Miguel Relvas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Miguel Relvas

#72235 | carlos.abreu | 03 set 2004 00:33

Exmos Srs.,

Pretendia saber se Miguel Relvas, actual secretário geral de um dos partidos da coligação no Governo tem alguma ligação a José Relvas (Ministro das finanças no governo provisório da República, ministro português em Madrid, rico proprietário e agricultor, etc. ) e Carlos Relvas (pai do anterior, Distinto Fotógrafo Amador, Fidalgo da Casa Real, comendador da ordem de Nossa Senhora da Conceição do Vila Viçosa, opulento lavrador e proprietário na Golegã.)

Por outro lado, reparei numa mensagem antiga do forum onde é sugerida uma eventual ligação do Campos destes Relvas com os Campos Henriques do Artur Alberto de Campos Henriques (deputado, governador civil do Porto, juiz conselheiro do S.T.J., par do reino, ministro das Obras Públicas e da Justiça, chefe do Partido Regenerador, etc.), haverá alguém com dados concretos ?

Agradeço a atenção

Com os melhores cumprimentos

Carlos Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#72247 | 7estrelas | 03 set 2004 08:36 | Em resposta a: #72235

Caro sro. Carlos Abreu

O Miguel Relvas, é meu primo, filho da irmã mais nova da minha mãe.
É primo do José Relvas, locutor da Rádio de Renascença.

Não pesquisei a parte do pai do Miguel, a família Relvas.
Os avós viviam em Portalegre.
O pai nasceu em Timor, a mãe em Portalegre e o Miguel nasceu em Lisboa.

Espero que ajude na sua pesquisa, os locais de nascimento.

Os meus melhores cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#72251 | S.João de Rei | 03 set 2004 09:24 | Em resposta a: #72235

Caro Carlos Abreu

Posso estar enganado, mas penso que José Relvas é que era pai de Carlos Relvas, por sua vez filho único e que se suicidou ainda solteiro, ao que parece, exactamente pela pressão da exigência feita pelos pais para se casar ...com outra herdeira sua conterrânea.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#72533 | Luis K. W. | 07 set 2004 01:45 | Em resposta a: #72235

O Miguel Relvas comprou-me um apartamento em Lisboa ha' uns 16-17 anos. Lembro-me perfeitamente de ELE próprio ter mencionado que descendia do J.Relvas que esteve na varanda da Câmara Municipal de Lisboa a proclamar a República. Creio que disse ser seu bisneto, mas não tenho a certeza.
Cumprimentos a todos.
Luís K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Mt Obrigado

#73487 | carlos.abreu | 20 set 2004 14:24 | Em resposta a: #72235

Agradeço as respostas, sempre julguei que José Relvas, o ministro não tivesse deixado descendência, mas afinal. Um facto a investigar, pena nenhuma revista magazine de fim de semana não se ter dedicado ao tema.

Melhores cumprimentos

Carlos Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#99875 | palr1 | 08 set 2005 22:39 | Em resposta a: #72251

Caro José Coutinho,
Acho que ambos têm razão. José Relvas de Campos teve um filho de nome Carlos Relvas de Campos (o fotógrafo) que por sua vez teve uma filho de nome José Relvas (o proclamador da República). Se pesquizarem em pessoas por José Relvas verificarão que é dito que não teve descendentes do primeiro casamento. No entanto num programa do Prof. José Hermano Saraiva "A família Relvas" é referido o tal Carlos Relvas (o suícida). Não me lembro se este Carlos Relvas nasceu fruto de outro casamento de José Relvas.

Cordiais cumprimentos,

Paulo Relvas

Resposta

Link directo:

RE: Mt Obrigado

#99896 | loureiro | 09 set 2005 00:47 | Em resposta a: #73487

Carlos Relvas, fotógrafo, cavaleiro, cientista, etc. era pai do José Relvas que proclamou a república da varanda da Câmara de Lisboa.

Este teve um filho que se suicidou por não querer casar com quem o pai pretendia (não me recordo o nome mas creio que não era Carlos). Por não ter descendência deixou o seu património ao povo de Alpiarça.

Carlos Relvas, profundamente monárquico, cortou relações com o filho por este ser republicano, tendo-lhe entregue a legítima, em Alpiarça, deserdando-o do resto.

Carlos Relvas tinha, julgo que duas filhas, uma das quais deixou descendência e a outra morreu louca, a pedir esmola em Lisboa.

Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Mt Obrigado

#271511 | PdC | 28 fev 2011 15:27 | Em resposta a: #99896

Ex.mos Senhores,
descendo de Carlos Relvas - precisamente por sua filha acima referida (Margarida Relvas Navarro), única que deixou descendência sobreviva nos dias de hoje - e tenho alguma informação sobre a sua ascendência e descendência. Caso possa ajudar, estou ao dispor.
Descobri também, por acaso, que há pouco tempo foi dada uma conferência sobre a ascendência de José Relvas, organizada pela Casa da Comarca da Sertã. Ainda não tenho comigo os elementos dessa conferência, que ia muito mais além do meu amador conhecimento, mas espero em breve poder ir completando a árvore.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mt Obrigado

#298160 | cfeio | 24 fev 2012 15:04 | Em resposta a: #271511

Exmo. Sr. Pedro de Castro:

Estou a fazer uma investigação (que se prolonga, aliás, há alguns anos) sobre a família Relvas, mais precisamente na figura de Carlos Relvas, o fotógrafo. Como descende de Margarida Relvas Navarro, gostaria de saber se tem documentação que possa ter pertencido à mesma, nomeadamente cartas, fotografias, etc., que possa disponibilizar.


Com os melhores cumprimentos,

Cláudia Feio

Resposta

Link directo:

RE: Mt Obrigado

#298165 | J.R. | 24 fev 2012 15:47 | Em resposta a: #271511

Boa tarde confrade Pedro Castro

Aqui tem uma pequena dica , para acrescentar a sua AG .

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180591

Saudações genealógicas

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#298239 | Mário Marques | 25 fev 2012 14:57 | Em resposta a: #72235

Muito me espantaria se Miguel Relvas fosse descendente de José Relvas o da proclamação da Republica.
A sua familia, (a de José relvas) ascendentes, irmãs e descendentes da irmã está tudo muito claro nesta base de dados. E corroborando esses dados o facto de José Relvas ter legado todos os seus bens ao povo de Alpiarça, pelo facto de ter não ter ou não reconhecer nenhuma descendencia.
Na realidade e nesta base de dados figura um filho mas que, suicidando-se em vesperas do dia marcado para o seu casamento, não sobreviveu ao pai.
Por disposição testamentária de José Relvas foi destinada a casa de Alpiarça a museu, mas com a condição expressa de não ser visitavel o quarto onde o filho se suicidou
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Mt Obrigado

#298476 | PdC | 28 fev 2012 16:05 | Em resposta a: #298160

Cara Senhora,
tenho todo o gosto em ajudá-la, embora no que toca a documentação familiar pouco ou nada tenho em minha posse. tenho sim várias obras e algumas histórias familiares, podendo eventualmente ajudá-la num ou noutro pormenor, num ou outro contacto.
Posso, desde já, recomendar-lhe a pesquisa no Arquivo documental da Casa Relvas, que poderá encontrar na Casa dos Patudos, em Alpiarça, que é um museu aberto ao público. Esta casa teve como último proprietário José Relvas, filho varão de Carlos Relvas e que, julgo eu, terá ficado com a maior parte do espólio documental desta casa. Há pouco foi lançado um livro, fotobiográfico, sobre José Relvas, no mesmo constando inúmeras referências documentais.
Há também a Casa-Estúdio de Carlos relvas, hoje também aberta ao público, e na qual se tem feito um valoroso trabalho de recuperação e organização de muito do espólio fotográfico. Sobre Carlos Relvas, por ocasião de uma grande exposição que houve aqui há uns anos, foi lançado um bonito livro com muita informação.
Na família, embora já de uns parentes um pouco afastados (filhos e netos de uma prima de minha Avó Materna), mantém-se duas casas: a de Condeixa, que pertenceu aos Condes de Podentes, sogros de Carlos Relvas; e a Quinta dos Pinheiros, nos Riachos (Torres Novas), que pertenceu à filha Margarida de Carlos Relvas. Desconheço, com pena minha, o que possa existir de documentos nessas casas, mas é possível que ali descubra alguma coisa interessante.
Uma conversa interessante poderá ter também com uma das responsáveis pela Casa-Estúdio,´que tem uma tese de mestrado publicada http://www.siam2011.eu/wp-content/uploads/2011/10/Catia-Antunes-ponencia-abstract.pdf.
Estou ao seu inteiro dispor para a judar e, se quiser, colaborar activamente na investigação. É um ramo familiar que tem imenso interesse, até pelo romantismo que envolve várias das personagens. tenho muita informação genealógica também.
Aqui fica o meu contacto pedro.castro@gpcb.pt.
Os melhores cumrpimentos e até breve
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#298477 | PdC | 28 fev 2012 16:09 | Em resposta a: #298239

Caros participantes neste tópico,
queria apenas referir que o Ministro Miguel Relvas não é descendente nem de Carlos, nem de José, nem de qualquer outro membro desta família, apesar da identidade do apelido, pelo menos no ramo que se deslocou da zona da Sertã/Oleiros para a Golegã.
Conheço ou sei quem são todos os descendentes hoje vivos desta família, sendo eu próprio um deles.
Os melhores cumprimentos,
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

Caro Confrade P. Castro

#298612 | jchaves | 01 mar 2012 10:01 | Em resposta a: #271511

Meus filhos, descendem de um Primo Direito de Carlos Relvas. Era grande proprietário no Crato, Portalegre e chamava-se José Relvas Casqueiro. Tenho muito pouca informação sobre este Senhor. Será que o confrade, possui alguma?
Melhores cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Mt Obrigado

#298688 | PdC | 02 mar 2012 14:56 | Em resposta a: #298165

Caro Confrade Joaquim R.,

agradeço-lhe a indicação, apesar de já a conhecer. A Maria Clementina Relvas Navarro é minha Bisavó, mãe de minha Avó materna.

Muito obrigado, em todo o caso, e aceite os meus melhores cumprimentos,

Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Caro Confrade P. Castro

#298689 | PdC | 02 mar 2012 15:05 | Em resposta a: #298612

Caro José Sebastião Chaves,
não conhecia esse nome, mas é possível que seja filho do irmão do Pai de Carlos Relvas, José Farinha Relvas de Campos. Sei que este teve um irmão mais velho, que de cabeça penso se chamava Manuel Farinha Relvas, e que até teria sido quem o levou da zona da Sertã, de onde os Relvas são originários, para a Golegã.
No último número da revista da Associação Portuguesa de Genealogia, que se vende na livraria, tem um artigo muito interessante sobre a ascendência de José Relvas, onde se refere também este irmão do avô. Não sei se será de quem descendem seus filhos, mas tenho ideia, de facto, de ser referido que o mesmo tinha propriedades para esses lados.
Se assim for, poderemos depois trocar mais impressões.
Os melhores cumprimentos,
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#298691 | Conde | 02 mar 2012 15:19 | Em resposta a: #72235

Existe uma ligação por via dos Navarros da Lagoaça.

Resposta

Link directo:

RE: Caro Confrade P. Castro

#298693 | jchaves | 02 mar 2012 15:41 | Em resposta a: #298689

Caro Confrade P. de Castro

Muito obrigado pela sua informação.
Deste José Relvas Casqueiro, apenas tenho um artigo que saiu, numa revista de agricultura, em meados dos anos 40.
Este artigo refere breves notas genealógicas.
Tb. estou ao seu dispor, para trocar informações.
Os melhores cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Caro Confrade P. Castro

#298720 | f4b2 | 02 mar 2012 23:40 | Em resposta a: #298612

Caro José Sebastião Chaves

Tenho estas notas para si que retirei do Anuário de Portugal de 1908,cito:

-JOSÉ CARLOS RELVAS CASQUEIRO - Productor de Azeite,Fábrica de Queijos,Criador de Gado Suino,Lavrador ou Agricultor no Crato em 1908

- CARLOS AUGUSTO MATHIAS RELVAS - Fábrica de Queijos e Lavrador ou Agricultor em Flôr da Rosa(Crato),1908

- JOSÉ MATHIAS RELVAS - Lavrador ou Agricultor em Flôr da Rosa e Monte da Pedra(Crato),1908

- JOÃO MATHIAS RELVAS - Lavrador ou Agricultor em Monte da Pedra,1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Caro Confrade P. Castro

#298721 | f4b2 | 03 mar 2012 00:05 | Em resposta a: #298689

Caro Pedro de Castro

Vi este nome no Anuário de 1908,cito:

- VASCO MARTINS RELVAS - Professor no Troviscal(Sertã),1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Caro Confrade P. Castro

#298739 | jchaves | 03 mar 2012 07:38 | Em resposta a: #298720

Caro João Barroca


Muito obrigado pela contribuição.
Creio que "JOSÉ CARLOS RELVAS CASQUEIRO - Productor de Azeite,Fábrica de Queijos,Criador de Gado Suino,Lavrador ou Agricultor no Crato em 1908" era filho filho de José Relvas Casqueiro, por sua vez tb. agricultor no Crato.
Cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#298925 | PdC | 05 mar 2012 14:27 | Em resposta a: #298691

Caro Conde,
mais uma vez volto ao seu contacto por causa deste ramo, já que refere os Navarro da Lagoaça.
Margarida Relvas (filha de Carlos Relvas) casou com Alberto de Campos Navarro (médico), meus trisavós, filho de António de Campos Navarro e de Liberata de Jesus Barros (ricos negociantes no Porto, meados do séc. XIX).
Por mais que tenha tentado estabelecer ligação com outros ramos de Navarros mais conhecidos, não encontro o elo. é provável que haja ligação aos Navarros da Lagoaça e aos Campos (Vila Nova de Foz Coa) - até pela similtude dos nomes mas não descobri como. As ligações que há neste meu ramo familiar entre estas famílias, que julgo tenham na ascendência cristãos-novos, são variadas (Relvas, Campos, Navarros, Mendes, Silvas, etc).
Nas habilitações de nobreza ou para cavaleiro da OX de alguns deles apercebo-me disso mesmo, pois se refere que estão dispensados de prova da sua "limpeza de sangue".
Poderá dar-me algum dado da ascend~encia deste meu tetravô António de Campos Navarro que me tenha escapado?
Muito obrigado e até breve
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#298954 | J.R. | 05 mar 2012 18:28 | Em resposta a: #298925

Boa tarde confrade Pedro de Castro

Pesquisando a Net encontrei este Blog , onde encontro referências aos Campos e Navarros , ligados aos Andrade .

será possivelmente o elo que procura , para conjugar e unir as raizes dispersas , veja então este URL: .

http://araduca.blogspot.com/2008/01/vimaranenses-joo-de-campos-navarro-de.html

Saudações genealógicas

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Campos Navarro

#298972 | JMSA | 05 mar 2012 21:18 | Em resposta a: #298925

Boa noite,

Sem certeza absoluta acho que o seu antepassado deverá ser descendente deste casal,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=205062

no entanto o nosso Confrade Conde acho que estará em condições de confirmar.
Deste casal existe numerosa descendência da qual eu faço parte, e acho que não está completa aqui, no Geneall.

Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Campos Navarro

#298984 | J.R. | 05 mar 2012 23:54 | Em resposta a: #298972

Caros confrades boa noite

Vejam por fvr este URL: e vejam a linha ascendente deste António de Campos Henriques , em que a própria filiação

creio não estar correcta . Será mais uma das hipóteses apresentadas , mas a que o Pedro de Castro dirá algo .

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=574959

Saudações genealógicas

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Campos Navarro

#298999 | JMSA | 06 mar 2012 11:16 | Em resposta a: #298984

Pode não estar correcta mas é esta a informação que vem no livro "Navarro e Sotomaior". Não é o 1º erro detectado.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#299034 | Bernardo-Luis | 06 mar 2012 19:28 | Em resposta a: #298239

Ontem passou na RTP Memória mais um episódio do excelente programa do Prof. José Hermano Saraiva "Horizontes da Memória", dedicado precisamente a 4 gerações dos Relvas, senhores da Casa dos Patudos em Alpiarça.

Foi curioso ouvir o Professor JHS a contar algumas das histórias que aqui lera relatadas pelos Confrades.

Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Campos Navarro - Mendes Furtado da Baronesa da Silva

#300553 | PdC | 22 mar 2012 15:04 | Em resposta a: #298999

Meus Caros,
perdoem-me o ingrato silêncio e aceitem o meu agradecimento epla atenção dada às minhas questões. As respostas de JMSA e de JR estão ambas correctas. Apenas hoje me foi devolvido o vol. III, t. IV do ANP, onde, a páginas 1392, o mistério estava há muito resolvido.
Meu tetravô António de Campos Navarro, casado com Liberata de Jesus Barros (filha esta de Estanislau de Barros e de Maria Moreira sua mulher), é filho de outro António de Campos Navarro e de Leonor Rosa Maria Ferreira Henriques, o que confere com a informação de JR. Aquele é, por sua vez, filho de João de Campos Navarro de Andrade, neto materno do casal referido por JMSA Jerónimo Navarro de Andrade e Isabel Luísa de Lucena.
Aceitando as infromações que constam no Geneall, no Forum, no ANP e, pelos vistos, nos "Navarros e Sottomayor" (que ainda não confirmei), parece-me resolvido o mistério deste meu ramo familiar de raízes abraãmicas.
Já agora partilho convosco outras descobertas que fui fazendo nesta pesquisa, que também acaba por se ligar a Navarros, ainda que me pareçam ser outros.
O filho daquele primeiro António de Campos Navarro, o meu trisavô Alberto, casa com Margarida Relvas, filha do conhecido Carlos Relvas e de sua mulher Margarida (Podentes), e era bisneta, por via materna, da Baronesa da Silva (Eugénia Cândida da Fonseca) e de seu marido, que era também seu tio, João da Silva Mendes. v. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64282
Muito por este fórum se tem falado das raízes xn desta família, mas nunca havia encontrado nada de muito concreto. se seguirem agora a árvore da Baronesa da Silva poderão encontrar nova informação, que o Geneall teve a gentileza de acrescentar de acordo com as fontes que forneci.
trata-se de uma série de processos movidos pela Santa Inquisição a Francisco Mendes Furtado (Avô da Baronesa e pai de seu Marido), por sua vez ao Pai deste, João Francisco Oróbio, também chamado João Navarro, e a sua mãe Inês Gomes Furtado, faltando ainda acrescentar seus avós Mateus Oróbio e Maria Manuel Navarro (esta é irmã de Catarina Navarra, muito referida aqui no Fórum noutros tópicos). os processos, alguns em digitalizados, podem ser consultados aqui
http://portal.arquivos.pt/search?q=or%C3%B3bio.
A todos um abraço amigo
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Campos Navarro (de Andrade)

#300597 | JMSA | 22 mar 2012 23:49 | Em resposta a: #300553

Boa noite,
Efectivamente o seu antepassado João de Campos Navarro de Andrade, filho de António de Campos Lopes Henriques e de D. Violante Luísa Navarro de Andrade, vem referido na obra "Navarro e Sottomaior", 1986, pág. 100, mas não vem mencionado o casamento nem a descendência. O meu caso é igual porque sou descendente de uma irmã, Guiomar Luísa, onde também estão omissos os mesmos dados.
Esta obra, são dois volumes, tem informação muito interessante mas também tem graves erros e lacunas que já foram aqui detectados no forum em virtude de pesquisas recentes feitas em especial pelo nosso confrade Tiago Faro Pedroso.
Também lhe posso acrescentar que estes Campos Navarros de Andrade estão aparentados com todas as famílias cristãs-novas que foram nobilitadas no principio do sec. XIX, tais como os que já aqui referiu mas também os Viscondes de Vila Nova de Fozcoa, da Coriscada, Condes de Pinhel, de Lagoaça, da Trindade, Barões de Vila Seca, Sande, Inhomerim (Brasil), etc, etc...
Existe um livro, rarissímo, de José de Campos e Sousa, com o título "Notícia dos Campos", editado por volta dos anos 40, onde vem toda esta família bem estudada e detalhada. Com toda a certeza que estará lá o seu ramo tal como está o meu, até à minha bisavó. Há uns anos atrás o nosso Confrade Conde tinha um exemplar que estava disposto a vender.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#322821 | farinhote1971 | 10 fev 2013 22:00 | Em resposta a: #298925

Boa noite caro PdC,

A minha mãe descende dos Campos de V. N. de Foz Côa. Parente do 1º Barão de Vila Nova de Foz Côa.
Tinham uns primos Campos e Navarro em Lagoaça.

Quem descende mais directamente desse ramo é Filipe Pinheiro de Campos, que tem livros escritos sobre famílias de Bragança.

Ele tem bastante informação dos Navarros de Lagoaça e dos Campos, pode ser que o possa ajudar.

Cumprimentos,

Margarida Farinhote

Resposta

Link directo:

RE: Campos Navarro - Mendes Furtado da Baronesa da Silva

#322823 | farinhote1971 | 10 fev 2013 22:09 | Em resposta a: #300553

Boa noite,

A filha da Baronesa da Silva, Maria Cândida da Fonseca Mendes, casou a 18.06.1798, com o 1º Barão de V. N. de Foz Côa, Francisco António de Campos Henriques, meu antepassado.

Não tiveram filhos.

cumprimentos,

Margarida Farinhote

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#323008 | PdC | 13 fev 2013 10:45 | Em resposta a: #322821

Cara Senhora,
muito obrigado pelas v. mensagens. Como poderá ver um pouco acima, a minha busca chegou a bom termo.
os melhores cumprimentos,
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#323013 | peninha | 13 fev 2013 13:21 | Em resposta a: #323008

Caros Confrades

No tópico “Cartas de Brasão- Vol. II”, em de 10.1.2004, o Confrade José Pedro Castro enviou ao Confrade Nuno Borrego a mensagem seguinte:
“Tenho a carta de brazão de armas concedido a Francisco António da Silva Mendes, natural de Viseu, cavaleiro professo na ordem de Cristo e um dos Contratadores Gerais do Tabaco deste Reino (…) passada em 3.12.1818. Caso tenha interesse enviá-la-ei por correio electrónico.”

A qual, na mesma data, foi respondida da seguinte forma:

“Muito agradeço a notícia da posse dessa CBA, que anoto. Todavia faz parte do AHG do Visconde de Sanches de Baena e essas resolvi não transcrever na íntegra, por ser tarefa morosa, muito embora seja obra que necessita correcção, principalmente de natureza heráldica, pelas omissões que apresenta.”

No ano de 2008, no tópico cartas de brasão de armas mercê nova, em mensagem de 4 de Setembro, o Confrade José Pedro Castro referiu ao Confrade Segismundo Pinto que lhe tinha o enviado a carta de brasão de armas de Francisco António da Silva Mendes (7 páginas).

Em 2013 abri o tópico “Carta de brazão de armas de Francisco António da Silva Mendes”.

Na base de dados do Geneall, e pelas leiloeiras, este Francisco António da Silva Mendes é identificado por Francisco António da Silva Mendes da Fonseca.

Mantendo interesse em ler a carta de brazão de armas de Francisco António da Silva Mendes, muito grato ficaria ao Confrade que, querendo, me possa facultar a leitura desta.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Francisco António Mendes da Silva da Fonseca

#323016 | PdC | 13 fev 2013 13:45 | Em resposta a: #323013

Caro Senhor António Pena Monteiro,
apesar da semelhança de nomes e do parentesco que me une ao refererido Francisco António Mendes da Silva da Fonseca - meu 6.º avô - não tenho a posse de tal carta de brasão, que também me interessaria consultar.
Os melhores cumprimentos,
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco António Mendes da Silva da Fonseca

#323024 | peninha | 13 fev 2013 15:02 | Em resposta a: #323016

Caro Confrade Pedro de Castro

Muito lhe agradeço a resposta.

Quiçá ainda frequente o fórum Confrade que nos possa facultar essa leitura.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#323432 | g. teles | 18 fev 2013 23:03 | Em resposta a: #323013

Exmo. Senhor,

Na revista "Beira Alta" de 2010, pp. 193-254, encontra o artigo "Os Silva Mendes em Viseu - um Percurso Biográfico", de Vera Magalhães, que traça um interessante enquadramento histórico-genealógico desta família e apresenta algumas manifestações heráldicas da mesma, incluindo a transcrição da carta de armas passada a 3/12/1818 a Francisco António da Silva Mendes.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#323442 | peninha | 19 fev 2013 02:14 | Em resposta a: #323432

Caro João Bernardo Galvão Teles

Reconhecido, agradeço a valiosa informação.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#323508 | JoséSandeVasconcelos | 20 fev 2013 03:14 | Em resposta a: #72533

Donde Miguel Relvas (ministro) encontrando equivalência a José Relvas (tb. ministro), acha-se, por tal, descendente daquele. Não 'tá mal, não senhor.

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Relvas

#323509 | JoséSandeVasconcelos | 20 fev 2013 03:21 | Em resposta a: #323508

Faltaram-me os cumprimentos aos caros confrades. As minhas desculpas.

Resposta

Link directo:

Silva Mendes

#324914 | peninha | 07 mar 2013 16:18 | Em resposta a: #323432

Caro Confrade João Bernardo Galvão Teles,

Já tive oportunidade de ler o artigo que teve a amabilidade de me indicar. Muito interessante.

Aliás, bem mais interessante que do propriamente o teor da carta de armas, de 1818, de Francisco António da Silva Mendes, cuja relevância parece-me ser a sua passagem ainda no antigo regime.

Quiçá, melhor diria nos adventos de um novo regime…

Do Absolutismo ao Liberalismo, passando pelos capitais de Brasil e à sua aplicação no Continente, é decerto uma Família notável.

De tal sorte, que o estudo desta Família parece-me estar longe de estar esgotado.

Faço Votos para que o acesso a mais fontes impulsionem a continuação desta investigação.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Silva Mendes

#324974 | g. teles | 08 mar 2013 09:04 | Em resposta a: #324914

Caro António Pena Monteiro,

Obrigado pela sua amável mensagem e ainda bem que teve interesse a consulta do referido artigo.

Cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Silva Mendes

#325175 | PdC | 11 mar 2013 16:40 | Em resposta a: #324914

Caro Confrade,

tenho imenso interesse em consultar o tão falado artigo, mas por mais que procure não encontro a revista referida.
Pedia-lhe v. ajuda no sentido de aceder a esse ecrito.

os melhores cumprimentos,
Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen