RE: Alves ou Alvares?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Alves ou Alvares?

#71273 | Vieira-SimõesIII | 14 ago 2004 19:42

Boa tarde:

No assento de baptismo de Manuel Luis Alves(1863), aparece como filho de João Avelino Alves de Barboza, e neto paterno de Miguel Luis Alves Barboza.
No entanto, na certidão de casamento dos pais(1861), o noivo aparece como João Avelino Alvares de Barboza, filho de Miguel José Alvares e neto paterno de Joaquim Alvares. Mesmo assim, está assinado como "Alves de Barboza".
A que se deve esta alteração de apelidos?

Obrigado
VS

Resposta

Link directo:

RE: Alves ou Alvares?

#71274 | zgomes | 14 ago 2004 21:34 | Em resposta a: #71273

Caro VS

Não se tratará exactamente de uma "alteração de apelido". Sendo Álvares um patronímico (filho de Álvaro), o apelido "correcto" deveria ser sempre Álvares. Mas desde épocas recuadas que se tornou comum o uso da abreviatura "Alvs", de que acabou por resultar o apelido "Alves".

A diferença entre os dois assentos bem pode ser o resultado da diferença de gerações entre os dois sacerdotes que redigiram os registos. O padre que lavrou o registo de 1863 abreviou para Alves o "Álvares" que constava no de 1861.

Com o decorrer do tempo, o grafia Alves acabou por se fixar como apelido distinto de Álvares. Mas, como vê pelo caso que apresenta, ainda em meados do século XIX, era pouco clara e nada rigorosa a distinção entre Álvares e Alves.

Situação parecida acontece com o "Roiz", abreviatura de Rodrigues, filho de Rodrigo ou de Rui.

Cumprimentos
JGomes

Resposta

Link directo:

RE: Alves ou Alvares?

#71324 | Vieira-SimõesIII | 16 ago 2004 17:17 | Em resposta a: #71274

Caro JGomes, agradeço-lhe a resposta.

Cumprimentos
VS

Resposta

Link directo:

RE: Alves ou Alvares?

#117052 | ptm | 21 abr 2006 12:38 | Em resposta a: #71324

Caro VS,
Eu tenho Alves e Alvares na minha família até aos inícios do século XVII.
Já encontrei na mesma época Alves e Alvares, sendo que no século XVIII é mais comum Alvares. Por vezes, no século XVII e XVIII, apareceram designados de Alvarez. Como os meus antepassados deste apelido eram naturais de Monção, eventualmente o Alvarez pode ter vindo de Espanha (!?).
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 14:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen