Família Brey em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Brey em Portugal

#72066 | luis262 | 31 ago 2004 22:33

Caros correspondentes do Fórum:

Procuro elementos sobre a família Brey , suas origens e ramos existentes em Portugal. Apenas disponho de momento de alguns elementos:

Maria da Piedade Brey de Almeida c.c. Francisco Inácio Tavares de Medeiros, magistrado, Tiveram:

1. Ethel Brey de Almeida Tavares de Medeiros, n. em Lisboa, São Nicolau a 5.1.1893 e falecida em Oeiras, Caxias, a 10.12.1965. Casou em Lisboa a 25.3.1911 , c. Aníbal Urbano Barbosa Piçarra, n. em Moura, S.João Baptista a 14.11.1884 e + Oeiras, Caxias a 6.2.1961, Professor de alemão , filho de José da Costa de Aguilar Piçarra proprietário de várias herdades nos concelhos de Moura e Serpa, Presidente da Câmara de Moura, nos últimos anos da Monarquia e de Maria José Barbosa , ambos naturais de Moura.

2. Regina Brey de Almeida Tavares de Medeiros cs.

3. Mário Brey de Almeida Tavares de Medeiros cs.

4. Leopoldo Brey de Almeida Tavares de Medeiros cs.

Fico agradecido a quem possa diponibilizar elementos sobre os Brey.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#72206 | luis262 | 02 set 2004 15:55 | Em resposta a: #72066

Renovo o pedido, acrescentando que, numa rápida passagem pelo site dos mormopns surgem bastantes Brey , aparecendo também o apelido Bray. Embora espalhados por vários países, parece um apelido de origem anglo- saxónica. No entanto não surge qualquer referência a Portugal.
Cumpts.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#74440 | luis262 | 04 out 2004 00:38 | Em resposta a: #72206

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#91379 | luis262 | 19 mai 2005 23:47 | Em resposta a: #74440

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#91386 | ffarrajota | 20 mai 2005 00:30 | Em resposta a: #91379

Caro Senhor Piçarra,
Há um primo de meu marido que tem como último apelido Bray. Estou já há algum tempo à espera que ele me contacte para me fornecer informação sobre dados do seu núcleo familiar. É sempre complicado obter informação de quem não faz genealogia apesar de estarem sempre super interessados. Já diversas vezes o contactei e ele conhece bem a minha pesquisa, se entretanto ele não me contactar, ver-me-ei obrigada a fazê-lo e, nessa altura irei questioná-lo sobre a origem do apelido Bray.
Os meus cumprimentos.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#91444 | MariaDavid | 20 mai 2005 22:55 | Em resposta a: #91386

Cara Fernanda Farrajota

Por acaso está ligada à família Roseta, da Covilhã? Em caso afirmativo, apreciava imenso que me contactasse, quer para aqui ou para o seguinte e-mail:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#91456 | luis262 | 21 mai 2005 12:45 | Em resposta a: #91386

Cara Senhora D. Fernanda Farrajota:

Agradeço a sua colaboração.

Melhores Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#91502 | ffarrajota | 22 mai 2005 12:21 | Em resposta a: #91456

Caro Senhor Piçarra:
Falei com o meu primo sobre a família Bray. Ele disse-me que é na zona de Torres Vedras que aparece esta família por volta de 1700, de origem francesa. Que todos os Bray de Torres Vedras escrevem com a. Se estiver interessado no seu contacto, pode pedir o meu endereço electrónico ao genea.
Outro assunto que nos deve interessar é a sua e minha ascendência aos Roque Fernandes de Abreu. Descendo do Dr.Pedro da Costa Abreu filho de Roque Fernandes de Abreu e de Ana Álvares Figueiredo. No tópico do senhor arquitecto Eduardo Osório não aparece descendência, só uma filha sem descendência. Acontece que ele foi prior em Vila Nova do Casal ou seja de Tazém e lá teve o meu avô e acabei por descobrir um outro filho doutra mulher.
Se quiser trocar dados sobre a sua ascendência e a minha particularmente, estou interessada.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#91891 | luis262 | 27 mai 2005 00:55 | Em resposta a: #91502

Cara Fernanda Farrajota:

Somos portanto, primos, ainda que afastados.
Quase tudo o que sei sobre esse ramo familiar, que nos faz descendentes comuns de Roque Fernandes de Abreu, de Lourosa, conhecido pelo Pequeno, está editado no GENEA, e conheco-o, quer através de documentação que possuo ( assentos paroquiais, estudos genealógicos) sobre Pimentéis de Figueiredo, Pimentéis Teixeiras, de Maçãs de DªMaria, Freires de Andrade, e pelos estudos de Nuno Canas Mendes ( o livro "Freires de São Gião") e do Arq. Eduardo Osório , Roque Fernandes de Abreu de Lourosa, aqui apresentado no fórum. Sobre estes dois tra -balhos, troquei informações com os autores em vários tópicos deste fórum.
Não lhe posso pois, infelizmente, adiantar muito em relação ao assunto.
Estaria no entanto muito interessado em conhecer os dados de que dispõe e trocar informações a esse respeito, embora pelo meu lado não possa dar grande ajuda, pelo que julgo. O meu e-mail é luispicarra25@sapo.pt
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#110944 | Xico Cruz | 30 jan 2006 16:34 | Em resposta a: #91444

Cara MariaDavid
Peço desculpa em estar a responder à pergunta que faz a FFarrajota, mas ando à procura de alguém com quem possa trocar informações sobre os Rosetas.
A minha mulher é dos Roseta da Covilhã.
Pretende alguma informação específica?
Cumprimentos
Francisco C Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#111070 | MariaDavid | 01 fev 2006 02:40 | Em resposta a: #110944

Caro Francisco Cruz Matos

As minhas pesquisas incidem, essencialmente, nos apelidos Henriques da Silva, Nunes, Sousa, Nunes de Sousa, Cruz e Silva, David Eloy, Elias da Costa...entre outros, todos da Covilhã. Acontece que devido aos casamentos consanguíneos entre estes ramos familiares, um dos desdobramentos do ramo Cruz vem cruzar com os Rosetas, apenas no século XX, com o casamento de Eurico Jota Roseta com Maria Adelaide Ranito Cruz.

Esta Maria Adelaide Ranito Cruz descende, quer por parte da mãe quer do pai, de Cruzes e Henriques da Silva e ainda de Morais, apenas por parte do pai. Achei interessante a ligação, não só porque na minha juventude conheci dois irmãos Roseta, salvo erro uma tal Gabriela (já não recordo bem o nome) e porque estou interessada em avançar nas investigações sobre os Cruzes.

Caso o seu Cruz tenha igualmente origem nos Cruzes da Covilhã ou saiba alguma coisa sobre este ramo familiar, gostaria que me contactasse para o endereço que indiquei no Forum.

Desde já as minhas cordiais saudações

Maria David

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308173 | GP Porto | 14 jun 2012 13:49 | Em resposta a: #111070

Cara Sra. Maria David,

Verifiquei que o seu estudo, feito em 2006, focava particularmente nas famílias da Covilhã. Tenho particular interesse em saber um pouco mais acerca de uma dessas famílias, os Ranito - não somente nos Silva Ranito, mas nos Ranito como um todo - pelo que lhe iria perguntar que informação encontrou acerca deste apelido. Neste momento consegui traçar os Ranito até cerca de 1650, mas cheguei a um ponto onde a documentação não existe ou é ambivalente.

Obrigado,

GP Porto

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308221 | MariaDavid | 15 jun 2012 08:59 | Em resposta a: #308173

Para o sr.GP Porto

Recebi a sua mensagem a propósito da minha investigação sobre famílias da Covilhã, nomeadamente sobre a família Ranito.Resta-me esclarecê-lo que esse apelido não foi por mim investigado, apenas apanhei um cruzamento, ao nível colateral, de uma senhora com esse apelido e o ramo Elias da Costa.
Pelas indicações que dá, através do seu estudo conseguiu traçar os Ranito até cerca de 1650. Isso representa, já, um conhecimento muito grande sobre o dito apelido, o que não é a minha situação, pois apenas me debruço com os que mencionei em 20.05.2005.
Lamento de não lhe poder ser útil nesta questão mas se encontrar outros apelidos, também da Covilhã, que possam estar relacionados com a minha investigação, terei todo o gosto em ajudar.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308222 | GP Porto | 15 jun 2012 09:29 | Em resposta a: #308221

Bom dia cara Sra. Maria David,

Obrigado pela sua rápida resposta.

Agradecia se me pudesse enviar, caso surja no decorrer da sua investigação, qualquer dado acerca dos Ranito anterior a 1700's, mas não deixa de ser curiosa a forte relação que historicamente os Ranito têm com a indústria dos lanifícios. Caso necessite de algum dado, tentarei ajudar no que me for possível.

Só uma rápida questão, já que está a estudar um tema acerca da Covilhã: sabe de alguém que tenha feito algum trabalho específico acerca dos Judeus na Covilhã? Tenho ideia de um estudo feito pela Dra. Maria Antonieta Garcia, mas creio que é sobre as Beiras em geral, não sobre a Covilhã em particular.

Cumprimentos,

GP Porto

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308265 | MariaDavid | 15 jun 2012 19:06 | Em resposta a: #308222

Caro GP Porto

Tenho todo o gosto em lhe responder, dentro do que sei. Efectivamente, a Drª Antonieta Garcia tem dedicado as suas investigações à volta da problemática dos cristãos-novos da beira. Desde Belmonte, Fundão e Covilhã, as suas obras versam, sobretudo, esta área de interesse. Talvez a que se encontra mais dirigida às suas pesquisas seja "FIOS" - para um roteiro judaico da Covilhã. Trata-se de uma edição da Universidade da Beira Interior. Este livro é muito interessante e permite a qualquer leitor situar-se nos meandros do judaísmo em terras da beira. Embora tenha essa obra, sei que se encontra esgotada.
Se pretender mais alguma coisa, é só dizer. A título de curiosidade, gostaria de saber que apelidos encontrou na Covilhã relacionados com os seus Ranitos. Quem sabe não teremos qualquer cruzamento, algures.
Por último, tenho uma Adelaide Pereira da Cruz, nascida em 02.11.1871 e falecida em 20.01.1962 que casou com Francisco da Silva Ranito, de cujo matrimónio tiveram 3 filhos (que eu saiba):

Ana Cruz Ranito casada com José de Almeida Eusébio (com descendência)
Alda Cruz Ranito casada com Alberto Cruz Morais (com descendência)
Maria Adelaide Cruz Ranito casada com Luís Nave Catalão

Essa Adelaide Pereira da Cruz é neta do meu tetravô António Henriques da Silva.

Cumprimentos e bom fim de semana

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308421 | GP Porto | 18 jun 2012 09:49 | Em resposta a: #308265

Bom dia cara Sra. Maria David,

Obrigado pela informação que me enviou.

Tenho conhecimento do livro "FIOS", mas tal como refere é uma edição da UBI, pelo que estando eu no Porto e não sendo este um livro de circulação comercial normal não me é possível adquirir uma cópia.

Os apelidos que para já encontrei na Covilhã associados aos Ranito anteriores a 1800 - ou seja, antes da vinda do Ranito para o Porto que deu origem ao meu ramo familiar - foram os seguintes: Samuda, Rodrigues, Gomes, Giraldes (ou Geraldes) e Xarata (apesar de a mesma pessoa ser também referenciada como Catalão).

Apesar de me estar a focar nos Ranito da minha linhagem directa, acabo inevitavelmente por me cruzar com referências aos Silva Ranito, que terão certamente no passado um Ranito em comum com o meu ramo familiar. E Francisco da Silva Ranito é de longe aquele que mais referências tem na internet. Sei também que José de Almeida Eusébio, que casou com Ana Cruz Ranito, foi ministro da Justiça em 1931 e 1932, mas não tenho mais informação.

Caso lhe surja alguma informação dos Ranito pré-1800 agradecia se a me pudesse transmitir, de forma a que possa ir completando o puzzle da família.

Obrigado,

GP Porto

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308431 | MariaDavid | 18 jun 2012 14:18 | Em resposta a: #308421

Caro GP Porto

Dos apelidos que refere, apenas e eventualmente, poderemos ter qualquer cruzamento ao nível dos Rodrigues e/ou dos Gomes. Farei uma análise do meu lado. Oportunamente, lhe darei a minha opinião sobre o assunto.

Sobre os seus Ranitos, fique tranquilo que darei qualquer dado que encontre antes de 1800.

Boa tarde.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308456 | f4b2 | 18 jun 2012 18:17 | Em resposta a: #308421

Caro GP Porto

Do Anuário de Portugal de 1909,retirei este nome,cito:

-ANTÓNIO de PAIVA RANITO - Fundição de Ferro na Rua João de Deus Nº 40 Porto,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#308531 | GP Porto | 19 jun 2012 09:03 | Em resposta a: #308456

Caro João Barroca,

Muito obrigado pela informação que me enviou. António de Paiva Ranito foi de facto uma figura relevante no panorama industrial Portuense do início do século XX, e creio existirem ainda espalhadas pelo Porto produtos feitos na sua fundição onde é mostrada a marca do fabricante. Um desses exemplos é o bar More Club, na rua das Galerias Paris, que mostra nas 3 colunas de ferro existentes no meio da sala do andar térreo um escudo onde dentro está escrito Fundição Ranito.

Obrigado,

GP Porto

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#329948 | GP Porto | 29 mai 2013 12:58 | Em resposta a: #308431

Cara Sra. Maria David,

Tinhamos discutido no ano passado a questão dos Ranito, e indicou-me na altura que iria pesquisar os Rodrigues e os Gomes, que seriam famílias para as quais teria alguma informação. Porventura chegou a encontrar mais algum dado referente aos Ranito nessa sua pesquisa?

Cumprimentos,

GP Porto

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#330008 | MariaDavid | 30 mai 2013 00:50 | Em resposta a: #329948

Boa noite, GP Porto

Recebi a sua mensagem, à qual venho responder.

Infelizmente para si, da parte que me toca, não encontrei mais nenhuma ligação aos Ranitos da Covilhã, para além da informação que lhe dei inicialmente.
Tenho alguns Gomes do Fundão (séc.XVIII), outros da região do Crato (séc.XVII), bastantes Rodrigues de vários locais e ao longo dos séculos, desde aqueles que se encontram na linha directa como ao nível de colaterais. Seria mais fácil dizer-me quem procura para eu tentar ver se tenho na minha base de dados.

Estou ao seu dispor para ajudar.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Brey em Portugal

#330017 | GP Porto | 30 mai 2013 09:26 | Em resposta a: #330008

Bom dia Sra. Maria David,

Obrigado pela sua resposta.

Pondo de lado os Ranito da Covilhã, iria então focar a minha atenção nos Rodrigues. Pela informação que tenho há um Domingos Rodrigues (Ranito) que terá casado na Covilhã (creio que em S. João Mártir) com uma Maria Geraldes Rainha por volta de 1670-1675. Tinha ideia que este Domingo Rodrigues fosse da Covilhã, mas tudo indica para que seja de Vila Nova de Tázem (o texto refere "Vila Nova ao pé do Rio Torto Bispado de Coimbra").

Tem alguma informação acerca dos Rodrigues de Vila Nova de Tázem?

Obrigado pela ajuda,

GP Porto

Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#351553 | ac1702 | 24 out 2014 15:51 | Em resposta a: #72066

Boa tarde Maria,
Chamo-me António Portugal Catalão e os meus pais eram ambos da Beira Baixa. O meu Pai mesmo da Covilhã e de apelido Ranito Nave Catalão. E era primo direito de Maria Adelaide Ranito Cruz (casada com Eurico Jotta Roseta). A minha avó tinha um nome parecido e é a Maria Adelaide da Cruz Ranito (que aparece no seu texto), irmã da tia Alda.
Esta Maria Adelaide Cruz Ranito (Jotta Roseta pelo casamento) só teve 3 filhos rapazes: o Eurico, o Pedro (que foi casado com a Helena Roseta do PS) e outro cujo nome não me recordo.
As informações que também procuro dizem respeito à família Ranito mas, pela troca de mensagens que já li sobre os seus tópicos, verifico que a informação é coincidente com a que lhe manda o "GP Porto", pessoa que julgo saber quem é mas não tenho a certeza.
Francisco da Silva Ranito era meu bisavô (pai da minha avó Maria Adelaide) e estes Silva Ranito repetem os nomes José e Francisco inúmeras vezes nas gerações anteriores, o que tem dificultado as minhas investigações e as de um parente afastado Ranito com quem me correspondo igualmente.
Se entretanto tiver sabido mais alguma coisa que me possa interessar ou se quiser perguntar-me alguma coisa de mais concreto, disponha.
Cumprimentos
António Catalão

Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#351557 | ac1702 | 24 out 2014 17:29 | Em resposta a: #72066

Boa tarde novamente Maria,

Na minha mensagem anterior esqueci-me de lhe dizer, embora se depreendesse, que os seus tetravós António Henriques da Cruz e mulher, Anna Emília Pereira da Silva, eram meus trisavós.
Cumprimentos
António Catalão

Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#351558 | MariaDavid | 24 out 2014 17:37 | Em resposta a: #72066

Boa tarde, António Catalão

Fiquei satisfeita com a sua mensagem. Nela detecto pequenos nadas que me indicam podermos vir a ter ligações comuns com alguns nomes covilhanenses.

Uma pergunta: por acaso os seus familiares viveram ou vivem, ainda, junto ao Teixoso? Recordo, na minha infância, de ouvir minha tia mencionar uma propriedade relativamente próxima da nossa, que dizia pertencer a um Catalão. Era quase junto à Senhora do Carmo, depois de passada a Ribeira do Teixoso.

Se está a viver na Covilhã, vamos ter oportunidade de esclarecer algumas ligações familiares, dado que vou passar a estar lá mais assiduamente. Quero aproveitar para contactar outras famílias, como os Roseta, e aumentar o conhecimento sobre elas. Maria Alice Peixeiro também poderá dar uma ajuda, já que vive lá e investiga em genealogias. Outra pessoa que poderá dar "palpites" é a Drª Elisa Pinheiro, ex-directora do Museu dos Lanifícios. Vamos lá a ver se arranjamos pontes genealógicas...

Cumprimentos
Maria


Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#351563 | ac1702 | 24 out 2014 19:30 | Em resposta a: #72066

Boa tarde Maria,

Se você é tetra-neta e eu tri-neto do mesmo casal, temos as mesmas raízes familiares. Eu nasci e vivo em Lisboa mas os meus pais (ele da Covilhã e ela de perto de Caria, Belmonte) só vieram para Lisboa para estudar e por aqui ficaram.
O meu avô Luiz Nave Catalão (casado com Maria Adelaide da Cruz Ranito) era o último de 8 irmãos. Todos eles viviam na Covilhã (excepto 2 deles) e tinham todos quintas perto da Sra. do Carmo. A que ficava mesmo em frente da capela da Sra. do Carmo era a do meu tio-avô Francisco. A do meu avô (Quinta de Sta. Iria) é já na estrada que vai da Sra. do Carmo para Caria e é onde ainda há, hoje em dia, uma casa de turismo de habitação que pertence ao Cofre de Previdência do Ministério das Finanças). Se lá passar, verá.
Embora eu não viva na Covilhã, mas em Lisboa, desloco-me à Covilhã, com menos frequência do que queria, porque é uma zona que "me diz muito". Em pequeno, passei grandes temporadas na quinta de Sta. Iria e na Covilhã, com o meu avô Luiz, no tempo em que tínhamos férias escolares desde o princípio de Junho até ao princípio de Outubro.
Juntávamos grande parte da família Catalão entre a quinta do meu avô e a dos meus tios-avós, sempre durante todo o mês de Setembro, onde acompanhávamos as vindimas.
Neste momento, tanto quanto sei, só há um primo em segundo grau (Catalão) a viver na Covilhã, que se chama António José Bree Catalão. Não tenho a certeza mas julgo ter, ou ter tido, qualquer ligação à UBI.
Quando aí fôr de visita à Covilhã dir-lhe-ei alguma coisa para ver se nos encontramos.
As referência que me dá da D. Mª Alice Peixeiro e da Dra. Elisa Pinheiro podem ser muito úteis para ver se continuo a investigar os meus/nossos antepassados.
[Se quiser, o meu e-mail é "antonio.catalao@domuscubik.pt"].
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#351568 | MariaDavid | 24 out 2014 23:24 | Em resposta a: #72066

Boa noite, primo

Veja a sua caixa de correio, pois já lhe respondi para o seu mail privado.

Maria

Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#384085 | lnicolau | 01 set 2017 12:09 | Em resposta a: #72066

Boa tarde

Achei curioso por constar o nome duma sra. Ethel, a qual faz parte duma história que tenho curiosidade.

Segundo o que me contaram a d. Ethel recebeu por testamento de uma madrinha um casal " Casal da Barreira" na zona de Torres vedras, próximo á minha casa.

Gostaria de saber já que tem a data de nascimento, se sabe a data de batismo e em que local, para saber quem será a madrinha.

Obrigado

Lídia Nicolau

Resposta

Link directo:

Família Brey em Portugal

#384097 | maria david | 02 set 2017 02:17 | Em resposta a: #351557

Boa noite, primo António Catalão

Às vezes, passam-se meses ou anos sem que se consiga prosseguir com troca de dados genealógicos e, num dado momento, os tópicos regressam à tona, permitindo relançar um novo olhar sobre os mesmos.

Não tenho guardados os históricos das nossas e de outras conversas, o que me deixa uma grande dúvida sobre a oportunidade desta mensagem. Penso que em tempos fiz uma rectificação a propósito desta; para o caso de não ter chegado ao seu conhecimento, hoje tenho a oportunidade de repôr a verdade dos factos. Se me repetir em esclarecimentos, peço-lhe desculpa mas a matéria tratada é importante para mim.

Meus trisavós foram Miguel António Nunes (de Sousa) e Ana Emília Pereira da Silva. Se foram seus trisavós, temos ligações asseguradas e estou muito bem documentada quanto a isso. Se os seus trisavós foram António Henriques da Cruz e Ana Emília Pereira da Silva, então pertencem a outro ramo desta vasta família. Como disse no forun que vive em Lisboa, se houver algum dia que lhe seja oportuno ir até à TT, pois a partir de meados de Setembro estarei lá para prosseguir as minhas investigações e podemos falar sobre os ramos covilhanenses.

Se pretender alguma informação sobre esses ramos e suas ligações que não queira artilhar aqui, esteja à vontade para pedir o meu endereço de mail ao moderador deste espaço.

De qualquer modo, estou convicta que temos ancestrais comuns!

Saudações!
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen