Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#72419 | manelsp | 06 set 2004 01:11

Caros confrades,

gostaria de saber mais sobre esta familia transmontana. Alguém tem dados relativos aos séculos XVII e XVIII? obrigado

Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#99682 | manelsp | 07 set 2005 14:47 | Em resposta a: #72419

relanço o tópico. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103297 | manelsp | 18 out 2005 16:12 | Em resposta a: #99682

de novo, vamos ver se ha sorte.
muito obrigado
MSP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103302 | Cordeiro | 18 out 2005 17:17 | Em resposta a: #103297

Prezado senhor nâo vale apena andar a encher o forum com os mesmos topicos sem acrescentar nada de novo.
De onde era essa familia? Como se chamava a pessoa que procura , em que ano nasceu ,sâo estas coisas que deve responder e vera que alguem ajudara voce.
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103306 | manelsp | 18 out 2005 17:47 | Em resposta a: #103302

Caro Cordeiro
tem toda a razao. Não quis colocar mais nomes porque o que tenho é muito confuso, se não vejamos (e peço-lhe desculpas e paciÊncia para a leitura)

1- D. Rosa Maria da Fontoura Chaves, nascida em Dadim a 23 de Maio de 1752 e falecida antes de 20 de Janeiro de 1788 em Santo Estêvão, filha do Dr. Pedro António da Fontoura, e de s.m. D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, neta paterna de Domingos Gonçalves da Fontoura e de s.m. D. Maria Domingues, e materna de Domingos Alvares Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira. (Famílias Transmontanas, tomo 1, p. 375:
2-Domingos Gonçalves da Fontoura, natural de Mairos, falecido a 7 de Julho de 1705 em Dadim, casou com D. Maria Domingues, de Dadim (falecida a 17 de Julho de 1733), e tiveram entre outros filhos a
3-Pedro António da Fontoura, que nasceu em Dadim a 18 de Agosto de 1704, onde faleceu a 16 de Novembro de 1767, Bacharel em Cânones, administrador do vínculo instituído por seu irmão, casou em Santo Estêvão a 3 de Junho de 1744 com D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, natural de Santo Estêvão, aí falecida a 25 de Setembro de 1800, filha de Domingos Álvares de Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira, neta paterna de Sebastião de Chaves e de s.m. D. Maria Álvares, a qual depois de viúva se tratava por “Donna Viúva”, e neta materna de Francisco Vaz Teixeira e de s.m. D. Maria (Ana) Fernandes. Tiveram estes, entre outros filhos, a
4-D. Rosa Maria Fontoura Chaves.

outro ramo
1-Sebastião de Chaves, de Santo Estêvão, c.c. D. Maria Álvares, de Cambedo, “que no estado de viuvez se intitulava D. Viúva, seg.do usavão as Mulheres Nobres daquelle tempo”, filha de João Rodrigues e de s.m. D. Margarida Álvares. Tiveram 1 filho,
2-Domingos Álvares de Chaves, natural de Santo Estêvão e aí falecido antes de 3 de Junho de 1744, casado com D. Úrsula de Vaz Teixeira, de Curral de Vacas, filha de Francisco de Vaz Teixeira, da mesma povoação, e de sua mulher D. Maria, ou Ana, Fernandes, de Casas de Monforte, termo do concelho de Monforte do Rio Livre e hoje do de Chaves, falecida em Santo Estêvão, irmã de Isabel Vaz Teixeira, casada com António da Muimenta (ver mais abaixo). Tiveram a
3-D. Úrsula Maria Teixeira Chaves.

António da Muimenta, que deixei acima: Este, nascido em Tinhela, viveu em Oucidres, administrando aí um vínculo, além do que herda de Nª Sª do Rosário, e casou com D. Isabel de Vaz Teixeira, natural do lugar de Curral de Vacas, hoje Santo António de Monforte, irmã de D. Úrsula Vaz Teixeira, filhas ambas de Francisco Vaz Teixeira e s.m. D. Maria (Ana) Fernandes. Foram pais de
2- Manuel Álvares Teixeira, natural de Oucidres, administrador daqueles vínculos, c.c. D. Domingas da Silva, natural de Paradela de Monforte, onde viveram ambos e tiveram a
3-D. Francisca Teixeira da Silva, por morte de seu único irmão herdeira universal de seus pais.

muito confuso, mas pode ser que alguem conheça estes nomes e compreenda a confusão que isto é...
com os melhores cumprimentos

Manel S.P.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103870 | fertelde | 26 out 2005 18:24 | Em resposta a: #103306

Estimado manelsp:
Estou buscando a ascendencia de Macario Augusto Teixeira Felgueiras Leite, natural de Mogadouro, portanto pertencendo a familia transmontana. Consegue encontrar algum vinculo deste Teixeira com os Teixeiras que descreve no forum??
Agradecido desde já,
fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103871 | Cordeiro | 26 out 2005 18:40 | Em resposta a: #103870

Caro amigo eu sou de mogadouro e conheço muito bem essa familia so que recebi agora e estou de partida para o Brasil mas logo que chegue lhe enviarei o que tenho sobre essa familia que era considerada fidalga la em Mogadouro os leite e teixeira muito importantes.
Esta familia leite foi para o Brasil por volta de 1920 numca mais soube nada apenas que se radicou no rio
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103872 | fertelde | 26 out 2005 18:49 | Em resposta a: #103871

Estimado Cordeiro, muito agradeço a sua resposta e a sua disposiçao em ajudar me. Tenho uma fotocopia de um passaporte do Governo Civil do Distrito de Bragança a favor de Luiz Maria de Sousa e Almeida Leite Velho, filho de Macario Augusto Teixeira Felgueiras Leite, e efectivamente a data è de 17 de Dezembro de 1919.-
Fico ha espera de noticias suas e já agora agradeço fique com o meu mail:
fernandovelho@hotmail.com
Atenciosamente, Fernando Velho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103883 | manelsp | 26 out 2005 20:21 | Em resposta a: #103870

Caro Fertelde
vejo que o Confrade Cordeiro já lhe soube indicar algumas pistas, o que me alegra já que infelizmente não sei dizer-lhe mais nada...
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#103941 | fertelde | 27 out 2005 10:20 | Em resposta a: #103883

Estimado Manuel Sarmento:

De qualquer modo agradeço a sua mensagem

Cumprimentos, Fernando Velho

Resposta

Link directo:

Júlio Teixeira

#103969 | Lourval | 27 out 2005 15:47 | Em resposta a: #103306

Caros confrades e em especial o Manel S.P.
Estou procurando pelo meu trisavô Júlio Teixeira. Ele era filho de José Teixeira e Cândida Luiza. Ha indícios que ele pudesse ser de Trás-os-Montes. O primeiro filho dele já nasceu aqui no Brasil em 1887. Acho que ele deve ter nascido em 1860 mais ou menos. Era casado com Ana Luiza Esteves.
Tu mencionaste este livro ´Famílias Trasmontanas´......será que tu não poderias dar uma olha e verificar se encontras este Júlio Teixeira para mim?
Agradeço antecipadamente. Qualquer coisa do Brasil em que eu puder ajudá-lo...disponha.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#103971 | manelsp | 27 out 2005 16:01 | Em resposta a: #103969

Estimado Lourval

não sei como ajudá-lo assim sem mais informações. No livro "Familias Transmontanas" é dado especial destaque aos vários Ramos dos Morais Transmontanos, sobretudo os Morais Castro, Moraes Sarmento, Sarmento Campilho, entre outras. De teixeira tem pouca informação, já que é um apelido muito comum, mas se pudesse ao menos localizar o concelho já seria uma grande ajuda. Além do mais, a obra em questão, embora seja única, tem um falho terrivel que é a flata de um índice onomástico, pelo que a pesquisa das pessoas tem de ser feita página por página nos dois volumes, a nao ser que tenha alguma pista de parentescos ou localizações geográficas, pois desse modo reduz a busca pagina por pagina a um capítulo particular.
Sem mais de momento, ao seu dispor
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Teixeira

#111828 | manelsp | 11 fev 2006 14:11 | Em resposta a: #103971

Relanço o tópico. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de freixo de Espada à Cinta.

#114128 | R.Miguel Nunes | 14 mar 2006 22:32 | Em resposta a: #103971

Caro Confrade,

Há noticia alguma destes Teixeira?

Atenciosamente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de freixo de Espada à Cinta.

#114153 | manelsp | 15 mar 2006 01:06 | Em resposta a: #114128

Caro R. Miguel Nunes
Confesso que de Freixo não conheço nenhuns Teixeiras, e mesmo sobre aqueles que aqui tratei sei o que vem no livro citado. Calculo que já tenha percorrido as memórias do Abade do Baçal, e não sei muito mais que lhe dizer. De momento ando numas pesquisas transfronteiriças, pelo que não pude atacar nesta frente. Se eu o puder ajudar em Algo, estou ao seu dispor
com os melhores cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de freixo de Espada à Cinta.

#114237 | R.Miguel Nunes | 15 mar 2006 21:15 | Em resposta a: #114153

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Agradeço a sua atenção, retribuindo a disponibilidade dentro das minhas limitações de "noviço" nestas arte da genealogia.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de freixo de Espada à Cinta.

#138519 | manelsp | 29 dez 2006 15:51 | Em resposta a: #114153

Relanço o tópico
obrigado
ManelSP

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de freixo de Espada à Cinta.

#168235 | manelsp | 23 set 2007 14:59 | Em resposta a: #138519

Vamos lá ver se mais alguém sabe alguma coisa...
com os melhores cumprimentos
MSP

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de freixo de Espada à Cinta.

#209006 | manelsp | 23 set 2008 10:50 | Em resposta a: #114237

Caro R. Miguel Nunes
como está? Alguma novidade nas suas investigações?
Com os melhores cumprimentos
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#243238 | Nelita | 01 nov 2009 12:42 | Em resposta a: #72419

Caro Manuel Pizarro:


Francisco de Morais (Sarmento), de Outeiro, casado com Francisca da Fonseca, filha de Francisco de Sá Ferreira, e de Brites Pereira Pinto, esta de João Pinto da Fonseca, têm uma filha Maria de Morais, que casa com Jorge de Lemos, natural de Espinhosa do Douro, filho de Gaspar Vaz Teixeira e de Antónia Rosa de Lemos, neto paterno de Gaspar Vaz Teixeira e de Branca Gomes.
in Felgueiras Gaio.

Se souber mais sobre estes Lemos, de Espinhosa do Douro, agradeço ajuda

Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#323570 | adriano machado | 20 fev 2013 23:04 | Em resposta a: #103306

Minha avó Alcina Maria de Barros nascida em Mairos era filha de Eduardo Joaquim Sousa Barros e Helena dos Santos Vaz.
Acredito que há algum parestesco.

Abs

Adriano Machado

Resposta

Link directo:

Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#374982 | raphaelvazteixeira | 07 nov 2016 02:49 | Em resposta a: #72419

BBoa noite! Como esta? Sou um legítimo descendente da família Vaz Teixeira de Trás os Montes. Me chamos Raphael Vaz Teixeira, filho de Antonio Vaz Teixeira Neto, bisneto de Antonio Vaz Teixeira.

Vi, em uma publicação em um fórum antigo, seu interesse no paradeiro da família. Posso garantir qre uma parte da qual procura vive hoje na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Por que o interesse na família?

Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#382889 | monica vaz | 17 jul 2017 03:59 | Em resposta a: #374982

Ol'a Raphael. Lembra de mim? sua prima Monica Vaz. Entrei em contato com você a algum tempo atras para saber do local de nascimento de nossos parentes portugueses. Achou algo? Preciso saber de onde s~ao para pedir a certidão de nascimento de meu avô JOAO MARIA VAZ, primo de seu avô ANTONIO VAZ TEIXEIRA. Eles vieram juntos e trabalhavam juntos em Nova iguaçu. Meu pai ainda está vivo e lembra bem de ter ido várias vezes na casa de nova iguaçu, aquela que tinha elevador. Depois que minha avó, encontrou a cobra mamando em seu mamilo no lugar de seu filho, não quis mais morar lá e vieram para o Estácio. Enfim. Preciso muito saber qual o local de nascimento de nossas famílias. Aguardo muito sua ligação .981417640

Resposta

Link directo:

Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#382890 | monica vaz | 17 jul 2017 04:05 | Em resposta a: #72419

Meu avô JOAO MARIA VAZ, filho de JOAO PEDRO VAZ e ANGELINA ROSA , nasceu em Portugal em 25/04/1880. Estou a procura do local de nascimento. Alguém pode me ajudar?
Veio para o Brasil junto com seu primo ANTONIO VAZ TEIXEIRA e aqui se casou com minha avó GUILHERMINA DE JESUS, filha de JOAO VASSA e MARIA ANNA ESTEVES, nascida em 13/05/1889
Já se conheciam em Portugal, portanto devem ser de trás os montes. Preciso muito saber a freguesia e concelho para tentar adquirir a certidão de nascimento deles. Alguém pode me ajudar?
Moro no Brasil rio de janeiro 5521981417640

Resposta

Link directo:

Familia Vaz Teixeira, de Trás-os-Montes

#413711 | Miranda 1 | 07 abr 2019 09:29 | Em resposta a: #382890

Procure Tourem Montalegre, há muitas famílias nessa freguesia e Aldeias vizinhas!

cumprimentos

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 05:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen