RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71125 | Eleny | 10 ago 2004 15:58

Peço ajuda neste forum,porque gostava de saber de que ramo dos cabritas descende a minha familia.como andam ai muitos investigadores sobre este assunto, talvez algum me possa ajudar. O meu avô, chamava-se MANUEL CABRITA, nasceu em S. MARCOS DA SERRA, conselho de SILVES,em MARÇO de 1901, sei que o pai era SERAFIM CABRITA, e ele falava de um EDMUNDO CABRITA e DOMINGOS CABRITA, tambem referia o MONTE DA CARRAPATEIRA (onde penso que se tenha dado o seu nascimento) se alguem me poder ajudar, fico desde já muito agradecida. Quem sabe se não terei por aqui familiares...Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71623 | Eleny | 23 ago 2004 10:20 | Em resposta a: #71125

Agradeço a simpatia do Sr.miguel cabrita matias em ter respondido ao meu apelo.Mas realmente não sei por onde começar a procurar...obrigado mais uma vez.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71626 | jliberato | 23 ago 2004 10:42 | Em resposta a: #71125

Cara Eleny,
Deve começar por procurar o baptismo de Manuel Cabrita, filho de Serafim Cabrita, nascido em Março de 1901 em São Marcos da Serra.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71628 | Eleny | 23 ago 2004 11:08 | Em resposta a: #71626

Obrigado Sr.liberato,mas o baptismo procurasse na igreja,ou no registo?É que me encontro a muitos km do algarve.É possivel outra forma de de pesquiza mais célere?Desculpe a minha ingnorância,mas nunca fiz nada semelhante.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71631 | jliberato | 23 ago 2004 11:34 | Em resposta a: #71628

Eleny,
Celeridade é sempre complicado em matéria de genealogia! De qualquer forma em 103 anos, mais semana menos semana não é tão importante...
Sugiro que contacte o Arquivo Distrital de Faro.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71742 | Eleny | 25 ago 2004 14:39 | Em resposta a: #71631

Caro Sr.,isto são mesmo as nossas repartições no seu pleno...Do arquivo indicaram-mea conservatória do registo civil de silves,mas a conservatória diz que é o arquivo que tem os registos desse ano.E agora?Poderei fazer mais alguma coisa?obrigado.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71747 | jliberato | 25 ago 2004 15:39 | Em resposta a: #71742

Cara Eleny,
Não a sei informar, mas talvez alguém do nosso Forum saiba.
A mim parece-me que é mais lógico que estejam no Arquivo, mas não o posso afirmat.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71879 | Eleny | 28 ago 2004 03:41 | Em resposta a: #71747

Exmo.Sr.os registos encontravam-se lá de facto,agora tenho o baptismo,e não sei o proximo passo.Agora só tenho de saber o próximo procedimento...Muito obrigado com os meus melhores cumprimentos HELENA CABRITA MENDES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71900 | Eleny | 28 ago 2004 21:23 | Em resposta a: #71879

Sr.Liberato,estava há espera que alguém me desse ajuda,para seguir a minha pesquiza.Espero conseguir chegar a 1800,esse é o meu objectivo.Poderá dar-me umas pistas,do que fazer a seguir?Obrigado.HELENA CABRITA MENDES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71918 | jliberato | 29 ago 2004 14:17 | Em resposta a: #71900

Cara Eleny,
Em primeiro lugar sugiro que escreva numa mensagem o que concluíu. Pode ter a sorte de alguém ter investigado os nomes que descobriu.
Depois tem que procurar o casamento dos pais.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71922 | Eleny | 29 ago 2004 15:17 | Em resposta a: #71918

O assento de baptismo foi localizado em SILVES,S.MARCOS DA SERRA,MANUEL CABRITA,filho de SERAFIM CABRITA,e de MARIA DA CONCEIÇÃO,baptismo numero,1901,fl,s 11 v. e 12.muito obrigado,envio os meus melhores cumprimentos,HELENA CABRITA MENDES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71928 | jliberato | 29 ago 2004 19:42 | Em resposta a: #71922

Cara Helena,
Então e não diz de onde eram os pais? Estranho!
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#71935 | Eleny | 30 ago 2004 00:03 | Em resposta a: #71928

Sim muito estranho...Posso entrar em contacto com o senhor de outra forma?Agradeço a ajuda imprescindivel que tem dado.HELENA CABRITA MENDES P.S.está registado com a data de 22 de MARÇO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72022 | Eleny | 31 ago 2004 14:36 | Em resposta a: #71935

Voltei a entrar em contacto com o director do ARQUIVO DISTRITAL DE FARO.Que com a sua amabilidade me forneceu os dados que eu procurava.Se alguem neste forum,estiver em Faro,ou se desloque ao ARQUIVO em trabalho.e possa espreitar lá os livros e enviar-me os dados,agradeço muito.Ou alguem que já os tenha consultado...MANUEL CABRITA,nasceu em S.MARCOS DA SERRA,CONSELHO DE SILVES,EM 22 DE MARÇO DE 1901,filho de SERAFIM CABRITA e MARIA DA CONCEIÇÃO,ambos naturais de S.MARCOS DA SERRA.O assento encontra-se em PSMSSLV/001/LV044-1901,fls.11v.e 12.Agora necessito saber as origens deles.Muito obrigado.HELENA CABRITA MENDES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72048 | joaquimreis | 31 ago 2004 19:39 | Em resposta a: #72022

No registo não se encontra nem o nome dos avós sequer ?

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72050 | Eleny | 31 ago 2004 19:54 | Em resposta a: #72048

Exmo.Sr.Joaquim Reis,isso estou eu desejosa de saber.Vou aguardar um pouco para vêr se alguem responde...se não tivesse já gozado as minhas férias,ia lá abaixo.Obrigado pelo seu interesse.helena cabrita mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72052 | zmcm | 31 ago 2004 20:09 | Em resposta a: #72050

Exma Senhora :
Pode pedir ao arquivo Distrital de Faro que lhe enviem cópia do assento de casamento desses seus avós, no séc. XIX os registos mencionam não só os nomes dos pais como dos avós maternos e paternos ( salvo raras excepções)
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72120 | Jpteixeira | 01 set 2004 14:56 | Em resposta a: #71125

Cara Helena:

Passei hoje mesmo pelo Arquivo Distrital de Faro e tive opotunidade de consultar o livro paroquial onde consta o registo de baptismo de seu pai.

Assim, temos os seguintes dados:

1- Manuel, n. a 22-03-1901, no Povo de S. Marcos da Serra

Pais: Serafim Cabrita e Maria da Conceição, ambos naturais e moradores no Povo de S. Marcos da Serra, ele trabalhador e ela de ocupação doméstica.

Avós paternos: José Cabrita e Luiza Maria
Avós maternos: José Filipe e Maria das Dores

2- Anotações ao assento de baptismo:
a- Manuel casou civilmente com Júlia Beatriz Cansado filha de Lúcio António Cansado e de Jacinta Rosa, natural da Freguesia de Santiago do Escoural, Concelho de Montemor-o-Novo;
b- o casamento realizou-se no dia 19 de Maio de 1928, na Freguesia e Concelho de Grândola.
c- Manuel faleceu na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Concelho de Lisboa em 2-02-1976.

Consultei também o livro do ano de 1900 e não encontrei o registo do casamento do seu avô.
Ora, o registo de casamento é importante uma vez que dele constam, entre outros dados, as idades dos noivos e a sua naturalidade e, por isso, tem-se logo uma aproximação das suas datas de nascimento.
Da próxima vez que me desloque ao Arquivo Distrital de Faro ( para a semana) vou proceder a uma busca nos livros de 1890 a 1899, para ver se encontro o referido casamento.

Espero que tenha correspondido à sua solicitação.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72140 | Eleny | 01 set 2004 17:46 | Em resposta a: #72120

Exmo Sr. JÚLIO,fiquei muito feliz com a sua ajuda,e aguardo ansiosamente a sua próxima deslocação.Já agora tem outro meio de contacto?Muito obrigado por tudo.helena cabrita mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72143 | jliberato | 01 set 2004 18:00 | Em resposta a: #71935

Cara Helena,
Pode sempre contactar o moderador do Forum para obter o meu mail. Eu autorizo que lhe seja dado.
Mas o melhor é sempre debater em aberto para que todos que saibam alguma coisa possam contribuir. E teve excelentes contribuições.
Resta-lhe pedir o assento do casamento dos seus avós que quase de certeza foi em São Marcos da Serra antes de 1900.
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72671 | Jpteixeira | 08 set 2004 18:35 | Em resposta a: #72140

Cara Helena:

Conforme prometi na semana passada, consegui obter mais alguns dados que, tenho a certeza, lhe irão proporcionar um conhecimento mais aprofundado dos seus ascendentes, em particular, no que se refere aos do seu avô Manuel Cabrita.
Vou enviar estas informações para o seu e-mail, mas será importante, também, que as mesmas possam ser disponibilizadas aqui no Fórum, pois, eventualmente, poderá encontrar novos primos.

Assim, temos:
1- Casamento de Serafim Cabrita com Maria da Conceição -- foi realizado em S. Marcos da Serra, na data de 07-02-1899 e está descrito da seguinte forma (pag. 51 e 51v):

"Serafim, de 25 anos, solteiro, trabalhador, natural e baptizado nesta freguesia e morador neste Povo, filho legítimo de José Cabrita e Luiza Maria, naturais desta freguesia"
"Maria da Conceição, de 19 anos, solteira, serviçal, natural e baptizada nesta freguesia, moradora no sítio do Vale de Pereiro, filha de José Filipe e de Maria das Dores, naturais desta freguesia".
Testemunhas: Ventura dos Santos Vargues, proprietário e António Ignácio, trabalhador, ambos moradores neste Povo.

2- Partindo da idade dos noivos, consultei os livros de baptismos de 1873 e 1879 e encontrei os dados referentes aos seus baptismos. Assim temos:

a- Serafim, nasceu a 9-10-1873 no Monte da Carrapateira ( Freguesia de S. Marcos da Serra), tendo sido baptizado a 19-10-1873 ( pág. 15, assento nº54).

Pais: José Cabrita, pedreiro e Luiza Maria, naturais, recebidos e paroquianos nesta freguesia e moradores no dito monte.

Avós paternos: Domingos Cabrita e Maria Guerreira
Avós maternos: incógnitos

Padrinhos: José Coelho, lavrador e sua mulher, Maria Ignácia, moradores no Vale d'horta, desta freguesia.

Serafim faleceu na Freguesia da Sé, Évora, em 14-11-1953.

b- Maria da Conceição, nasceu a 15-10-1879 no Monte do Môgo, desta Freguesia e foi baptizada a 22-10-1879 ( pág. 17 e 17v, assento nº54, por coincidência o mesmo número do noivo).

Pais: José Filipe, lavrador e Maria das Dores, naturais, baptizados e recebidos nesta freguesia e moradores no Monte do Môgo.

Avós paternos: Filipe José e Maria Joaquina
Avós maternos: João Marques e Ana Maria

Padrinhos: José Martins, lavrador e madrinha sua mulher, Inácia Maria.

Maria da Conceição faleceu na Freguesia da Sé, Évora, em 11-03-1933 . ( atenção que o primeiro 3 está rasurado, não se percebendo se é um 3 ou um 5. Se for um 5, então a data de falecimento será 11-03-1953).


Se tiver alguma dúvida, contacte-me.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#72713 | Eleny | 09 set 2004 03:04 | Em resposta a: #71125

Caro Sr.JÚLIO,deve imaginar como fiquei satisfeita com as informações que me deu,a minha árvore,posso dizer,já tem alguns ramos a crescer.Agora penso,quem será o DOMINGOS CABRITA e a MARIA GUERREIRA,que tem um sobrenome invulgar,será alcunha?Agradeço a sua disponibilidade e simpatia.Agora quero continuar a investigação e aguardo noticias do forum,pode ser que alguém reconheça o nome dos meus familiares.Para si caro Sr.JÚLIO,envio os meus melhores cumprimentos.HELENA CABRITA MENDES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#73117 | Eleny | 14 set 2004 17:46 | Em resposta a: #72713

Genea,no seu banco de dados,não existe nada sobre esta minha familiar?MARIA GUERREIRA e seu marido DOMINGOS CABRITA.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#73156 | jliberato | 15 set 2004 07:37 | Em resposta a: #73117

Cara Eleny,
Pode sempre pesquisar no canto superior direito do ecran.
Não há nenhum Domingos Cabrita nas mais de 300000 pessoas da base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#73402 | Eleny | 18 set 2004 22:21 | Em resposta a: #73156

Caro Sr. Liberato,foi de uma grande ajuda a sua dica,encontrei dois com o mesmo nome,será que um dêles pode ser o meu avô?Ora vejamos:Domingos Cabrita,filho de Bartolomeu Affonso Santos e Brites Cabrita,este será talvez mais antigo.Mas já Francisco Cabrita casado com Domingas Gonçalves da Ponte,tiveram um filho,Domingos Cabrita,do qual não consta nem casamento,nem descendência.Será possivel?Que responda quem souber...Boa continuação de fim de semana.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#73405 | zmcm | 18 set 2004 23:44 | Em resposta a: #73402

Exma Senhora :
Pelas datas de nascimento prováveis, não podem ser a mesma pessoa, já que o seu avô Domingos Cabrita deverá ter nascido entre 1800 e 1820 e o Cap. Domingos Cabrita, filho do Cap. Francisco Cabrita e de Domingas Gonçalves da Ponte nasceu cerca de 1670.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#73406 | Eleny | 18 set 2004 23:58 | Em resposta a: #73405

Caro Miguel,o Sr. tem a familia bem estudada de 18oo para tráz,por acaso já tinha conhecimento deste meu avô Domingos Cabrita ou sua esposa Maria Guerreira?Será que pertence aos ramos que tem estudado?Obrigado pela informação.Cumprimentos.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#73410 | zmcm | 19 set 2004 01:34 | Em resposta a: #73406

Exma Senhora :
Os ramos que tenho estudados são todos do Algarve, pelo menos de gente que nasceu e casou no Algarve, eventualmente esses seus avós poderiam ser de lá mas para isso há que ter a certeza consultando os paroquiais, qualquer tentativa de ligar os seus avós aos ramos algarvios será infrutífera até ter a certeza da sua naturalidade.
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74242 | Eleny | 30 set 2004 11:14 | Em resposta a: #73410

Tenho já o casamento do meu avô JOSÉ CABRITA,foi em S.MARCOS DA SERRA no dia 28 de JANEIRO de 1864,tinha 38 anos e era já viuvo de JOAQUINA IGNÁCIA,ele filho de DOMINGOS CABRITA e de MARIA GUERREIRA,a noiva LUISA MARIA filha de MARIA THEODORA,tinha 18 anos,foram testemunhas ANTONIO CLEMENTE DA SILVA de MONTE PEREIRO e MANUEL MARTIM GRAÇA,lavrador,foi o casamento celebrado por o prior JOSÉ FILIPE.....DA ANUNCIAÇÃO CABRITA.Perdoem-me algumas faltas,mas não entendo o latim e a caligrafia da época.Tenho mais algumas informações de fonte segura,LUISA MARIA viveu 105 anos,também soube que MARIA DA CONCEIÇÃO casada com SERAFIM CABRITA,filha de JOSÉ FILIPE ,lavrador,do MONTE DO MÔGO,tinha o sobrenome LOURENÇO,segundo os relatos da minha familia eram originários de STA.CLARA,OURIQUE.Alguns nomes de familiares,INÁCIO JOSÉ,MARIANA VITÓRIA,DOMINGOS JORGE,QUITÉRIA JOAQUINA,JOSÉ MARQUES,MARIA GENOVEVA.Agradeço que me corrijam se necessario mas como disse,nem a lupa ajudou muito.Alguém reconhece os nomes dos meus familiares?Obrigado.HELENA CABRITA MENDES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74254 | josécyr | 30 set 2004 13:54 | Em resposta a: #73156

Caro JLiberato,
Tenho em S. Bárbara de Nexe em dois casamentos, um 1727 e outro 1722, de familiares meus, Francisco Nunes Cabrita como testemunha e que, salvo o erro, moraria no Pé do Serro.
Aparece nos casamentos de Baltazar Annes + Maria Madeira (1722 - conjuntamente com Belchior Rodrigues) e no de Lourenço Viegas + Maria de Mendonça (1727 - conjuntamente c/ Simão Costa Neto).
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74258 | Eleny | 30 set 2004 15:12 | Em resposta a: #74254

INTERESSANTE,PÉ DO SERRO?ONDE FICA?Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74259 | Eleny | 30 set 2004 15:22 | Em resposta a: #74254

INTERESSANTE,PÉ DO SERRO?ONDE FICA?Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74286 | Eleny | 30 set 2004 22:05 | Em resposta a: #73410

Exmo Senhor,mais este casamento de familiares nascidos e casados no Algarve,mas,ainda me falta o DOMINGOS CABRITA e a MARIA GUERREIRA ,pergunto eu,quantas gerações são necessárias até ser comfirmado a naturalidade de uma região?E também se me pode dizer que aconteceu a FRANCISCO DA SILVA CABRITA,que fugiu com a sua familia ás tropas do "REMEXIDO".Cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74328 | Eleny | 01 out 2004 14:16 | Em resposta a: #74286

Peço desculpa pelo caps lock e a repetição da mensagem,e pergunto novamente se alguém aqui no forum sabe-me dizer o que aconteceu com a familia de FRANCISCO DA SILVA CABRITA,que fugiu há tropa do "REMEXIDO",e quantos anos são necessários para uma familia ser considerada natural de uma região?Agradeço que quem vir este meu tópico me responda.Obrigado.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74344 | Eleny | 01 out 2004 19:23 | Em resposta a: #74259

Abri este tópico com a ideia de descobrir quem são os meus ascendentes,mas parece-me que lentamente vou colhendo informações para a minha árvore.Tenho pena que os frequêntadores do forum não sejam mais participativos aqui.Mas não desanimo e vou continuar.Agora tenho aqui um baptizado,celebrado pelo pároco JOAQUIM LOURENÇO CALADO,e diz assim:VITÓRIA,primeira do nome,e do segundo matrimonio de seu pai,primeiro de sua mãe,filho legitimo de JOSÉ SOARES,e ANNA ISABEL do MONTE NOVO desta FREGUESIA,neta paterna de JOÃO SOARES e ESIHOLASTICA FRANCISCA da FREGUESIA DE ESTOMBAR,materna de JOSE ...será andres?e MARIA ISABEL da FREGUESIA DO ALFERES?,nasceu aos dois dias do mêz de MAIO de 1853,e aos trinta e um do mesmo mêz,eu o paroco? abaixo apasiguado? a batizei solenemente e lhe puz os santos óleos,foram padrinhos(são os meus familiares) JOÃO MARQUES e sua mulher ANNA MARIA do MONTE DO MÔGO.E tenho um acento que diz:COURELA? de JOSÉ FILIPE.Sitio do MONTE BRANCO,fez das atabuas uma courela?de regadio caifrota?do norte com ANTONIO JOAQUIM e do nascente com JOSE GUERREIRO DO ALMAUGE EM VAL FAITES? S. BARTOLOMEU DE MESSINES.MANUEL COELHO DAS FUERINHAS.JOSE FILIPE é o meu familiar.Alguem no forum conhece estes nomes?Desculpem os meus ? ,ponho quando não entendo bem.Obrigado,Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74351 | melisa | 01 out 2004 20:41 | Em resposta a: #74344

Cara Eleny

Gostaria de ter dados sobre os seus antepassados ...mas não tenho! :-)

O que lhe posso dizer é que certamente a Maria Isabel, avó de Victória n.2.5.1853, seria natural da freguesia do ALFERCE, (concelho de Monchique).
Boa sorte nas suas pesquisas
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74352 | Eleny | 01 out 2004 20:52 | Em resposta a: #74344

Esta certidão foi fornecida por uma familiar que há uns anos também quiz fazer a nossa árvore e por motivos de saude,abandonou a tarefa:Hoje,primeiro do nome,filho de primeiro matrimonio ? filho legitimo de DOMINGOS CABRITA e MARIA GUERREIRA, na CARRAPATEIRA desta freguesia,neto paterno de JOÃO CABRITA e MARIA DE S. JOSÉ,naturais da freguesia de S. BARTOLOMEU DE MESSINES,nasceu aos 19 dias do mêz de DEZEMBRO de 18 s...?cinco...mais umas palavras solenes......nesta paroquial igreja de S. MARCOS DA SERRA,foram padrinhos,GREGORIO JOSE do MONTE COSTA?...............O CURA?MANUEL JOAQUIM GUERREIRO,Agradeço que sejam corrijidos os meus dados se caso disso.flh.29v do L n.11b dos assentos de baptismos da FREGUESIA DE S. MARCOS DA SERRA,SILVES

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74354 | Eleny | 01 out 2004 20:59 | Em resposta a: #74352

Os avós maternos eram JOÃO MARTINS e MARIANNA GUERREIRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74361 | Eleny | 01 out 2004 22:44 | Em resposta a: #74351

Obrigado MELISA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74527 | rafael | 05 out 2004 23:27 | Em resposta a: #74344

Cara Eleny
Freguesia do Alferes, suponho ser a freg.ª do Alferce-Monchique. Vale Faites será Vale Fontes, da freg. de São Bartolomeu de Messines ( de onde era nat. a minha bisavó - Isabel Joaquina Pires).
Courela, significa ( na minha freguesia ) propriedade rústica de pequena dimensão; isto é, inferior a 10 ha, dou como exemplo uma pequena parte que possuo de uma herdade tb. de pequena dimensão, com pouco mais de 9 ha, que os meus pais consideravam, e eu também, uma -courela ( pronunciamos córéla). Noutras freguesias a dimensão agrária das courelas poderá ser maior ou menor, mas não sei.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74533 | jvaldeira | 06 out 2004 01:32 | Em resposta a: #74344

Eleny,
Não deve ser "caifrota" mas sim "confronta". Penso que esse texto se refere às delimitações da courela. Além de "confrontar" também se dizia "partir com" Fulano de Tal, para indicar quais as propriedades/proprietários que ficavam adjacentes à propriedade em causa.
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74549 | jliberato | 06 out 2004 13:28 | Em resposta a: #74254

Meu caro José Cabecinha,
Estou a estudar a sua mensagem. Responderei no tópico "Santa Bárbara de Nexe".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74551 | jliberato | 06 out 2004 13:34 | Em resposta a: #74258

Cara Eleny,
Pé do serro fica em Santa Bárbara de Nexe. Tenho um tópico "Famílias de Santa Bárbara de Nexe" que pode consultar e intervir, se o desejar.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#74554 | josécyr | 06 out 2004 15:07 | Em resposta a: #74549

Caro JLiberato,
Muito obrigado. Irei até para lhe colocar outra questão que me fez muita confusão, mas que de facto tem a ver com o tópico de S. Barbara.
Cumprimentos.
J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#75189 | Eleny | 17 out 2004 20:36 | Em resposta a: #74533

Agradeço as ajudas que me têm sido dadas e peço que assim continuem porque quero construir a minha árvore e sozinha não é possivel por não ser entendida na matéria,apesar de estar a adquirir conhecimentos sempre que "navego"nestas páginas.Estou neste momento com algumas dúvidas.Trata-se do apelido Guerreiro.Na Paroquial de S. Marcos da Serra foi baptizado o meu avô José Cabrita no dia 12-04-1871 (registo n. 27) filho de José Cabrita e Luiza Maria naturais da mesma Freguesia e moradores no Monte da Carrapateira neto paterno de Domingos Cabrita e Maria Guerreira e materno de avô incognito e Theodora Maria.Agora veio a minha surpresa,foram padrinhos,Ignácio Coelho e sua irmã Maria Guerreira,ambos solteiros moradores na Agia...lucha rucha? de S. Bartolomeu de Messines,o Paroco foi Manuel António de Camacho ou Carvalho.Noutro registo anterior na mesma Paroquial,26-12-1825 é baptizado José Cabrita,filho de Domingos Cabrita e Maria Guerreira,também do Monte da Carrapateira ,neto paterno de João Cabrita e Maria de S.José naturais da Freguesia de S. Bartolomeu de Messines e materno de João Martins desta Freguesia e Marianna Guerreira da Freguesia de S. Bartolomeu de Messines o Cura foi Manuel Joaquim Guerreiro.Estive uns dias sem conseguir entrar no Genea, um problema no meu sistema e deu para analizar bem os meus papeis.São muitos Guerreiros juntos.Será que alguém tem dados sobre a minha familia?E pergunto,como é que um Guerreiro é irmão de um Coelho?Muito obrigado pela vossa atenção.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#75199 | jliberato | 17 out 2004 21:36 | Em resposta a: #75189

Cara Eleny,
Não não tenho os seus nomes na minha base de dados.
Mas posso adiantar que antes do século XX, os apelidos não eram usados de forma sistemática e regulamentada.
Assim era perfeitamente normal que um i5rmão usasse o apelido do pai e outro o da mãe ou mesmo de um avô, ou até do patrão...
Cumprimentos
JLiberato
Bruuxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#75205 | Eleny | 17 out 2004 21:58 | Em resposta a: #75199

Caro Liberato agradeço a sua resposta.Já tinha pensado nisso pois li num tópico que isso acontecia bastante mas a minha familia é até ao momento o que chamam regional,pois moram no mesmo sitio,casam e baptizam os filhos no mesmo local e em breve vou deslocar-me há localidade para ir ao cemitério,e de certeza lá os vou encontrar.Falo dos Cabritas.Aguardo noticias da TT,procuro o João Cabrita,que deve ter nascido em meados de 1700.Cumprimentos Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#76269 | Eleny | 31 out 2004 15:18 | Em resposta a: #74549

Regressada há pouco do Reino do Algarve,trouxe na mala a minha primeira decepção,nunca julguei que fossem tantos Cabritas mas no cemitério de S. Marcos da Serra nem por isso.É um cemitério que não terá muitos anos e poucas campas antigas.Na Junta de Freguesia há um livro de óbitos muito bem perservado,mas não tinham o que eu pretendia,o anterior a 1850,nem faziam ideia quem o teria,mas adianto que as funcionárias são umas jovens muito simpáticas.Nesse livro pude constar como é o registo de pessoas de outras nacionalidade,como por exemplo António Coelho de S. Sebastião de Buenos Aires.Gostava de saber se existe algum livro da monografia daquela região de S. Marcos da Serra.Quanto a Cabritas,são varios os óbitos na Carrapateira,mas entroncalos é dificil,apenas encontrei um António filho de Francisco Cabrita neto paterno de João Cabrita e Maria de S. José faleceu em 1843,e outros que divulgarei quando arrumar os dados.Não fiquei desmotivada, mas esbarrei com a burocracia,queria verificar uns livros de óbitos no Registo Civil de Silves e ele carece de autorização do Director,o que para quem como eu é de longe, como é óbvio, não pode ficar há espera,eu pagava os 7.50 Euros há hora só para ver.Ficará para a próxima viagem que já marco com antecedencia.Agradeço que se alguém reconhecer estes nomes se manifeste. Helena Cabrita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#76272 | rmfrp | 31 out 2004 16:09 | Em resposta a: #76269

Cara Helena Cabrita Mendes:

Penso que não terá de ir tão longe para encontrar a origem de António Coelho. Na realidade, estou praticamente certo de que "S. Sebastião de Buenos Aires" é sim a freguesia de S. Sebastião de Gomes Aires, no concelho de Almodôvar. :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#76316 | Eleny | 01 nov 2004 17:59 | Em resposta a: #76272

Caro Rui Pereira,obrigado pela sua resposta. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77165 | Eleny | 13 nov 2004 01:59 | Em resposta a: #76316

Boa Noite,estou com uma dúvida e gostava de ser esclarecida.Estou aqui com um baptizado de uma filha de José Cabrita e Luisa Maria de nome Maria,neta paterna de Domingos Cabrita e Maria Guerreira e materna de Gregorio José e Theodora Maria,foram padrinhos António dos Reis e sua mulher Maria Riza moradores na Perna Seca n.10 14-02-1875,o Paroco Encomendado António da Silva Martins.Maria casou com José Mendes Gonçalves filho de Manuel Mendes e Maria Isabel da Freguesia de S. Marcos da Serra.A minha duvida é, ao fazer a árvore genealogica,a Maria pode levar o Cabrita ou Guerreira ou o Mendes Gonçalves,porque o registo de baptismo está completo,tem o casamento e óbito,e ele apenas consta (simplesmente) Maria.Obrigado Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77201 | rmfrp | 13 nov 2004 21:16 | Em resposta a: #77165

Cara Helena Cabrita Mendes:

Na minha opinião (que é apenas uma opinião) ao elaborar qualquer árvore ou outro trabalho com os dados que presentemente possui deve indicar apenas o nome que conhece, ou seja, Maria. É esse o critério que tenho seguido. Acrescentar apelidos "supostos" nessas circunstâncias parece-me um erro, em particular porque até ao início do século XX era comum cada um dos filhos de um casal ter diferentes apelidos do pai, da mãe, de avós ou outros antepassados mais distantes, não sendo possível prever quais os apelidos adoptados por cada filho em particular.

No presente caso, uma vez que tem a sorte de ter averbados os dados do casamento e óbito, poderá chegar com facilidade aos registos correspondentes onde descobrirá certamente qual o nome completo que a senhora em questão usou.

Como verificará também ao recuar para datas mais antigas, os apelidos não só não constavam nos registos de baptismo como não eram geralmente utilizados antes da idade adulta.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77225 | Eleny | 14 nov 2004 09:26 | Em resposta a: #77201

Caro Rui Pereira,queria saber mais coisas sobre as pessoas que fazem parte da minha árvore,que registos me aconselha a procurar?Tive alguma sorte há pouco tempo,procurava uma determinada coisa e "tropecei"com um acento de um avô,que alugou um prédio? não sei se prédio será hoje armazem,por 8 anos,em 25-10-1887,como levo muito tempo a traduzir a caligrafia,o que entendi foi que ele pagou a totalidade da renda com a garantia de o Senhorio se responsabilizar por eventuais danos,fogo,etc,pois destinava-se,segundo percebi,para a cortiça.Este meu avô tinha o nome de José Filippe,mas o nome aparece como Jan Fillippe,proprietário do Monte do Môgo,S. Marcos da Serra,era Conservador na época em Silves,Casimiro Mascarenhas Neto,o escrito particular foi apresentado por Jan Barradas,empregado do Comercio a rougo do meu avô.Pergunto se além da mudança de nome na idade adulta,também o era na forma de escrever,se assim fôr,tenho de ter mais cuidado ao decifrar os decumentos.Muito obrigada Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77253 | rmfrp | 14 nov 2004 23:56 | Em resposta a: #77225

Cara Helena Cabrita Mendes:

Obter informações detalhadas sobre as pessoas que vamos descobrindo, e de quem apenas conhecemos o nome, não é fácil, até porque as possíveis fontes são várias e em muitos casos não existe nenhum índice que facilite as consultas.

Talvez a fonte mais importante, para além dos registos paroquiais, sejam os registos notariais. Não sei se foi aí que encontrou os dados referentes ao seu avô José Filippe. Os livros notariais do Algarve encontram-se no Arquivo Distrital de Faro. Não há qualquer tipo de índice dos registos que contêm, apenas indicação das datas extremas e do concelho a que pertencia o tabelião, pelo que o método de pesquisa consiste em pedir alguns livros, por exemplo, livros dos finais do século XIX de um tabelião de Silves, e ver pacientemente, um a um, os registos em busca de nomes e/ou lugares conhecidos. Esta abordagem não é muito recomendável quando a investigação ainda está no início, pois requer experiência com a caligrafia (para não se demorar muito tempo a identificar cada registo) e permite melhores resultados quando a pesquisa já se alargou a boa parte das famílias existentes na região em causa e não se limita já a um pequeno núcleo familiar.

Um recurso interessante e que não exige habitualmente uma pesquisa tão demorada é o arquivo municipal da localidade que se pretende pesquisar. Não conheço o caso de Silves, muitas câmaras municipais conservam documentação relativa, por exemplo, à cobrança de impostos no século XIX. Através dos valores indicados para cada pessoa é possível ter uma ideia do seu nível de vida e posição social.

No caso de certas profissões é possível obter dados biográficos junto da instituição empregadora. É caso dos oficiais do Exército, para os quais há muita informação a partir do início do século XIX no Arquivo Histórico Militar.

Em geral, quando se conhecem muitos nomes de antepassados e outros familiares na mesma localidade, vale a pena consultar toda a documentação original referente à mesma (por exemplo, na Torre do Tombo) e os livros publicados sobre a região, pois inevitavelmente serão referidas algumas pessoas relacionadas com a pesquisa em curso..

Relativamente à questão que me coloca da mudança de nome, devo confessar que me parece muito estranho o nome "Jan", para mais havendo duas pessoas com esse nome. Não será "José" ou "Jozé" com uma caligrafia estranha?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77307 | Eleny | 15 nov 2004 16:46 | Em resposta a: #77253

Caro Rui Pereira,obrigado desde já pelas suas sugestões.Sobre o nome do meu avô,José Filippe ou Jan Fillippe,não há engano,estive novamente a analizar e é mesmo Jan,e no caso do outro interviniente o mesmo.Poderá o escritor do texto ter abreviado os Josés?Não sei,porque não encontro aqui mais nenhum para comparação,Os outros textos limitrofes,dizem respeito a Manuel Francisco Martins,Almocreve,de S. Bartolomeu de Messines,e o outro a Antonio Judice,deixo a informação na eventualidade de interessar a alguém,foi em Silves que tive as informações,no Registo Notarial da Cidade.É verdade que acontecem muitas descobertas insólitas.Aconteceu há pouco e ainda estou a "digerir",uma avó que julguei ser filha de pai incógnito de nome Luisa Maria,ela casou e continuou filha de pai incógnito, mas, quando lhe nasce uma filha tudo mudou,está lá com todas as letras,a Maria que nasceu é neta materna de Theodora Maria e Gregorio José.Por isso digo que nesta Ciência que é a Genealogia,parece que por vezes nada é exacto e tudo se transforma.Se não for incómodo o Rui ou alguém no forum sabe dizer onde vou encontrar os registos das pessoas sepultadas dentro da Paroquial de Saboia.Porque o pai de José Filippe ou Jan Fillippe de nome Filippe José,todas as indicações que tenho levam a supor isso mesmo.Os meus melhores cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77360 | jliberato | 16 nov 2004 12:32 | Em resposta a: #77307

Cara Helena,
Julgo que já lhe disse. Mas se quiser enviar-me o assento em que se fala do Jan Fillipe por fax para o 003222846984 posso tentar decifrar.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77437 | Eleny | 17 nov 2004 00:20 | Em resposta a: #77360

Caro Liberato,agradeço a sua ajuda e logo que seja possivel vou enviar esse registo e um outro.Já agora, sabe onde posso encontrar os registos das pessoas que foram sepultadas dentro da Paroquial de Saboia?Cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77509 | rmfrp | 17 nov 2004 22:45 | Em resposta a: #77307

Cara Helena Cabrita Mendes:

Uma vez que confirma o nome como sendo Jan (não será antes Joam = João?), pergunto-lhe quais os elementos que lhe permitiram concluir que José Filipe e Jan Filipe são a mesma pessoa.

Como já teve oportunidade de comprovar, nos casos de pais incógnitos é importante procurar todos os registos possíveis, pois há sempre a esperança de um deles indicar o nome que os restantes omitem.

Os registos de Sabóia que procura referem-se a um óbito? Nesse caso, deve consultar o Arquivo Distrital de Beja, pelo menos para registos de finais do século XIX. Para datas mais antigas há alguns registos que estão na Torre do Tombo, em Lisboa, embora neste momento eu não lhe saiba dizer exactamente quais.

Se tiver mais dúvidas não hesite em colocá-las aqui no Fórum, pois haverá com certeza sempre um colega disponível para responder.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77535 | Eleny | 18 nov 2004 11:01 | Em resposta a: #77509

Caro Rui Pereira,baseio-me nos dados que me foram fornecidos no Notariado de Silves pela funcionária,onde consta que era morador no Monte do Môgo,mas,antes de casar morava na Foz do Carvalho.O pai dele,Filippe José é que procuro o óbito,para saber se consta os nomes dos pais.Tenho o nascimento do filho.José,primeiro do nome do segundo matrimonio de Filippe José,natural de S. Bartolomeu de Messines e de Maria Joaquina natural de Santa Clara a velha,moradores no Montinho de Vale Pereiro,avós paternos incógnitos e maternos Domingos Jorge natural de Santa Clara e Quiteria Joaquina natural de S. Marcos da Serra,nasceu no dia 19 de Julho 1842 nesta Paroquial de Saboia no dia 7 de Agosto da mesma era,foram padrinhos Manuel Lourenço da Foz dos Guerreiros e sua mulher Maria Albina,o Prior de Saboia e interino de Santa Clara,António Ferreira da Silva Rocha.Quanto ao Jan,ainda sou do tempo em que a lingua estrangeira oficial era o Francês,estranhei não ser Jean mas na minha familia materna circula a história de uma ascendência nobre de uma casa muito conhecida,mas como isso não me vai fazer mais feliz nem trazer dividendos,apenas gostava de saber se é verdade,pois Tudo o que diga respeito há minha familia me interessa,já o meu avô Manuel Cabrita dizia que o possuiamos até há quinta geração,não sei se pelo lado Fillippe ou Marques mas é no ramo da minha avó Anna Maria.Histórias são apenas histórias,e já tive essa experiência quando diziam que uma avó minha Luisa Maria tinha vivido 105 anos,vim a saber que viveu sim,quaze 100 anos e morreu de uma cornada de um Touro,não sei se faleceu logo ali na Carrapateira pois não encontrei o óbito.Rui,se não faleceu logo ali para onde a teriam levado?Este ramo Marques o qual abri um tópico é o que já consegui mais avanços:José Marques casado com Maria das Dores do Monte do Môgo eram pais de João Marques que faleceu com 72 anos(10-05-1840) se eu tirar 20 ou 30 anos para os pais,devo estar nesta altura em 1748-1738.Envio para si os meus melhores cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#77624 | Eleny | 19 nov 2004 15:19 | Em resposta a: #77509

Caro Rui Pereira ,renovo o meu pedido da última mensagem,e pergunto também aos demais Genealogistas: A Casa de Saboia tem ramos ainda não identificados? Se responderem sim,podem dizer quais são?Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#78026 | Eleny | 24 nov 2004 16:16 | Em resposta a: #77360

Caro Liberato,recebeu alguma coisa enviada por mim?Cumprimentos. Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#78042 | jliberato | 24 nov 2004 19:27 | Em resposta a: #78026

Cara Helena,
Recebi sim. Estou apenas ocupadissimo.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#78398 | rmfrp | 30 nov 2004 23:30 | Em resposta a: #77624

Cara Helena Cabrita Mendes:

Peço desculpa por só agora lhe responder, pois não tive oportunidade de o fazer mais cedo. Infelizmente não tenho quaisquer conhecimentos sobre a descendência da Casa de Sabóia.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#78403 | Jpteixeira | 01 dez 2004 00:35 | Em resposta a: #77624

Cara Helena Cabrita Mendes:

Peço desculpa por só agora estar a responder. Sobre a chamada Casa de Sabóia, estamos a falar do antigo Ducado de Sabóia que se situava em França. A Casa Ducal de Sabóia está relacionada com a Casa Real de Itália. Aliás, os reinos da Sardenha e de Itália foram unificados por D. Victor Manuel II de Sabóia, justamente Rei da Sardenha ( em 1849) e de Itália ( de 1861 a 1878). Este era filho de Carlos Alberto de Sabóia, Rei da Sardenha e este, por sua vez, filho Carlos Manuel, Príncipe de Sabóia.
O último Rei de Itália foi Humberto II, deposto em 1946, sendo o seu filho Victor Manuel ( n. em 1937) Príncipe de Napoles, o qual casou com Marina Doria. Deste casamento nasceu, em 1972, o actual Príncipe de Veneza, Manuel Felisberto.
Portanto, não identifique a Casa Ducal de Sabóia ( França) com a Freguesia de Sabóia, Portugal.

No entanto, há um Visconde de Sabóia, Vicente Cândido de Figueiredo, que n. no ano de 1836 em Sobral, Ceará, Brasil e que se formou em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1858, tendo falecido em 1909. Foi titulado de Barão em 06-02-1886 e de Visconde em 03-08-1889. Sobre este Visconde, desconheço as suas origens Portuguesas, bem como as razões que levaram à atribuição dos títulos, mas devê-las-á ter, pelo que deverá solicitar ajuda aos nossos colegas Brasileiros, que lhe poderão fornecer informações preciosas.

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Ajuda dos colegas Brasileiros

#78409 | Eleny | 01 dez 2004 07:43 | Em resposta a: #78403

Obrigado JPTeixeira.Peço ajuda aos colegas brasileiros informações sobre Vicente Candido de Figueiredo e suas origens Portuguesas,nasceu em 1858 em Sobral do Ceará.Cumprimentos. Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78455 | melisa | 01 dez 2004 13:16 | Em resposta a: #78409

Cara Helena
Salvo melhor opinião,será melhor abrir um novo tópico sobre o assunto, pois aqui o seu pedido fica um tanto escondido, e é natural que não vejam este tópico que normalmente não lhes diz respeito.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78531 | Jpteixeira | 02 dez 2004 01:25 | Em resposta a: #78455

Cara Helena
Sobre o pedido de ajuda aos colegas Brasileiros, tenho a mesma opinião da Melisa.
Assim, se em permite uma sugestão, deverá abrir um tópico com título "Visconde Vicente Cândido de Figueiredo de Sobral, Ceará, Brasil" e referir o que pretende, não se esquecendo de indicar o ano de nascimento e outros dados que lhe enviei na mensagem anterior.
Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78532 | Eleny | 02 dez 2004 02:22 | Em resposta a: #78531

Caro Julio,já abri um tópico,"Ajuda dos colegas Brasileiros",acha que devo abrir outro?Cumprimentos. Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78607 | Jpteixeira | 02 dez 2004 23:17 | Em resposta a: #78532

Cara Helena

Quando falamos em tópico estamos a referirmo-nos ao nome da primeira mensagem de qualquer abordagem deste fórum e que figura no elenco da página inicial do fórum. Segundo creio e salvo melhor opinião, o que a Helena fez foi , dentro do Tópico " Família Cabrita-Silves ( S. Marcos da Serra)", titular uma mensagem a qual nunca terá possibilidades de figurar na página inicial do Fórum e, por isso, ser designada por Tópico. Assim, quem quiser responder à sua mensagem terá que adivinhar que ela existe neste tópico, o que, convenhamos, será muito difícil.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78615 | Jpteixeira | 03 dez 2004 00:29 | Em resposta a: #78607

Cara Helena
Peço desculpa duas vezes uma vez que as minhas intervenções foram feitas fora de tempo. Na realidade, o tópico já está aberto, tal como a Helena referiu, mas só agora o detectei. O erro foi meu e ainda por cima a dobrar.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78620 | Eleny | 03 dez 2004 00:57 | Em resposta a: #78615

Caro Julio,nem era nessesário pedir desculpa,percebi que não tinha reparado mas ainda bem que interviu.Já me responderam no tópico,mas o Sr. António Ribas não me disse a origem de Vicente Candido Figueiredo,apenas a Brasileira,será que devo formular a pergunta de outra maneira ou não existe mais informações?Cumprimentos. Helena

Resposta

Link directo:

Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97042 | Eleny | 31 jul 2005 14:49 | Em resposta a: #78403

Caros Confrades (eiras),vou postar mais algumas informações para ajudar a situar a minha familia Cabrita, falando ,de um seu membro o qual tenho recolhido mais informação.José Cabrita nasce na Carrapateira em 19-12-1825,baptizado em S. Marcos da Serra 26-12-1825 ,filho de Domingos Cabrita e Maria Guerreira neto paterno de João Cabrita e de Maria de S. José e Materno de João Martins e Mariana Guerreira ambos os casais de S. Batolomeu de Messines são padrinhos Gregorio José do Monte da (o)? Costa desta Freguesia celebrado pelo Cura Manuel Joaquim Guerreiro.José Cabrita mora na Foz do Carvalho quando casa, com Luisa Maria nascida em 08-01-1846 filha de Theodora Maria do Sitio dos Queimados e de Gregorio José (não sei mais nada )neta materna de Luis Guerreiro e Maria Vitoria do mesmo sitio foram padrinhos José Coelho e Joaquina Maria do Sitio da Portela.A cerimonia foi celebrada em S. Marcos da Serra no dia 25-01-1864 foram Testemunhas António Clemente da Silva, Sacristão,e Manuel Martins (m)? Lavrador foi Prior José Gregorio da Assumpção Cabrita,saliento o facto de ele já ter sido viúvo de Joaquina Ignácia quando se deu este casamento. Tem de Luisa Maria o José baptizado em S. Marcos da Serra 12-04-1861 foram padrinhos Ignácio Coelho e sua irmã Maria Guerreira o Pároco Manuel António de Camacho,Serafim 08-10-1873,Maria 14-02-1875,poderá ter tido mais filhos.José Cabrita possuia muita terra,fruto de heranças e de sua iniciativa tenho as cotas dos prédios:Barranco do Saca Gralha,Val Fontes de Cima ,Vale Fontes do Meio,Monte do Boi,Foz do Ribeiro,Azinhal,Quartilha,Barranco do Negro,Fernão Lopes,Balsinha Carchiços,Rega,Cordeiros,Aveia,Rigueirinha,,Carvoeiro...etc.Sei pela minha familia que o Caseiro dele era da Familia Palma.José Cabrita faleceu em 26-10-1881 ás 9 horas da manhã em sua casa na Carrapateira tendo recebido os ultimos Sacramentos ,não deixou Testamento,deixando filhos .Se algum dos Confrades (eiras) tiver informação sobre estes Cabritas nomeadamente o avô do José ,João Cabrita de S. Bartolomeu de Messines que casou com Maria de S. José do mesmo sitio, agradeço que divulgue.Um Bom fim de semana.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97056 | rafael | 31 jul 2005 18:17 | Em resposta a: #97042

Cara Helena

Esta sua mensagem deixou-me um mundo de recordações. Menciona nomes de herdades e sítios meus conhecidos. Foz do Ribeiro, por exemplo, quando ia para a herdade da Foz do Carvalho, mas esta da freg. de São Barnabé, onde tenho ainda alguns hects de terra calcinada do incêndio; passava por este sítio de cavalaria, ainda jovem, pois não havia estrada. A Foz do Carvalho que indica deve ser outra, porque a que me refiro era da casa do Vale de Loulé-São Barnabé, dos Guerreiro Afilhado Camacho de Aboim, e de uma senhora D.Isabel da Palma, sobrinha do cap. Barnabé Guerreiro Afilhado Camacho de Aboim cc o meu Bisavô Rafael veio aquela e outras herdades a pertencerem tb. a parentes meus.
Do Monte Boi -São Bartolomeu de Messines residiram antepassados meus e aí tive outros parentes que foram donos de área apreciável da referida freg. e da de Silves. Do Vale Fontes era a minha bisavó Isabel Joaquina Pires cuja ascendência vou começar a investigar com maior objectividade.
Dos Cabritas que fala e são tantos os que tenho da freg. de São Bartolomeu de Messines, de Silves e de outros concelhos do Algarve , talvez possa dar-lhe alguma informação, daqui a mais tempo, que não conste do que lhe enviei , não há muito tempo.Mas , costumo a demorar mais tempo do que penso.
Os -CABRITA- ,a que tb. pertence e que a entusiasma o seu estudo, é uma família que em algumas linhas familiares se apresentam como principais, em lugares bem identificados e alguns da nobreza algarvia, a que deu origem, como foi habitual: que os padrinhos transmitissem o apelido, quer fossem parentes ou não, aos afilhados e se propagou muito pelo Algarve, sobretudo pelos concelhos de Silves, Loulé e Albufeira.
Em algumas regiões dos referidos concelhos é tal a proliferação que são quase todos- Cabrita- passe o exagero; o mesmo acontecendo com os -GUERREIRO - da antiga comarca de Ourique e vem a propósito, referir que estes ligados aos -Gúzman ( não estou a dizer que são desta nobilíssima família, mas O QUE NÃO HÁ DÚVIDA, assim estão grafados nos mistos de Almodôvar e quem quer que seja ,os pode consultar na Torre do Tombo )para não falar nos topónimos do concelho de Almodôvar, a herdade -Gusmões,etc. Se pode alguém pôr em dúvida, por ex. Manso de Lima e outros genealogistas sérios e bem documentados, apresentem provas irrefutáveis que eles erram ao dizer que esta famìlia é de origem andaluza e o próprio Marquês de Abrantes e Fontes, que ninguém considerará de ânimo leve e Anselmo de Braancamp Freire e muitos outros conscienciosos genealogistas cvorroboram tal origem.
Mas, voltando aos -CABRITA- família a que pertenço, por muitos ramos; por isso, leio sempre com agrado informações a eles respeitante e felizmente, muitos confrades, lhe vão dando a atenção merecida.
De onde vieram ? Quando se fixaram no Algarve ? Quais as linhas familiares e onde nasceram e foram moradores que mais se distinguiram pela sua importância social: principalidade, F. S. O. ,cargos da governança, ordens militares, governança, etc.
Um bom Domingo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97074 | Eleny | 31 jul 2005 23:57 | Em resposta a: #97056

Caro Confrade Rafael,seja bem vindo.Calculei que estivesse de Férias embora agora tenha musica e animação há porta :).Realmente não sei qual será a Foz do Carvalho referida o que sei é que no casamento diz ser Lavrador.Já tive a oportunidade de dizer que o encontro como Pedreiro,Trabalhador e Lavrador.Quando se faz uma árvore há partida sabe-se que podem existir surpresas ,como ter o nome do Patrão ou até em alguns casos o seu apelido,os meus Cabritas já são mais de 200 anos com ele e na mesma região.Gostava de saber se alguém possui alguma informação sobre o avô de José Cabrita-João Cabrita c.c. Maria de S. José ambos de S. Bartolomeu de Messines.Caro Rafael,gostei muito do que me enviou,achei um gesto muito bonito, e na altura exacta,mas não encontrei o que queria,dai ,a importância de saber quem foi o pai do João Cabrita,pai de Domingos Cabrita,avô de José Cabrita,...Serafim Cabrita,....Manuel Cabrita,Albina Antónia Cansado Cabrita ,minha mãe.Despeço-me com amizade.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97129 | Eleny | 01 ago 2005 19:38 | Em resposta a: #97056

Caro Rafael,que grande "calinada"!!!.Espero que me perdoe . O meu avô José Filippe é que morava na Foz do Carvalho, Compadre de José Cabrita pois os seus filhos casaram Seraphim Cabrita e Maria da Conceição em S. Marcos da Serra29-10-1866, que são os pais do meu avô materno Manuel Cabrita.Também partilho das suas ideias em relação aos Cabritas.Quando se fixaram no Algarve?Os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97558 | Eleny | 08 ago 2005 05:16 | Em resposta a: #97129

Caros Confrades,renovo o meu pedido.Nesta altura não me posso deslocar a Lisboa e quero muito saber quem eram os pais de João Cabrita c.c. Maria de S. José ambos naturais de S. Bartolomeu de Messines,pelas minhas contas terá nascido em meados de 1750+?.Os meus Cabritas ligaram-se a estas familias:Guerreiro,Martins,Marques,Jorge,Filipe,Loução,dos Santos,Lourenços,nas localidades de:Santana da Serra,Carrapateira,Santa Clara a Velha,Saboia,Monxique,Alferce,Moncarapacho,S. Bartolomeu de Messines,S. Marcos da Serra,Monte do Mogo (Sapeira).Já relatei aqui onde ficavam as suas terras,posso acrescentar:Barranco do Ribeiro,Fonte das Sobreiras,Alto da Silveira e na actualidade Tançanos que a minha avó dizia ter uma légua de comprimento e outra de lagura,algumas compradas com outros pois foi encontrado a negociar com José Guerreiro da Costa.Qualquer informação que tenham é bem vinda,quero ter a certeza se são Cabritas ou foi apelido dado por um patrão.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97598 | rafael | 08 ago 2005 18:36 | Em resposta a: #97558

Cara Helena
Todos os da família- CABRITA- me interessam, como sabe. Agora, ao ler esta sua msg. referindo que alguns dos seus -CABRITAS-se ligaram a algumas famílias da freg. de Santana da Serra, gostava que me desse alguma informação sobre eles, pois como é a freg. da minha naturalidade tenho bastante que lhe pode ser útil.
Os do Alferce, em princípio, também, porque não investiguei ainda nada desta freg. e daqui apareceu-me uma avó de apelidos: Furtada Martela, mas cujos pais não apresentam estes apelidos, embora haja Martelos ( poucos ) na minha freg. que se apresentam como lavradores abastados. Para trás nada sei da ascendência da referida senhora.
Os de São Bartolomeu de Messines é que são mais do meu conhecimento e alguns estão na BD do Genea. Mas desta freg. o especialista é o Miguel Cabrita Matias.
Vamos lá ver se daqui a uns meses terei mais vagar para estes assuntos.Ainda hoje era para ir para a TT , mas telefonema oportuno alterou tudo, felizmente que para bem. Irei amanhã , ou depois ? embora de fugida, da parte da manhã ?!
Recebi o s/mail, que agradeço, a que responderei oportunamente.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97748 | Eleny | 10 ago 2005 19:54 | Em resposta a: #97598

Caro Rafael,encontra os meus avós do Alferce no Tópico"Familia Marques-Monte do Mogo,S. Macos da Serra",onde também está familia de Santana da Serra.Outros avós de Santana da Serra encontrei no Tópico "Francisca Jorge-Dados".Quanto ao Sr. Miguel Cabrita Matias,não foi possivel ajudar-me porque desconhece este ramo,aliás,ele pediu para eu recuar até 1800 e talvez se fizesse uma ligação.Como até já recuei mais e ele não respondeu significa a meu ver que não encontrou nada.E o Rafael,reconhece algum nome do que está postado?Novamente renovo o meu pedido,quero saber quem foram os pais de João Cabrita c.c. Maria de S. José,ambos de S.Bartolomeu de Messines +-1750.Para o Confrade Rafael os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97768 | rafael | 11 ago 2005 03:10 | Em resposta a: #97748

Cara Helena
Embora à pressa vim agora ao computador e se tiver vagar este fim de semana digo-lhe alguma coisa.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#97827 | Eleny | 12 ago 2005 09:08 | Em resposta a: #97768

Caro Rafael,agradeço a sua atenção.Cumprimentos amigos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#98742 | Eleny | 28 ago 2005 10:32 | Em resposta a: #97827

Caros Confrades (eiras).Renovo o meu pedido por impossibilidade de me deslocar há T.T..Pretendo saber quem eram os pais de João Cabrita c.c. Maria de S. José.naturais de S. Bartolomeu de Messines +-1750.Agradeço muito o que poder ser disponibilizado no Forum sobre estas pessoas.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#99482 | Eleny | 06 set 2005 01:43 | Em resposta a: #97768

Caros Confrades e Confreiras.Renovo o meu pedido sobre o meu avô João Cabrita.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#100190 | Eleny | 12 set 2005 05:57 | Em resposta a: #77509

Caro Confrade Rui Pereira.Ao ler este Tópico, percebi que não lhe respondi devidamente.Não tenho conhecimentos de Paleografia,peço desculpa de o ter induzido em erro,enviei o contrato por Fax na altura que falei consigo a um amigo que sempre se dispõe a ajudar-me quando não percebo algum texto.Resumindo,tratava-se mesmo de José,mas, mantenho o que disse anteriormente,e espero ainda nesta vida arrumar a questão da tal ascendencia Franceza que a minha familia relata,o problema é Filippe José de S. Bartolomeu de Messines,pai de José Filippe,é filho de pais incógnitos.Já pensei se o Padre que o baptizou o filho não terá algo a ver,só o tempo o dirá...Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#100303 | Eleny | 13 set 2005 02:13 | Em resposta a: #99482

Renovo o meu pedido.Pretendo saber quem eram os pais de João Cabrita e Maria de S. José de S. Bartolomeu de Messines+-1750?Tenho um neto a nascer em 1825 filho de Domingos Cabrita e de Maria Guerreira e um óbito de António filho de Francisco Cabrita em 1843 que diz ser neto paterno de João Cabrita e de Maria de S. José de S. Bartolomeu de Messines.Obrigado pela a atenção.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#100694 | rmfrp | 16 set 2005 23:45 | Em resposta a: #100190

Cara Helena Cabrita Mendes:

Não tem que pedir desculpa. O importante é que esclareceu as dúvidas relativas ao nome do seu antepassado.

Quanto à situação de pais incógnitos, a menos que a pessoa em causa tenha alguns apelidos (não é o caso), não há bases para grande especulação. Do ponto de vista do investigador é o pior que pode acontecer, mas é a realidade: o ramo em questão está bloqueado até ao eventual (e milagroso) aparecimento de novos dados.

Não me parece especialmente provável que exista ligação entre uma criança filha de pais incógnitos e o padre que a baptiza. Mais interessante poderá ser uma possível ligação familiar aos padrinhos. Mas são apenas indícios.

É um facto que, se José Filipe nasceu em 1842, seu pai Filipe José poderá ter nascido na época das invasões francesas (cerca de 1810). Mas estamos a falar de factos ocorridos há cerca de 200 anos, e raras serão as histórias dessa época que foram transmitidas oralmente com um mínimo de fidelidade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#101222 | Eleny | 23 set 2005 13:26 | Em resposta a: #97598

Caros Confrades.Renovo o meu pedido.Pretendo saber quem são os pais de João Cabrita e da esposa Maria de S. José.Ambos de S. Bartolomeu de Messines +-1750.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#101634 | Eleny | 28 set 2005 15:21 | Em resposta a: #101222

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#102250 | Eleny | 05 out 2005 02:16 | Em resposta a: #101634

Renovação do pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#104710 | Eleny | 07 nov 2005 10:12 | Em resposta a: #97768

Caros Confrades (eiras).Renovo o meu pedido.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#282554 | Marcela Amália | 22 jul 2011 01:13 | Em resposta a: #104710

Olá Helena
Meu sobrenome també é Cabrita. Sou brasileira e o meu pai Jorge Manuel dos Santos Cabrita é de São Bartolomeu de Messines. Não sei se tem ou não ligação com a sua família...
Marcela Cabrita

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#314211 | alexcab1974 | 24 set 2012 23:09 | Em resposta a: #282554

Cara Eleny:

O meu nome é Alexandre Cabrita, filho de Manuel Serafim Cabrita, que é filho de Serafim Cabrita(junior), meu avô é filho do Serafim Cabrita que fala, ou seja irmão do seu avô. O Edmundo Marques Cabrita que fala tb é irmão do seu avô. gostava de ter mais informações da nossa famila, se puder responda.

comprimentos de um primo afastado

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#322566 | Paulo Lucas | 06 fev 2013 22:29 | Em resposta a: #314211

Sei que este tópico já tem quase uns 10 anos mas é possível que já tenham avançado na investigação sobre esta família Cabrita de Silves, procuro informações sobre uma senhora de nome de Vitoria Cabrita do Sitio das Canas da freguesia de Silves que em 1830 entregou na Sé de Silves o meu trisavô Lucas Evangelista que era exposto, foi quem deu origem à minha família Lucas em Aljezur.

Espero que possam ajudar!

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#330560 | CARABOBO | 08 jun 2013 16:24 | Em resposta a: #282554

Não é a Helena que te responde mas o Fernando Cabrita.
Antes de mais boa tarde daqui de Portugal. Foi com a maior das surpresas e por um acaso incrível que dei com o teu nome aqui no FORUM.
Os CABRITAS são mais do que muitos na região de S. Bartolomeu de Messines, e assim é de tal maneira que o teu pai é meu primo irmão ou seja o teu avô e a minha mãe eram irmãos.
Devido ás pesquisas que tenho feito no Arquivo em Faro já localizei elementos da nossa familia que nos faz recuar ao ano de 1786, com todos os nomes que eventualmente alguns deles poderão não estar corretos tanto por dificil leitura, dada a forma como era a escrita nesse tempo ou pela degradação.
Dadpa a tua condição de Brasileira nasceste em Móssóró ?
Por agora é tudo.

Fernando Cabrita

Resposta

Link directo:

RE: Cabritas/S. Bartolomeu de Messines

#330564 | gracecabrita | 08 jun 2013 17:56 | Em resposta a: #282554

Olá, Marcela Amália,

Que coincidência, nem ao jogo teria tanta sorte. Encontrar-te ou reencontrar-te foi uma agradável surpresa. Não me conheces, mas certamente já em casa, junto dos pais, ouviste falar da Gracelinda. Sou tua prima, filha duma irmã do teu avô Manuel Cabrita. Perdi o vosso contacto, pois que costumava ligar para falar com os teus pais. Para ti e para todos vocês, muitos beijinhos. Diz-me qualquer coisa para pudermos juntar de novo a nossa grande família.
Estou super contente, beijinhos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#332003 | lezico | 06 jul 2013 04:06 | Em resposta a: #77225

Aproveitando haver aqui estudiosos dos Cabrita, queria perguntar se alguém se cruzou com estes nomes:

António Cabrita, alfaiate, nascido c. 1828

filho de Manuel Cabrita (Montinho) e Joaquina Maria

neto de José Cabrita e Joaquina da Conceição

Todos de São Bartolomeu de Messines, à exceção da avó, que é da freguesia de Pêra.


Aproveito para dizer que encontrei este sítio onde estão algumas pessoas referidas neste tópico, como o casal Domingos Cabrita e Maria Guerreira:

http://www.genealogiadoalgarve.com

Apesar de não aparecer nos exemplos é possível, em vez de "portimao" ou "albufeira", colocar "silves", com a mesma senha, e assim pesquisar nesse concelho, onde realmente há imensos Cabritas.


É pena este projeto parecer parado...

Mais deste tipo é que faziam falta!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cabrita-Silves (S. Marcos da Serra)

#419260 | duarte.almeida | 08 nov 2019 19:54 | Em resposta a: #71125

Senhora Eleny
,talvez eu possa ajudá-la um pouquinho :moro em São Paulo Brasil,casei-me com Rosa Maria Mendes filha de Manuel Cabrita Mendes que aqui chegou em São Paulo em junho de 1946 antes de vir para o Brasil morou em Faro.seu nascimento foi na freguesia de São Marcos de Serrado concelho de Silves ,seu pai chamava-se Serafim Mendes e sua mãe Catarina Cabrita ;às vezes ele falava o nome monte carrapateira mas eu não sei de que se tratava .Meu sogro nasceu em 1919 e faleceu em 1994 ele foi o único da família Cabrita Mendes que veio para o brasil ,sei que ele foi morar em Sâo Bartolomeu de Messines quando sua mãe Catarina casou de novo e ele teve um outro irmão desse casamento chamado António..Eu e minha espôsa Rosa estivemos em S.Bartolomeu de Messines em 2013 a procurar alguns descendente não achamos nada pois o certo seria em s.marcos .Espero ter ajudado responda-me se for possível---------------------Duarte Almeida.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen