Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Bibliografia | Pessoas | Cargos | Regiões

Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72639 | GML | 08 set 2004 13:19

Ao consultar o livro Brasões e Casas Brasonadas do Douro, de Correia de Azevedo (Lamego, 1974), constatei que existe um erro na identificação do brasão da página 120. De facto, as armas do primeiro quartel são descritas como Sousas (o que não se percebe, já que na fotografia se vê nitidamente um leão), mas não são mais do que as armas de Leões.

Este brasão é sem duvida a ilustração daquele que consta na CBA passada em 1806 a José Pinto Leão de Carvalho Pereira, Cavaleiro Professo na Ordem de Santiago e Sargento-mor reformado de um Regimento de Milícias de Lamego, natural, como seus antepassados, do lugar da Torre, freguesia de Penajóia.

Fica a correcção para aqueles (muitos) que gostam de encher os seus livros com pequenas erratas!

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72652 | cp | 08 set 2004 16:09 | Em resposta a: #72639

Muito agradecia que me informasse onde posso consultar ou adquirir o referido livro " Brasões e casas brasonadas do Douro ".
Antecipadamente grato
cp

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72656 | GML | 08 set 2004 16:15 | Em resposta a: #72652

Sinceramente não sei onde se pode adquirir. Herdei o livro do meu pai, que já o tinha há muito tempo.

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72658 | cp | 08 set 2004 16:25 | Em resposta a: #72656

Já que estamos práticamente on-line, pedia-lhe o favor de me informar se no referido livro há alguma referência ás seguintes casas:
- Casa grande de Porto Rei em Fontoura, Resende
- Casa do Ribeiro em S.Lourenço do Douro
- Casa da Torre em Anreade, Resende
Obrigado
cp

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72660 | GML | 08 set 2004 16:33 | Em resposta a: #72658

Num folhear rápido, nada encontrei sobre essas Casas. Estou neste momento a trabalhar, pelo que não posso perder muito tempo a procurar com mais atenção.
GML

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72661 | vbriteiros | 08 set 2004 17:06 | Em resposta a: #72639

Caro Gui Maia de Loureiro.
Tenho o livro e já emendei a errata. Um livro com uma matéria muito interessante, mas mal coordenada, mal apresentada e com erros. Julgo que foi escrito somente com dados "de memória". Assim a consulta por vezes é confusa!
Cumprimentos e obrigado pela correcção citada.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72662 | vbriteiros | 08 set 2004 17:10 | Em resposta a: #72652

O livro foi composto e impresso na Gráfica de Lamego em 1974 e previa um segundo volume, que ainda não encontrei nas livrarias. Este exemplar recebi-o como oferta , não sabendo como foi adquirido.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72663 | vbriteiros | 08 set 2004 17:17 | Em resposta a: #72639

Caro Gui Maia de Loureiro.
Aproveite para apreciar a fotografia da página 42 , no que respeita ao timbre das armas. Sem comentários. Pedi a um amigo da região uma fotografia a cores e ainda é pior!!! Qual seria a intenção ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72666 | GML | 08 set 2004 17:44 | Em resposta a: #72663

Caro Vasco Briteiros,

De facto, a fotografia está má, mas não nos esqueçamos que se trata de um livro de heráldica publicado em 1974, sabe-se lá com que meios! O livro no geral tem-me sido muito útil, principalmente no que diz respeito às casas e armas de Lamego.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72674 | aburma | 08 set 2004 19:15 | Em resposta a: #72662

Ó Vasco!

Vê-me lá se consta do livro a Casa do Poço em Lamego. É que actualmente está em obras e não se pode tirar foto de jeito!

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72678 | magalp | 08 set 2004 20:10 | Em resposta a: #72663

Vasco

Essas armas da dita pág. 42, em CBD (creio que Teixeira Leite), foram já muito discutidas por causa daquele ornamento sobre o elmo, em jeito de dossel. Parece que não é de facto timbre. De todo o modo é muito visitado e os eruditos encontram as mais variadas explicações para aquelas gravações “eventualmente chocantes”! Mas não é caso único. A célebre capela de S. Braz dos primos Teixeira Coelho tem também umas cornijas (ainda mais “obscenas”) que poderão ferir susceptibilidades várias e a moralidade pública! E há mais exemplos no género por esse Portugal fora. Mas nunca ouvi ou li uma explicação que me convencesse.

Quanto à Casa do Poço, como bem sabes, refere a pedras d’armas mais antiga que está no Museu com as cabrinhas de Joana Cabral, e as últimas, já de “pompa e circunstancia” na frontaria, onde as armas Rebelo e Carvalho tomam a primazia às de Portugal…
Não encontro grande interesse na arquitectura da casa sucessivamente transformada (ou estragada…) ao longo dos anos. As duas janelas pegadas, a nascente, são interessantes pelos trezentos e tal anos que separa o rasgo e bela decoração das mesmas.
A melhor fotografia que conheço da casa foi feita pelo Gonçalo Vasconcellos e Sousa e vem publicada naquele seu livro de joalharia antiga portuguesa (caríssimo!), cujo título não me lembro agora.

Abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72680 | vbriteiros | 08 set 2004 20:18 | Em resposta a: #72666

Caro Gui Maia de Loureiro.
Este caso nada tem a vêr com a qualidade do livro ou da foto,
mas sim um pedra de armas com um timbre (?) constituido por uns meninos em situações impróprias. Veja o pormenor. Julgo que deve haver uma "estória" sobre isto. Onde?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72681 | vbriteiros | 08 set 2004 20:32 | Em resposta a: #72674

Alexandre
Tem duas fotos, uma da pedra de armas existente na casa ( o autor lê: Rebelos, Carvalhos, as armas de Portugal, Pintos) e duas existentes no Museu ( Carvalhos, Teixeiras, Cabrais, Pintos ) . Acrescenta que existe ainda no portão de ferro da entrada uma outra , que difere da do edifício pelo facto de ter nas armas de Rebelo as três flores de lis, que a da frontaria não tem.
Este livro cita algumas gerações actuais da Cas do Poço.
Se queres uma foto melhor , talvez no livro das pratas do Douro.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72682 | vbriteiros | 08 set 2004 20:44 | Em resposta a: #72678

Manel
Mas eu tenho esse livro da joalharia. Vou procurar. Parece que vem lá tambem o teu "Visconde". Queres ler o livro?
Quanto aos meninos afazer asneiras, já falámos nisso , mas lembro que seria interessante encontrar alguém que nos contasse uma "lenda" sobre eles e elas! Aquilo deve ser uma dança!
Um abração
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72686 | tfp | 08 set 2004 21:27 | Em resposta a: #72681

Caro Vasco Briteiros,

Saberá dizer-me se no mencionado livro aparece alguma casa respeitante à freguesia de Souselo, concelho de Cinfães ?

O Alberto Pimentel num dos seus livros menciona uma casa/quinta em Souselo que tinha sido dos seus maiores, mesmo em frente ao convento de Alpendurada (?). Confesso que não conheço minimamente essa região para tirar qualquer ilação.

Agradeço antecipadamente a sua atenção

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72687 | tfp | 08 set 2004 21:32 | Em resposta a: #72681

Caro Vasco Briteiros,

Saberá dizer-me se no mencionado livro aparece alguma casa respeitante à freguesia de Souselo, concelho de Cinfães ?

O Alberto Pimentel num dos seus livros menciona uma casa/quinta em Souselo que tinha sido dos seus maiores, mesmo em frente ao convento de Alpendurada (?). Confesso que não conheço minimamente essa região para tirar qualquer ilação.

Agradeço antecipadamente a sua atenção

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72696 | vbriteiros | 08 set 2004 23:04 | Em resposta a: #72687

Caro Tiago
O concelho de Cinfães não é abrangido por este livro.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72706 | GML | 09 set 2004 00:32 | Em resposta a: #72680

Caro Vasco Briteiros,

Por engano, olhei para a página 43 cuja fotografia tem o timbre parcialmente cortado; daí a confusão. Quanto aos "meninos", não tenho qualquer explicação! Mas será que o dono da casa era emigrante? :-D

Cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72707 | Ricardo de Oliveira | 09 set 2004 00:37 | Em resposta a: #72658

Caro colega

A casa do Ribeiro em São Lourenço do Douro foi criada por quem ? Seria algum Ribeiro ? Qual a data ?

Obrigado

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72743 | aburma | 09 set 2004 14:51 | Em resposta a: #72681

Vasco,

Obrigado pelas achegas. Acaso tens o "livro das pratas do Douro"? Em caso afirmativo, muito te agradecia um "scanning".

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#72744 | tfp | 09 set 2004 15:06 | Em resposta a: #72696

Caro Vasco Briteiros,

Muito obrigado de qualquer forma.

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

Souselo

#72745 | aburma | 09 set 2004 15:08 | Em resposta a: #72686

Caro Tiago,

Souselo pertencia ao antigo concelho de Sanfins da Beira, concelho esse que, quando foi integrado no de Cinfães (em 1855) constava ainda das freguesias de Santiago de Piães, Tarouquela, Espadanedo, Fornelos, Moimenta, Travanca e Nespereira.

Se me der o nome da casa pode ser que eu o possa ajudar, pois disponho de uma obra sobre esse antigo concelho.

A referência à situação de Souselo em frente ao convento de Alpendurada está correcta: situam-se em margens opostas do Douro.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Souselo

#72746 | tfp | 09 set 2004 15:10 | Em resposta a: #72745

Caro Alexandre,

A casa/quinta era conhecida como Quinta de Vila Verde.

Agradeço antecipadamente

Um abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Souselo

#72747 | aburma | 09 set 2004 15:24 | Em resposta a: #72746

Tiago,

Em Souselo o livro menciona apenas as Casas da Galheira e de Vila Meã.

Lamento não ter sido de grande utilidade.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Souselo

#72748 | tfp | 09 set 2004 15:28 | Em resposta a: #72747

Alexandre,

Obrigado de qualquer forma.

Um abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#75299 | rijo | 19 out 2004 03:57 | Em resposta a: #72682

Caros senhores

Sabem dizer-me se é mencionada neste livro a Casa da Roupeira em Santa Leocádia - Baião?

Cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#75373 | vbriteiros | 19 out 2004 19:33 | Em resposta a: #75299

Caro Luís Alves
No livro não é citada a Casa da Roupeira, porque não está na região produtora de Vinho do Porto, que como sabe foi bem definida pelo Marquês de Pombal, no tempo do Senhor D. José I.
A freguesia de Ancede , onde está a Casa da Roupeira, apesar de estar no vale do rio Douro, está fora da região demarcada dos Vinho do Porto, fica na região dos vinhos verdes ( Douro Litoral).
A Casa da Roupeira, pertence à familia do meu saudoso professor no Liceu de Braga, Dr Arnaldo Nogueira Pinto e já foi tratada aqui num tópico GP.
Se pretender posso transcrever-lhe o que diz o livro "Casas de Baiao" sobre ela.
Cumprimenmtos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#75382 | rijo | 19 out 2004 22:02 | Em resposta a: #75373

Caro Vasco Briteiros

Não sabia que o referido livro só abrangia a região produtora de Vinho do Porto.
Tenho uma tetravó oriunda da Casa da Roupeira; Carolina Cândida de Azevedo Pinto que casou com Manuel Nogueira Fernandes Monteiro da Casa do Arrabalde, em Vilares.
Já conheço o que diz o Dr. Álvaro de Azeredo sobre esta casa, que também é estudada, em “Raízes e Memórias”, pelo Dr. Luiz Bernardo Carneiro Pinto. A minha curiosidade é relativamente à pedra de armas que está no portão da casa. Sabe alguma coisa sobre ela?
Obrigado pela atenção
Cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#75389 | vbriteiros | 19 out 2004 23:02 | Em resposta a: #75382

Caro Luís Alves
Não conheço a casa nem o portão, por isso nada posso dizer. Na próxima ida a Ancede tentarei ver o portão, mas ainda não sei quando será.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#75391 | rijo | 19 out 2004 23:19 | Em resposta a: #75389

Caro Vasco Briteiros

Mais uma vez, obriado.
Cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#75392 | PML | 19 out 2004 23:25 | Em resposta a: #75389

Querido sobrinho Gui,

Apesar da consulta quase diária deste Forum, não acompanhei o início deste tópico. Talvez estivesse de viagem.
Este livro, que ofereci ao teu Pai, encontrei-o na Loja do Vinho do Porto no Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, no Porto.
Lembro-me que tinha um preço bastante acessível.
Já faz uns anos, mas talvez seja uma ajuda para quem o queira procurar.
Beijos para todos em tua casa.
Tio Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#127425 | bobobi | 04 set 2006 15:34 | Em resposta a: #72656

A obra "Casas Brasonadas do Douro" está esgotado.

Resposta

Link directo:

RE: Souselo

#127433 | mpinto | 04 set 2006 16:25 | Em resposta a: #72745

Caro Alexandre Burmester,

Peço-lhe o favor de me indicar o nome do livro que refere, sobre o extinto concelho de Sanfins da Beira, pois tenho interesse na região.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

Casas Brasonadas

#266150 | InterCidades | 30 nov 2010 18:50 | Em resposta a: #72660

Boa tarde a todos,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO. Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

-Santa Maria de Émeres
-Loivos (família "relativamente bem documentada")
-Murça (família "relativamente bem documentada")
-Águas Revés
-Carrazedo de Montenegro.


Eu sou descendente de:

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga, Macedo de Cavaleiros) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Nunca consegui descobrir mais sobre esta Família nas freguesias de Loivos, Carrazedo de Montenegro, Murça, Águas Revés e Santa Maria de Émeres.

Agradeço.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Casas Brasonadas do Douro - pequena correcção

#370885 | Costa Gonçalves | 18 jun 2016 23:01 | Em resposta a: #72639

Boa tarde, Sr.Gui Maia de Loureiro,
Conheço os nomes dos ascendentes (pais e avòs) do José Pinto Leão, sendo que o avô paterno era Leão
Rodrigues Pinto de Carvalho. No entanto a partir desse não consegui descobrir mais nada. Penso que também tinha brasão, tal como o filho João, mas parece que os registos se perderam com o terramoto.Será que me pode indicar quem eram os pais desse Leão, ou uma pista para lá chegar?
Obrigado e cumprimentos,
Costa Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 13:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen