Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#71487 | loms | 19 ago 2004 20:21

Caros Confrades

Se algum dos utilizadores deste Fórum necessitar de informações relativas a esta família, poderei, eventualmente, fornecer ajuda.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#81353 | pinheirov | 10 jan 2005 01:06 | Em resposta a: #71487

Prezado Ioms

Aproveito a vossa oferta para vos perguntar se nos dados que possui sobre a família Sá Couto de Oliveira de Azeméis, encontra alguma informação relativa a uma família Couto-Malafaia da mesma Vila.
Tenho vindo a investigar meus ascendentes Malafaias-Mascarenhas, cujo o mais ancestral é Pedro Vaz (Roiz) Malafaia, que teve uma filha, Cristina de Malafaia e Mascarenhas casada em 1628 com Balthazar do Couto filho de X Fernandes e de Ana Antónia. Seus descendentes terão dado origem a um ramo Couto-Malafaia e Mascarenhas dos quais procuro informações.
Agradecendo antecipadamente,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#81883 | loms | 15 jan 2005 18:00 | Em resposta a: #81353

Prezado Vitor M. Pinheiro

Apenas agora consegui dispôr de algum tempo para, com calma, tentar responder à sua questão.

Temo que não consiga ajuda-lo. Contudo, deixo seguidamente alguns dados que poderão ser-lhe, ou não, úteis.

Quando, em Agosto de 2004, coloquei no Fórum o tópico "Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis", tal ficou a dever-se ao estudo que tenho efectuado sobre a família Serra, oriunda do Concelho da Trofa. Esta última família, em vários dos seus ramos, é oriunda dos "Sá Couto", igualmente do Concelho da Trofa, mas dos quais dois dos descendentes, terão morado em Oliveira de Azemeis, deixando um deles descendência, nessa localidade.

Para efeitos do que acima foi exposto passo a transcrever nota de rodapé, da página 72 do Livro "Trofa - S. Martinho de Bougado, Esboço de uma Monografia", da Livraria Sólivros de Portugal, editado em 1981:
"O Dr. Manuel José Moreira de Sá Couto nasceu no lugar da Abelheira, em 23-8-1867.
Em criança opôs-se terminantemente ao desejo de seu pai, que o queria fazer padre, pelo que só mais tarde, por volta dos 17 anos, obeteve autorização paterna para seguir a carreira que mais lhe agradasse. Optando por direito, matriculou-se no Colégio do Espírito Santo em Braga, de onde transitou, por alturas de 1890, para Coimbra. Por ocasião da célebre greve académica, envolveu-se nela e perdeu o ano. Bacharelou-se em 1897.
Casou em Oliveira de Azemeis, onde ia muitas vezes de visita a seu irmão, Padre Serafim, com D. Isolina da Costa Pereira, aparentada com as melhores famílias da vila, de quem teve vários filhos, entre os quais o Dr. António Bernardo da Costa Pereira de Sá Couto, notário em Oliveira de Azemeis, e o Dr. Camilo Manuel da Costa Pereira de Sá Couto, Juiz de Direito, falecido em Malange (Angola), em 27-2-1946.
Depois de casado foi advogar para Paços de Ferreira, estebelecendo-se, mais tarde, como advogado e notário, em Oliveira de Azemeis, de cujo Conselho foi o primeiro Administrador, após a proclamação da República. Em 1918, transferiu-se para S. Tomé e Principe, onde, a pedido do então governador da colónia, Dr. Avelino Leite, seu antigo condíscipulo de Coimbra, ocupou o lugar de Secretário-Geral daquele arquipélago. Lá faleceu, com a malária, em 21-11-1921."

Foi pela leitura desta nota de rodapé, que disponibilizei ajuda a quem, em Oliveira de Azemeis, eventualmente, necessitasse de conhecer a sua história familiar, uma vez que tenho vários antepassados comuns, com as pessoas que estão mencionadas nos parágrafos anteriores.

Espero ter sido, de alguma forma, útil. Aproveito ainda para o convidar a visitar uma página na Internet, na qual presto homenagem á Mãe, que faleceu, subitamente, há cerca de 13 meses: www.mariadefatimamoura.org

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#81981 | pinheirov | 16 jan 2005 22:56 | Em resposta a: #81883

Presado Luis Moura Serra

Agradeço a sua resposta e digo-me grato pela informação enviada mesmo se à primeira impressão parece de facto não existir qualquer relação com os que refere mas que me deu prazer conhecer. Os meus (que referi parcialmente) são mais longínquos e daí deduzo que nos dados que possui nenhum ascendente com nome Balhazar do Couto aparece, e se acaso este existiu, poderá tratar-se talvez de um ramo mais diluido que perdurou durante cerca de 100 anos até 1700, nessa Vila de Oliveira (assim conhecida na época). Informo porém, se tal for útil, que o mesmo casou em 1628 com uma Malafaia descendente dos Comendadores de Arouca, minha (9) nona Avó.
Existem no entanto, coincidências por vezes simpáticas. Embora que radicado no estrangeiro, sou natural de Viana do Castelo e visito muitas vezes essa cidade onde possuo ainda a casa da família, e à leitura do site que me convidou a visitar, encontrei referências a pessoas, seus familiares, de quem conheço a existência, como o Dr. Defensor Moura, deduzo que seu tio, e actual presidente da CMVC, por ser este um amigo de amigos comuns que guardo ainda nessa cidade.
Nosso contacto neste forum, não foi por conseguinte isento de uma pequena surpresa de proximidade. Queira dispor se em algo posso ser útil para maior conhecimento dos antepassados.

Com os melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#82178 | loms | 18 jan 2005 23:05 | Em resposta a: #81981

Prezado Vitor M. Pinheiro

Temo que a minha ajuda não tenha sido muita, uma vez que os seus antepassados terão estado em Vila de Oliveira décadas antes dos meus.

Quanto à coincidência de Viana do Castelo, foi para mim uma agradável surpresa saber que tem origens, como eu, neste concelho. Efectivamente Defensor Moura é irmão da Mãe e, como tal, meu tio. È ainda meu padrinho, podendo afirmar com certeza quase absoluta que sou o seu único afilhado.

Caso o Vitor esteja inscrito no Guarda-Mór, poderá, lá, consultar a minha página familiar que, não obstante já ter 201 inscrições, ainda vai no início, dada a falta de tempo para a completar. Também pode, no Clube, consultar o meu email e terei muito gosto em ser, caso assim o pretenda, adicionado à sua lista de endereços.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#82213 | pinheirov | 19 jan 2005 18:59 | Em resposta a: #82178

Prezado Luis M. Serra

Recebi com prazer a confirmação da minha suposição, relativa aos seus familiares.
Sou membro da Guarda-Mór e aí consultei a página dos «Sá-Couto» e «Serra» como me sugeriu. Aproveito para vos informar ter encontrado uma pequena discordância relativa à data de nascimento de Defensor Ferreira de Moura a qual se lê na cabeça da ficha, 1904, e nas Notas Biográficas, 2004, sendo esta última, um erro, suponho.
Na Guarda-Mór poderá igualmente consultar a minha página sob a designação de «Família Malafaia-Pinheiro». Dos de apelido Couto Malafaia apenas aí figuram os da minha linha directa entre 1590 e 1694, ano de nascença de Patrício Malafaia Mascarenhas, meu 6° Avô, a partir do qual o apelido Couto caíu. Possuo porém dados sobre todos os colaterais desses Couto de Vila de Oliveira. A prova de descendência dos de Arouca ainda aí não figura por ter surgido nos documentos que possuo, uma imprecisão que tento ainda averiguar e aprofundar. Rigor, obriga.
Finalmente, teria apreciado recuperar o seu endereço para eventuais contactos, mas não o posso fazer desconhecendo como aceder ao link «Clube» que referiu. Deixo-lhe porém o meu, fraccionado pelas razões que conhece, sendo o prefixo: victorpontopinheiro, seguido do sufixo umontrealpontoca.
Com os melhores cumprimentos e votos de um bom ano 2005.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#82252 | loms | 20 jan 2005 10:54 | Em resposta a: #82213

Caro Vitor.

Quanto à minha sugestão para aceder ao meu email através do Clube Guarda_mor, esquece-a pois, eu pensava que era possível cada um dos membros ter acesso aos dados pessoais dos outros.
Espero ter percebido bem o seu email, pois sou meio básico nestas matérias. Contudo, caso tenha falhado, um dos meus emails está em contacto, no site da Mãe e o outro é:luismouraserraarrobanetcabopontopt.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#82967 | loms | 28 jan 2005 19:19 | Em resposta a: #82213

Caro Vitor M.Pinheiro

Conforme lhe disse sou um pouco "nabo" nestas leituras de emails.Como tal tentei enviar-lhe um email ontem e nao consegui, pois foi devolvido dizendo que não estava correcto o endereço electronico.

Se puder mandar-me um email, ficava grato. Assim já conseguia gravar o seu endereço electroncio correctamente.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94004 | Francisca258 | 21 jun 2005 11:50 | Em resposta a: #81353

Estou a realizar uma pesquisa acerca das famílias Godinho Pinto de Sá, Vieira, oriundas dos arredores de Oliveira de Azeméis e Monteiro, oriunda da própria cidade. As primeiras famílias são nobres, parecendo-me que a última não o é. Se possuir algum dado acerca de cada uma destas famílias agradecia que pudesse fornecer, uma vez que não tenho possibilidades em me deslocar aí.
Agradeço antecipadamente toda a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94117 | loms | 22 jun 2005 18:35 | Em resposta a: #94004

Ex.ma Senhora

A família Sá Couto a que me refiro tem toda a sua ascendência no actual Concelho da Trofa, que até 1836 (suponho ser esta a data da Reforma Administrativa), foi, na sua totalidade, Concelho da Maia e que desde essa data a 19 de Novembro de 1998, foi Concelho de Santo Tirso.

Neste tópico, tem por mim explicitada, a história do ramo Sá Couto de Oliveira de Azemeis. O Ramo da Trofa, teve várias sub-ramificações desembocando, entre outras, em famílias como Serra e Couto Reis, que são primos em variados graus.

Aliás, cá por este burgo, todos os que descendemos das familias por cá radicadas há mais de cinco séculos, somos todos primos, por vários costados.

A família Couto Reis tem, actualmente, alguns descendentes que serão "brazonados" (como é comum ouvir-se), uma vez que um dos nossos parentes casou com uma descendente dos Morgados da Carriça, que são detentores da única casa com brasão neste Concelho da Trofa.

Face ao exposto, suponho que não são os "Sá" que procura, no entanto se por ventura desejar, poderei aprofundar este ramo que descende dos Morgados da Carriça.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94207 | Francisca258 | 23 jun 2005 20:57 | Em resposta a: #94117

Caro Luís Moura Serra,
se tiver oportunidade de o fazer e me puder ceder alguns dados agradecia.
Grata pela atenção prestada e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94220 | loms | 23 jun 2005 23:18 | Em resposta a: #94207

Cara Francisca.

Já o ando a fazer, pois fiquei curioso com o Morgadio da Carriça.
Mais uma vez se poderá comprovar que, na Trofa, todos os descendentes das familias mais antigas serão primos por vários costados.

Já tenho alguns dados, mas para já são tudo palavras de pessoas mais idosas e que se lembram de algumas histórias. No entanto, como é meu apanágio, apenas quando tiver a certeza absoluta, me pronunciarei sobre tal, caso nao se importe.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94254 | Francisca258 | 24 jun 2005 11:10 | Em resposta a: #94220

Claro que não me importo. Apenas agradecia que assim que puder me dissesse alguma coisa. O meu email é mariafrancisca.silva@sapo.pt. Quando tivesse informação agrdecia que me enviasse para lá.
Tudo de bom.
Grata pela atenção prestada e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94344 | loms | 25 jun 2005 13:35 | Em resposta a: #94254

Cara Francisca

Combinado.
Poderá demorar algumtempo, pois gosto de ter tudo devidamente confirmado. Mas não me esquecerei.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#94396 | Francisca258 | 26 jun 2005 13:23 | Em resposta a: #94344

Agradeço então o cuidado e a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#123790 | Francisca258 | 28 jul 2006 17:58 | Em resposta a: #94344

Caro Luis Moura Serra




espero que esteja tudo bem.
Infelizmente acabou por se esquecer mesmo do que lhe tinha falado.
Se mesmo assim puder agradecia que me pudesse ajudar.
Por outro lado precisava ainda de um registo de casamento de Francisco Ferreira da Silva e Maria das Dores Monteiro por volta de 1908 a 1911 em Oliveira ou em Ul, freguesia da mesma cidade. Se me pudesse ajudar a esse nível agradecia. Tinha alguma urgência nisso.
Volto a referir que se precisar de alguma ajuda em Braga estou inteiramente disponível.
Tudo de bom.
Se ainda for a tempo desejo umas excelentes férias.


Atenciosamente e com os meus melhores cumprimentos,

Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#125167 | loms | 17 ago 2006 23:25 | Em resposta a: #123790

Cara Francisca

Não foi por esquecimento que o assunto ainda nao tornou a ser abordado.
Está uma prima minha a tratar desta parte da Genealogia familiar, e por motivos diversos, ainda nao lhe foi possivel concluir esta pesquisa.
Assim que tenha novidades, tornaremos a falar.
Quanto à certidão que pede, terei que procurar a que arquivo distrital pertence aquela freguesia, uma vez que, como sabe, a minha vivência centra-se na Trofa e nao em Oliveira de Azemeis.
Assim sendo, terei muito gosto em colaborar.

Até breve
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224451 | loms | 20 mar 2009 23:41 | Em resposta a: #123790

Cara Francisca

Venho por este meio informa-la que, não me tendo esquecido do pedido, e decorrendo já o ano de 2009, a minha familiar que me iria ajudar nesta pesquisa, nem teve tempo de a iniciar, uma vez que, após termos contacto um com o outro, adoeceu gravemente, tendo acabado por falecer em Outubro de 2008.

Com os melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224476 | 1950 APF | 21 mar 2009 08:36 | Em resposta a: #224451

Cara Francisca

Acerca do s/pedido de informações da Familia Sá Couto de Oliveira de Azeméis, talvez lhe possa fornecer alguns dados pois sou neto do Dr. António Bernardo da Costa Pereira de Sá Couto que foi notário em Oliveira de Azeméis.
Ao s/dispôr,
Nuno de Palhares Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224477 | loms | 21 mar 2009 08:43 | Em resposta a: #224476

Caro
Nuno de Palhares Falcão

Sendo neto de António Bernardo da Costa Pereira de Sá Couto, somos parente, temos antepassados comuns.
Caso esteja interessado podemos actualizar a página Casa da Serra da Trofa (ascendência, descendência e colaterais), que se encontra disponível em http://genealogia.netopia.pt/0052/ e na qual encontrará o nome de seu avô.

Com os melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224725 | 1950 APF | 23 mar 2009 15:14 | Em resposta a: #224477

Caro
Luis Moura Serra

Tenho imenso prazer em colaborar consigo na actualização da página da Casa da Serra da Trofa.
Assim sendo, solicitava-lhe que me desse o seu endereço de e-mail, sendo que o meu é nunopfalcao@gmail.com.
Com os meus melhores cumprimentos,
Nuno de Palhares Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224726 | 1950 APF | 23 mar 2009 15:30 | Em resposta a: #224477

Caro
Luis Moura Serra

Tenho imenso prazer em colaborar consigo na actualização da página da Casa da Serra da Trofa.
Assim sendo, solicitava-lhe que me desse o seu endereço de e-mail, sendo que o meu é nunopfalcao@gmail.com.
Com os meus melhores cumprimentos,
Nuno de Palhares Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224727 | 1950 APF | 23 mar 2009 15:31 | Em resposta a: #224477

Caro
Luis Moura Serra

Tenho imenso prazer em colaborar consigo na actualização da página da Casa da Serra da Trofa.
Assim sendo, solicitava-lhe que me desse o seu endereço de e-mail, sendo que o meu é nunopfalcao@gmail.com.
Com os meus melhores cumprimentos,
Nuno de Palhares Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224728 | 1950 APF | 23 mar 2009 15:32 | Em resposta a: #224477

Caro
Luis Moura Serra

Tenho imenso prazer em colaborar consigo na actualização da página da Casa da Serra da Trofa.
Assim sendo, solicitava-lhe que me desse o seu endereço de e-mail, sendo que o meu é nunopfalcao@gmail.com.
Com os meus melhores cumprimentos,
Nuno de Palhares Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#224747 | loms | 23 mar 2009 17:46 | Em resposta a: #224728

Caro
Nuno de Palhres Falcão

O meu endereço electrónico é luismouraserra@netcabo.pt. Neste entretanto, já lhe enviei um e-mail.

Com os melhores Cumprimentos.

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#225776 | Francisca258 | 07 abr 2009 12:36 | Em resposta a: #224451

Caro Luis Moura Serra,


Apresento-lhe desde já os meus sentimentos.
Tudo de bom.

Com os meus maiores cumprimentos,
Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#225779 | loms | 07 abr 2009 12:49 | Em resposta a: #225776

Cara Francisca

Neste entretanto houve um outro parente afastado que entrou em contacto comigo, sobre os Sá Couto.
Se for, no espaço Guarda-mor, a Casa da Serra da Trofa, pode enviar-me um e-mail para me informar quais sao os dados que pretende obter, pode ser que consigamos ajuda-la.

Cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#427297 | Conde | 21 set 2020 11:44 | Em resposta a: #71487

Prezado Luís Moura Serra:
Eu tenho um antepassado que não consigo encontrar de apelido SERRA , Miguel Francisco Serra, natural de Oliveira de Azeméis, da "Vila", e ai baptizado cerca de 1790, pai de Manuel Francisco Serra que estão no GENEALL. Na Freg. de Oliveira de Azeméis não há baptizados com o nome Miguel, nem Serra. Pode dar alguma ajuda? Muito agradeço sinceramente.

Resposta

Link directo:

Família Sá Couto em Oliveira de Azemeis

#427303 | Conde | 21 set 2020 16:06 | Em resposta a: #71487

PS: Dá origem às famílias Serra e Costa e Serra Pereira radicadas em Lisboa e esta última depois no Canadá.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen