Cecilia Esteves Barbudo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património

Cecilia Esteves Barbudo

#71712 | Carlos Silva | 24 ago 2004 15:32

Caros colegas,

O site da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, a proposito da casa dos Laranjais, em Guimaràes, escreve que « "Séc 14 - … nela viviam Estevão Rodrigues de Antas casado com Cecília Esteves Barbuda. »

O nobiliario de Felgueiras Gaio encarrega-se de estabelecer a ligaçào entre este casal e Torcato de Barros de Faria, que mandou fazer a torre em 1720 e é relativamente bem conhecido, no titulo de Freitas.
Citando o marido de Maria Afonso de Freitas, Pedro Vasques « Moreira » descreve este como filho de Vasco Esteves, abade de Moreira de Rei, o qual faz neto de Estevào Rodrigues de Antas e de Cecilia Esteves Barbudo.

No entanto nào diz quem sào esses Estevào Rodrigues de Antas e Cecilia Esteves Barbudo.

N.B. : Jà que o Armorial Lusitano apresenta os Barbudos como um ramo da linhagem medieval de Belmir, oriunda de Guimaràes, suponho que Barbuda seja a forma feminina de Barbudo e nào outro apelido.

Agradeço ajuda.

Melhores cumprimentos.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Cecilia Esteves Barbudo

#85128 | Mavasc | 24 fev 2005 16:26 | Em resposta a: #71712

Caro Carlos Silva

No seguimento do tópico sobre a casa dos Laranjais, o Dr Joaquim Luis Mendes de Vasconcelos, co-proprietário da casa da Mogada ,diz, no seu livro sobre os Mendes de Vasconcelos da casa do Carvalho, "...Estevão Roiz de Antas, casado com Cecília Esteves de Barbudo, cujo 6º neto por varonia, Francisco de Barros de Freitas casou em 1594 com Isabel Nunes de Faria . Este último, Francisco de Barros de Freitas, foi bisavô por varonia de torcato de Barros de Faria."
Acontece que não consigo fazer essa ligação aqui, na base de dados. É erro meu?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cecilia Esteves Barbudo

#85135 | Carlos Silva | 24 fev 2005 17:23 | Em resposta a: #85128

Cara Maria Benedita,

De facto Cecilia Esteves de Barbudo nào se acha na base de dados.

Mas para ser franco, devo dizer que a ligaçào entre Cecilia Esteves e o descendente ( ?) Francisco de Barros de Freitas deixa-me um pouco duvidoso, no estado actual dos meus conhecimentos.

A ascendencia paterna, Barros, de Francisco de Barros de Freitas nào levanta muita duvida no meu entender.
A ascendencia Freitas é bastante mais duvidosa, me parece.
Foi no entanto bem estudada, por autores modernos (talvez por se tratar do tronco inicial no sec. XIV, da familia Freitas do Amaral ).
Nào parecem confirmar as propostas dos nobiliarios, quanto às origens dos Freitas.

Assim Maria Adelaide Pereira de Moraes nas suas « Velhas Casas » que algumas vezes abordou, com prudencia, e criterio, a familia que nos interessa.

Mais um pormenor que pode interessar. Vi o testamento de Isabel Nunes de Faria, que é de 1604. Era ja viuva. Tinha duas filhas casadas, e um filho menor, de que as filhas deveriam tomar cuidado.
Portanto a dita Isabel Nunes nào pode ter casado em 1594. Pode se tratar do ano de casamento de uma das filhas ?

Vou consultar os meus apontamentos, para saber mais uns pormenores, caso interesse.

Ao dispor
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Cecilia Esteves Barbudo

#85147 | Mavasc | 24 fev 2005 19:29 | Em resposta a: #85135

Caro Carlos Silva

Tudo o que respeite a Barros me interessa, é a varonia de meu filho Luís.
Agradeço, portanto, toda a informação que me possa fornecer.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen