Retrato de Bernardo Valentim Moreira de Sá

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedido especial ao Pedro França

#71263 | sapeca | 14 ago 2004 15:28

Caríssimo Pedro Frrança:
Abusando, mais uma vez do seu amável oferecimento para busca no Arquivo da Universidade de Coimbra, venho solicitar-lhe este enorme favor.
No inicio do mês de Outubro, realizar-se-á, se Deus o permitir, um encontro de todos os Moreiras de Sá, descendentes do insigne musicólogo e musicógrafo Prof. Bernardo Valentim Moreira de Sá.
Acerca da sua actividade pedagógica, musical e científica, quase tudo foi já escrito por inúmeros e eminentes autores.
A sua convivência com os mais respeitados e consagrados nomes da Música mundial dos séculos XIX-XX, como Pablo Casals e Harold Bauer (com quem deu concertos em tournée pela América do Sul, de enorme repercussão), a sua amizade íntima com Viana da Mota e tantos outros dedicados cultores da Arte Musical, a sua oportunidade de frequência dos míticos locais europeus dos grandes compositores, a sua convivência com nomes como os de Ravel, Debussy e Gabriel D'Annunzio, mostram até onde se elevou a sua craveira musical e intelectual.
Acontece, porém, que um pequeno pormenor da sua biografia continua algo nebuloso até ao presente.
Sabemos, de fonte segura, que terá frequentado a Universidade de Coimbra, muito provavelmente cursando Medicina (!!!), pois que Silva Gaio, no "In Memoriam Bernardo V. Moreira de Sá" refere o escândalo para a época de "caloiros" da UC frequentarem a casa de Mestres, onde deram recitais musicais. E ele era um deles.
Acontece que em ocasião em que me desloquei a Coimbra, não consegui encontrar a sua matrícula e nem consegui qualquer outro dado de interesse para uma valorização da sua já longa biografia.
Peço-lhe, por isso, a sua ajuda, pois que gostaria de trazer a essa reunião familiar algo de novo acerca de meu bisavô.
E será também uma alegria a juntar a uma reunião que poderá não contar muito mais tempo com a presença de minhas queridas e eminentes vultos musicais que são Helena e Madalena Moreira de Sá e Costa, as únicas netas vivas de Bernardo Moreira de Sá e já na casa dos 90 anos de idade.
Bernardo Valentim Moreira de Sá (1854-1924) era filho de Francisco Joaquim Moreira de Sá (Sotomayor e Menezes), Bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra, juiz de Direito, e de sua mulher e prima em 2º grau D. Eduarda Emília Moreira de Sá.
Ficar-lhe muito grato por todas as informações que me possa conseguir. Estou certo que a estadia dele por Coimbra não terá passado de 1 ano, certamente nem sequer concluido, pois que toda a sua vida passará pela sua Paixão pela Música e por muitas outras actividades intelectuais. Recorde-se que foi professor durante inumeros anos e Director da Escola Normal do Porto, onde leccionou não só Música, como Matemáticas, História da Arte, Línguas (Francês, Inglês, Alemão), etc.. Publicista de renome, ainda hoje a sua “História da Música” é considerada como um dos mais conseguidos estudos acerca da Música Universal. Além disso, a sua actividade como organizador, fundador e 1º Director do "Orpheon Portuense" (a mais antiga Sociedade de Concertos da Península Ibérica) , 1º Director e um dos fundadores do Conservatório de Música, fundador da Sociedade de Concertos, do Quarteto Moreira de Sá, etc., demonstram bem a actividade incansável que prosseguiu toda a sua vida. Pablo Casals, que lhe dedica um parágrafo inteiro nas suas "Memórias", depois de referir a sua enorme capacidade como organizador, a sua qualidade como violinista eminente, a sua personalidade científica, acaba por referir que quando acabaram a sua tournée pela América do Sul ( o Brasil recebeu-os em apoteose), ele e Harold Bauer esperavam que Moreira de Sá regressasse com eles, mas este pediu-lhes desculpa mas ficaria ainda mais um tempo pelo Brasil pois tinha conhecido alguém que lhe iria ensinar a arte da laca japonesa, coisa que ele há muito desejava conhecer!!!
Fico-me por aqui, pedindo desculpa por tão longa e maçadora dissertação acerca de meu bisavô (que me poderá ficar mal, reconheço). Acontece que certos vultos, pela "altura" a que chegam, deixam de pertencer à família de onde provêm, para se tornarem "propriedade" de um País e de uma Cultura Universal.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#71931 | sapeca | 29 ago 2004 22:24 | Em resposta a: #71263

Renovo o pedido, esperando que não me leve a mal a insistência, caro Pedro França.
Mas como é sempre tão generoso, atrevo-me a isso.
Um abraço do
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#71934 | Pedro França | 29 ago 2004 23:44 | Em resposta a: #71931

Caro Fernando:

Cheguei hoje, há poucas horas, do Alentejo, onde estive de férias.
Estou agora a pôr em ordem o meu correio e a voltar à minha rotina.
Registei o seu pedido; amanhã s.D.q. estarei no AUC e procurarei dar-lhe resposta.
Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#71984 | sapeca | 30 ago 2004 22:07 | Em resposta a: #71934

Como sempre, uma simpatia! Independentemente do que possa vir a encontrar ou não, independentemente de tudo o mais, registo, mais uma vez, a sua incomparável disponibilidade para ser útil. O meu amigo é verdadeiramente espantoso e digno de toda a admiração. Solidariedade é palavra que em si encontra o modelo perfeito. Obrigado, é tudo quanto lhe posso dizer, estando nele implícita uma consideração muito especial.
Aceite um efusivo abraço amigo.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#72064 | Pedro França | 31 ago 2004 22:28 | Em resposta a: #71984

Caro Fernando:

Não encontrei o Bernardo Moreira de Sá. Requisitei as certidões de idade de estudantes da UC para a 2ª metade do séc. XIX com Bernardos, mas nada dele. Talvez que essa certidão - se tiver sido caso disso - se tenha extraviado...
Vou tentar os anuários para a época em que ele terá andado por Coimbra. Preciso de mais tempo; pode ser?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#72072 | sapeca | 31 ago 2004 23:30 | Em resposta a: #72064

Com certeza, meu querido Amigo. Mas, de facto, vem confirmar aquilo que eu constatei quando aí me desloquei. Estranho, muito estranho.
Não que estranhasse ele nunca ter andado por Coimbra (Universidade), mas o facto de tal ser referido por alguém como António da Silva Gaio, à época Lente de Medicina da Universidade, se não me equivoco.
Haverá algum lapso do mesmo Silva Gaio ao referir-se aos "caloiros" que davam recitais em sua casa, incluindo alguém que não era estudante da Universidade, como Bernardo Valentim Moreira de Sá? A verdade é que existe uma tradição familiar de que ele tenha passado por Coimbra, ainda que tal não o tenha marcado de modo singular.
De qualquer modo, grato na mesma pela sua preocupação e continuarei a aguardar caso alguma coisa surja.
Aceite um efusivo abraço Amigo.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73639 | Jpteixeira | 22 set 2004 20:17 | Em resposta a: #72064

Caro Pedro Frrança:

Venho solicitar os seus bons préstimos no sentido de me facultar toda a informação constante na matrícula de Luís de Sousa Faísca, n. de Loulé, filho de José de Sousa Faísca, o qual deveria ter concluído os seus estudos de Direito em 1910, na Universidade de Coimbra.
Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73652 | Pedro França | 22 set 2004 22:05 | Em resposta a: #73639

Caro Júlio:

Tenciono passar pelo AUC amanhã. Amanhã deverei ter alguma coisa para si. Espere-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#73661 | tfp | 23 set 2004 00:13 | Em resposta a: #71934

Caro Pedro França,

Desculpe voltar a insistir no assunto, mas em tempos tinha pedido se não se importava de verificar o que consta no fundo de antigos alunos da UC relativamente ao Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva.

Foi mesmo o Pedro França quem o "pescou" numas incursões pelos paroquiais de Pereira do Campo:

"Ao fazer uma busca para o Zé Berquó, em Pereira do Campo, encontrei um
assento de batº de uma Justina, a 02.03.1783/f. 206v., fª do Dr.
Francisco Xavier Pinto da Silva e de D. Luísa Inês Castelo Branco e
Freitas de Sequeira, então moradores em Pereira.
Era neta patª do Dr. Francisco de Sousa Pimentel da fregª da
Vitória/Porto, e de Maria Josefa de S.to António, de S. João
Baptista/Vila do Conde..."

Este Francisco Xavier Pinto da Silva, deve ter concluido o curso uns anos antes deste baptismo, pelo que talvez haja certidão de idade.

Agradeço antecipademente a sua ajuda, sem nunca esquecer que foi o Pedro quem me ofereceu (com as suas descobertas) o esqueleto destes costados.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73666 | suzy gama | 23 set 2004 02:02 | Em resposta a: #73652

Caro Pedro França

Tenho visto aqui no Forum que tem ajudado muitas pessoas com a consulta dos registos do AUC.
Por esse motivo venho pedir-lhe ajuda numa pesquisa que tenho parada há já algum tempo por ainda não ter tido disponibilidade para me deslocar a Coimbra.

Procuro o nascimento de

- Manuel Marques Rilhó 1887/1888, natural de Corticeiro de Cima, freguesia de
Febres, Cantanhede e filho de José Marques Rilhó e Joaquina Domingues.

Agradeço desde já a atenção

Melhores cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73667 | suzy gama | 23 set 2004 02:03 | Em resposta a: #73652

Caro Pedro França

Tenho visto aqui no Forum que tem ajudado muitas pessoas com a consulta dos registos do AUC.
Por esse motivo venho pedir-lhe ajuda numa pesquisa que tenho parada há já algum tempo por ainda não ter tido disponibilidade para me deslocar a Coimbra.

Procuro o nascimento de

- Manuel Marques Rilhó 1887/1888, natural de Corticeiro de Cima, freguesia de
Febres, Cantanhede e filho de José Marques Rilhó e Joaquina Domingues.

Agradeço desde já a atenção

Melhores cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73781 | Pedro França | 23 set 2004 23:56 | Em resposta a: #73639

Caro Júlio:

Tive de averiguar primeiro sobre a existência de facto dessa personagem. Existiu, tem verbete e certidão de idade para o 1º ano lectivo, de 1905/06 (que extractei) e o pai chama-se Manuel Martins de Sousa Faísca e não o nome que o Júlio indicou. Não há dois com o mesmo nome para a mesma época.
Saiu bacharel em Direito a 25.07.1910. O verbete não traz mais dados sobre outros exames depois deste (Formatura, Licenciatura...).
Diga concretamente o que pretende quanto ao percurso académico.
Agora terá de esperar até 4ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73783 | Jpteixeira | 24 set 2004 00:55 | Em resposta a: #73781

Caro Pedro França:

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe as informações que tão prontamente me facultou. De facto, vão ser muito importantes para conhecer melhor esta figura que foi Presidente da Câmara Municipal de Loulé em 1911.
Em boa verdade, julgava que o seu pai era José de Sousa Faísca.
É que, tenho na minha base de dados um outro Luís, filho de Manuel Martins de Sousa Faísca e de Maria das Dores Faísca, moradores no Largo dos Inocentes em Loulé, o qual nasceu em 25-08-1884, tendo sido baptizado em 18-09-1884.

Com a informação que me deu sobre os ascendentes deste Luís fiquei um bocado baralhado, mas quanto ao resto ( matrícula e bacharelato), as datas batem certo com as minhas.

As informações que pretendia foram todas satisfeitas, excepto no que se refere à data de nascimento ou à idade, pelo que pedir-lhe-ia que na próxima Quarta-Feira, se não for incómodo, fizesse o favor de verificar tais dados.
Antecipadamente grato.

Um abraço.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#73784 | Pedro França | 24 set 2004 00:57 | Em resposta a: #73661

Caro Tiago:

Está com azar. Não há verbete nem certidão de idade do Francisco Xavier Pinto da Silva. Deve ser um problema relacionado com a entrada do nome, mais um menos um, mais apelido menos apelido, mas que condiciona tudo. Vou pedir o paroquial da Vila de Pereira para ver da constância do nome em outros possíveis filhos.
Para a semana, então. As minha aulas já começaram de facto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73785 | Pedro França | 24 set 2004 01:03 | Em resposta a: #73783

Caro Júlio:

O que pretende para já posso dar-lhe neste preciso instante: o Luís de S. Faísca que cursou a UC em Direito foi baptº da Igreja de S. Clemente/Loulé a 18.09.1884/f. 51, e nasceu a 25.08 desse ano. Este é o que corresponde aos dados biográficos que forneceu e a mãe foi precisamente Maria das Dores Faísca. Portanto, não há que ficar baralhado. Depois de se bacharelar em 1910, aparece Presidente da CMLoulé em 1911.
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França
Diga coisas

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73786 | Pedro França | 24 set 2004 01:14 | Em resposta a: #73667

Cara Susana:

Parece fácil mas não é. Tive de configurar a sua família no que toca aos Rilhós e a Corticeiro de Cima/Febres para a data que me forneceu, entre 1879-89 (ano limite no AUC; os anos subsequentes estão ainda na Conservatória do Registo Civil de Cantanhede). Encontrei um José Marques Rilhó a casar em 1883 com uma Rosa dos Santos, de 22 anos, sendo ele já de 45 anos, e viúvo de uma Doroteia dos Santos. Este José localizei o seu batº/nascimento em 1837.
É bem possível que seja pai de Manuel Marques Rilhó mas por uma Joaquina Domingues? Só se for por um 3º casamento mas depois de 1889.
Agradecia que me confirmasse os dados que tem e como chegou às datas de 1887/88. Eu tenho mais dados na ordem ascendente sobre esta família mas a Susana vai ter de me responder primeiro para eu me situar.
Percorri baptismos entre 1835-38 e desde 1879 a 89, bem como casamentos para estes anos. Resta-me localizar a tal Doroteia também.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73787 | Jpteixeira | 24 set 2004 01:25 | Em resposta a: #73785

Caro Pedro França:

Mais uma vez obrigado. Na verdade, já estava inclinado a que existisse um engano no livro de baptismos de S. Clemente, numa anotação ao casamento de Luís de Sousa Faísca ( que deveria ser escrita num outro Luís e daí a confusão).
É que, Luís de Sousa Faísca cc Genoveva Maria de Brito Farrajota em 28-12-1910, na igreja da freguesia de S. Sebastião, em Loulé e na anotação ao termo do seu baptismo, em 18-09-1884, está escrito que ele casou com Maria Victória Romão Faísca na igreja de almancil. É então aqui que está o erro: esta anotação deve ser devida a um outro Luís que não este.
Se eventualmente precisar de algum dado constante no Arquivo Distrital de Faro ou no Arquivo Histórico de Loulé, faça favor de o colocar.
Mais uma vez muito obrigado.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.


Um abraç

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73815 | suzy gama | 24 set 2004 14:09 | Em resposta a: #73786

Caro Pedro França

Nem tenho palavras para lhe agradecer e fica já expressa a minha disponibilidade para o que precisar do AD de Faro.

O meu lado Rilhó é todo de S.Clemente, Loulé, mas sempre me intrigou a existência destes Rilhós de Cantanhede e o que pretendo é achar uma possível ligação entre os dois ramos.

Consegui através da Conservatória de Cantanhede dois assentos de nascimento de dois Rilhós, um dos quais não lhe apresentei os dados por saber que provavelmente ainda se encontra em Cantanhede:

O que lhe transmiti diz assim:

Manuel Augusto Marques Rilhó, nascido em 17.10.1916 em Corticeiro de Cima, da freguesia de Febres, filho de MANUEL MARQUES RILHÓ de 28 anos (1887/1888), natural de Corticeiro de Cima; e de Maria da Conceição de 29 anos, natural de Corticeiro de Cima; neto paterno de José Marques Rilhó e de Joaquina Domingues e materno de Manuel dos Santos Pinho e de Ana da Conceição

A outra é mais recente e sei que ainda se encontra em Cantanhede:

Manuel da Silva Rilhó, nascido em 16.08.1922 em Escumalha, da freguesia de Febres, filho de José Marques Rilhó de 22 anos (1899/1900), natural de Tarelhos, freguesia de Cantanhede; e de Rosa da Silva de 27 anos, natural de Escumalha; neto paterno de José Marques Rilhó e de Maria de Jesus e materno de José Gomes dos Santos e de Ana da Silva.


Vou hoje mesmo pedir o assento deste JM Rilhó (1899/1900) a Cantanhede e para a semana já terei dados dos avós paternos, que desconfio serem o elo de ligação destas duas pessoas cujos assentos tenho em meu poder.

Em relação aos dados dos ascendentes que o Pedro França tem, solicitava-lhe o favor de mos enviar (quando e se puder) por e-mail, para suzygama arroba sapo ponto pt.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#73817 | tfp | 24 set 2004 14:26 | Em resposta a: #73784

Caro Pedro,

Muito obrigado, fico à espera das suas novidades.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73886 | sapeca | 24 set 2004 22:41 | Em resposta a: #72072

Caro Pedro França:
Desculpe-me por voltar ao meu bisavô e à sua frequência da U.C. Reli o "In Memoriam Bernardo V. Moreira de Sá" e constatei que quem refere os saruas musicais em casa do Prof. António Silva Gaio, é mesmo o seu filho: o Prof. Manuel da Silva Gaio, escritor também e que foi Secretário-Geral da Universidade. Ele refere sem hesitação que Bernardo Moreira de Sá era ao tempo "caloiro" da Universidade e aluno de Medicina. Ora seu pai foi precisamente lente de Medicina em Coimbra. Sendo assim, não há engano. Bernardo V. Moreira de Sá foi aluno de António da Silva Gaio, em Coimbra, e era um dos "caloiros" que para escândalo à época, frequentava a casa do catedrático, onde se fazia ouvir tocando em saraus musicais.
Peço-he, como última tentativa, algo que, embora me pareça pouco natural, não será de excluir. Eventualmente poderá ele estar inscrito como Valentim? É que, não sei bem porquê, houve quem o tratasse por Valentim Moreira de Sá (Valentim era o nome de seu avô paterno), sendo que ainda hoje, em Guimarães (coisa que eu então reclamei mas sem resultados práticos) existe o Largo Valentim Moreira de Sá e a "Escola de Música Valentim Moreira de Sá".
Parece-me algo disparatado, pois que ficou internacionalemente conhecido por Bernardo Moreira de Sá.
Ainda assim, se quiser ter a maçada de procurar um Valentim Moreira de Sá, fico-lhe grato. Recordo que ele nasceu em 1853, em Guimarães.
Aceite um forte abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#73901 | Pedro França | 25 set 2004 01:15 | Em resposta a: #71263

Caro Fernando:

Registei o seu pedido. Vamos lá a ver se aparece algo de novo agora com esta nova reformulação do nome do seu bisavô. Mas, se ele usar apenas do nome de Valentim (omitindo o Bernardo), terá sido opção dele apenas?
Aguarde-me até 4ª Feira, em princípuio, 'tá? Agora já ando em aulas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74092 | sapeca | 27 set 2004 16:18 | Em resposta a: #73901

Caríssimo Pedro França:
Aqui estou novamente, estilo carraça, a acrescentar algo acerca da possibilidade de algo estranho se passar com a matrícula de meu bisavô em Coimbra.
Na verdade, ele foi baptizado e registado com o nome de Bernardo, atendendo a que seu padrinho de baptismo (como, de resto, aconteceu depois vários vezes com descendentes) ter sido o Conde de Azenha, Bernardo de Almada Correia de Morais e Castro.
Posteriormente, terá acrescentado o nome de seu avô paterno, Valentim Brandão Moreira de Sá Sotomayor e Menezes.
Seu pai, o juiz de Direito Francisco Joaquim Moreira de Sá, parece ter usado na juventude (ou lhe ser atribuido tão somente pelo escriba, pelo facto de serem apelidos usados pelo pai) quer Francisco Joaquim Moreira de Sá Sotomayor e Menezes, quer Francisco Joaquim Moreira de Sá Brandão Sotomayor. Assim aparece em assentos de baptismo de irmãos seus.
Será que eventualmente estes apelidos terão também sido usados por Bernardo Valentim Moreira de Sá em jovem? Será que é essa a razão para não se encontrar a matrícula?
É meramente uma ténue hipótese. Mas dada a estranheza da ausência da matrícula, tudo deverá ser ponderado.
Mais uma vez lhe peço desculpas pelo incómodo.
Aceite, caro Amigo, um forte abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74118 | Pedro França | 27 set 2004 22:26 | Em resposta a: #74092

Caro Fernando:

Não será incómodo nenhum. Foi bom, em tempo útil, ter-me fornecido estas outras pistas...; sempre é mais uma hipótese a ter em conta do que insistir um pouco na expressão "chover no molhado".
Aguarde-me aqui lá para 4ª ou 5ª Feira, 'tá? As aulas agora não me permitem dispor do meu tempo a meu bel-prazer.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74122 | Jpteixeira | 27 set 2004 23:11 | Em resposta a: #74092

Caro Pedro França:

Também eu venho, mais uma vez, solicitar o V/ precioso contibuto sobre o designado trabalho de tese - "Topografia Médica do Concelho de Loulé", do Dr. Sérgio Farrajota Ramos, de Loulé, o qual concluiu o seu curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra no ano de 1949.
Assim, gostaria que me informasse do seguinte:
1- lugar e data de nascimento, baptismo e ainda ascendentes do Dr. Sérgio Farrajota Ramos, designadamente o que consta na certidão de matrícula;
2- em que data se matriculou e quando acabou o curso;
3- quantas páginas tem aquele trabalho de tese e como poderei adquiri-lo.

Antecipadamente grato por tudo quanto me possa indicar, aproveito a oportunidade para, mais uma vez, lhe dizer que estou inteiramente ao seu dispor no que se refere a qualquer informação que necessite no Arquivo Distrital de Faro ou no Arquivo Histórico de Loulé.

Com os meus cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74127 | Pedro França | 28 set 2004 00:20 | Em resposta a: #74122

Caro Júlio:

Vai ser difícil mas vou tentar. É capaz dessa documentação ainda estar retida na Secretaria Geral da UC por ser da mais recente, ou seja, posterior a 1925.
Aguarde-me aqui lá para 4ª/5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74287 | Pedro França | 30 set 2004 22:15 | Em resposta a: #74118

Caro Fernando:

Nada feito, mesmo com essa nova hipótese que me deu. Será que o Bernardo Moreira de Sá andou mesmo pela UC? Será que desapareceu o verbete por um motivo qualquer?
A minha proposta é esta: dê-me datas prováveis da frequência do seu antepassado pela UC, Faculdade. Irei tentar sondá-lo nos anuários da UC. Isto, se assim entender que devo fazer. De toda a maneira, é uma busca que passa já a ser tratada pelo meu e-mail:
pedrofrancapinarrobanetcabopontopt
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74288 | Pedro França | 30 set 2004 22:16 | Em resposta a: #74122

Caro Júlio:

É favor aguardar mais um pouco. Não está esquecido.
Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#74290 | Pedro França | 30 set 2004 22:18 | Em resposta a: #73817

Caro Tiago.
É favor aguardar mais um pouco. Não está esquecido.
Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74317 | abribas | 01 out 2004 12:34 | Em resposta a: #71263

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Desculpe a intromissão neste seu tópico, mas como terá conhecimento, meu trisavô Nicolau Medina Ribas foi Professor de violino de B V Moreira de Sá, e com ele fundou a "Sociedade de Quartetos do Porto" que se apresentou pela 1ª vez no Real Teatro de S. João a 10-6-1873 perdurando até 1881, altura da fundação do "Orpheon Portuense"; Em 1883, B V Moreira de Sá funda a "Sociedade de Musica de Câmara" para a qual chama Ciriaco Cardoso e Alfredo Napoleão, repescando os velhos Marques Pinto e Nicolau Medina Ribas da Sociedade de Quartetos.

Sobre esta Sociedade de Quartetos e a vida e obra dos seus integrantes (Além dos dois , Miguel Angelo Pereira e Joaquim Casella) existe na biblioteca da Universidade de Coimbra uma Tese de mestrado em Ciências Musicais, apresentada à FLUC em 2001, de Helena Maria Correia Ribeiro.

Os meus melhores cumprimentos com votos de um optimo encontro,
António Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74360 | sapeca | 01 out 2004 22:25 | Em resposta a: #74317

Caríssimo António Bessa Ribas:
Sei muito bem tudo o que escreveu, bem como muitas outras coisas. Por exemplo, que meu bisavô reservava uma verdadeira veneração pelo seu antigo Mestre, Nicolau Medina Ribas, e que isso fica bem patente quer em algumas das suas célebres "Palestras Musicais", quer na monumental obra "História da Evolução Musical".
Recordo-lhe esta passagem acerca de seu eminente trisavô, inserta na obra atrás citada (pág.438-439):
"Dotado de surpreendente intuição interpretativa, discipulo de Bériot em Bruxelas, onde adquirira o largo estilo da Escola franco-belga, Ribas era magistral quartetista e excelente professor. O seu melhor discipulo foi Leopoldo Miguez, talentoso violinista, compositor e regente de orquestra, falecido no Rio de Janeiro, em 1905, director do Instituto Nacional de Música.".
Como saberá certamente, logo depois meu bisavô foi aprefeiçoar-se em Berlim, com o magistral violinista austro-húngaro Joseph Joachim, discípulo de Liszt, Schumann e Mendelssohn, que veio a falecer em 1907. Daqui nasceu, sem dúvida, a revolução no gosto musical que cultivou em Portugal, em verdadeira reacção contra o gosto rotineiro da música italiana, a ele se devendo, posso afirmar sem hesitação, a introdução em Portugal da corrente neo-clássica germânica.
Queira aceitar um grande abraço e os mais calorosos cumprimentos a sua distinta Família. E, deste modo, ficará também a minha homenagem a esse enorme vulto da Cultura portuguesa, que mereceria ser lembrado com o respeito que lhe é devido.
Portugal deve a Nicolau Medina Ribas (como a tantos outros vultos ilustres) uma homenagem condigna.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Moreira de Sá e Nicolau Ribas

#74559 | abribas | 06 out 2004 15:29 | Em resposta a: #74360

Caro Fernando Moreira de Sá Monteiro,
Agradeço, pela parte que me toca, as suas simpáticas palavras.
Sobre Moreira de Sá cito de José Relvas, republicano da 1ª republica, filho do Carlos Relvas, cuja faceta de excelente fotografo pode ser apreciada no museu Soares dos Reis:
-"Foi numa das lições de Nicolau Ribas que ouvi, pela primeira vez, Moreira de Sá. Entre os seus discípulos, ele não o citava apenas como o mais dilecto, mas também como uma notável personalidade destinada a criar fama pelos seus raros talentos de músico e professor."
O futuro o confirmou.
Os meus melhores cumprimentos
Antonio Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74631 | Pedro França | 08 out 2004 10:16 | Em resposta a: #74288

Caro Zé Teixeira:

Lamento informá-lo de que não localizei nas certidões de idade nenhum Sérgio Farrajota Ramos. Por sinal, há certidões de idade após 1925 e que vão até aos anos 50; na altura desconhecia o facto porque não costumo trabalhar com datas tão recentes mas há certidões de idade no AUC já, para esse período.
Agora pergunto eu: terá esse Sérgio frequentado a UC ou outra Universidade como Lxª ou Porto?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74656 | suzy gama | 08 out 2004 19:06 | Em resposta a: #73786

Caro Pedro França

Só anteontem tive tempo de pedir o assento a Cantanhede, e justiça seja feita à Conservatória do Registo Civil, pois hoje quando abri o correio já lá estava a resposta, tudo fosse assim no nosso país.

Parece-me que ainda não é desta:

José Marques Rilhó, nascido a 8/11/1899, no lugar de Tarelhos, freguesia de Cantanhede, filho de José Marques Rilhó e Maria de Jesus, neto paterno de Thomé Marques Rilhó e Maria de Jesus e materno de Francisco dos Santos Vinagreiro e Francisca de Jesus

Solicitava novamente o favor de me enviar para o meu e-mail acima referido, os dados Rilhó, que referiu na sua mensagem, quando tiver disponibilidade para tal.

Cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74672 | Pedro França | 08 out 2004 23:54 | Em resposta a: #74656

Cara Susana:

É favor ler o seu mail. Já lhe respondi mas tive de reenviar a minha resposta porque o operador de sistema acusou uma falha: é que eu marquei o seu nome de utilizador com "s" quando é com "z".
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74674 | suzy gama | 09 out 2004 00:21 | Em resposta a: #74672

Caro Pedro França

Só li o post aqui do Genea depois de lhe enviar a segunda mensagem.
Muito obrigada pela ajuda prestada.

Cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74677 | Jpteixeira | 09 out 2004 00:45 | Em resposta a: #74631

Caro Pedro França:

Mais uma vez muito obrigado pela colaboração prestada. Apesar de não ter obtido qualquer informação, sobre a questão que lhe solicitei, aqui fica o meu reconhecimento pelo seu trabalho em prol de todos aqueles que, por motivos diversos, não têm disponibilidade para se deslocar a Coimbra, à nossa Coimbra de antes, de agora e de sempre.
Sobre o facto de Sérgio Farrajota Ramos ter frequentado uma outra Universidade, que não a de Coimbra, desconheço tal facto, mas vou inteirar-me junto dos familiares mais próximos.
Cumprimentos.
Receba um abraço de,

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74741 | JFBarata | 10 out 2004 22:42 | Em resposta a: #74631

Caro Pedro França

Abusando mais uma vez da sua generosa disponibilidade venho pedir-lhe o favor de procurar obter a informação possível sobre os seguintes Drs (todos ligados aos açores):
>Dr. Cândido José de Morais (séc. XIX);
>Dr. Francisco Joaquim de Sá Camelo Lampreia (Medicina) (fal. em 1876)
>Dr. Gaspar José Correia da Câmara (1ª metade do séc. XVIII), n. em Ponta Delgada (Poderá ser só talvez Gaspar Correia ou G. C. da Câmara, sem o José).
> o Dr. José Xavier Pereira (casou em Ponta Delgada em 27.10.1795, mas não se sabe donde era natural), filho natural reconhecido de José Pereira Estrela e mãe oculta. Pode ser que a certidão fale dos avós paternos.

Muito grato pelo que possa fazer envio-lhe um abraço amigo

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74742 | Pedro França | 10 out 2004 22:54 | Em resposta a: #74741

Caro João:

Correio fresquinho. Penso ir ao AUC na 4ª/5ª Feira. Vou ver se faço uma ginástica porque já tenho a agenda um tanto cheia através do meu e-mail. Tudo bem, dá-se um jeito porque é coisa de fácil localização...não envolve paroquiais (fundo do distrital), mas somente o fundo da Universidade (certidões de idade).
Um abraço e espere-me aqui, 'tá?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74747 | LSV | 11 out 2004 00:12 | Em resposta a: #71934

Caro Pedro França

Aqui volto eu com um (aliás uns) pedido para a UC. Se lhe fosse possível fazer, quando tiver disponibilidade, esta busca, muito lhe agradeço.

- Jorge Pacheco de Mendonça, habilitado ao serviço de Sua Magestade em 1620
- José Pacheco de Mendonça, habilitado ao Serv. de SM em 1743
- Paulo Pacheco de Mendonça, bap. em 1648
- Paulo Pacheco e Mendonça, hab. ao serviço de S.M. em 1629
- Luís Pacheco de Mendonça, habi. ao serviço de S. M em 1644
- Diogo Pacheco, nascido por volta de 1510/20.

Muito obrigado e um abraço
Luía

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74796 | Pedro França | 11 out 2004 18:02 | Em resposta a: #74747

Caro Luís:

Tomei nota do seu pedido. Amanhã já deverei ter alguma coisa para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74803 | LSV | 11 out 2004 19:12 | Em resposta a: #74796

Caro Pedro

Muito obrigado mais uma vez.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#74821 | JFBarata | 11 out 2004 22:29 | Em resposta a: #74742

Caro Pedro França:

Muito obrigado.
Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#74891 | JMSA | 12 out 2004 23:37 | Em resposta a: #74742

Caro Pedro França
Venho mais uma vez pedir-lhe a sua ajuda, se lhe for possível:
.VICENTE PEREIRA DE FIGUEIREDO - bacharel (não sei se pela Univ.Coimbra). Foi nomeado Juiz de Direito da Comarca do Sabugal em 1843 e Delegado do Procurador Régio para a Comarca de Arouca em 1835, logo penso que terá frequentado a Universidade por volta de 1820;
. ANTÓNIO PEREIRA DE FIGUEIREDO - n.Mação 1779, publicista, Cavaleiro da Ordem de Cristo (1822), terá frequentado a Universidade entre 1790 e 1880.
Seria possivel ver estes verbetes? Desde de já agradeço.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#74892 | Pedro França | 12 out 2004 23:41 | Em resposta a: #74891

Caro JMSA:

Amanhã ou 5ª Feira deverei já ter alguma coisa para si.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75040 | Pedro França | 15 out 2004 09:07 | Em resposta a: #74803

Caro Luís:

Não está esquecido. A agenda cheia é que me leva a tratar do seu pedido para a semana. Pode ser?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75041 | Pedro França | 15 out 2004 09:10 | Em resposta a: #74821

Caro João:

Não está esquecido. Tal como para o Luís Soveral, a minha agenda já estava cheia. Para a semana, pode ser?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#75042 | Pedro França | 15 out 2004 09:12 | Em resposta a: #74892

Caro JMSA:

Tal como para o Luís Soveral e o João F. Barata, a minha agenda já estava cheia.
Pode ser para a semana? Procurarei não faltar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75066 | LSV | 15 out 2004 17:05 | Em resposta a: #75040

Caro Pedro

Concerteza que pode ser para a semana. Não é nada urgente e muito lhe agradeço eu por me poupar uma deslocação a Coimbra.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75093 | JFBarata | 15 out 2004 23:58 | Em resposta a: #75041

Caro Pedro França

Muito obrigado pela sua mensagem.
Um abraço amigo do

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#75096 | JMSA | 16 out 2004 02:37 | Em resposta a: #75042

Caro Pedro França,
Não se preocupe. Cá fico a aguardar as suas notícias.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Joaquim de Sá Camelo Lampreia

#75153 | rmfrp | 17 out 2004 13:23 | Em resposta a: #74741

Caro João Fonseca Barata:

O Dr. Francisco Joaquim de Sá Camelo Lampreia nasceu no Funchal (Sé) cerca de 1829 (é indicado como tendo 31 anos no seu casamento em 1860) e faleceu em 1876, sendo filho do Marechal de Campo João Lampreia de Sarre, nascido a 14.01.1790 em Castro Marim e falecido a 16.09.1856 na ilha da Madeira, e de D. Isabel Hermínia de Sá Camelo, natural de Moura; neto paterno do Tenente João Velho de Sarre (meu parente), natural de Castro Marim e falecido a 03.11.1831 na Prisão do Limoeiro, em Lisboa, e de D. Ângela Rita de Figueiredo Mascarenhas Lampreia (minha tia), nascida a 11.11.1765 em Castro Marim; e neto materno do Dr. Joaquim José Lino de Sá Camelo, natural de Évora, e de D. Maria Eufrásia Bernarda da Costa, natural de Moura.

Era Bacharel formado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1859 teve a mercê do cargo de professor vitalício da cadeira de Princípios de Física e Química e de Introdução à História Natural dos Três Reinos no Liceu Nacional do Funchal. Foi ainda Deputado e Governador Civil de Viseu.

Casou a 14.07.1860 em São Gonçalo (Funchal) com D. Ascendina Natália de Oliveira, de 31 anos de idade, natural do Funchal (São Pedro), filha de Cristóvão José de Oliveira e de D. Ascendina da Silva. Deste casamento nasceram pelo menos dois filhos, baptizados ambos na Sé do Funchal: Isabel, n. 24.03.1861, e João Oliveira de Sá Camelo Lampreia, n. 16.09.1863 e f. 11.07.1943 no Rio de Janeiro, diplomata, c. g. no Brasil.

Estou bastante curioso quanto à ligação de Francisco Joaquim de Sá Camelo Lampreia aos Açores, que não conheço.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75372 | JFBarata | 19 out 2004 19:30 | Em resposta a: #75041

Caro Pedro França

Continuando a abusar da sua generosidade venho-lhe pedir o favor de tentar aclarar a ascendência (avós) de mais um Dr..

Trata-se de um tal ANTÓNIO CÉSAR RODRIGUES, nascido em Demerara, Guiana Inglesa, em 1860, médico pela Universidade de Edimburgo em 1889.

Pois bem, este cavalheiro (pai do poeta Armando Côrtes-Rodrigues) para exercer Medicina em Portugal submeteu-se a exames teóricos e práticos na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo então passada, em 1893, autorização para o exercício da clínica e da cirurgia.

Ele era filho de Francisco Rodrigues, grande industrial madeirense no Funchal e nas Guianas, e de sua 1ª mulher Anne Sophie Dempster, irlandesa ou escocesa; não se sabe quem são os seus avós porque entretanto a igreja católica de Demerara (que era de madeira) ardeu e com ela se perderam os registos.

Tenho esperança de que, quando organizou o seu processo de equivalência de licenciatura em Coimbra tenha apresentado o certificado de baptismo.
Muito grato por mais este favor envio-lhe um abraço amigo

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75395 | Pedro França | 20 out 2004 00:21 | Em resposta a: #75372

Caro João:
Registo mais este no rol.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75415 | JFBarata | 20 out 2004 14:30 | Em resposta a: #75395

Caro Pedro França

Obrigadíssimo.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75421 | JFBarata | 20 out 2004 15:04 | Em resposta a: #75395

Caro Pedro França

Obrigadíssimo.

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75453 | Pedro França | 21 out 2004 01:11 | Em resposta a: #75066

Caro Luís:

Então é assim: dada a época em questão, tanto podem aparecer como Pacheco Mendonça, como só Pacheco. Encontrei o seguinte:
- Um Jorge Pacheco de Mendonça , de Lamego, com matrículas em Cânones entre 01.10.1687/01.10.1689. O verbete não trazia o nome do pai.
- Um Paulo Pacheco de Mendonça, de Lisboa, bacharel formado em Cânones a 06.07.1672. O verbete não trazia o nome do pai.
- Como Pachecos:
- Um Jorge Pacheco, de Faro, bacharel formado em Cânones a 14.03.1617, fº de Tomé Pacheco.
- Outro, de Lisboa, com matrículas em Cânones em 01.10.1697 e 01.10.1699, sem nome do pai no verbete.
- Um Paulo Pacheco, de Aljubarrota, matric. em Instituta a 01.10.1703 (já foge às suas datas).
- Outro, de Braga, bacharel em Leis a 17.07.1562 (muito recuado para si).
- Outro, de Coimbra, matriculado em Cânones a 01.10.1726 (foge para si).
- Outro, de Lisboa, matric. em instituta a 16.10.1663.
Nestes últimos o nome do pai está ausente do verbete.
Quer comentar?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75455 | Pedro França | 21 out 2004 01:27 | Em resposta a: #75421

Caro João:

Então é assim:
- Encontrei o Cândido José de Morais, de Celas/Coimbra, fº de Cândido José Máximo(?), bacharel em Leis a 13.06.1827.
- o Dr. Lampreia não o localizei nem por Lampreia nem por Camelo, nos verbetes.
- Os Correias Câmaras: com os dois apelidos, nenhum. Com Correia, encontrei estes:
- Gaspar Correia, de Coja, bacharel formado em Leis a 30.05.1656.
- outro, padre, de Coimbra, matrículas em Cânones entre 10.10.1639 e 30.01.1650; fº de António Correia.
- outro, de Coimbra, matric. em Instituta a 08.10.1607; fº de Tomé Cordeiro.
- outro, padre, de Coja, matric. em Cânones entre 06.03.1659 e 15.10.1669.
- outro, de Leiria, licenciado em Leis a 18.07.1601; fº de Brás Lopes.

Encontrei o José Xavier Pereira, fº de José Pereira Estrela, n.al de S. Miguel, Açores, bacharel formado em Cânones a 20.07.1791. Amanhã pergunto pela certidão de idade, 'tá?
Espere-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75456 | Pedro França | 21 out 2004 01:33 | Em resposta a: #75453

Caro Luís:

A acrescentar os Luís Pacheco:
- Um, de Faro, bacharel formado em Leis a 26.06.1641, fº de Paulo Pacheco.
- outro, de Lisboa, com matríc. em Cânones entre 03.10.1661 e 15.10.1667.
- outro, cónego, do Porto, com matríc. em Cânones entre 21.10.1658 e 16.10.1661.
- outro, do Porto, bacharel formado em Cânones a 24.11.1625.
Aqui há verbetes em que o nome do pai está omisso.
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#75457 | Pedro França | 21 out 2004 02:42 | Em resposta a: #75096

Caro JMSA:

Então, localizei o Vicente Pereira de Fig:do: n.al de Fontelas, bacharel formado em Leis a 17.07.1821; fº de Francisco Pereira de Fig:do.
O António Pereira de Fig:do, não o encontrei para Mação mas um sim para Vila Chã de Sá.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75550 | LSV | 22 out 2004 16:56 | Em resposta a: #75456

Caro Pedro

Acabei de chegar de Lisboa e só agora vi as suas mensagens. Vou agora tentar entender quem é cada um dos personagens.

Mais uma vez muito agradecido.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75568 | Pedro França | 22 out 2004 19:25 | Em resposta a: #75550

Caro Luís:

O mais que me pode acontecer é ter de pedir os livros de matrículas onde os estudantes se encontram para saber da paternidade, caso falte.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75612 | Pedro França | 23 out 2004 12:45 | Em resposta a: #75455

Caro João:

Mais isto:
- Do António César Rodrigues não há notícia. Não terá ele frequentado a Escola Médico-Cirúrgica do Porto?
- Do José Xavier Pereira encontrei a certidão de idade (1ª série, Lº XXXIV, nº 54)mas não vai ajudá-lo em grande coisa. Ela reza assim:
-- Na paroquial igreja de S. Pedro da cidade de Ponta Delgada/S. Miguel, Açores, há um assento de baptismo, a f. 87v., datado de 08.12.1766.
"José, filho de pais não sabidos; exposto à porta de André Francisco, casado, desta paroquial do Apóstolo S. Pedro desta cidade e dado a criar a Maria do Espírito Santo mulher do dito André Francisco; nascido de oito dias pouco mais ou menos, foi baptizado nesta sobredita igreja por mim Manuel de Melo Cabral, cura desta paroquial em os oito dias do mês de Dezembro de 1766."
Foi padrinho o dito André Francisco (...).

À margem deste termo está o seguinte:
- A declaração feita deste termo vai a f. 110 do livro seguinte.

Está o termo da forma que se segue:
- Declaração feita ao termo do baptizado José, filho de pais incógnitos que se acha no livro imediato antecedente, a f. 87v.:
"Aos 26 dias do mês de Maio de 1785 anos nesta paroquial do Apóstolo S. Pedro desta cidade de Ponta Delgada apareceu José Pereira Estrela, homem solteiro, e por ele foi dito que ele reconhece e sempre reconheceu por seu filho a José, baptizado nesta mesma igreja aos oito dias do mês de Dezembro de mil setecentos sessenta e seis, e dado a criar a Maria do Espírito Santo, mulher de André Francisco, ourives, desta freguesia, cujo termo de baptismo se acha a f. 87v. in principio do livro imediato antecedente a este, e que, por descargo da sua consciência queria fazer este reconhecimento neste livro para a todo o tempo constar para conservação do direito do mesmo seu filho e de quem mais pertencer, o qual aqui lavrei por despacho do Muito Reverendo Doutor Ouvidor desta mesma cidade3 Dâmaso José de carvalho, de que para constar fiz este termo de reconhecimento que assinou com mais testemunhas, os Reverendos Manuel Caetano de Jesus e Luís Manuel Raposo, beneficiados ecónomos nesta mesma paroquial e eu, o Padre Francisco Garcia de Abranches, vigário da mesma o escrevi."

E isto é o que se me oferece dizer a respeito. Direi mais que, o José Xavier Pereira saiu bacharel formado em Cânones a 20.07.1791.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#75619 | JMSA | 23 out 2004 15:14 | Em resposta a: #75457

Caro Pedro França
Muito obrigado pelas suas informações. Desculpe só agora o fazer mas o meu PC avariou!
Sabe por acaso de quem o Antonio Pª de Figº é filho? É bem possível que seja o mesmo.
Um abraço e mais uma vez muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#75646 | Pedro França | 23 out 2004 20:16 | Em resposta a: #75619

Caro JMSA:

Posso saber-lhe isso 4ª Feira, tá? Não registei antes porque as naturalidades não batiam uma com a outra e deduzi que nao era uma e a mesma pessoa, para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75700 | JFBarata | 24 out 2004 18:00 | Em resposta a: #75612

Caro Pedro França

Peço desculpa de só hoje lhe agradecer as trabalhosas informações que fez o favor de me obter mas estive uns dias sem acesso à net.
Está visto que o Correia da Câmara bem como o António César Rodrigues não tiveram a dita ( deles e minha...) de passarem pela U. de Coimbra. Quanto ao Cândido José de Morais será possivel descobrir-lhe a mãe e os avós ?

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75701 | Pedro França | 24 out 2004 18:35 | Em resposta a: #75700

Caro João:

Sim, posso ver-lhe o Cândido na próxima 4ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75716 | LSV | 24 out 2004 23:40 | Em resposta a: #75568

Caro Pedro

Não me parece que vá ser necessário pois consegui identificar os que são do ramo que estou a estudar. Excepto se esses verbetes trouxerem mais dados como p.e. certidões de idade. Se assim fôr, dava-me jeito se pudesse dar uma olhada aos processos de

Luís Pacheco, de Faro, filho de Paulo Pacheco
Jorge Pacheco, de Faro, filho de Tomé Pacheco
Jorge, matriculado a 1.10.1697 e 1.10.1699

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75718 | Pedro França | 24 out 2004 23:45 | Em resposta a: #75716

Caro Luís:

Bem que gostaria de o ajudar, tal como faço para os demais, mas infelizamente não há certidões de idade para essas datas.
Ainda bem que, pelo menos, os verbetes identificados lhe foram úteis.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75724 | LSV | 25 out 2004 00:11 | Em resposta a: #75718

Caro Pedro

Quem lhe agrade sou eu.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#75777 | JFBarata | 25 out 2004 14:54 | Em resposta a: #75701

Caro Pedro França

Muito obrigado.

Um abraço amigo

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#76125 | Pedro França | 28 out 2004 23:05 | Em resposta a: #75777

Caro João:

Então é assim: - certidão de idade nº 60, Lº X, 1ª Série.
- Cândido José de Morais, foi baptº na fregª da Sé/Coimbra, a 29.11.1803/f. 149v., tendo nascido a 20 desse mês e ano.
Era fº de Cândido José Máximo, de Alenquer, e de Mariana Joaquina, de Celas, Sé/Coimbra, onde eram moradores e paroquianos.
Neto patº de Joaquim José Gaspar, de Fremoil(?) é Vermoil/Pombal, e de Isidora Teresa, de Alenquer.
Neto matº de Francisco Caetano de Morais, de S. Bartolomeu/Coimbra, e de Josefa Joaquina do Amaral, de Celas, Sé/Coimbra.
Um dos padrinhos foi o Pe. António Elias de Morais, mestre do Seminário de Coimbra, mas o documento não refere qualquer parentesco com o neófito.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#76126 | Pedro França | 28 out 2004 23:09 | Em resposta a: #75646

Caro JMSA:

O pai é: Agostinho Pereira de Figueiredo. Bate certo, ou é outro?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#76166 | JFBarata | 29 out 2004 11:11 | Em resposta a: #76125

Caro Pedro França

Muito obrigado por mais esta preciosa informação.

Um abraço do amigo

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#76187 | JMSA | 29 out 2004 16:41 | Em resposta a: #76126

Caro Pedro França
Infelizmente...não. O Agostinho para já não me diz nada, mas Antónios há muitos!
Agradeço mais uma vez a sua boa-vontade. Bem haja.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#76698 | Lobo | 07 nov 2004 16:49 | Em resposta a: #76126

Caro Pedro França

Aqui estou de novo a incomada-lo.
No 13 de Abril de 1840 foi baptizado na Igreja de S. José da Lavegada pelo Pe. António Correia dos Santos, encomendado da Igreja de S. Martinho da Cortiça, GUILHERME, filho de Joaquim José Correia e de Maria Cândida Corrêa Mendes Diniz de Carvalho, neto paterno de João Correia dos Santos, natural da Sobreira e de Teresa de Jesús, natural de Cernache do Bom Jardim e neto materno de António Nunes e de Marta Rita Mendes, natural da freguesia de S. Martinho da Cortiça e ela de da Vila de Lagares. Foi padrinho o 9º Cardeal Patriarca de Lisboa D. Guelher Henriques de Carvalho. O Guilherme teve vários irmãos dos quais disponho dos respectivos registos.

Será possível obter a inquirição de génere de António Correia dos Santos que, penso eu, seria irmão do João Correia dos Santos. Como pode calcular o que pretendo é a ascendência dos Correia dos Santos que são, ao que suponho, netos de Manuel Rodrigues Branco e de Isabel Correia Neto.

Agradeço qualquer informação que me possa prestar sobre o assunto.

Desde já, os meus agradecimentos por todo o incómodo que possa dar.

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#76701 | Pedro França | 07 nov 2004 17:12 | Em resposta a: #76698

Caríssimo:

Vou ver o que posso encontrar, 'tá?
Aguarde-me aqui lá para 4ª, 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#76704 | Lobo | 07 nov 2004 17:44 | Em resposta a: #76701

Caro Pedro França

Testemunho a sua enorme disponibilidade para ajudar os outros. Muito e muito abrigado.

Fico aguardando com o maior interesse

Um abraço amigo

A. de Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77072 | Pedro França | 12 nov 2004 01:45 | Em resposta a: #76704

Caríssimo:

Existe de facto um processo de ordenação de um Pe. António Correia dos Santos mas para Sobreira/S. Martinho da Cortiça, concº de Arganil, e para 1819-25. O seu é posterior e remete para Lavegadas que é Vª Nova de Poiares.
Em que é que ficamos?
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Antunes, de Teixeira, Sta. Isabel; Fr. de Cepos

#77096 | victorferreira | 12 nov 2004 11:13 | Em resposta a: #77072

Caro Pedro França,

Gostaria do seu conselho sobre o que fazer.

Procuro há tempos ter tempo para dar seguimento às referências a um grupo de Coimbra (mais específicamente de Arganil, segundo fui esclarecido neste Forum) em meados/finais do séc. XVIII e de que não possuo mais informação que:

43. Ritta Maria filha de:
86. João Antunes, natural de Teixeira, Freg. (ou orago?) de Sta. Isabel, Coimbra, e de;
87. Anna Maria Lopes, natural de (...?...), freg. de Cepos, Coimbra.

Datas: Ritta Maria casa em Mosteirinho, freg. de Alcafache, em 02/06/1796, com Sylvestre Paes (fº de José Paes e Bárbara Lourença, ambos de Mosteirinho), pelo que poderá ter nascido de mais ou menos 1778 para trás.

Pergunto:
Os paroquiais destes locais estão no AUC?
Para as freguesias em questão os períodos cobertos pelos paroquiais vão até quando (para trás, claro)?
É que Coimbra fica de facto contra-mão, e preciso avaliar se vale a pena ir a Coimbra (claro que vale sempre a pena, claro ...).

Melhores cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

Esclarecimento

#77098 | victorferreira | 12 nov 2004 11:17 | Em resposta a: #77072

Claro está que quando digo "freguesias acima" não incluo Alcafache (e Mosteirinho) que é de Mangualde, Viseu.
Cpmts
VF

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77120 | Lobo | 12 nov 2004 15:47 | Em resposta a: #77072

Caro Pedro França

Agradeço a sua mensagem. Pelos vistos expliquei-me mal! O Pe António Correia dos Santos de que pretendo informações é aquele que refere, o ode Sobreira. O baptismo a que aludi é que foi por ele celebrado na Igreja de S. José da Lavegadas, por licença do respectivo prior.

Agradeço que me preste as informações que possa colher do processo de ordenação.

Com um abraço.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Antunes, de Teixeira, Sta. Isabel; Fr. de Cepos

#77137 | Pedro França | 12 nov 2004 19:26 | Em resposta a: #77096

Caro Vitor:

Verifiquei que, tanto Cepos como Teixeira são freguesias do concº de Arganil/Coimbra e deverá haver os respectivos paroquiais no AUC. Agora, quanto a datas extremas dos assentos é que eu não sei. Se quiser, poderei confirmar-lhe isso na próxima 4ª/5ª Feira que é quando lá vou.
Um abraço. Vou ver a sua outra mensagem.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77138 | Pedro França | 12 nov 2004 19:33 | Em resposta a: #77120

Caríssimo:

Reli a sua mensagem e afinal eu é que com a pressa registei mal a questão. De toda a maneira o caso está configurado, embora à partida só tivesse o nome do dito cujo sem mais referências familiares de origem. Pode esperar por 4ª/5ª Feira?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77144 | Lobo | 12 nov 2004 20:15 | Em resposta a: #77138

Caríssimo

Claro que posso esperar. Muito obrigado.

Um abraço

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Antunes, de Teixeira, Sta. Isabel; Fr. de Cepos

#77643 | victorferreira | 19 nov 2004 17:33 | Em resposta a: #77137

Caro Pedro França,

Não pensava que fosse encontrar-me com estes dois relativos impasses tão próximo no tempo. Mesmo assim vou acrescentar um último pedido de pistas.

Ao pesquisar no ADV Maria do Carmo Soeiro do Amaral, *Abrunhosa-a-velha (Mangualde) 05/04/1826, b. 13/04/1826, +Matados, Chãs de Tavares.
descobri que a sua mãe:
3. Maria Brázia, (filha natural legitimada), * aprox. 1800 (origem ainda desconhecida)
era por seu lado filha de:
6. Braz Fernandes e de
7. Maria dos Santos (* aprox. 1780), viúva, de Stª Comba de Seia, Bispado de Coimbra (pelo menos naquela altura).

De Braz Fernandes desconhece-se a origem. Pode ter sido da Abrunhosa-a-velha (Mangualde, Viseu) ou à mesma de Sta C. de Seia (Coimbra).

Procuro portanto referências a famílias de Sta C. de Seia, provavelmente entre 1770 e 1790, onde possa constar uma Maria dos Santos, um nome invulgar, sem dúvida :-), e/ou um casamento (o anterior) da mesma Maria dos Santos, provavelmente entre 1790 e 1800. Não descartando a eventual existência de um Braz Fernandes, por essas bandas (Braz já é um nome mais cómodo ...).

O nascimento de Maria (Brázia), a filha de ambos também ainda não foi encontrado na Abrunhosa e nas Chãs. Maria é um nome pouco usual, claro está, ... mas neste caso virá forçosamente acompanhado do indefectível "... filha natural de Maria dos Santos ...", o que ajuda: será de Sta Comba?

Se puder deitar um olhar sobre essa bela localidade, e dar-me o seu parecer sobre sensivelmente os mesmos pontos da mensagem anterior - existência de livros, limites, ou o que puder - muito grato lhe ficaria.

Melhores cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

RE: Antunes, de Teixeira, Sta. Isabel; Fr. de Cepos

#77681 | Pedro França | 19 nov 2004 22:20 | Em resposta a: #77643

Caríssimo:

Tudo o que seja relativo a Seia, ainda que do bispado de Coimbra, é do ADGuarda.
Peço-lhe desculpa por não poder ser-lhe mais útil.
Boa sorte e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Antunes, de Teixeira, Sta. Isabel; Fr. de Cepos

#77711 | victorferreira | 20 nov 2004 18:50 | Em resposta a: #77681

'Ó meu caro Pedro França,
Quem fica agradecido sou eu!
E quanto à Guarda, é nesta altura em que está mais parecida com ela própria: farta, fria e - querem os da Guarda - "formosa".
A gente aceita.
Cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77712 | Lobo | 20 nov 2004 19:47 | Em resposta a: #77138

Caro Pedro França

Tomo a liberdade de lembrar o meu Pe. António Correia dos Santos.
Peço desculpe da insistência.


Um abraço

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77741 | nuno27 | 21 nov 2004 18:19 | Em resposta a: #71934

Caro Pedro França, venho pedir-lhe o favor, se assim for possível, de procurar no AUC os processos de ordenação do Pe. BARTOLOMEU GOMES RIBEIRO, que recebeu as ordens antes de 1-7-1697 (que nasceu c. 1665 no lugar de Vale Florido, na freg. de S. Pedro da Beberriqueira, conc. Tomar) e do seu irmão Pe. FILIPE GOMES RIBEIRO, que recebeu as ordens antes de 28-3-1713 (e que nasceu em 1678 nesse mesmo lugar, freguesia e concelho).
São ambos filhos de Baltazar Gomes e de Maria Ribeiro.
Sobre tudo o que me puder dizer sobre os próprios, seus pais, avós e quem sabe bisavós e respectivas naturalidades, fico-lhe mais uma vez muito agradecido.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77787 | Pedro França | 22 nov 2004 03:22 | Em resposta a: #77741

Caro Nuno:

Vou ver o que há, 'tá?
Lá pa 4ª/5ª Feira, aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77788 | Pedro França | 22 nov 2004 03:25 | Em resposta a: #77712

Caríssimo:

Não me esqueci. Tive outras prioridades, entretanto. Vamos ver esta semana, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77860 | 2910 | 22 nov 2004 16:03 | Em resposta a: #71263

Caro Pedro
Se por acaso encontrar as matriculas do Dr.António de Magalhães Malheiro, natural de Seia http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=77856e e do Dr.Manuel de Abreu Malheiro, natural de Freixo de Numão, ficaria eternamente grato, já necessitava das suas filiações.

Abraços do
Óscar

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#77874 | Lobo | 22 nov 2004 18:06 | Em resposta a: #77788

Caro Pedro França

Obrigado.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77977 | Pedro França | 23 nov 2004 22:41 | Em resposta a: #77741

Caro Nuno:

Tomei nota do seu pedido.
Vou ver o que posso encontrar a respeito amanhã, 'tá?
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77981 | Pedro França | 23 nov 2004 22:50 | Em resposta a: #77860

Caro Óscar:

Bom, felizmente que na sua mensagem faz constar a naturalidade dos dois Malheiros, porquanto a sua localização na base de dados da GP ou não existe ou foi eliminada.
Amanhã vou ver o que posso encontrar.
Um abraço e aguarde-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77982 | JPL | 23 nov 2004 23:13 | Em resposta a: #75718

Caro Pedro França,

Estou estupefacto com a sua Generosidade. Nos dias de hoje, não é fácil ver tamanha boa vontade em ajudar o próximo, quanto mais desconhecidos. Esta minha mensagem, nada tem a ver com o tópico, apenas serve para o louvar e dizer quanto admiro a sua atitude.

Um abraço,

zé pedro

PS: Tive um professor na ESAC chamado Dr. França Martins que também foi colega do meu pai. Será este Senhor seu parente?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#77983 | Pedro França | 23 nov 2004 23:29 | Em resposta a: #77982

Caro Zé Pedro:

Um à-parte: eu sou Pedro José mas tive uma professora de Inglês no secundário (antigo 6º ano/actual 10º ano), no antes Liceu Nacional da Figª da Foz (hoje Escola Secundª nº 2 Dr. Joaquim de Carvalho) que me tratava por Zé Pedro..., invertia-me os nomes, mas nunca a questionei por causa disso...; até achava piada ao lapso.
Bom, Zé Pedro: faz-se o que se pode. E mais não faço porque presentemente tenho em mãos um compromisso de trabalho urgente que me absorve um pouco a disponibilidade que antes tinha, pois obriga-me a pesquisar em actos notariais, o que para mim é mais complicado do que trabalhar só com paroquiais, ou processos de ordenação, ou certidões de idade dos estudantes da UC.
Quanto ao Dr. França Martins o nome não me é nada estranho. A única coisa que lhe posso adiantar é que esse apelido que herdei de meu avô materno (1894-1953), provém da vila alentejana do Gavião e aí se manteve desde os primórdios do séc. XVIII. Esse meu avô foi casar a S. Miguel do Rio Torto/Abrantes, donde sou natural, por sinal, tal como minha mãe. Esses França Martins virão donde?
Disponha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78023 | JFBarata | 24 nov 2004 16:03 | Em resposta a: #76125

Caro Pedro França

Cá estou mais uma vez a pedir o favor da sua preciosa ajuda. Trata-se de procurar aclarar a ascendência de 4 jovens que julgo se terão matriculado em Coimbra. São eles:
AMARO DA FONSECA MASCARENHAS ( finais do séc.XVII) natural do Rio de Janeiro, filho ou de Francisco da Costa (ou, natural, de D. Pedro Mascarenhas de Lencastre)

FRANCISCO DA SILVEIRA SOUTO-MAIOR - 2ª metade do séc. XVII, bacharel em Leis - filho de ?

LOPO GAGO DA CÂMARA - bat. no Rio em 1677 e fal. em 1706 - bacharel em ? Filho de ?

FRANCISCO BARATA de LIMA (2ª metade do sec. XVIII) filho do Cónego Manuel Barata de Lima

Com o meu pedido de desculpa por mais este abuso envio um abraço amigo

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78030 | 2910 | 24 nov 2004 16:34 | Em resposta a: #77981

Caro Pedro
Fico a aguardar, mais uma vez obrigado pela ajuda.

Abraços

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78049 | JPL | 24 nov 2004 21:18 | Em resposta a: #77983

Caro Pedro José França,

Realmente não sei de onde vêm esses França Martins. O que sei é que o dito docente, além de professor era veterinário, com consultório em S. Martinho do Bispo e foi colega do meu pai, na então Escola de Regentes Agrícolas, hoje ESAC. Morreu num acidente de viação em 1992. É tduo o que sei.

Deixe-me aproveitar as suas informações e dizer-lhe que achei piada a uma coincidência; um dos meus Bisavós, pai da minha avó materna, era também de S. Miguel do Rio Torto. Poderá encontrá-lo nesta página. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139027
Ainda não tive oportunidade de me deslocar ao Arq. de Santarém para estudar esta parte da minha família. Pode ser possível que ainda vá esbarrar com os seus Franças.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78054 | Pedro França | 24 nov 2004 23:16 | Em resposta a: #78049

Caro Zé Pedro:

O mais certo é a ascendência do seu bisavô cruzar com a minha ascendência por via de minha avó materna. Os meus Franças - França Machado - vêm do Gavião e não têm raízes em S. Miguel do Rio Torto. Se calhar ainda somos parentes por aí já que nesse lugar e freguesia era quase tudo primos e primas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Antunes, de Teixeira, Sta. Isabel; Fr. de Cepos

#78055 | Pedro França | 24 nov 2004 23:19 | Em resposta a: #77711

Caro Vitor:

A freguesia de Cepos tem paroquiais desde 1638 até 1889/90, e a de Teixeira desde 1626 até 1895. Atenção: tanto num caso como noutro há falhas de alguns anitos, sobretudo no séc. XVIII.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78056 | Pedro França | 24 nov 2004 23:26 | Em resposta a: #78030

Caro Óscar:

Encontrei:
- António de Magalhães Malheiro, fº de Manuel de Abreu Malheiro, n.al de Freixo de Numão (não Seia), bacharel formado em Leis a 23.07.1708.
- Manuel de Abreu Malheiro, de Freixo de Numão, fº de (não vem declarado no verbete respectivo, só se for ver aos livros de matrículas), tem três anos de matrícula em Medicina registados: 01.10.1710, 01.10.1711, e 01.10.1714.
Isto é o que pude apurar, para já.
Um abraço.
Sempre,
pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78057 | Pedro França | 24 nov 2004 23:29 | Em resposta a: #77741

Caro Nuno:

Apenas encontrei a um Filipe José Ribeiro, de Beberriqueira, com data de 1764. Quanto aos nomes que me deu não encontro mais nada nas ordenações.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78062 | 2910 | 25 nov 2004 09:22 | Em resposta a: #78056

Caro Pedro
Mais uma vez grato pela ajuda.Já agora se não for abusar muito pedia ao Pedro para consultar os livros de matrículas, para apurar afiliação do Manuel de Abreu Malheiro, de Freixo de Numão.

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78067 | nuno27 | 25 nov 2004 11:52 | Em resposta a: #78057

Caro Pedro França, muito obrigado pela sua atenção.
Como nada encontrou sobre Bartolomeu Gomes Ribeiro e seu irmão Filipe Gomes Ribeiro aí no AUC, onde poderão estar estes processos? Na diocese de Santarém? O facto de ambos serem professos na Ordem de Cristo, pode indicar que os processos estejam noutro lado. Já procurei na TT nas Habilitações de Cristo, mas nada encontrei.

Se não se importasse enviava-me os dados relativos a este Pe. FILIPE JOSÉ RIBEIRO, pois tenho quase toda a certeza que é o mesmo sobrinho-neto dos supracitados, e que segundo os meus dados:

1- Filipe José Ribeiro, n. 1738, Vale Florido, Beberriqueira

2- Manuel Gomes Ribeiro, n. 1708, Vale Florido
3- Joana Luísa Xavier da Silva, n. S. Simão, Carregueiros, Tomar

4- Salvador Ribeiro, n.c. 1675, irmão do Pe. B.meu Gomes Ribeiro e do Pe. Filipe Gomes Ribeiro
5- Maria Lopes, n. lugar ?, Beberriqueira
6- José de Góis
7- Joana Maria

8- BALTAZAR GOMES
9- MARIA RIBEIRO, referidos por mim na msg anterior e cuja ascendência me interessa muitíssimo
..........
Estes Baltazar Gomes e Maria Ribeiro, tiveram uma filha tb MARIA RIBEIRO que casou com JOÃO LOPES, e que moraram em Vale Cabrito, freguesia da Madalena, Tomar, tiveram ao que me parece:

-o Pe. JOSÉ RIBEIRO, n. c. 1690, no referido Vale Cabrito.

Caro Pedro França, vindo abusar da sua simpatia mais uma vez, se fosse possível ver se existe este processo, fico-lhe mais uma vez muito agradecido.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78105 | Pedro França | 25 nov 2004 22:27 | Em resposta a: #78067

Caro Nuno:

Agora só para a semana que vem, 'tá?
Fica registado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#78109 | Pedro França | 25 nov 2004 22:59 | Em resposta a: #77874

Caríssimo:

Quanto ao seu António Correia dos Santos, processo de ordenação, de 1819, Sobreira/S. Martinho da Cortiça, cxª 74, há o seguinte na De Genere:
- Foi baptº a 23.05.1801/f. 13v., para a Sobreira/S. Martinho da Cortiça.
Era fº do cap:ão-mor João Correia dos Santos (Frias), baptº a 03.03.1760/f. 161v., nascido a 24.02, para S. Martinho da Cortiça, e de D. Teresa de Jesus, baptª a 15.04.1775/f. 28v., para Cernache do Bonjardim (Louriceira), nascida a 08.04. Foram recebidos em Cernache do Bonjardim a 22.04.1799/f. 24.
Era neto patº do cap:ão-mor António Correia dos Santos (Ferrador), baptº a 19.05.1730/f. 60, para S. Pedro de Farinha Podre (hoje S. Pedro d'Alva), lugar de Cruz do Souto, e de D. Antónia Maria de Frias, de S. Sebastião de Paradela (Sobreira, outra metade do lugar, dividido entre Paradela e S. Martinho da Cortiça). Foram recebidos na Paradela, a 18.02.1754/f. 164v. (Ela não traz certidão de baptº).
Era neto matº de João Lopes Martins, baptº a 07.05.1743/f. 292 para Cernache do Bonjardim, nascido a 25.03, e de Teresa de Jesus, baptª a 05.12.1740/f. 247, para o dito Cernache e aqui recebidos a 13.01.1774/f. 36.
- António Correia dos Santos (Ferrador) era fº de Manuel Correia e de Maria dos Santos; ele, fº de Manuel Rodrigues Branco e de Isabel Correia, da Cortiça, e ela fª de Manuel Rodrigues dos Santos e de Maria Rodrigues Nogueira, do Castinçal/Farinha Podre.
- D. Antónia Maria de Frias dada por baptª em Sobreira/Paradela, era fª de Domingos Lopes de Frias e de Joana Maria; ele, de Viseu (fregª da Sé), e ela de Friúmes/Penacova. Ele, fº de Manuel Lopes e de Maria de Andrade, de Viseu; ela, fª de João Henriques, de Friumes, e de Maria José, da Sobreira/Paradela.
- João Lopes Martins era fº de Matias Lopes e de Joana Maria, moradores na Quintã/Cernache do B.. Ele era fº de Manuel Rodrigues e de Maria Lopes, do Sambado/Cernache do B.; ela, era fª de Marcos Martins e de Ana Dias, da Calvaria/Cernache do B..
- Teresa de Jesus, era fª de António Lopes Serrano e de Maria Gonçalves, moradores na Louriceira. Ele era fº de Manuel Simões e de Maria Lopes Serrana, da Roda/Castelo//Sertã; ela era fª de António Gonçalves e de Maria Simões, da Quintã/Cernache do Bonjardim.

E pronto, isto é o que se me oferece dizer, com base apenas no dito processo; não fui ver aos paroquiais para conferir os dados no que toca ao AUC, já que Cernache do B. é ADCastelo Branco.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78110 | Pedro França | 25 nov 2004 23:02 | Em resposta a: #78062

Caro Óscar:

Tomei nota do pedido. Agora só na próxima 5ª Feira; 4ª Feira é feriado = 1º de Dezº.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#78199 | Lobo | 27 nov 2004 19:15 | Em resposta a: #78109

Caro Pedro França

Muito e muito obrigado pela sua preciosa ajuda que me permitiu estabelecer um ele familiar que me faltava e era de transcendente importância para minha árvore genelógica.

Creia que me prestou uma muito relevante ajuda.

Um abraço muito agradecido.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#78200 | Pedro França | 27 nov 2004 19:56 | Em resposta a: #78199

Caríssimo:

Tudo bem. Foi bom ter-lhe sido útil.
Um abraço e disfrute da informação que Lhe enviei. Só me faltou precisar que tudo o que se refere a S. Martinho da Cortiça, Paradela, S. Pedro d'Alva, Friúmes, está no AUC. O que se refere a Cernache do Bonjardim é que é ADCastelo Branco.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78255 | 2910 | 29 nov 2004 16:27 | Em resposta a: #78110

Caro Pedro
Já agora abusando da sua generosidade, gostava de saber que curso tirou o Dr.Manuel de Torres, n. de Borba, filho de Manuel Fernandes de Torres.
Também gostava de saber a filiação do Dr.Duarte da Guerra, n. de Estremoz?

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78280 | Pedro França | 29 nov 2004 22:54 | Em resposta a: #78255

Caro Óscar:

Vamos ver se esses "figurões" me aparecem nos verbetes. Atenção à eventualidade de haver homónimos, sobretudo no segundo caso, em que desconheço o nome do pai.
Lá para 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#78281 | JPL | 29 nov 2004 23:02 | Em resposta a: #78054

Caro Pedro França,

Depois de o ter louvdao pela sua generosidade, até me envergonho de o incomodar. No entanto, como perguntar não ofende, aqui vai um pedido. Caso isto lhe ocupe muito tempo e acarrete muito trabalho, peço-lhe encarecidamente que mo diga. Acontece que há uns tempos, a minha irmã, sabendo que eu gosto de deambular pelos Arquivos, me fez um pedido que eu ainda não tive oportunidade de satisfazer; era saber se existe uma escritura, no Arq. de Coimbra, feita por Alberto Carlos Pinho, a quem não se sabe, provavelmente uma Julia, em 1912, relativa aos quartos da capela, da casa do Ribeirinho, em Midões, Concelho de Tábua.

Se achar que é possível obter esta informação, sem muita lavoura, passarei a pertencer à longa lista de pessoas que lhe~deverão estar agradecidas.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79386 | 2910 | 14 dez 2004 11:45 | Em resposta a: #78255

Caro Pedro
Alguma novidade sobre a filiação do Dr.Manuel de Abreu Malheiro, de Freixo de Numão e do Dr.Duarte da Guerra de Estremoz ?

abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79445 | Pedro França | 14 dez 2004 23:57 | Em resposta a: #79386

Caro Óscar:

Sobre o (Dr.) Manuel de Abreu Malheiro tenho o seguinte:
- Era n.al de Freixo de Numão, fº de Manuel de Abreu Magalhães. Tem matrículas em Medicina em 01.10.1710, 01.10.1711 e 01.10.1714; faltou à 2ª matrícula de 1714/15 (2º semestre) e a partir daí não há mais matrículas dele. Pode ter falecido entretanto. E só localizei este nome para a época e naturalidade em questão.
Quanto ao Dr. Duarte da Guerra, não sei se já havia pesquisado este; de toda a maneira amanhã passarei pelo AUC s.D.q.. Pode aguardar?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79474 | pinheirov | 15 dez 2004 18:11 | Em resposta a: #78280

Prezado Dr. Pedro França

Permita-me a intrusão neste vosso tópico para vos pedir um pequeno esclarecimento. Pesquiso desde há tempos o apelido Malafaya (ou Malafaia) por ser descendente de um dos ramos desse apelido do Norte de Portugal. Dessa pesquisa, aparece entre outros, cerca de 1750, um individuo com matrícula na Univ. de Coimbra, de nome José Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia que ilustra curiosamente, o nome do conhecido artista-arquitecto toscano, Nicolau Nazoni, casado em primeiras núpcias com Isabel Castriotto Ricardi e em segundas, com uma Antónia Malafaya Mascarenhas. Estes teriam tido um filho chamado «José» nascido em 1730.
Antes de solicitar informação, e aproveitando o vosso vasto conhecimento desses Arquivos, grato ficaria me dissesse se através dos registos das matrículas da UC, será igualmente possível conhecer a filiação dos registados.
Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79487 | Pedro França | 15 dez 2004 22:32 | Em resposta a: #79474

Caro Victor:

Para a época em questão, não havendo certidões de idade, restam-lhe as matrículas na UC que apenas comportam a naturalidade e o nome do pai.
Disponha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79501 | pinheirov | 16 dez 2004 05:24 | Em resposta a: #79487

Prezado Pedro França

Muito grato pela vossa pronta e esclarecida resposta.
Contactarei então os Arquivos da UC.
Cordiais saudações.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79585 | 2910 | 17 dez 2004 11:09 | Em resposta a: #79445

Caro Pedro
Mais uma vez obrigado pela ajuda.Sobre o Dr.Duarte da Guerra, de Estremoz quando tiver alguma coisa diga.

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79588 | Pedro França | 17 dez 2004 11:16 | Em resposta a: #79585

Caro Óscar:

Aproveitando a sua deixa, sobre o Duarte da Guerra, nem sombra de matrícula em verbete...; não aparece, simplesmente.
Tem a certeza de que ele frequentou a UC ou uma outra qualquer estrangeira como Salamanca, Alcalá de Henares (...), ou a de Évora?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79589 | nuno27 | 17 dez 2004 11:25 | Em resposta a: #78105

Caro Pedro França, espero que esteja tudo bem consigo.

Já tem alguma notícia sobre os Ribeiros, sobre os quais lhe pedi ajuda?

Cumprimentos

Nuno Alves.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79640 | Pedro França | 17 dez 2004 18:44 | Em resposta a: #79589

Caro Nuno:

Já me perdi. Os pedidos por vezes "chovem" e já não sei para que Ribeiros solicitou a minha ajuda. Importa-se de me orientar? Ou de indicar o tópico onde lançou a mensagem anterior?
Desculpe-me o incómodo que lhe causei por ter estado à espera este tempo todo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79688 | APCB | 18 dez 2004 01:50 | Em resposta a: #79588

Caro Dr.Pedro França,
queira desculpa a minha "intromissão" neste tópico, mas seria possível 2 pequenas informações, sem urgência?
1ª ) De que data é o livro mais antigo existente na AUC, relativamente aos baptismos da freguesia de Góis?
2ª ) Existem "faltas" de alguns livros, desde o mais antigo até ao mais "moderno"?

Desejo-lhe, do coração, um feliz e santo Natal, para si e todos os seus e com toda a saúde deste mundo.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79693 | Pedro França | 18 dez 2004 03:25 | Em resposta a: #79688

Caro Abílio:

Em primeiro lugar agradeço e retribuo os seus votos de Feliz Natal.
Em segundo, espere-me aqui até 2ª Feira, que eu de manhã, antes de ir para a escola darei uma saltada ao AUC e faço-lhe o levantamento de todas as datas dos paroquiais de Góis ali existentes.
Uma boa continuação.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79716 | nuno27 | 18 dez 2004 18:24 | Em resposta a: #79640

Caro Pedro França, não tem problema.
Vou então reproduzir aqui a msg que lhe tinha enviado anteriormente:

Caro Pedro França, muito obrigado pela sua atenção.
Como nada encontrou sobre Bartolomeu Gomes Ribeiro e seu irmão Filipe Gomes Ribeiro aí no AUC, onde poderão estar estes processos? Na diocese de Santarém? O facto de ambos serem professos na Ordem de Cristo, pode indicar que os processos estejam noutro lado. Já procurei na TT nas Habilitações de Cristo, mas nada encontrei.

Se não se importasse enviava-me os dados relativos a este Pe. FILIPE JOSÉ RIBEIRO, pois tenho quase toda a certeza que é o mesmo sobrinho-neto dos supracitados, e que segundo os meus dados:

1- Filipe José Ribeiro, n. 1738, Vale Florido, Beberriqueira

2- Manuel Gomes Ribeiro, n. 1708, Vale Florido
3- Joana Luísa Xavier da Silva, n. S. Simão, Carregueiros, Tomar

4- Salvador Ribeiro, n.c. 1675, irmão do Pe. B.meu Gomes Ribeiro e do Pe. Filipe Gomes Ribeiro
5- Maria Lopes, n. lugar ?, Beberriqueira
6- José de Góis
7- Joana Maria

8- BALTAZAR GOMES
9- MARIA RIBEIRO, referidos por mim na msg anterior e cuja ascendência me interessa muitíssimo
..........
Estes Baltazar Gomes e Maria Ribeiro, tiveram uma filha tb MARIA RIBEIRO que casou com JOÃO LOPES, e que moraram em Vale Cabrito, freguesia da Madalena, Tomar, tiveram ao que me parece:

-o Pe. JOSÉ RIBEIRO, n. c. 1690, no referido Vale Cabrito.

Caro Pedro França, vindo abusar da sua simpatia mais uma vez, se fosse possível ver se existe este processo, fico-lhe mais uma vez muito agradecido.

Abraço

Nuno Costa Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79728 | Pedro França | 18 dez 2004 22:34 | Em resposta a: #79716

Caro Nuno:

Agora já me recordo. Tudo bem. Vou procurar conferir o que me pede.
Ora bem: feitas as contas, reuniões na escola, mais isto mais aquilo, antes de 6ª Feira deverei ter alguma coisa para si; pode ser o meu presente de Natal...
Um abraço e Boas Festas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#79737 | nuno27 | 19 dez 2004 11:58 | Em resposta a: #79728

Obrigado, Pedro.

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#80116 | Pedro França | 26 dez 2004 19:12 | Em resposta a: #79737

Caro Nuno:

Infelizmente a minha prenda não vai ser lá aquela coisa. Estive a ler o processo (?) de Filipe José Ribeiro para a Beberriqueira/Tomar (cxª 425) mas não contém quase nada: uma mísera folha em latim, que apenas refere o nome do pai - Manuel Gomes Ribeiro -, e o da mãe - (? = ilegível) Luísa Xavier. Não havia mais nada.
Lamento muito.
Um abraço e continuação de B.F..
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#80210 | nuno27 | 28 dez 2004 10:56 | Em resposta a: #80116

Caro Pedro,
muito obrigado de qualquer forma pelo seu esforço.

Se um dia necessitar de alguma coisa na TT, por favor diga.
Farei o possível para lhe retribuir estas pesquisas.

Abraço

Nuno

Resposta

Link directo:

Dr.Manuel de Torres

#82940 | 2910 | 28 jan 2005 11:32 | Em resposta a: #78255

Caro Pedro
Por acaso já sabe que curso tirou o Dr.Manuel de Torres, n. em Borba, filho de Manuel Fernandes de Torres ?

Abraços do

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

Retrato de Bernardo Valentim Moreira de Sá

#100193 | Carlos Silva | 12 set 2005 08:27 | Em resposta a: #71263

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Muito provavel que ja saiba, mas na duvida fica dito que a Sociedade Martins Sarmento, no seu sitio (Casa de Sarmento) tem online um (belo) retrato do Bernardo Valentim Moreira de Sá :

Fototeca – personalidades - Foto 76

Fotografia de do Artista Bernardo Valentim Moreira de Sá, tirada no Rio de Janeiro em Julho de 1896, com a seguinte dedicatória datada do Porto, a 5 de Abril de 1897: «À Benemérita Sociedade Martins Sarmento, homenagem do seu conterrâneo».


Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#214520 | JDM | 02 dez 2008 13:47 | Em resposta a: #75372

Exmos.

Sou descendente de Armando Côrtes-Rodrigues e tenho em minha posse elementos sobre a sua ascêndencia que vão para além dos que citaram.

Anne Sophie Dempster era Irlandesa.

Se pretenderem obter estes elementos para melhor pesquisa poderei faculta-los.

Melhores cumprimentos

João Donasbotto e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#216042 | antoniofarrajota | 20 dez 2008 17:15 | Em resposta a: #74631

Dr. Pedro França:
Esta informação está com um atraso de 4 anos, mas só hoje vi a questão não respondida. Eu sou o filho do Dr. Sérgio Farrajota Ramos. Ele Nasceu em Loulé em 22 de Junho de 1924, filho de José Maria Ramos e de Olinda de Brito Farrajota Cavaco Ramos. Concluiu o curso Medicina no ano de 1949 na Universidade de Lisboa. Foi Professor de Dermatologia da Universidade de Lourenço Marques e Diretor Clínico do Hospital Distrital de Portimão ao se aposentar.
Atenciosamente António Farrajota Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#236757 | Rilhó | 18 ago 2009 01:44 | Em resposta a: #73667

Cara Suzi

Contra o que lhe disse - a memória não nos ajuda sempre - Manuel Marques Rilhó, o meu pai, foi filho de Joaquina Domimgues. Ana era a minha avó materna.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#236758 | Rilhó | 18 ago 2009 01:58 | Em resposta a: #73786

A mim Luis da Conceição Marques Rilhó, sempre me foi dito que meu pai Manuel Marques Rilhó, por enganho do padre da freguesia de Febres, foi registado como filho de um José Marques Rilhó, pai do José Marques Rilhó, casadocomJoaquina Domingues. portanto meu bisavô. Aumanto a confusão? Oxalá que não.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#236869 | suzy gama | 20 ago 2009 00:19 | Em resposta a: #236758

Boa noite Luis

Como este tópico já vai longo, respondi-lhe no tópico Coimbra- Cantanhede : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=170464 .

Susana M.S. Rilhó de Sousa Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#236874 | suzy gama | 20 ago 2009 00:38 | Em resposta a: #236758

Caro Luis

Como este tópico já vai longo, respondi-lhe no tópico Coimbra - Cantanhede : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=236871

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França

#236918 | Pedro França | 20 ago 2009 16:00 | Em resposta a: #236758

Caro Luís:

A sua mensagem foi parar à minha caixa de correio. Estava a responder a alguém em particular? Eu já deixei este tópico faz tempo.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França / Malafaia

#261149 | pinheirov | 27 ago 2010 00:07 | Em resposta a: #79487

Prezado Dr. Pedro França

Permita-me este segundo contacto para vos pedir uma pequena ajuda em relação a uma anterior mensagem neste tópico. Na investigação que elaborei sobre os meus ascendentes Malafaia, aparecem em 1751 dois individuos com matrícula na Univ. de Coimbra, de nome António Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia e José Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia que ilustram o nome do conhecido artista-arquitecto toscano Nicolau Nazoni casado em primeiras núpcias com Isabel Castriotto Ricardi, e em segundas, com Antónia Malafaya Mascarenhas. Estes tiveram cinco filhos nascidos entre 1731 e 1737, de nomes conhecidos, mas nenhum com o nome de José.
Por residir no estrangeiro, sem querer abusar da sua habitual disponibilidade, muito grato ficaria por qualquer oportunidade que tenha de verificar, se possível, nos registos das matrículas da UC, a filiação dos ditos António e José Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia.

Agradecendo, antecipadamente, com os meus melhores cumprimentos,

Victor Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido especial ao Pedro França / Malafaia

#261181 | Pedro França | 27 ago 2010 15:31 | Em resposta a: #261149

Caríssimo:

Estou prestes a terminar as minhas férias. Logo que chegue a Coimbra vejo-lhe isso, tá?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE:Pereira de Figueiredo

#306328 | Samuel C O Castro | 19 mai 2012 19:56 | Em resposta a: #74891

Prezado JMSA,

Quanto ao Vicente Pereira de Figueiredo que citas, por acaso é o que foi casado com Tomázia Francisca de Araújo e Castro Rozo Figueiredo ?

Se tiveres a ascendência dela e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhe-ei muito grato.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen