Família Homem no Brasil!

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Homem no Brasil!

#71095 | Newton Homem | 10 ago 2004 01:18

Senhores, gostaria de informações sobre a Família Homem que veio para o Brasil. Alguém pode me ajudar? Grato!!

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71115 | 7estrelas | 10 ago 2004 13:30 | Em resposta a: #71095

Sou descendente da família Homem, (o 1º a usar este nome foi Pedro Pires, senão estou em erro, não tenho os elementos comigo).

Pelo que me recordo, existem vários ramos, em que diz terem ido para o Brasil, são elementos de datas recuadas, descendo do ramo que foi para a Ilha da Madeira.

Estão digitalizados, (*.tif) se estiver interessado enviarei.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71117 | Newton Homem | 10 ago 2004 14:06 | Em resposta a: #71115

Maria,
Bom dia!

Agradeço pela sua resposta! Gostaria muito de receber esses arquivos, se você puder me mandar ficaria muito grato!

Fiz uma comunidade no Orkut (se você se interessar, convido você para esse network) chamada Família Homem. Já tinha o brazão e estou agregando os de mesmo sobrenome neste grupo. A intenção é montar uma árvore genealógica o mais completa possível dos nossos ascendentes que vieram para o Brasil.

Abraço,

Newton Sidney Homem

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71134 | 7estrelas | 10 ago 2004 20:48 | Em resposta a: #71117

Caro Newton,

Obrigada pelo seu convite.

Envie-me o seu email, enviarei os elementos, são bastantes, vários nos diversos tomos, depois explico como vou enviando.

Endereço: maria_monte_a(arroba)yahoo.com.br


Pedro Homem, que mencionei, era filho de Pedro Rodrigues Pereira, a origem é Pereira, foi o primeiro a usar o apelido Homem, num dos titulos explica a razão.
Vem também a descição do brasão.

Abraço,

Maria do Monte


(Maria do Monte Aguiar)

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71138 | 7estrelas | 10 ago 2004 21:09 | Em resposta a: #71134

Caro Newton,

Esqueci-me de mencionar, sou Portuguesa, vivo em Portugal, como li a sua msg, e tenho vários elementos, e descendo dos Homem, resolvi responder, se tivesse interessado enviaria.

Abri um endereço, no yahoo.br, a algum tempo, devido a um conselho de uma pessoa amiga.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71149 | Newton Homem | 11 ago 2004 01:51 | Em resposta a: #71134

Maria,
Boa noite!

Estarei enviando em seguida!

Grato,

Newton Homem

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71189 | DBismarck | 12 ago 2004 11:31 | Em resposta a: #71095

Caros Confrades,
Sou familiar de um ramo da família Homem, nomeadamente do Dr. Mateus da Fonseca Homem, médico, licenciado em Coimbra, nascido em 1565 em Salreu, e morador em Aveiro onde foi Provedor da Misericórdia local e faleceu em 1646. Teve CBA em 1627 (Fonsecas). Casou com D. Isabel de Almeida Bocarro, de quem teve sete filhos, alguns dos quais usaram o apelido Homem.
Era filho do Cap. Miguel da Fonseca. O apelido Homem teria vindo de um 5 avô da Feira.
Procuro os descendentes de Mateus da Fonseca Homem, principalmente os descendentes de seus filhos, Rafael de Almeida Alcoforado Homem, e Miguel da Fonseca Homem, conceituado pintor de óleo, cujo paradeiro desconheço pois sairam de Aveiro na década de 40 do século XVII.
Obrigado a todos.
D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71190 | JBdeS | 12 ago 2004 11:41 | Em resposta a: #71189

Caros Confrades,

Tenho também um ramo basileiro dos Homem, António Bandeira Homem Brederode do Amaral, do qual sei pouco. Penso ser dos Homem dos Açores e que passou ao Rio no princípio do século XIX.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71216 | 7estrelas | 13 ago 2004 09:12 | Em resposta a: #71190

Sro. José Berquó de Seabra,

Estive a consultar os elementos que tenho, da família.
Encontrei alguns elementos de um ramo dos Homem, da Terceira, João Homem c.c. Isabel da Câmara, os nomes não estão completos, não tenho os elementos, neste momento, e só li agora a sua msg.

Neste ramo, os descendentes que tenho, usaram Câmara, e foram para a Ilha da Madeira.

Se estiver interessado(s), nos elementos que tenho enviar-Vo(s)-ei.

Cumprimentos
Maria do Monte



Nota: Sro. José Berquó de Seabra, não sei se estou em erro, acho que li, no inicio de ter feito o registo, que descende de Tristão Teixeira da Silva c.c. Mariana Telo de Menezes, são meus 6º avós, descendo da filha Teresa Maria Constantina de Vilhena e Menezes. (Lembro-me de alguém os ter mencionado).

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71221 | JBdeS | 13 ago 2004 12:00 | Em resposta a: #71216

Cara Confreira Maria do Monte,

Obrigado pelas suas informações. Eu não consegui ainda entroncar os Homem do Brasil com os da Madeira; há quem diga que são Teixeira Homem, por existirem os Teixeira Homem de Brederode, mas não são, pois o Brederode é do Brasil, anterior à ligação com os Teixeira Homem de Chaves. Existem elementos que me levam a crer que fossem, com disse dos Homem das Ilhas, mas, como sabe, é complicado conseguir obter certos dados no Brasil. Só a partir destes, poderei passar aos Homem do Amaral.

Não descendo de Tristão Teixeira da Silva cc Mariana Telo de Menezes; por outro ramo da família descendo de Tristão Vaz, mas é pelos Teixeira de Mendonça, da Calheta, Madeira.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71226 | 7estrelas | 13 ago 2004 13:56 | Em resposta a: #71221

Caro Confrade José Berquó de Seabra

Descendo dos Chaves, Teixeiras de Mendonça, de Tristão Vaz (em vários ramos).
Tenho alguns elementos dos Bandeiras.

Não tenho os elementos comigo, estou no emprego, mas alguns são:
.António Teixeira de Mendonça

.Ana de Chaves

Homens e de Tristão Vaz, é de vários ramos.
De John Drummond é de quase todos os filhos.

Se tiver interesse nos elementos que tenho, é só dizer, talvez possa encontrar alguma pista a pesquisar.
São elementos do meu trisavô, foi genealogista, (João Agostinho Pereira de Agrela e Câmara), outra parte que o meu bisavô passou e foi passando de geração em geração.
O meu tri. coloca as fontes, e nalguns casos, faz a transcrição de algumas certidões e de outros documentos.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#71228 | JBdeS | 13 ago 2004 14:30 | Em resposta a: #71226

Cara Maria do Monte,

As informações que possui são muito interessantes.
Acerca dos Teixeira, dos Bandeira, dos Homem, Goes, Pestana, todos os elementos são preciosos, para mais tendo um trisavô genealogista.
O Nobiliário da Madeira está muito incompleto em relação a certas famílias, pois só certos ramos foram estudados, e é sempre curioso ver os diversos entroncamentos nas várias gerações.
Não querendo abusar da sua paciência e disponibilidade, teria o maior interesse em os ler.
Deixo-lhe aqui o meu email, pois penso ser mais prático: Berquo@netcabo.pt.

Com os meus melhores cumprimentos

José

Resposta

Link directo:

Homens e Fonsecas em Aveiro/Feira

#98271 | victorferreira | 21 ago 2005 20:21 | Em resposta a: #71189

Caro Confrade D. Bismark.
Revisitando tópicos, descobri nesta sua mensagem referências muito interessantes a 'Homens' ligados a 'Fonsecas'. Isto pode explicar uma das estranhezas quanto a um núcleo que tem resistido a todas as minhas tentativas de esclerecimento, ou seja, Marcos de Paiva Homem, sua filha conhecida e seus netos. Trata-se do seguinte:
- procuro informações que me possam ligar Marcos a alguma linha já estudada. A única referência que conheço está em Alão. Já consultei Gayo, no título de Homens, mas nada. É suposto ser o marido de Felipa Nunes da Costa. De nenhum deles conheço até agora as origens, quer filiação quer origem geográfica;
- a sua filha conhecida é falecida em Viseu em 04.01.1623, sem referências à idade. Isto pode remeter-nos para entre 1530 a 1550 para Marcos como hipótese de trabalho;
- essa filha chamava-se Isabel Montez (ou Montes) da Costa ... Nenhum apelido dos pais. Casa-se com um Pero Fernandes de Torres, e tem filhos a quem nomeia 'Ribeiro', 'da Costa', 'Montez' e finalmente «Montez da Fonseca»: de onde lhe veio o 'Montez'? de onde lhe veio sobretudo o 'Fonseca'?
- o 'Homem' desapareceu, mas o que é facto é que o neto de Marcos, Jorge Montez da Fonseca (que foi Juiz dos Órfãos em Viseu), não ficou com o 'de Torres' do pai (aliás, nenhum dos 6 filhos ficou) e passa a filhos o "Montez da Fonseca".

Ora, é a primeira vez que vislumbro uma pequena possibilidade de esclarecimento com esse núcleo que apresenta e que não é tão distante quanto isso de Viseu.
Atrevo-me a pedir-lhe alguma informação que veja relevante para este esclarecimento, e desde já agradeço-lhe a gentileza.
Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#134803 | cleber homem | 20 nov 2006 13:02 | Em resposta a: #71149

Caro Newton, tive acesso a discussão a cerca da família homem, da qual procuro elementos para montar a genealogia do ramo a que pertenço. Gostaria de saber se podes me auxiliar nesta pesquisa, com base nos dados que já possui.
Sou brasileiro do Rio Grande do Sul e não tenho maiores informações a cerca da origem de nossa família.
Certo da atenção. Um forte abraço!

Cléber Fernando Homem

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#137316 | jarbas | 15 dez 2006 03:37 | Em resposta a: #71228

Cara Maria do Monte,
Sou descendente de José Homem de Almeida, pai de Antonio Homem de Almeida, portugueses do Concelho de Guarda, que vieram para o Brasil talves em 1.850, indo residir em São Del Rei Rei-MG.
Como estou em dificuldades para fazer meus apelos anteriores - os e-mails não são enviados embora eu tecle em baixo em "Enviar Mensagem" - tomo a liberdade de também mandar para um seu e-mail achado em dias atrás.
Veja no que pode me ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#137318 | jarbas | 15 dez 2006 03:48 | Em resposta a: #71117

Caro Newton Sidney Homem,
Sou descendente de José Homem de Almeida, pai de Antonio Homem de Almeida, portugueses do Concelho e, talvez, tanbém da Freguesia de Guarda, que vieram para o Brasil lá por 1.850, indo residir em São João Del Rei-MG.
Sera que v. teria alguma informação à respeito. Gostaria de conhecer e agradeceria seme fosse passada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#137784 | jarbas | 20 dez 2006 14:18 | Em resposta a: #71095

Caro Newton Sydnei Homem,

Gostaria que v.me convidasse para participar desse Network da Orkut, pois quero conhecer os ramos diversos dos Homem que vieram para o Brasil e localizar os meus antecedentes José Homem de Almeida(pai) e Antonio Homem de Almeida(filho)184l/1921, portugueses da cidade de Guarda-Pt, que vieram para o Brasil na decada 1850/1860 e foram residir em São João Del Rei-MG.
O Antonio H. A. é avô do Presidente Dr. Tancredo de Alneida Neves.
Por aquilo que v. fizer, agradeço.
Jarbas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#138786 | jarbas | 01 jan 2007 16:28 | Em resposta a: #134803

Caro Cleber,
Também estou a procura dos "Homem de Almeida" , mais especificamente José Homem de Almeida, pai, e Antonio Homem de Almeida(1841/1921), filho, ambos portugueses da Freguesia de Guarda/PT, que vieram para o Brasil e foram residir em São João Del Rei/MG.
Sei que Antonio H.A. casou-se com Hilda Nunes de Almeida, filha de João Pedro Nunes e Amalia Nunes, da Vila do Herval/RS.
O que tiver a respeito, agradeço.
Mario.

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#138789 | cp | 01 jan 2007 17:07 | Em resposta a: #71226

Cara Maria do Monte

Será que me pode ajudar?
Tenho um antepassado Alvaro Dias Homem, Senhor da quinta do Ribeiro, FCCR, que foi 4º Morgado de Velude pelo casamento com Isabel Cerveira de Melo.
Sabe alguma coisa deste Homem?

cumprimentos

Manel C.Pires

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#138801 | 7estrelas | 01 jan 2007 22:07 | Em resposta a: #138789

Caro Manuel Pires,

Vou ver nos elementos que tenho dos Homem e Melo.

Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#138841 | cp | 02 jan 2007 11:57 | Em resposta a: #138801

Cara Maria
Mto obrigado
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#139653 | 7estrelas | 08 jan 2007 22:36 | Em resposta a: #138841

Caro Manel,

Infelizmente não encontrei nos elementos que tenho o seu ascendente.

Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Homem no Brasil!

#139738 | cp | 09 jan 2007 19:08 | Em resposta a: #139653

Cara Maria

Muito obrigado de qualquer forma.

Gratos cumprimentos

Manel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 05:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen