Condes do Restelo

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Condes do Restelo

#7170 | GML | 18 jul 2001 00:39

Gostaría de saber a razão pela qual este título não surge no Boletim do Conselho de Nobreza, já que, tanto quanto sei, terá sido "renovado" na pessoa de José Franco Valadares (neto materno do 1º Conde, Pedro Augusto Franco). Gostaría também de conhecer a composição do seu brasão de armas (CBA, Al. C.N. de 12 de Dezembro de 1989).

Lourenço, alguma pista? :-)

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#7174 | LCM | 18 jul 2001 01:05 | Em resposta a: #7170

Caro Gui

A informação que tenho é que a representação do título estava em Pedro Manuel Franco da Costa de Barros, n. em 1916, filho do herdeiro do título de Viscondes de Alvelos e da herdeira do título de Conde do Restelo, segundo o "Anuário da Nobreza de Portugal" de 1950, p.323.
Como o título de Visc. de Alvelos passou para outra linha deduzo que o presuntivo herdeiro dos dois títulos, que emn 1950 era solteiro, tenha morrido sem filhos. Assim compreende-se que o título de Conde do Restelo tenha passado para esses Franco Valadares, provavelmente descendentes de uma filha secundogénita do 1º Conde.
Quanto às armas nada sei, mas como, ao que parece, o Conde não tinha armas próprias, deverão ser armas de outros costados. Ou então armas novas pedidas ao Conselho de Nobreza por ser Conde, e que tem sido prática conceder.
Se tens a data do alvará talvez não te seja dificil saber que armas foram concedidas...

Espero ter ajudado.
Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37613 | AMFA | 12 mar 2003 15:38 | Em resposta a: #7174

Caro Lourenço
Dei agora com este tema já antigo e penso que tenho uma achega a prestar.
Tanto quanto julgo, o actual representante do título de Conde do Restelo é o Sr. Bispo resignatário de Beja D. Manuel Franco Falcão, o mais velho de vários irmãos e irmãs, entre os quais o presumível sucessor, José Franco Falcão, lavrador da herdade da Torre da Marca em Monforte e António Franco Falcão, professor catedrático do Instituto Superior Técnico.
Posso obter a genealogia destes Falcões por intermédio de meu genro Paulo Sebastião Botelho de Queirós Franco Falcão, que é filho de outro irmão (Nuno, já defunto) de D. Manuel.
Um abraço do tio
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37618 | LCM | 12 mar 2003 17:17 | Em resposta a: #37613

Caro Tio Augusto,

Muito obrigado pela informação. O interesse do Gui Maia de Loureiro era saber se a representação estava nos Franco Valadares, o que não acontece. Anda aqui pelo Fórum a Maria Fevereiro Franco Amado descendente de uma das várias filhas dos 1ºs Condes do Restelo.

Um abraço amigo do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37637 | MariAna1954 | 12 mar 2003 20:57 | Em resposta a: #37618

Sou realmente bisneta de D. Maria Teodora Franco, casada em primeiras núpcias com o Dr. José Joaquim Pereira Amado.
Infelizmente, e por razões a que sou alheia, pouco mais sei sobre este ramo da minha familia.
Qualquer ajuda seria benvinda.
Cumprimentos
Maria Ana Fevereiro Franco Amado

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37638 | LCM | 12 mar 2003 21:18 | Em resposta a: #37637

Olá Maria Ana,

Desculpe o esquecimento de metade do nome na minha mensagem anterior :-)
Tinha prometido mandar-lhe alguma informação mas não me lembro o que era...

Beijinhos
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37642 | MariAna1954 | 12 mar 2003 21:25 | Em resposta a: #37638

Boa noite Lourenço,
prometeu mandar-me "histórias" sobre os Condes do Restelo, que aguardo com bastante curiosidade!
Beijinhos
Maria Ana

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37648 | vbriteiros | 12 mar 2003 23:36 | Em resposta a: #37613

Caro Augusto Ferreira do Amaral.
Desculpe a minha curiosidade , mas esse apelido duplo que cita "Botelho de Queirós" é do Alcaide-Mor de Vila Real e da Prç da Républica aqui no Porto?
Cumprimentos
Vasco Briteiors

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37652 | AMFA | 13 mar 2003 01:18 | Em resposta a: #37648

Caro Vasco Briteiros
Efectivamente creio que é desses que refere.
A mãe do meu genro Paulo Sebastião - a "Mélita" - é a mesma "D. Maria Amélia", mencionada nos "Morgados e Fidalgos de Vila Real e seu Termo" do Júlio Teixeira, a pp. 195 do 1º volume. É filha de Carlos Botelho Machado de Queiroz e de sua mulher D. Virgínia Ferreira dos Santos, neta paterna de Sebastião Botelho Machado de Queiroz Teixeira Carneiro de Fontoura e de sua mulher D. Amélia Adelaide de Magalhães. É viúva de Nuno Franco Falcão, irmão do Bispo D. Manuel.
Muitos cumprimentos do
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37653 | AMFA | 13 mar 2003 01:24 | Em resposta a: #37648

Cometi um lapso na mensagem de 12-03, que me apresso a corrigir.
A herdade destes Falcões em Monforte é "Torre da Palma", a da "villa" romana, e não - como erradamente escrevi - "Torre da Marca".
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37671 | vbriteiros | 13 mar 2003 11:14 | Em resposta a: #37652

Caro Augusto Ferreira do Amaral.
Então já reconheci essa Senhora. Tinha uma irmã que figura no meu livro de curso.
Em: - Lambert Pereira da Silva, António, " Nobres Casas de Portugal", vol I, pág 153 vem uma nota de roda-pé relativa a um doc. de concessão do apelido Muito Nobre. Nunca imaginei que dois dos interessados nesse doc. e vivendo a escassos 500 m do possuidor do Arquivo, todos conhecidos do autor das NC , nunca tivessem tentado reproduzir o documento.
Quando iniciei a assinatura dos fascículos dessa obra e li a notícia , chamei logo a atenção de outros interessados. Em vão!!!
Agora vim a saber o fim que teve e muito lamento.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
(como me interesso tambem por fotos de automóveis vintage, será que a mãe do seu genro tem alguma do Cadillac, de preferência com matrícula legível ?)

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37678 | quintadoloureiro | 13 mar 2003 12:42 | Em resposta a: #7174

Tanto quanto sei ao 1º Conde do Restelo não lhe foram concedidas armas, por não as ter próprias, como me foi informado por um membro da família Sanches de Baêna.
A sua segunda mulher foi sua herdeira tendo posteriormente deixado a sua imensa fortuna e bens a seu sobrinho o 2º Visconde de Sanches de Baêna.
Cumprimentos,

José de castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37729 | aeiou2 | 14 mar 2003 15:00 | Em resposta a: #7170

Carissimos
Não sei se me vou repetir,mas na GELB,Vol.25,pag.328-Foi 1º conde deste título por dec.17.2.1887,D.Luís I,em duas vidas,Pedro Augusto Franco,par do Reino,c.de 26.7.1895,do Conselho de S.M.F.,grã-cruz da Ordem de NªSra.da Conceição de Vila Viçosa,25.9.1900,D.Carlos I,COC,1870,deputado pela Nação,presidente da Câmara Municipal de Lisboa e da Direcção da Junta Público,grande proprietário e farmacêutico de 1ªclasse... Nasceu 29.7.1833 em Belém,onde morreu 28.4.1902.Era filho de Inácio José Franco,farmacêutico de Belém natural do Turcifal (Torres Vedras) e de sua mulher D.Cândida Rosa de Abreu.Casou duas vezes a 1ª a 1.1.1863 com D.Maria de Teodora Pinto,n.13.7.1847 e m.30.9.1873,filha de Valentim Duarte da Cruz Pinto e D.Maria Vitória Pinto a segunda com D.Teresa Bastos,filha de José Luís Alves Bastos e de s.m.er D.Maria de Oliveira(que pelo seu 2ºcasamento foi viscondessa de Carriche).Teve o conde do Restelo vários filhos,sucedendo-lhe no título em verificação da segunda vida,o primogénito,que segue.
Foi 2º conde do Restelo(dec.da 2ª vida 31.12.1902.) Inácio José Franco,deputado da Nação em 9 legislaturas,n.20.4.1865 e m.29.7.1931 tendo casado a 9.7.1892,com D.Felismina Dulce Ferreira de Carvalho,filha de Joaquim José Ferreira de Carvalho e de s.m.er D.Leonor da Luz Ferreira de Carvalho.Deste casamento houve duas filhas,sendo a primogénita D.Maria Leonor Ferreira Franco,n.29.4.1893 e m.4.10.1918,tendo casado a 27.5.1915,com o Dr.José Pinto Rodrigues da Costa que n.23.5.1889,filho primogénito dos 1ºs viscondes de Alvelos,bacharel formado em Direito por Coimbra...Teve um filho único Pedro Manuel Franco da Costa Barros,eng.Agrónomo,n.3.5.1916.
A 2ª filha D.Maria Felismina Ferreira Franco casou com Manel da Costa de Oliveira Falcão.
Não tem mais informações genealógicas,mas espero que sirva para completar outars informações.Não diz nada sobre o brasão de armas.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#37762 | teixeira de melo | 14 mar 2003 22:51 | Em resposta a: #7170

CONDE DE RESTELO

Como curiosidade devo informar que o Conde de Restelo teve casa em Santo Tirso, onde passava largas temporadas com a família, e nessa terra fez amigos; Essa casa foi, infelizmente ,há pouco tempo demolida e em seu lugar edificado um inestético bloco de apartamentos .Era uma bela casa dos finais de século dezanove.
Ainda há pouco tempo me passou pelas mãos um álbum de fotografias onde estava a do conde e outra de uma sua filha.

José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo

#244345 | PBL | 16 nov 2009 23:28 | Em resposta a: #37729

Agradeço informações sobre a ascendência de D. Catarina Franco Pereira dos Milagres, natural na freguesia de S. Mamede da Ventosa ( Alenquer ) e avó do 1.º Conde do Restelo, que aliás, era também 4.º avó do Embaixador Franco Nogueira.
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Condes do Restelo - Ascendência de Eustáquio da Silva Lima

#269476 | Gonçalo Frutuoso | 29 jan 2011 21:39 | Em resposta a: #244345

Caros confrades,

Eustáquio da Silva Lima, filho de Domingos Antunes e de Maria Luísa, nascido na Mossafaneira, S. Mamede da Ventosa, T. Vedras a 20 de Julho de 1742, , e avô paterno de Pedro Augusto Franco, 1º Conde do Restelo, é irmão de José Joaquim da Silva ou José Joaquim de Miranda, Ajudante de Ordenanças no termo de T. Vedras.

José Joaquim da Silva é meu 6º avô.

Gostaria de saber se alguém se ocupou da ascendência do Capitão Estáquio da Silva Lima?!

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen