Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#71852 | correa | 27 ago 2004 19:07

Peço ajuda para o seg.:
No livro"Fidalgos de Cota de Armas do Algarve" de Miguel Maria Teles Moniz Corte-Real,a pg 95,é referida uma Barbara Pinheiro casada com Domingos Afonso,ambos de S.Barbara de Nexe,pais de Miguel Afonso que casou em 1694.
Ora neste forum em 21/2/2004,no tópico" Martins Cabrita,Guterres,Vaz,Afonso"é referida uma Barbara Pinheira casada com Lourenço Correia Neto em 1680,filha de Francisco Nunes Cabrita e Catarina Guterres,todos de S.Barbara de Nexe.
Poderá ser a mesma pessoa,casada primeiro com Domingos Afonso e depois com Lourenço Correia Neto?
Agradeço a quem puder ajudar.
Os melhores cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#71908 | jliberato | 28 ago 2004 23:26 | Em resposta a: #71852

Caro A. Correia,
Lamentavelmente não sei responder à sua pergunta.
Mas chamo a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Bárbara de Nexe", aonde a mesma época é abordada em Santa Bárbara de Nexe.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#71933 | ffarrajota | 29 ago 2004 23:21 | Em resposta a: #71852

Caro Senhor Correia,
Tenho além da Bárbara Pinheira cc. Lourenço Correia Neto, uma Bárbara Pinheira cc. Domingos Mialha 1702, de Sta. Bárbara , não será certamente a que procura. Como esta Bárbara dá uma descendência Correia Barros, de Loulé, será que o senhor descende desta família? Caso afirmativo poderemos trocar dados.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#71973 | correa | 30 ago 2004 19:15 | Em resposta a: #71933

Agredeço os vossos comentários,mas ainda não resolvi a minha duvida.
A Barbara que é minha antepassada é a casada com Lourenço Correia Neto.
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81825 | suzy gama | 14 jan 2005 13:59 | Em resposta a: #71852

Caro Correia

No assento de casamento de Barbara Pinheira, filha de Francisco Nunes Cabrita e Catarina Guterres, com Lourenço Correia Neto, em 04.03.1680, ela consta como solteira, por isso não pode ter sido casada com Domingos Afonso antes.
Existe porem o casamento em 26.05.1700 em Sta Barbara, de Manuel Martins Cabrita, filho de Francisco Pousado e de Barbara Pinheira, podendo esta última ter tido outro casamento.

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81836 | correa | 14 jan 2005 18:58 | Em resposta a: #81825

Cara Suzana
Agradeço a sua mensagem.
De facto tem de tratar-se de outra Barbara Pinheira, anterior ,possivelmente tia da que casou em 1680 com Lourenço Correa Neto.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81838 | ffarrajota | 14 jan 2005 19:09 | Em resposta a: #81825

Cara Susana,
Tem os pais do Lourenço Correia Neto e as testemunhas de casamento, poderá fornecer-me assim como o nome do padre.
Já encontrei várias Bárbaras Pinheiras, eu mesma tenho uma Bárbara Pinheira, de Sta. Bárbara, filha de Manuel Martins Faria e Margarida Nunes cc. Domingos Mialha, em 27 abril 1702. É bem capaz de só ter o casamento com o Lourenço.
Ontem no tópico famílias de S.Clemente -Loulé coloquei uma extensa lista de antepassados, veja se tem lá algum casal seu antepassado.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81840 | suzy gama | 14 jan 2005 19:50 | Em resposta a: #81838

Cara Fernanda

04.03.1680 (14v) Sta Barbara de Nexe

Lourenço Correia neto, solteiro, filho de Fernando Gonçalves , defunto e de Catarina Alvares, moradora no Poço da Silveira, com
Joana Pinheira, solteira, filha de Francisco Nunes Cabrita e de Catarina Guterres, moradores no sítio do Colmeal.
Test:Cap António Palermo de Faria, morador na fregª da Conceição (Faro?), Pedro Dias Rolão e Manuel Nunes, ambos desta fregª
Padre: Sebastião de Faria Peçanha

Do casal Manuel Martins Faria c.c Margarida Nunes, tenho:
1- Catarina Guterres casada em 16.04.1698 (88) com
António Viegas, filho de António Viegas e Maria Varela, da Goldra
Test:Alf. Bras Varela e Domingos Martins Carneiro (não tirei o padre)
2- Barbara Martins, como solteira e filha do casal, no baptismo das gémeas Barbara e Maria, filhas da irmã Catarina Guterres em 05.02.1699 em Sta Barbara de Nexe (deve ser a sua Barbara Pinheira)

Além das Barbaras acima referidas, tenho ainda como madrinha de um baptismo em 1684 Barbara Pinheira e seus irmãos Domingos Pinheiro e Manuel Mendes, filhos de Manuel Pinheiro.

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81846 | ffarrajota | 14 jan 2005 21:59 | Em resposta a: #81840

Cara Susana,
Afinal tinha este casal, ela tinha-a como Bárbara Pinheira Cabrita. O Lourenço é irmão do Fernando Gonçalves Madeira cc.Maria Vaz que por sua vez têm uma filha também de nome Catarina Guterres cc. António Pires.
Quanto à Catarina Guterres cc. António Viegas, também tinha este casal mas sem ligação a qualquer família. Tinha este casal com duas filhas a Lucrécia Viegas cc.Gaspar Mendes e a Catarina Guterres cc. João Coelho. Tem mais filhos deste casal?
Se também estiver interessada em mais informações sobre estas famílias é só dizer.
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81847 | suzy gama | 14 jan 2005 22:26 | Em resposta a: #81846

Cara Fernanda

Além das gemeas não tenho mais nenhum filho registado nos meus dados, tem as datas de nascimento das filhas Lucrécia e Catarina?

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Barbara Pinheiro-S.Barbara de Nexe(Faro)

#81848 | ffarrajota | 14 jan 2005 23:05 | Em resposta a: #81847

Cara Susana,
Não tenho a data de nascimento das filhas da Catarina Guterres. Tenho a data de nascimento da neta Joana, nasc. em Loulé a 23 janeiro 1754 e batisada dia 30 de janeiro, filha de Gaspar Mendes (filho de Manuel Mendes e Susana, da Apra/Loulé) e Lucrécia Viegas. Padrinhos batismo Joseph Gonçalves e sua irmã Joana Viegas, filhos de Domingos Gonçalves, da Goldra, padre Victorino de Mendonça.
E o casamento da Catarina Guterres cc. João Coelho (filho de João Mendes Coelho e Leonor Maria, de Loulé) a 23 de fevereiro de 1756, em Sta. Bárbara, não tenho testemunhas nem o padre.
Fernanda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen