Familia Santos Russo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Santos Russo

#72904 | Paula Ferreira | 11 set 2004 17:54

Caros colegas,

Gostaria de saber se alguém pesquisa a Familia Santos Russo da região da Guarda.
Ficaria muito grata por qualquer dica.
Cumprimentos

Paula Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#173326 | joaopenha | 18 nov 2007 21:39 | Em resposta a: #72904

Cara Paula Ferreira

Também pesquiso uma familia Russo da região da Guarda que passou para a cidade do Porto. Um meu quarto avô, José Lourenço Russo natural do Souto, Sabugal, veio para a cidade do Porto onde se estabeleceu como negociante. Terá nascido cerca de 1845, pois casou com com 31 anos, em 13.2.1876 na freguesia de Jovim, Gondomar com Lucinda de Sousa Martins, natural da Vitória, Porto, irmã do Dr. Rodrigo de Sousa Moreno, médico, lente da escola médica do Porto e administrador do concelho de Gondomar.
O dito José Lourenço Russo era filho de Manuel Lourenço Russo (ou Manuel Gonçalves Lourenço) e de sua mulher Luísa Pereira, ambos do Souto. Jaz no seu jazigo no cemitério de Agramonte secção da Ordem do Carmo. Deixou lá a descendência na cidade do Porto e alguns com interesse por geneologia. Encontro-me ao dispor para dar mais informações sobre este ramo dos Russos no Porto. Gostaria de saber a familia Santos Russo da Guarda tem alguma relação com os Russos do Souto do Sabugal. Agradeço a sua resposta,

Com os melhores cumprimentos,

João Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#173368 | tmacedo | 19 nov 2007 08:53 | Em resposta a: #72904

Cara Paula Ferreira:

Tenho alguns dados sobre uma famíla Russo do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda) e uma outra do concelho de Vila Nova de Fozcoa (igualmente do distrito da Guarda). Não sei se existe parentesco entre elas. Os que busca donde são?

Os primeiros, na primeira metade do século XIX, assinam Santos Russo?

Pode-se saber a razão da sua pesquisa?

Atentamente.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#173532 | joaopenha | 19 nov 2007 22:32 | Em resposta a: #173368

Caro António Taveira

Também tenho antepassados no distrito de Vila Real, nomeadamente nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e de Ribeira de Pena. Vi as auas mensagens no tópico "Faro - eventual migração para as Beiras", e " Qta. Buxeiro/Bucheiro", e fiquei entusiasmado e curioso, álem de ter sido uma surpresa. Tenho tentado encontrar dados sobre Ribeira de Pena, mas tenho tido pouca sorte. Os registos paroquiais que estavam ainda há pouco na consevatória de Ribeira de Pena, evaporam-se misteriosamente, bem como as centenas de livros notariais. Isto tudo muito recentemente. No arquivo distrital de Vila Real não se encontra nada para trás do séc. XIX. Tenho um inventário destes livros, bem como dos paroquiais. Por acaso sabe onde se encontram ou o que lhes aconteceu? Rstou com um sério problema de fontes que não consigo ultrapassar. Por essa razão agradeço toda a ajuda que me possa dar sobre as fontes e sobre estas terras de Pena ou "Penha" e sobre as famílias Teixeiras, Cunhas Leitões, Almeidas, Borges, Gomes de Abreu, Peixotos, Araújos e Penas etc. ou Outeiro, Pereiras Olaria Buxeiro, Quintã de Baixo, Enxertado etc. Enfim um tanto ou quanto perdido.
Muito agradecido por qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#173574 | tmacedo | 20 nov 2007 09:25 | Em resposta a: #173532

Caro João Penha Ferreira:

De facto os paroquiais de Ribeira de Pena são escassos. Mal cobrem o final do século XVII, início do seguinte. Tenho múltiplas referências às famílias que aborda, não sei se com dados diferentes dos seus. Centrei as investigações nos paroquiais, nas inquirições de genere, nos registos das Chancelarias e nas matrículas de ordens.
Tenho todos os dados dispersos, pelo que me é difícil transmiti-los. O elemento central da investigação foi uma Genebra da Cunha Nunes nascida no Outeiro cerca de 1540-45. Tem dados sobre esta casa neste período?

Se me pedir uma família, uma casa ou um época em concreto, tentarei procurar o que pretende.

Melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Santos Russo

#173702 | santosrusso | 21 nov 2007 01:44 | Em resposta a: #173326

Meu nome é Daniel dos Santos. Sou brasileiro descendente de avós portugueses da região de Guarda. Não sei ainda de qual lugar especifico eles são. Os meus avós se chamavam João dos Santos Russo e Maria Emilia Esteves. Em chegaram ao Brasil em 1914. O meu bisavô se chamava José Alves dos Santos Russo e era casado com Emilia Constantiva. Se alguém tiver algum parentesco, ou souber de algum parente, peço a gentileza de deixar uma mensagem aqui. Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Santos Russo

#173703 | santosrusso | 21 nov 2007 01:52 | Em resposta a: #72904

Meu nome é Daniel dos Santos. Sou brasileiro descendente de avós portugueses da região de Guarda. Não sei ainda de qual lugar especifico eles são. Os meus avós se chamavam João dos Santos Russo e Maria Emilia Esteves. Em chegaram ao Brasil em 1914. O meu bisavô se chamava José Alves dos Santos Russo e era casado com Emilia Constantiva.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177194 | santosrusso | 19 dez 2007 22:52 | Em resposta a: #173326

Prezado João Penha Ferreira,

Quando fiquei sabendo da criação deste tópico sobre a Familia Santos Russo, da Região de Guarda, em Portugal, confesso que fiquei um tanto esperançoso em conseguir alguma pista de meus avós, que são de Guarda, coisa que nãoa tenho até o momento. Para tentar conseguir alguma pista, pois acredito que a familia naquela regiao nao deve ser muito grande, coloco o meu e-mail com a finalidade de receber algum contato de qualquer pessoa que tenha alguma pista deles. Portanto, o meus e-mails são: torresan_tos@yahoo.com.br e danisantosrusso@hotmail.com (de preferencia usar o primeiro, não esquecendo que nele tem o underline no meio de san_tos). Agradeço, imensamente, por qualquer ajuda recebida.

Abraços, do Brasil.

Daniel dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177195 | santosrusso | 19 dez 2007 22:54 | Em resposta a: #173368

Prezado Antonio Taveira,

Quando fiquei sabendo da criação deste tópico sobre a Familia Santos Russo, da Região de Guarda, em Portugal, confesso que fiquei um tanto esperançoso em conseguir alguma pista de meus avós, que são de Guarda, coisa que nãoa tenho até o momento. Para tentar conseguir alguma pista, pois acredito que a familia naquela regiao nao deve ser muito grande, coloco o meu e-mail com a finalidade de receber algum contato de qualquer pessoa que tenha alguma pista deles. Portanto, o meus e-mails são: torresan_tos@yahoo.com.br e danisantosrusso@hotmail.com (de preferencia usar o primeiro, não esquecendo que nele tem o underline no meio de san_tos). Agradeço, imensamente, por qualquer ajuda recebida.

Abraços, do Brasil.

Daniel dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177196 | santosrusso | 19 dez 2007 22:55 | Em resposta a: #72904

Prezado Paula Ferreira,

Quando fiquei sabendo da criação deste tópico sobre a Familia Santos Russo, da Região de Guarda, em Portugal, confesso que fiquei um tanto esperançoso em conseguir alguma pista de meus avós, que são de Guarda, coisa que não tenho até o momento. Para tentar conseguir alguma pista, pois acredito que a familia naquela regiao nao deve ser muito grande, coloco o meu e-mail com a finalidade de receber algum contato de qualquer pessoa que tenha alguma pista deles. Portanto, o meus e-mails são: torresan_tos@yahoo.com.br e danisantosrusso@hotmail.com (de preferencia usar o primeiro, não esquecendo que nele tem o underline no meio de san_tos). Agradeço, imensamente, por qualquer ajuda recebida.

Abraços, do Brasil.

Daniel dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177805 | tmacedo | 26 dez 2007 09:24 | Em resposta a: #177195

Caro Daniel dos Santos:

Quer o apelido Santos (muito comum em Portugal) quer o Russo (que tem origem em alcunha, significando branco ou claro), não permitem concluir a quem os use, ter uma origem comum. O distrito da Guarda é vasto (talvez uma dúzia de concelhos e cem paróquias ou freguesias) e, em termos de genealogia, quase completamente desconhecido para mim.

Um António dos Santos Russo e sua mulher Jerónima Maria viviam por 1850 na vila de Figueira de Castelo Rodrigo, onde nasceram seus filhos.

Terá de tentar obter senão a paróquia pelo menos o concelho de naturalidade dos seua avós. Confesso que não conheço onde o poderá fazer. Há no entanto vários tópicos onde o assunto é abordado. Referem-se a passaportes e listas de passageiros. Tem também os assentos brasileiros onde deverá haver um rasto mais claro da naturalidade. Só depois o poderei ajudar com os registos paroquiais portugueses.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177808 | tmacedo | 26 dez 2007 09:58 | Em resposta a: #177195

(CORRECÇÃO)

O distrito da Guarda tem quatorze concelhos e trezentas e trinta e cinco paróquias ou freguesias.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177821 | santosrusso | 26 dez 2007 11:57 | Em resposta a: #177805

Prezado Antonio Taveira,

Muito obrigado pela gentileza de sua resposta.
Eu tenho a data e o navio em que vieram os meus avós de Portugal. Você sabe onde eu possa procurar por esses dados? Existe algum lugar onde essas listas de navios estão arquivadas? Como você mesmo disse, existem muitas igrejas na região de Guarda e fica muito dificil achar alguma coisa sem uma informação mais precisa.
Caso você tenha alguma informação, peço a gentileza de informar-me.

Agradeço antecipadamente por qualquer informação.

Abraços.

Daniel Santos

Resposta

Link directo:

Familia Santos Russo

#177836 | Lourval | 26 dez 2007 15:30 | Em resposta a: #177196

Caro Daniel,

Você já pediu pelo prontuário de estrangeiro dele junto ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro? 99% dos meus pedidos foram localizados. Nestes prontuários constam naturalidade, filiação, navio que desembarcou, etc. Às vezes até foto vem.

Eu tenho antepassado de sobrenome Russo mas são da Lardosa, Concelho de Castelo Branco.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177852 | santosrusso | 26 dez 2007 19:27 | Em resposta a: #177836

Caro Lourval,

Muito obrigado por ter-me escrito.
Com relaçao à sua sugestão informo que já obtive aquele documento junto ao Arquivo Nacional. No documento diz que meus avós nasceram em Guarda (PT), mas não especifica se é a cidade ou a região de Guarda. Por isso é que tenho tido toda essa dificuldade em descobrir o local de nascimento deles. Continuo aguardando uma luz que possa me esclarecer. Um grande abraço.

Daniel

Resposta

Link directo:

Familia Santos Russo

#177853 | Lourval | 26 dez 2007 19:34 | Em resposta a: #177852

Daniel,

Deve ser com quase toda a certeza, cidade da Guarda. Tem certeza de que não foi dito pelo menos o lugar? Se não foi dito então uma das saídas será localizar a emissão do passaporte dele no Arquivo Distrital da Guarda. Se você tem a data exata do nascimento dele eu acho que eles não irão se recusar a procurar em cada uma das freguesias do Concelho da Guarda....não são tantas assim. Seu caso tem solução Daniel!

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177858 | M.Ribeiro | 26 dez 2007 20:35 | Em resposta a: #177852

Caro Daniel.

Enviei email para o endereço que indicou.

Abraço.

Marli.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177876 | joaopenha | 26 dez 2007 23:01 | Em resposta a: #173574

Caro António Taveira

Peço imensa desculpa pela minha má educação, por só agora lhe responder à sua simpática resposta que muito agradeço Ao voltar a aparecer o tópico, reparei na minha falta de educação. Espero que me desculpe por este meu lapso indesculpável, tanto mais que eu estava e estou muito interessado nas famílias de Ribeira de Pena nos séc. XV, XVI e XVII.

"Ano do nascimento de nosso senhor Jesus Cristo de mil quinhentos e dezasseis anos, aos onze dias do mês de Agosto em Vila Pouca, termo do julgado de Aguiar de Pena, estando aí o dito corregedor por mandado especial El-Rei nosso senhor pelo auto seguinte e havida informação com o dito Manuel de Abreu e por juramanto de Rui Peixoto, escudeiro, e João Álvares de Sousa e Gonçalo Annes da Ribeira que tinham mais razão de saber que a dita terra rende, e o que cada um deve pagar e de que maneira, se verificou não haver na dita terra foral nem tombo nem outra escritura autentica por onde as ditas rendas se devessem arrecadar, porque disse o dito Rui Peixoto que um foral que tinha Diogo de Azevedo, por onde as ditas rendas se pagavam e arrecadavam, por sua morte se perdera ou fora roubado e por os roles que ficava em mão dos sacadores se fez um livro do que cada um era obrigado a pagar, pelo qual livro as ditas rendas agora se arrecadam e assim se achou mais um caderno que o dito Manuel de Abreu fez por mandado de El-Rei nosso senhor pelo qual fez vir à sua presença todos os moradores" Foral de Ribeira, 1516

Sabe se existe ligação entre o citado Manuel de Abreu e o Jorge Gomes da casa do Outeiro?
É o mesmo Jorge Gomes de Abreu aqui na base de dados da genea? (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=342897)

Citando-o:
"segundo Gaio terá casado na casa do Outeiro com uma filha de Jorge Gomes, escrivão da Câmara, tabelião e escrivão dos órfãos da Pena. Este Jorge Gomes teria sucedido a João da Pena (possuidor do casal do Outeiro em 1516, escrivão dos órfãos da Pena por carta de D. João II- lº16, f.ª 35vº)". (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=126055#lista)

Sabe qual a relação entre Jorge Gomes e João da Pena? Encontrou mais Penas nesta época?
Eu só conheço Penas ou Penhas no séc. seguinte.

Agradeço a sua atenção, prometendo desta vez estar atento.

Com os meus melhores cumprimentos,
João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177904 | tmacedo | 27 dez 2007 10:21 | Em resposta a: #177876

Caro João Penha Ferreira:

Não tem que pedir desculpa de nada.

Conheço essa referência ao João da Pena, possuidor da casa do Outeiro no foral da terra da Pena e escrivão dos órfãos. É natural que seja pai ou sogro do Jorge Gomes (nada tenho que o confirme). Este foi, como saberá, sogro do Fernão Borges, de Cerva, que veio casar a Ribeira de Pena. Um irmão deste casou com outra filha de Jorge Gomes, tendo vivido nouta casa do Outeiro, esta em Cerva.

Não encontrei outros Penas no século XVI na terra da Pena.

O Manuel de Abreu referido, julgo ser natural de Vila Real e ter tido uma intervenção "funcional" no foral da Pena. Em nenhum documento contemporâneo o Jorge Gomes é referido com aquele apelido, Abreu, que o Felgueiras Gaio lhe dá.

Estou-lhe a escrever de memória. Vou consultar os meus apontamentos e lhe responderei com mais certeza.

Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#177982 | joaopenha | 28 dez 2007 00:00 | Em resposta a: #177904

Caro António Taveira

Agradeço-lhe muito a sua rápida resposta e também a sua simpatia em relação ao meu pedido de desculpas.

Eu apenas tenha um resumo do foral de Ribeira de Pena, vou ter que ver uma transcricção integral, e tinha a ideia de ter visto aí uma refeência a "Jorge Gomes de Abeu", mas devo ter feito confusão com o "Manuel de Abreu" ou com o Felgueiras Gaio onde aparece com esse apelido, mas no tópico que citei, refere este apenas como "Jorge Gomes".

Conheço pouca bibliografia sobre esta terra, a qual já deve conhecer.

Valladares, António de Canavarro; A Ascendência Ribeirapenense do presidnte Brasileiro Afonso Pena; Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena, 1988

No Craesbeeck, Francisco Xavier da Serra - Memórias resssucitadas da provincia de Entre Douro e Mnho, no ano de 1726; I vol; edições Carvalhos de Basto, Ponte de Lima 1992 pág. 350

"na cappella de nossa Senhora do Rosario, que está no vale da aveleda, he para notar primeiro o que diz no foral deste concelho, a folha 11 verso, sobre o passo, que está no dito vale, que foi de Diogo peixoto e primeiro de Rui Peixoto e Manuel Abreu.(...) E este é o passo, de que o nos foraes faz mensão que se fação os pagamentos da renda. Diz João Alvares Pereira que o dito assento he património de Digo de Azevedo, e não reguengo, e anda sobre elle em demanda com Rui Peixoto, que está em posse delle da mão de Manuel de Abreu"
Será má interpretação do Craesbeeck?
nº 2 pág. 346 ainda citando Craesbeeck:

"Pegado a esta Igreja, estão humas nobres cazas com sua quinta,( chamada a quinta de Santa Marinha, por ficar perto da dita igreja)(...) a qual quinta está unida ao vinculo de morgado (anexo à cappella de São Francisco de Xavier, cita na dita Igreja) instituido por Francisco Gonçalves Penha, aos 16 de Junho 1679, com uma missa cada mês de obrigação."

nº 12 pág. 353 ainda citando Craesbeeck:
" A quinta das Pereiras é das mais antigas deste concelho e das mais nobres, que hoje pessue António Borges Leitão, Juiz dos Orfãos deste concelho e proprietário também do oficio de contador, enqueredor e distribuidor, que tudo anda junto, filho de Cristovão Vaz Leitão da Guerra, sr que foi da dita quinta, e de sua mulher Elena Borges, e neto paterno de Ambrósio Gonçalves Lopes, sargento-mor que foi deste concelho, e senhor dos ditos oficios e de sua mulher Catarina da Guerre de Almeida, senhora da dita quinta.(...) Fernão Borges de Azevedo, senhor que foi da dita quinta e de sua mukher Isabel Gomes de Abreu, filha de João gomes de Abreu, senhor da quinta do Outeiro, o qual Fernão Borges foi irmão de Ana Boreges, senhora da dita quinta, de que não houve filhos(...)"

Perguntei sobre o João da Pena, possuidor da casa do Outeiro no foral da terra da Pena e escrivão dos órfãos, pois, apesar de muito mais tardio, aparece na Corografia Portuguesa, 1706-1712 de Carvalho da Costa um "Ambrósio Gonçalves Penha" e este era parente em 3º ou 4º grau de Francisco Gonçalves Penha sr. da quinta de Santa Marinha e instituidor do vínculo de São Francisco Xavier, tendo este usado também o apelido "Pena", ( ver Abranches Soveral online, "familias de Ribeira de Pena") segundo um manuscrito de Francisco Canavarro Valladares, que tenho cópia.

Tomo I da Coreografia Portuguesa, página 171 cap. XLII do concelho de Ribeira de Pena" A quinta da Temporam com suas casas nobres, que foy de Luis Peixoto da Sylva, & hoje possue por compra a Ambrósio Gonçalves Penha." , parece-me ser o mesmo Ambrósio Gonçalves Lopes, em Craesbeeck na pág. 352
"9. Ao pé desta cappella, estão humas nobres casas ( que foram de Luis Peixoto da Silva, como diz a Corografia portuguesa e de quem falamos, capitulo 2. nº e que são do dito sargento-mor João Lopes Guerra, filho do sargento-mor, que foi Ambrósio Gonçalves Lopes e de sua mulher Catarina da Guerra, que foram das dita quinta das Pereiras(...)"

Agradeço o seu comentario, esclarecimento sobre as citações acima, um pouco à pressa e mal alinhavadas.

Com os meus melhores cumprimentos

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#178118 | tmacedo | 29 dez 2007 11:12 | Em resposta a: #177982

Caro João da Penha Ferreira:

Como sabe não há um foral manuelino de Ribeira de Pena. O foral que refere de 1516 é da terra da Pena, começando por se referir a Aguiar da Pena para terminar nos bens da Coroa em Ribeira de Pena. Por ele se percebe que vários caseiros tinham casais "reguengos" arrendados da mão de "Manuel de Abreu", seja em Aguiar da Pena seja na actual Ribeira de Pena. Este seria pois um funcionário régio - "... e assim se achou um caderno que o dito Manuel de Abreu fez por mandado de el-rei nosso senhor por que se mostrou fazer vir ao presente todos os moradores que trazem casais reguengos...". Como lhe disse julgo que ele era de Vila Real.

A Genebra da Cunha Nunes, nascida no Outeiro por volta de 1540 foi o centro da minha investigação. Na inquirição de genere do padre António da Cunha Teixeira, de Alfarela de Jales, seu bisneto, realizada em 1712 se diz que era parente por aquela bisavó com o morgado da Olaria, com Manuel Borges da Cunha (das Pereiras), com António Leitão de Meireles (escrivão da Câmara, da casa do Outeiro), com António Borges Leitão (juiz dos orfãos, das Pereiras), com Agostinho Leitão e outros. Parece-me que todos estes descendem dos Borges de Ribeira de Pena. A Genebra da Cunha seria provavelmente filha de Fernão Borges e de Isabel Gomes. Aquele Manuel Borges da Cunha, morador nas Pereiras, era filho de Francisco Borges da Cunha, lá morador em 1670. A casa das Pereiras tem um brasão com armas de Cunhas. Nessa inquirição de 1712 as testemunhas mais velhas afirmam que a casa do Outeiro "tinha" os apelidos Cunha e Nunes.

1.Fernão Gonçalves de Faria, abade de Cerva. Viveu em Cerva com Isabel Borges, natural de Mesão Frio, "..a qual lfurtou de casa de seu pai numas festas em Mesão Frio..". Esta era irmã de uma Violante Borges avó de Baltasar Borges, escrivão em Mesão Frio.
1.1. Baltasar Borges casado com Catarina Gomes, de Ribeira de Pena, filha de Jorge Gomes. Viveram na quinta do Outeiro em Cerva. tiveram prazo do mosteiro de S. Clara de Vila do Conde, do assento de Lamas de Orelhão.
1.1.1. Marinha Borges casou com António Pais do Amaral. Viveram em Mondim de Basto. Com geração.
1.1.2. Isabel Borges. Casou em Cabeceiras de Basto com António de Meireles, da quinta de Vilar. Com geração.
1.1.3. Simão Borges. Casou em Aguiar da Pena, em Telões com Helena Vaz de Carvalho. Com geração.
1.1.4. António Borges de Lousada. Recebeu ordens menores em 1558. Casou em 1566 em Vila Real com Maria Correia. Com geração.
1.1.5. Baltasar Borges casado em Vilar de Maçada.
1.1.6. Fernão Borges. Recebeu ordens menores em 1549. Também casado em Vilar de Maçada.
1.1.7. Pascoal Borges de Faria. Casou em Lamas de Orelhão com Isabel Moutinho. Viveram em Cerva onde foi juiz ordinário e dos orfãos. Com geração.
1.1.8. Paula Borges. Casou em Lamas de Orelhão. Com geração.
1.1.9. Águeda Borges. Casou em Ribeira de Pena.
1.1.10. Antónia Borges. Casou em Ribeira de Pena.
1.2. Pedro Borges de Azevedo, licenciado, ouvidor em Barcelos e 1.º dezembargador da Relação do Porto. Casou em Vila Real com Guiomar Moutinho.
1.2.1. Gaspar Borges de Azevedo. Vigário geral do bispado de Coimbra. Inquisidor do Santo Ofício.
1.2.2. Maria Borges casada com Garcia de Figueiredo, sem geração. (Felgueiras Gaio).
1.2.3. Francisca de Mesquita casada em Torre de Moncorvo com com Filipe Monteiro. Com geração.
1.2.4. Brites de Azevedo casada em Trancoso com Gil de Castro da Cunha. (Felgueiras Gaio).
1.2.5. Isabel Moutinho casada em Barcelos com Bartolomeu Pereira de Azambuja. Com geração.
1.2.6. D. Teodósia dos Serafins. Freira. (Felgueiras Gaio).
1.2.7. D. Madalena. Freira. (Felgueiras Gaio).
1.2.8. D. Maria. Freira. (Felgueiras Gaio).
1.3. Ana Borges de Azevedo. Senhora da quinta das Pereiras, em Ribeira de Pena. Faleceu sem geração tendo seu irmão, Fernão Borges, herdado aquela quinta.(Felgueiras Gaio).
1.4. Fernão Borges. Casou em Ribeira de Pena com Isabel Gomes, filha de Jorge Gomes, senhor da quinta do Outeiro e tabelião.
1.4.1. Francisco. Recebeu ordens menores em 1549.
1.4.2. Camila Borges casou em Ribeira de Pena com Francisco Peixoto, da casa da Olaria.
1.4.2.1. Guiomar Borges.
1.4.2.2. Paulo Peixoto. Recebeu ordens menores em 1578/79.
1.4.2.3. António Peixoto. Recebeu ordens menores em 1582/88.
1.4.3. Baltasar Borges. Reitor de Vila Pouca de Aguiar. (Felgueiras Gaio).
1.4.4. Gaspar Borges. Casou com Marinha de Almeida, filha de Cristóvão Leitão, reitor do Salvador de Ribeira de Pena. Moradores na quinta das Pereiras.
1.4.4.1. Pedro Borges de Almeida, capitão mor de Ribeira de Pena, morador na quinta de Pereiras de Cima com sua mulher Maria da Guerra. Com geração.
1.4.4.2. Marinha Borges de Almeida casad com Gaspar de Mariz. Estes tiveram a Gaspar Borges de Mariz que viveu na quinta do Regueiro de Cima, freguesia do Salvador de Ribeira de Pena, com sua mulher e prima co-irmã, Isabel Borges da Guerra, filha de Pedro Borges de Almeida.
1.4.5. Belchior Borges. Recebeu ordens menores em 1573.
1.4.6. (?) Genebra da Cunha Nunes, nascida na casa do Outeiro por 1540.


Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#178201 | tmacedo | 30 dez 2007 09:56 | Em resposta a: #178118

CORRECÇÃO:

Onde digo:

"Nessa inquirição de 1712 as testemunhas mais velhas afirmam que a casa do Outeiro tinha os apelidos Cunha e Nunes."

Devia dizer:

Nessa inquirição de 1712 é transcrita uma outra para a sucessão do morgadio de Fiolhoso. Esta, ocorrida na primeira metade do século XVII, a instâncias de Pedro Teixeira de Macedo, cuja filha Genebra da Cunha tinha casado com o morgado de Fiolhoso, Francisco Pereira Pinto. Nela, as testemunhas mais velhas afirmam que Genebra da Cunha Nunes, avó materna desta Genebra da Cunha, nasceu na casa do Outeiro, cuja casa "tinha" os apelidos Cunha e Nunes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#180436 | joaopenha | 14 jan 2008 21:55 | Em resposta a: #178201

Caro António Taveira

Muito obrigado pela resposta, e peço desculpa por este intervalo, aproveitando para lhe desejar um Bom Ano Novo.

Agradeço também o esclarecimento quanto ao foral, que não tinha a certesa. Agradeço também a descendência do Fernão Gonçalves de Faria, que organizou umas ideias e que me fizeram suscitar algumas questões.
Ainda me encontro a preparar uma resposta que espero responder o mais cedo possivel.

Com tão extensa informação, não seria preferível passar isto para outro tópico? Seria melhor abrir um novo ou passar para um já existente? Deixo isso ao seu critério pois os tópicos que vi pareceram-me muito especificos.

Com os meus melhores cumprimentos,

João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#288762 | Maricelper | 09 out 2011 15:23 | Em resposta a: #173532

Caro João Penha Ferreira

É só uma achega... O "depósito" da conservatória estava no sótão da Câmara de Ribeira de Pena. Será que não estará ainda por lá? Se bem que há documentação, nomeadamente, livros de registos de batismos da freguesia de Cerva datados dos fins do séc XIX e principio do Séc XX que arderam.

Espero ter ajudado

Maricelper

Resposta

Link directo:

RE: Familia Santos Russo

#311626 | silvhugo | 10 ago 2012 00:37 | Em resposta a: #178118

Caro António Taveira,

No curso de investigação dos meus ascendentes verifiquei que descendo de:
1. Marinha Borges que casou com António Pais do Amaral
1.1. Marinha Borges que casou com Gonçalo Pires Serra
1.1.1 Marinha de Sousa Borges que casou com Baltazar Álvares
1.1.1.1. Catarina Borges que casou com António Delgado de Sousa
1.1.1.1.1. Comba de Sousa Borges que casou com Manuel Borges da Cunha

Lendo com atenção a sua douta explicação quer sobre estes meus ascendentes quer sobre a heráldica de trás-os-montes http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=300608&fview=e
Gostaria de saber se me poderia dar algumas informações sobre estse ramos da minha familia Borges de Azevedo, os Cunha este António Pais do Amaral a e os Sousa de Trás-os-montes.

Agradeço desde já qualquer informação adicional que me possa fornecer. Aqui lhe deixo o meu contacto: hugogomessilva@gmail.com

Com os meus melhores cumprimentos,

Hugo Gomes da Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 05:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen