Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72468 | victorferreira | 06 set 2004 15:49

Caros confrades,

Procuro há anos elementos sobre um meu sétimo avô:

- Jacinto CORRÊA MONTES DE BULHÕES E MENEZES, morador (não sei se natural) em Casal Sandinho, Alcafache (Mangualde), casado antes de 1680 com D.Isabel Maria Francisca, como consta no registo de baptismo de um seu filho, José Corrêa Montez de Bulhões e Menezes (* ou b. em 15/04/1692), meu sexto avô. Não encontro mais dados nos paroquiais de Alcafache.

É no ntanto muito provável que Jacinto possa ser de Viseu (ou com gente de Viseu aparentado), onde havia por essa época um núcleo de Correia de Bulhões e de Montezes (vide PL). Um aspecto que ainda não clarifiquei é de onde vem o "MENEZES" ao nome de família. Naquela época, muito provavelmente de um ascendente feminino. Mas nenhum dado concreto: só conjecturas ...

Algum confrade já dedicou parte da sua pesquisa a grupos MENEZES de alguma forma relacionados com essa zona do país, ou terá "topado" com ramos colaterais que possam trazer luz sobre este núcleo de ascendentes?

Como nformação adicional, outros filhos do casal Jacinto oo Isabel:
- Manoel 09.06.1680 C. Sandinho;
- Maria 16.11.1683 idem;
- Domingos cc Maria da Costa em C. Sand. 27.10.1717
- Brás cc Ines Pais em C. Sand. 10.10.1719

Os melhores cumprimentos
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72519 | silvestre | 06 set 2004 23:13 | Em resposta a: #72468

Não sei se haverá alguma relação com estes Menezes da Casa de S.Miguel, onde se desenrola a trama de "Amor de Perdição". http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=57860

Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72524 | victorferreira | 06 set 2004 23:51 | Em resposta a: #72519

Sanctus sanctorum: esta zona do Genea não me está acessível.
"Dommage"...

O pior é que não fiz os meus estudos básicos em Portugal e (vergonha das vergonhas) ... nunca li o Amor de Perdição. Pior ainda: sou um leitor inveterado mas, não sei porquê, nunca me "puxou" para ler Camilo ... De modo que não sei nem bem nem mal a trama do AP.
De qualquer maneira, agradeço a sugestão. Vamos lá arranjar uma forcinha para ler o AP, mesmo que em diagonal. Valerá mesmo a pena sob o ponto de vista da pesquisa genealógica?...
Cumprimentos
Victor

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72540 | silvestre | 07 set 2004 07:59 | Em resposta a: #72468

E agora?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=57860
O "Amor de Perdição" tem referências genealógicas à família de Camilo Castelo Branco no 1º Capítulo, bem como uma descrição da nobreza de Vila Real no sec XIX. As pessoas referidas vêm na árvore do autor, neste site. Porém, os descendentes da casa de S. Miguel, que conheço, dizem que a história da novela é falsa... A "Teresa" morreu sem descendência.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72554 | victorferreira | 07 set 2004 11:51 | Em resposta a: #72540

Pois é.
Já andei a folhear o AP ontem antes de dormir (não li mas, como não podia deixar de ser, tenho em casa ...).
De facto os Meneses mais antigos, quer os referidos no AP quer os indicados pelo site que me fez o favor de transcrever, já são um pouco posteriores à "janela" temporal (e talvez geográfica) que procuro e a sua história no site pára ou cedo ou longe de Viseu (das Beiras). É claro que as pessoas são móveis e casam longe, mas é como se vê: nenhuma ligação aparente.
É mesmo curioso que alguns nomes apareçam como Pilatos no Credo, aparentemente caídos do céu aos trambolhões. É claro, sabe-se que isso era mesmo assim, que os nomes "flutuavam" entre algumas opções à escolha, às vezes mesmo dos padrinhos ou de alguém que se queria de alguma homenagear por ligações familiares ou por outra razão qualquer. Não sei se é esse o caso do Meneses do Camilo, mas poderá ser o do meu enésimoavô Jacinto. Até ver.
Já fiz uma pesquisa (a que me está acessível ...) à base do Genea nos nomes Meneses/zes femininos entre 1550 e 1650, e não encontrei ligações nem a Viseu nem aos meus Correias, Bulhões, Montezes ou qualquer coisa que permita ponderar um ligação. Dommage outra vez ...
A não ser que alguma coisa me tenha escapado, continuarei a depender da boa vontade de alguém que já tenha pesquisado o assunto e/ou da existência de algum dado "aberto" mas ainda desconhecido para mim.
Como diriam os meus amigos do Alentejo: a luta continua, a vitória é praticamente certa (com a devida ressalva: a expressão é forte e boa e ninguém é "dono" dela...)
Grato pela atenção.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72588 | silvestre | 07 set 2004 19:17 | Em resposta a: #72468

Caro Vítor
Quem talvez possa ajudá-lo é o Dr. Abranches Soveral. Se procurar pelo nome num motor de busca encontra-lo-á.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72596 | Vasco Jácome | 07 set 2004 21:20 | Em resposta a: #72468

Caro Vítor Ferreira

Realmente julgo bom o conselho dado por Vera de contactar o Dr. Manuel Abranches Soveral. Até porque nas suas “Ascendências Visienses” recentemente publicadas, no Vol. I, pg. 451 é referido o casamento de Helena Correia do Amaral (filha de António Correia de Bulhões) com Jorge Montez da Fonseca. Infelizmente também não consigo ver donde vem o Meneses, mas ao casal citado é dado (embora hipotético) um neto de nome Estêvão da Cunha e Menezes. Qual a filiação desse Jacinto Correia Bulhões?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72631 | victorferreira | 08 set 2004 11:49 | Em resposta a: #72596

Caro Vasco Jácome,
(desde já, grato pela atenção que dispensa a este tópico)

Este núcleo é de facto mais resistente do que eu pensava.

Jacinto Correia Montez de Bulhões e Menezes (e a sua esposa) é, nesta linha, a mais antiga referência que pude descobrir, no registo de baptismo dos seus filhos um dos quais José (ADV Paroquiais Alcafache nº 3 cx 2 p18), meu sexto avô. Ainda não descobri nenhum Jacinto baptizado à volta de 1660 +- qqcoisa, uma vez que o primeiro filho é de 08/06/1680.

O casamento de Jorge e Helena vem na Pedatura, bem como os seus pais e os seus avós maternos, nos “Montezes de Viseu” e “Correia de Bulhões”. Os filhos deste casal são:
-Paulo Montez da Fonseca, primogénito, “letrado”, e casado com Dionízia, filha de António de Figueiredo (provavelmente A.F. “de Morais”, ainda seu aparentado pelo lado de sua mãe);
-Miguel da Fonseca (clérigo);
-João Correa de Bulhões, provavelmente (a confirmar) o que vem citado na base do Genea como Juiz dos Órfãos de Viseu, o mesmo cargo que possuiu António Correia de Bulhões/Bulhõens (seu avô?);
-Lourença da Fonseca;
-Izabel Montez.

Até aqui ainda não aparecem os Menezes.

Jacinto será (provavelmente) descendente de um desses filhos de Jorge e Helena ou de mais que um, uma vez que se situam na virada do século, Jacinto é de meados do séc. e casamentos entre os seus descendentes são possíveis. Jacinto também pode ser descendente de irmãos de Jorge. Houve cinco: dois clérigos, uma morreu solteira, Baltazar da Costa e Izabel Montez, também citados na Pedatura, e também sem qualquer referência por mim conhecida que lhes dê seguimento.

Mas é a primeira vez que ouço (que leio) sobre Estêvão da Cunha e Menezes!! Mesmo hipotético, já é qualquer coisa. Agora sim parece haver uma candeia.

Se mas quizer conceder, aceito sugestões:

- a Bibl. Nacional não tem (ainda?) a obra. Conhece alguma biblioteca pública que já a possua? É que não me sinto à vontade para perguntar qualquer coisa a M.A.S. sem ter esgotado as possibilidades de pesquisa individual.
e/ou
- como também não parecerá muito bem criar um tópico “M.A.S.: socorro!” ou “S.O.S. - M.A.S.” para lhe chamar a atenção, pergunto: como chegar ao M. Abranches de Soveral? Os sites encontrados nos motores de busca ou não estão activos ou os que está, demora tanto tempo a carregar que bloqueia.

Melhores cumprimentos,
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72648 | miglopes | 08 set 2004 15:33 | Em resposta a: #72631

Caro Vistor Ferreira:
Permita-me que lhe indique o mail que se encontra no site do Dr. Manuel Abranches de Soveral, o que só faço porque o mesmo é do domínio público e apenas para ultrapassar os bloqueios da net.

Então será - soveral arroba netcabo ponto pêtê.

Cumprimentos
Miguel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72649 | victorferreira | 08 set 2004 15:42 | Em resposta a: #72648

Muito grato.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72684 | Vasco Jácome | 08 set 2004 21:17 | Em resposta a: #72631

Caro Vítor Ferreira

Também não sei se a obra já está nas bibliotecas. Se quiser comprar, já está na Livraria do Genea.

Quanto ao contacto com o Dr. Manuel Abranches Soveral, sugiro o e-mail que já lhe foi indicado e que também está no site respectivo. Este é fácil de encontrar, pois basta colocar este nome num motor de busca. Como deve saber, é contra as regras indicar aqui outros sites. Costuma “abrir” bem, por isso vá tentando. Devia estar num dia não :)

O João Correia de Bulhões, é efectivamente o que está aqui na base c. c. Bárbara Almeida e de facto já o seu avô António Correia de Bulhões era juiz e escrivão dos órfãos de Viseu em 1591.

Quanto à hipótese de Jacinto ser descendente de um dos irmãos de Jorge Montez da Fonseca, donde lhe viria o Correia?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72685 | silvestre | 08 set 2004 21:27 | Em resposta a: #72649

Caro Víctor
Se entretanto não conseguiu chegar ao site, escreva que eu envio:
juzarte @ iol . pt
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72691 | victorferreira | 08 set 2004 22:15 | Em resposta a: #72684

Caro Vasco Jácome,

Há quase meio século entre Jorge e os seus irmãos, e Jacinto.
Como referi nos meus comentários, descendentes de Jorge (que usam Correia e Bulhões) podem ter-se unido a descendentes dos seus irmãos (que levariam Montez). Ainda poderiam estar envolvidos outros descendentes de António Correia de Bulhões, se não os tiverem impedido idas para o Brasil uns (Gabriel, António e Inocêncio) e a adesão à vida religiosa outros (Jerónimo e Jerónima). Ficamos apenas com filhos de Helena, que é o que temos nessa fonte conhecida.

Fico muito grato por essa confirmação do João C.B. do Genea ser o filho de Jorge. Estava à espera dela há tempos. Pena não constarem referências aos seus descendentes. Aproveitando a oportunidade, onde a conseguiu?

Pergunto-me: porquê não está estabelecida essa ligação na Base? Os dados constantes na Pedatura serão tão pouco fiáveis que não se admitirá apenas com base neles uma inclusão de pessoas e de parentescos na Base?

Obrigado pelas sugestões.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72693 | victorferreira | 08 set 2004 22:29 | Em resposta a: #72685

Muito grato.
Vou tentar e logo vejo se preciso.
Melhores cumprimentos
VictorFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72718 | victorferreira | 09 set 2004 10:33 | Em resposta a: #72588

Bom dia,
Aproveito este bocadinho de tempo para muito lhe agradecer mais uma vez a sugestão e a ajuda. Deu frutos.
Ontem pude fazer chegar até M.A.S. as questões referentes a esta linha, e a resposta veio hoje pela manhã, com a amabilidade que se conhece do ilustre confrade.
Muita luz nova e muitas dúvidas e novas pistas de pesquisa também: o cocktail preferido de quem gosta de investigar.
"Bem haja".
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72719 | victorferreira | 09 set 2004 10:36 | Em resposta a: #72648

Caro Miguel Lopes,
Aproveito este bocadinho de tempo para muito lhe agradecer mais uma vez a ajuda. Deu frutos.
Ontem pude fazer chegar até M.A.S. as questões referentes a esta linha, e a resposta veio hoje pela manhã, com a amabilidade que se conhece do ilustre confrade.
Muita luz nova e muitas dúvidas e novas pistas de pesquisa também: o cocktail preferido de quem gosta de investigar.
"Bem haja".
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72762 | miglopes | 09 set 2004 19:01 | Em resposta a: #72719

Caro Victor Ferreira,

A pouca ajuda que lhe possa prestar, como é natural, não carece de qualquer agradecimento da sua parte, de qualquer modo, retribuo um grande "disponha sempre"!
Porque nestas lides ,"nunca se sabe", e como anda à procura pelos costados beirões , deixo-lhe algumas referência que pesquiso no distrito de Viseu:

- Correia de Figueiredo, da freguesia de S. Cipriano, Viseu;
- Madeira de Abreu, de Vilar de Besteiros, Tondela;
- Bandeira de Mello, de Torredeita, Viseu.

Ao seu dispor,
Miguel Lopes de Figueiredo

P.S.
Por acaso, o caro amigo não é arquitecto e de Coimbra?
Penso que tal me foi sugerido por alguma mensagem que li em outros tópicos.
Se assim fôr, penso que já sejamos caras conhecidas!

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72770 | victorferreira | 09 set 2004 20:04 | Em resposta a: #72762

Caro Miguel,

Nem arquitecto, nem de Coimbra.
Engenheiro e, por obra do acaso, nascido no Rio de Janeiro (não se escolhe onde se nasce ...). Mas português e beirão de Viseu dos quatro costados, de origens e atitude, e estima pela terra, e de sangue até onde a minha mirada genealógica alcança.

Se não éramos conhecidos, passamos a sê-lo.
Ficam registados os seus temas. Se topar com eles, não deixarei de lhos referir.
Cumprimentos
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72774 | Vasco Jácome | 09 set 2004 21:29 | Em resposta a: #72691

Caro Vítor Ferreira

Verifiquei que o João Correia de Bulhões que está na base é dos que estamos a falar através da genealogia da sua mulher Bárbara Almeida, que é coincidente com a que está nas “Ascendências”, vol. pg-84.
Aliás, procurando nos costados desta Bárbara, acaba por chegar a D. João Afonso Telo de Menezes, 1º conde de Viana do Alentejo. Pode estar aqui a explicação do seu Meneses. Pode parecer um bocado rebuscado por ser remota, mas, pela ideia que tenho, no séc. XVII seria prática perfeitamente admissível ir “ressuscitar” apelidos de há várias gerações atrás. Isto no caso de Jacinto ser descendente deste João e Bárbara. Infelizmente, nem nas “Ascendências”, nem no Gayo constam filhos deste casal.

Quanto ao facto da ascendência de João Correia de Bulhões não estar na Base, não posso responder por isso, mas avanço palpite: se reparar quem está aqui entroncado é a m.er Bárbara, pois está no Gayo (a fonte referida) no ttº de Almeidas. Ora, julgo que a equipa do GP tem vindo a introduzir este Nobiliário precisamente por ordem alfabética e daí já estarem os Almeidas. Além disso, nesse ttº de Almeidas do Gayo, nada mais é dito sobre João C. B., logo…
A não existência de referência ou transposição da Pedatura nada terá a ver com a sua eventual falta de qualidade mas com critérios e prioridades seguidas pelo GP. Embora, note-se, Alão também comete bastantes gafes, como se vê pelas várias correcções introduzidas por M.A.S. nas “Ascendências”.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Menezes/Meneses de Viseu: séc. XVI-XVII

#72783 | victorferreira | 09 set 2004 23:14 | Em resposta a: #72774

Caro Vasco Jácome,

A hipótese da "ressurreição" é perfeitamente plausível, embora haja ainda umas pontas a cozer. A ragra da ordem alfabética é o que é, paciência. Para mim era óptimo nas chamadas a exame: era sempre o último ... Para receber as prendas era um tormento ...
O M.A.S. juntou alguns comentários muito na linha dos seus.
Ao fim e ao cabo, "back to basics": partir pedra no ADV. Rever os paroquiais à procura de padrinhos, testemunhas, outros filhos; espiolhar os livros do Cabido à procura de doações, prazos, rendas. Sobre estes últimos felizmente houve uma boa alma que andou a inventariar os registos por titulares. Menos mau.

A ambos agradeço. E se eu precisar, sei que estarão aí para nos ajudar. A reciprocidade é total, embora achegas de amador nem sempre tenham a qualidade pretendida.
Cumprimentos
VictorF

Resposta

Link directo:

Escouras, Torredeita

#96197 | victorferreira | 18 jul 2005 20:05 | Em resposta a: #72762

Caro Confrade,
Há que tempos! Espero que o seu hobby continue a lhe estar a gratificar de feição.
O que me traz a si é ter 'descoberto' um grupo que está ligado às Escouras e a Farminhão. Trata-se de Guiomar de Almeida (de Vasconcelos), das Escouras, Torredeita, cc Constantino Moreira de Castelo Branco, sobrinho do Desembargador do Paço Lourenço Coelho Leitão.
Dele não sei mais nada. Dela, que era filha de João de Almeida e Maria Leitão (também sei os avós: estão no Genea, se não estou em êrro).
Uma filha de Guiomar, Bárbara de Almeida, casa com João Correia de Bulhões, Juiz dos Órfãos de Viseu.
Provavelmente moravam em Viseu, onde JCB e BA têm sepultura na Sé (e mais os seus filhos).
Tiveram pelo menos dois: António Correia que não quis ser Juiz dos Órfãos, foi para a vida religiosa e renunciou no seu irmão, João Correia, e nos seus sobrinhos, por Alvará de renúncia datado de 27/05/1702.
Terá o confrade notícia desta gente a aparecer nos registos dessas paragens de Torredeita?
Melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Escouras, Torredeita

#124673 | miglopes | 10 ago 2006 20:03 | Em resposta a: #96197

Caro Victor
Estou afastado deste "vicio" da genealogia por razões de incompatibilidade profissional, no entanto à dias tropecei com uma informação interessante que respeita à forma como João Correia Bulhoes chegou a Juiz dos Orfãos.
Segue o resuno presente em TTONLINE.

CódigoReferência - PT-TT-RGM/14/368354
Título - Helena Correia do Amaral
Datas - 10/10/1646
NívelDescrição - Documento Simples
CódigoReferAlternCota - Registo Geral de Mercês, Vários Reis, liv.1, fl.255
ÂmbitoConteúdo - Alvará. Juiz dos Órfãos da cidade de Viseu, para filho ou filha, para quem ela casar.
EntidadeDetentora - IANTT

Com os melhores cumprimentos
Miguel Lopes Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Escouras, Torredeita

#124729 | victorferreira | 11 ago 2006 23:02 | Em resposta a: #124673

Caro Miguel,
Obrigado pelo interesse.
Conheço bem o documento. Helena já tinha herdado o Ofício de seu pai e terá sido essa a 'pièce de résistence' do seu dote de casamento com Jorge Montez da Fonseca, pai de João.
Entretanto continuo interessado no registo de Bárbara. João nasceu em 1622 e casou-se muito tarde (depis de 1670), pelo que Bárbara poderia ser bem mais jovem. Teria nascido entre 1650 e 60. Se encontrar qualquer coisa nos registos de Torredeita, agradecia a indicação do livro.
Quanto à escassez de tempo para dedicar ao 'vício', é mal geral. Como as alergias.
Cordiais cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Escouras, Torredeita

#124845 | miglopes | 14 ago 2006 09:25 | Em resposta a: #124729

Caro Victor

Vou entrar em merecido descanso na próxima quinzena e pretendo gozar alguns dias em Viseu e aproveitar para ir ao ADViseu. Vou concerteza rever os registos de Torredeita.
Se houver novidades, depois dou nota delas.

Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 18:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen