Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#71503 | Adolfo Cou | 20 ago 2004 08:51

Caros Confrades

Se algum dos utilizadores deste Fórum necessitar de informações relativas a esta família, poderei, eventualmente, fornecer ajuda.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#100715 | LCoutinho | 17 set 2005 13:40 | Em resposta a: #71503

Sr. Adolfo Coutinho,
Conforme minha mensagem no tópico "Descendentes de Joaquim Tavares Coutinho no Brasil" por não ter visto ainda o presente tópico" estou a pesquisar a minha ascendencia na linha directa de meu pai Serafim Marques Coutinho e, já vou nos meus 9ºs avós, que penso serem André Coutinho e Francisca Tavares, mas ainda não consegui encontrar o assento de nascimento (batismo) dele, só encontrei o assento de casamento deles, o que farei numa próxima ida ao ADA, que não sei quando será.
Como disse naquele tópico o meu 4º avô José Tavares Coutinho filho de Rosa Maria de Oliveira de Cabril é certamente irmão do referido Joaquim Tavares Coutinho.
Pedia-lhe o favor de me indicar quem são os ascendentes do bisavô da Rosa Maria de Oliveira, André Coutinho c.c.Francisca de Oliveira.
Desde já muito grata por informação que me possa disponibilizar.
Ao dispôr.
Lina Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#100861 | Pean | 19 set 2005 14:50 | Em resposta a: #100715

Cara Lina,

A sua 5ª avó Rosa Maria de Oliveira nascida em 7.6.1766 foi irmã de Joaquim Manuel Coutinho nascido em 30.8.1758 em Castelões e meu ascendente. A sua ascendência é, usando a numeração habitual, a seguinte:

2- António Manuel, b.26.3.1730 Castelões
3- Josefa de Oliveira, b.10.9.1730 Castelões
4- João Manuel, b.7.3.1684 Silva Escura
5- Maria Fernandes, *Castelões
6- Teodósio Coutinho, b.19.2.1696 Castelões
7- Maria de Oliveira, *Castelões ou S. João da Madeira
8- Manuel Gonçalves, b.24.9.1654 Silva Escura
9- Maria Manuel, b.24.12.1659 Silva Escura
10- Pascoal Fernandes, *24.4.1658 Castelões
11- Joana Tomé, *Castelões
12- André Coutinho, *Castelões
13- Francisca Tavares, *Castelões
14- Francisco de Almeida, b.11.9.1668 Burgo
15- Maria de Oliveira, b.2.1664 S. João da Madeira
16- Manuel Gonçalves
17- Maria Fernandes
18- Gaspar João
19- Custódia Manuel
20- Lourenço Fernandes
21- Catarina Dias
24- André Coutinho (Capitão), *Couto de Esteves
25- Isabel Tavares de Pinho, *Castelões
28- Francisco Moreira, *Vila Chã
29- Joana de Almeida
30- João Manuel
31- Sebastiana Antónia
48- António Coutinho (Capitão), *Couto de Esteves
49- Catarina Tavares
50- Manuel Tavares de Pinho, *Macieira de Cambra
51- Maria Brandão, *Castelões
96- Francisco Gonçalves (Capitão)
97- Isabel Fernandes
98- João Jorge
99- Isabel Tavares
100- Domingos Tavares
101- Vicência de Pinho
102- Fernão Brandão
103- Isabel Antónia
194- Jerónimo Pires do Couto (Capitão)
195- Ana Fernandes

É o que lhe posso adiantar sobre a ascendência desta sua avó. Se tiver algum outro elemento gostaria que me informasse.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#100993 | LCoutinho | 20 set 2005 23:01 | Em resposta a: #100861

Pean,
Muito obrigado pela sua preciosa ajuda. Assim já posso encontrar os diversos assentos mais depressa no ADA.
Quanto à informação que eu tenho é ainda muito pouca, pois tenho muito pouco tempo e sou "maçarica" nestas "andanças" embora esteja a adorar... fiz algumas buscas no arquivo, tenho cópias de assentos de batismo, de casamento e óbito dos meus avós, encontrei o registo do crisma de Teodozio Coutinho e de seus filhos e o assento de batismo de um deles - Magdalena - que guardei para o caso de vir a fazer pesquisa dos colaterais. Se estiver interessado,diga, e eu mando-lhe cópias pelo correio.
Mas, como disse face à minha inexperiência não sei ainda bem como, mas gostava de saber muito mais sobre os meus antepassados, o que fizeram, onde viveram...sabe de alguma publicação que fale de algo?
Já dei uma passadinha no Cabril e fui ao cemitério da Igreja...
Bem, quando tiver mais informação, depois de voltar ao ADA eu mando uma mensagem neste tópico.
Ao seu dispor
Lina Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#101444 | Adolfo Coutinho | 26 set 2005 08:20 | Em resposta a: #100715

Cara Lina Coutinho,
Ausente, em ferias, so agora vejo a sua resposta no Forum GENEA. Agradeco que me contacte directamente para o meu e-mail (Adolfo.coutinho@mail.doc.gov) fornecendo-me promenores sobre seu endereco postal e mais elementos para contacto directo. Tenho noticias para si.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#101615 | Adolfo Coutinho | 28 set 2005 10:08 | Em resposta a: #101444

Cara Lina Coutinho
Continuo a aguardar oseu contacto

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#101653 | LCoutinho | 28 set 2005 19:21 | Em resposta a: #101615

Sr. Adolfo Coutinho, o meu email é:

lcoutinho65@yahoo.com.br

o meu endereço do correio é:

Lina Rosa Cunha Coutinho
Rua Manuel Alves dos Reis 215 1º esqº frente
4405 507 VALADARES V N GAIA

E muito agradecida pela sua resposta.Fiquei muito contente.
Sempre ao dispor.

Lina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#102769 | João Borges | 11 out 2005 19:41 | Em resposta a: #71503

caro primo

Tem mais algum dado além daqueles que em tempos já me facultou???


cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#386330 | rijo | 07 nov 2017 21:42 | Em resposta a: #100861

Caro Pean,

Este tópico já é bastante antigo mas escrevo na esperança de ainda conseguir alguma resposta.
No âmbito de uma pesquisa que estou a realizar na freguesia de Ribeiradio cruzei-me com este tópico e com o casal 98- João Jorge e 99- Isabel Tavares que julgo ser proveniente da freguesia atrás referida. Como não existem livros paroquiais em Ribeiradio para esta época assim como, julgo eu, para Couto de Esteves, gostaria de saber qual a fonte em que recolheu informação sobre este casal; interessa-me bastante confrontar com os dados que tenho. Julgo também que João Jorge é na realidade Sebastião Jorge.

Grato pela sua atenção, com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#386357 | Pean | 08 nov 2017 19:34 | Em resposta a: #386330

Caro Sr. Luis Alves,

De momento não sei onde tenho os registos que em tempo fiz deste ramo. Creio, no entanto que os dados referidos foram retirados da Inquirição para Familiar do Santo Ofício de Bernardo Coutinho Cardoso ou de seu primo Francisco Tavares Coutinho da Silva, ambos descendentes desses Coutinho de Couto de Esteves.
Houve larga descendência que em tempos registei e que se estendeu a Silva Escura, Ribeiradio, Castelões e na própria localidade de Couto de Esteves onde residia o casal que refere.
Se desejar alguma informação em concreto talvez o possa ajudar a partir desses meus registos.

Melhores cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#386402 | rijo | 09 nov 2017 19:00 | Em resposta a: #386357

Caro Sr. Pean,

Agradeço a sua resposta e disponibilidade.
Após a sua mensagem consultei as referidas HSO e nada encontrei relativamente ao casal que procuro (pode eventualmente encontrar-se "escondido" em algum testemunho). Como antes tinha referido, julgo que este casal pode ser o mesmo que eu tenho como natural de Ribeiradio. O problema é o mesmo pois foi também através de uma HSO juntamente com uma vaga referência a um e eventual filho que terá estudado na Universidade de Coimbra que cheguei a estas conclusões; procurava pois confirmar os dados que tenho: se vier a comprovar algo dar-lhe-ei conhecimento.
Tenho interesse nos seus dados relativos a Silva Escura pois tenho alguns antepassados pouco estudados dessa freguesia e talvez possa encontrar alguma informação importante. São eles João Tavares da Silva que casou em Fevereiro de 1757 com Maria Tavares; ele era natural de Dornelas e filho de Francisco Manuel e de Catarina Tavares, ou Catarina André; ela natural de Romezal, filha de Francisco Tavares de S. Miguel da Junqueira e de Catarina André da Silva do Romezal.
Actualmente pesquiso os livros de Ribeiradio e, para já, a única eventual relação que encontro com esses Tavares Coutinho é a primeira que referi. Em Ribeiradio Os Jorges, os Tavares e os Fernandes são abundantes mas tenho encontrado mais frequentemente ralações com Cedrim do que com Castelões.
Grato pela atenção dispensada, com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#386793 | Ricardo Coutinho | 22 nov 2017 20:19 | Em resposta a: #71503

Sr Pean

Tenho esperança de que me possa ajudar...
Sou descendente de Francisco Manuel Coutinho nascido em Nespereira de Cima(Rocas do Vouga) casado em 30 de Setembro de 1714 com Vicência Pires. Seus pais eram Manuel Domingues e D.Maria Coutinho casados em 25 de Março de 1667. Maria é filha de António Coutinho casado com Catarina (?). Estou convencido que Maria Coutinho tem alguma ligação com Paulo Coutinho de Couto de Esteves, este também filho de um António Coutinho.. Terá o senhor alguma informação acerca de meus ascendentes?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 16:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen