Sebasteao da Costa - matricida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Sebasteao da Costa - matricida

#71847 | as1313328 | 27 ago 2004 16:52

Tenho aqui uma anotaçao resultado duma visita que fiz ao Tombo ha muitos anos e que diz o seguinte:

"Gaspar da Costa, alem do primogenito, teve outros filhos, entre os quais Sebasteao da Costa, que matou a mae, tendo sido degolado por isso."

In "Nobiliario C.21.E" , ANTT

Alguem sabe mais pormenores acerca desta enigmatica figura?

Antecipadamente grato

Manuel Sousa

Resposta

Link directo:

Matricidas de ontem e de hoje

#73295 | victorferreira | 16 set 2004 23:35 | Em resposta a: #71847

Caro Manuel Sousa,

Há anos (não muitos) num jornal de crimes no Rio de Janeiro, o paroxismo chega ao extremo ao aparecer uma notícia, em parangonas, que dizia:

-"MATOU A MÃE SEM MOTIVO!"
... como se, havendo um, ... enfim, que diabo, ... a coisa sempre poderia ser mais aceitável ...

Imagino que a sua "notícia genealógica" seja o equivalente, mas no sentido da pedagogia de época: degola-se o criminoso e que sirva de exemplo!
Não sei se era assim tão mais raro ou frequente como será hoje nas zonas humanamente menos desenvolvidas deste mundo (não a punição mas o crime).
O que sei é que nas melhores linhagens acontece o mesmo: os Albuquerques Gomide deixaram de se chamar Gomide e adoptaram o nome da mãe (só Albuquerque) porque o seu pai matou a sua esposa "indevidamente" ... sendo degolado em conformidade, segundo os cânones ...

Como vê, a violência ou o desvario são muito democráticos.
Cumprimentos
VMSF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 01:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen