informações sobre João Álvares Ribeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

informações sobre João Álvares Ribeiro

#7171 | 2910 | 18 jul 2001 00:42

Procuro informações biograficas e genealogicas sobre João Álvares, natural do Porto, (sei que é referido no livro Patriciado Urbano Quinhentista, mas não tenho o livro), foi cavaleiro fidalgo da Casa Real, herdou de sua tia (Inês Vaz Ribeiro, moradora na Rua dos Mercadores) uma capela, instituída por ela em S.Francisco do Porto. Sei apenas que era filho de Álvaro Fernandes Ribeiro. Casou com Brites Pinto e tiveram por filho entre outros AIRES PINTO RIBEIRO, casado na vila de Almeida com Guiomar da Fonseca Coutinho, filha do alcaide-mor de Almeida, Diogo da Fonseca Coutinho, chamado "o Grão Diogo".

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7193 | MAS | 18 jul 2001 17:29 | Em resposta a: #7171

Caro Óscar Caeiro Pinto
Muito embora o livro de Pedro de Brito «Pariciado urbano quinhentista: as famílias dominantes do Porto (1500-1580)», 1997, tenha algumas lacunas e imprecisões, julgo que o deve consultar (se não estiver à venda, talvez na Biblioteca), pois dá alguns elementos nomeadamente sobre a linha que lhe interessa e suas alianças. Documenta, por exemplo, Diogo da Fonseca Ribeiro (cc Ana do Amaral), como vereador do Senado da Câmara do Porto em 1560.
Quanto a João Álvares Ribeiro (não vem como FCR), era de facto filho de Álvaro Fernandes Ribeiro, este irmão de Inez Vaz Ribeiro (que a 16.12.1458 instituiu uma capela em S. Domingos ou S. Francisco - num sitio vem de uma forma e noutro doutra - e que c 2ª vez c Gonçalo de Sá, sg, filho do das Galés).
Quanto à ascendência de Álvaro Fernandes não diz nada, rementendo para Alão (T.IV, Vol. I, p 74 a 89) e para Gaio (T. XXIII, p. 73 a 166)
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7206 | 2910 | 18 jul 2001 20:17 | Em resposta a: #7193

Caro Manuel Abranches de Soveral
Obrigado mais uma vez pelas informações, não encontro a ascendência de João Alvares Ribeiro, no Alão de Moraes, pois o tit. de Pintos Ribeiros,(vol.IV, pag.40() começa nele.
A sua ascendência deve estar no tit. de Ribeiros ,no Felgueiras Gaio, mas acontece que não tenho a referida obra.
Já agora gostava de ter confirmação se no dito livro que documenta o Diogo da Fonseca Ribeiro c. com Ana do Amaral, diz a filiação dele.

Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7218 | MAS | 18 jul 2001 23:54 | Em resposta a: #7206

Caro Óscar Caeiro Pinto
No livro vem uma árvore de descendência de João Álvares Ribeiro até à 4ª/5ª geração. De seus 6 filhos é desenvolvida nessa árvore a geração de 4: Fernão, Aires, Diogo e Francisco. De Aires Pinto Ribeiro e sua mulher Guiomar da Fonseca é filho, entre outros, Jorge da Fonseca cc Beatriz Soares (filha do almoxarife do Porto Lopo Vaz Soares), pais do dito Diogo.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7227 | rmfrp | 19 jul 2001 00:55 | Em resposta a: #7218

Boa noite.

Chamou-me a atenção neste tópico a referência uma família Álvares Ribeiro ligada à cidade do Porto.

Tenho dois antepassados de Faro, pai e filho, ambos capitães, e ambos chamados Luís Álvares Ribeiro, que viveram no século XVII. Quando procurei informações relacionadas com eles encontrei inúmeras referências a um Luís Álvares Ribeiro, desembargador, da cidade do Porto, que viveu na mesma época e tanto quanto sei nada tem a ver com os anteriores.

Entretanto, não tenho conseguido avançar em relação aos meus antepassados, e uma vez que existem estudos de uma família com este apelido, gostaria de saber se eles lá constam. Sei o seguinte: os pais de LAR-filho são LAR-pai e Isabel de Moura; LAR-filho casou em 26.11.1684 em Faro (São Pedro) com Brites Arcângela da Palma, de Portimão, filha do Cap. Francisco Soares Pacheco e de Brites da Palma e Andrada e Sousa; LAR-filho foi proprietário do ofício de Feitor da Alfândega de Portimão, cargo que recebeu em 1696 por ser casado com uma filha de Francisco Soares Pacheco; nesta mesma data, LAR-filho já tinha o ofício de escrivão do Eclesiástico da cidade de Faro.

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7228 | MAS | 19 jul 2001 01:11 | Em resposta a: #7227

Caro Rui Pereira
Há uma família Álvares Ribeiro no Porto, mas muito mais recente. O João Álvares Ribeiro em epígrafe apenas teve um neto homónimo, que viveu nos finais do séc. XV princípios do XVI. Mais ninguém da sua descendência, tanto quanto vi, usou o patronímico, que lhe vinha do pai, Álvaro Fernandes Ribeiro, nascido nos finais do séc. XIV.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7299 | magalp | 21 jul 2001 11:11 | Em resposta a: #7228

Caro M.Abranches de Soveral

Na convicção de que os "Álvares Ribeiro" do Porto a que se refere são os da tipografia, referidos no ANP/1985 pg.135, na verdade é uma família recente, pouco mais de 200 anos tem a junção dos apelidos. Todavia, um antepassado dos mesmos foi "físico" na corte de D.João III. Por outro lado, a varonia da mesma família - Álvares, de Tomar - foram dos primeiros impressores em Portugal ( v. "Origens da Imprensa em Portugal" de Anselmo, Artur). Na Foz Velha, nas imediações da actual Univ.Católica e que foi a quinta do Paraíso, propriedade dos Álvares Ribeiro e deixada à diocese do Porto, em muito questionáveis condições, ainda hoje esta família é conhecida pelos "Torcatos".
Tudo leva a crer, quer uns quer outros, destes Álvares e destes Ribeiros, foram "cristãos-novos"
Se pretender posso enviar-lhe uma biografia com algum interesse, do 1º nobilitado desta família - Dr. Joaquim Torquato Álvares Ribeiro. Cumprimentos
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7302 | 2910 | 21 jul 2001 13:20 | Em resposta a: #7218

Caro Manuel Abranches de Soveral
mais uma vez obrigado pelas suas informaçoes.

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7644 | MAS | 31 jul 2001 15:41 | Em resposta a: #7299

Caro M. Magalhães
Os actuais Álvares Ribeiro do Porto (conheço alguns) são de facto a família que refere, sobre a qual sei apenas o que está publicado. Estes Álvares Ribeiro não têm porém, como disse, nada a ver com o João Álvares Ribeiro (sec. XV) em epígrafe.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7662 | Luis K. W. | 01 ago 2001 02:49 | Em resposta a: #7644

O meu bisavo Francisco Alves Ribeiro (1875, S. Cosme-Gondomar - 1939) que casou com Guiomar de Melo Pereira de Castro (1868 Viana - 1956) era filho de um João Alves Ribeiro (de S.Cosme-Gondomar) e neto de outro João Alves Ribeiro. Como pode haver ligação a esses Alvares-Ribeiro do Porto, se alguem der com estes Gondomarenses, apitem.
Luis K W (lisboa-portugal) cavmad@ip.pt

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7758 | TSM | 06 ago 2001 22:01 | Em resposta a: #7302

Caro Óscar,

Reli o livro de Maria de Lurdes Rosa sobre morgadios e deparei-me nele com o de João álvares Ribeiro. Esta autora fala muito deste morgadio, pois existe um livro das compras e vendas feito pelo filho de João Álvares e com muitas referências a este. O livro intitula-se O Morgadio em Portugal no sec. XIV e XV.

Um abraço,
Tiago

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre João Álvares Ribeiro

#7761 | 2910 | 06 ago 2001 23:02 | Em resposta a: #7758

Caro Tiago
Mais um vez obrigado pelo tuas informações, sobre o dito João Álvares Ribeiro apenas sei o seguinte :

11-BRITES PINTO, casou com JOÃO ÁLVARES RIBEIRO, natural do Porto, “cavaleiro da casa real”, (assim intitulado em 1512, quando serve de testemunha no testamento de Vasco Gil). Herdou de sua tia paterna Inês Vaz Ribeiro, moradora na Rua dos Mercadores, uma capela instituída por ela a 16/12/1458 em S.Domingos do Porto, onde jaz sepultada, “em um moimento, encaixado na parede, junto ao altar de Jesus” . Foi morgado do Canidelo e era filho de Álvaro Fernandes Ribeiro.
Viveram no Porto e tiveram 6 filhos ; Fernão Ribeiro, o primogénito sucede no morgado do Canidelo, c.g., Álvaro Pinto, que vai casar a Tomar,c.g. ,Diogo Pinto Ribeiro, casado c.g. , Francisco Ribeiro, vereador do Porto em 1504 e juíz dos Orfãos em 1519, casado e c.g. e ainda Maria Ribeiro e Aires Pinto Ribeiro que casam na vila de Almeida com, um filho e uma filha do alcaide-mor de Almeida,Diogo da Fonseca Coutinho, com geração nos Pinto das vilas de Almeida e Sernancelhe.

O tal morgadio deve ser o do Canidelo,mas não sei se ele herdou do pai ou da tia paterna ?
Sobre a ascendência paterna deste João, só sei o nome do pai, julgo que está tratada no tit. de Ribeiros, no Felgueiras Gaio, mas não tenho a dita obra. Fico a aguardar pela ajuda dos confrades do Forum, para tomar conhecimento da ascendência destes Ribeiro.

Um grande abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

informações sobre João Álvares Ribeiro

#431364 | miguellabrego | 19 fev 2021 17:39 | Em resposta a: #7761

Somando-se a este antigo posto, já sabemos que João Álvares Ribeiro herdou o morgado de Canidelo de sua tia, Inês Vasques/Vaz Ribeiro, por ela não ter filhos. Suspeito que Canidelo dá uma pista sobre suas origens....

Sabemos que Alvaro Fernandes Ribeiro (o pai de Joao) e Ines Vasques Ribeiro eram irmãos, ambos filhos de Alvaro Fernandes e uma outra Ines Vasques Ribeiro.

Felgueiras Gayo diz que Alvaro Fernandes fosse filho de Fernão Esteves. (Fernandes = filho de Fernão). Vedor da Fazenda de Rei D. Pedro e instituiu o Morgado de Canidelo em Vila Nova da Gaia.

Este Fernão Esteves é provavelmente o mesmo Fernão Esteves Coelho, escudeiro de Vila Nova da Gaia em 1341, filho de Estavo Pires Coelho, que era filho de Pero Esteves Coelho, um dos algozes de D. Ines de Castro.

A família de Estevão Coelho era proprietária da quinta e padroado da igreja de Canidelo, que depois cedem a D. Pedro e a D. Inês, que será assinada por Pero Esteves Coelho, um dos filhos de Estevão Pires Coelho e D. Maria Mendes Petite.

Acredito que devido à assinação e depois que Pero e seu filhos voltou para Portugal em 1360 e ele foi executado, seus netos (Fernao Esteves (Coelho)) podem ter abandonado a parte Coelho do nome...
.
.
Mais adiante, um dos netos de João Álvares Ribeiro e Brites Pinto também se chamava João Álvares Ribeiro (ele era filho de Fernão Ribeiro e Filipa de Sousa).

Este João Álvares Ribeiro (neto) foi cavaleiro de casa real e sucedeu no seu Morgado de Canidello (em Vila Nova da Gaia) e casou-se com Isabel Pais.
Um dos filhos deles era Miguel Ribeiro, fidalgo de casa real, e casado com Maria Anes Pericoa de Aveiro. Miguel morreu na Inglaterra em agosto de 1564, de acordo com seu obito em São Miguel de Aveiro.

Eles tiveram vários filhos Ribeiros. Eu descendo muitas gerações em minha linha paterna direta de um de seus filhos.

Um Abraco,
Miguel

https://inventarq.fcsh.unl.pt/index.php/ribeiro
http://www.arquivisticahistorica.fcsh.unl.pt/index.php/ribeiro-joao-alvares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 14:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen