casou em 1868, em Angeja, com Ana Ferreira de Jesus, nascida igualmente em 1846, filha de António Gonçalves Ribeiro e de Luisa Ferreira de Jesus, todos dessa freguesia.
Agradeço a ajuda.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 17:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen