Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#72923 | dpa | 12 set 2004 06:32

Aluguém me pode dizer alguma coisa sobre a ascendência de Joaquim Anastácio Lobo de Ávila ou informar onde posso encontrar tais dados? Qualquer informação é preciosa.

Antecipadamete grato!

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#106851 | R.Miguel Nunes | 05 dez 2005 20:45 | Em resposta a: #72923

Caro Lopo Pacheco de Amorim,

Deseja que lhe passe informações acerca do segundo casamento do filho do coronel Joaquim Anastácio Lobo de Ávila? É que sem querer "tropecei" nessa informação e poderei com todo o gosta dsponibiliza-la caso demontre interesse em tal.

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#106858 | rijo | 05 dez 2005 21:37 | Em resposta a: #72923

Caro Lopo Pacheco de Amorim

Penso que pode encontrar informações sobre a ascendência de Joaquim Anastácio Lobo de Ávila em “Casas de Baião” do Dr. Álvaro de Azeredo no capítulo dedicado à Casa de Chavães.
Joaquim Anastácio encontra-se na base de dados, assim como o seu neto Francisco de Paula, referido como senhor da Casa de Chavães.
A casa ainda lá está e agora é uma casa da juventude de Baião, a família penso que vendeu a casa em meados do século passado.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=33673

Melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108688 | diogo.pa | 03 jan 2006 10:12 | Em resposta a: #106851

Caríssimo Miguel Nunes,

É de facto novidade para mim que qualquer dos filhos de Joaquim Anastácio tenha tido um segundo casamento. Na verdade, dos quatro filhos que penso ter ele tido, de dois deles (José Maria e Amândio) nada sei acerca de casamentos e pouco da respectiva descendência. Os outros dois (Francisco de Paula e Joaquim Tomás) constam bem aqui no Genea.
O meu interesse na ascendência de Joaquim Tomás deve-se ao facto de ele ser irmão de uma antepassada minha cujas origens me são desconhecidas.
De qualquer modo gostaria, se não fosse grande maçada, que o senhor Miguel partilhasse comigo as suas informações sobre o filho de Joaquim Anastácio ao qual se refere.

Com os maiores cumprimentos e agradecimentos,

Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108689 | diogo.pa | 03 jan 2006 10:18 | Em resposta a: #106858

Caríssimo Luís Alves,

Obrigadíssimo pela sua resposta! Mal tenha oportunidade consultarei a dita obra. Talvez exista alguma referência aos avós de Francisco de Paula (pai do homónimo que refere).

Melhores cumprimentos,

Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108717 | R.Miguel Nunes | 03 jan 2006 22:11 | Em resposta a: #108688

Caro Lopo Pacheco de Amorim,

O General Francisco de Paula Lobo de Ávila após a morte da sua esposa D. Thereza (de que desconheço a data de falecimento), corria o ano de 1885 e, somando a provecta idade de 84 anos, casa novamente, na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto, com D. Felisbella da Estrella de Carvalho Miranda, de 40 anos de idade, moradora na cidade do Porto (Rua da Alegria), dados que entre outros se podem ler no assento de casamento, da paróquia de Sto. Ildefonso, sob o N.º 94/1885.
E mais não sei, pois apenas possuo esta informação a titulo de mera curiosidade, tendo "tropeçado" nela numa das minhas pesquisas de genealogia (embora ainda amadoras).

Cordialmente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108773 | jhuet | 04 jan 2006 19:06 | Em resposta a: #108689

Caro Lopo Pacheco de Amorim,

Tenho alguma coisa sobre a ascendência de Joaquim Anastácio Lobo de Avila e de sua mulher D. Mariana Vitória de Mendonça Pessanha, que me foi dada pelo Eng.º José Ernesto Fontes, só tenho que a procurar.

Tenho alguns dados sobre o filho Amândio José Lobo de Avila que podem ser de seu interesse e que passo a transcrever:

Nasceu em 1805 e faleceu em Lisboa a 9 Jul 1863.

Assentou praça em Santarém no regimento de Infantaria 10, como soldado cadete, esteve com os liberais em Inglaterra e na ilha Terceira, tendo feito parte do exército liberal que desembarcou no Mindelo em 8 Jul 1832, foi reformado no posto de major, e foi condecorado com a medalha das Campanhas da Liberdade.
Casou, no Porto, com D. Maria José Teixeira da Rocha, filha de Francisco José Rocha e de sua mulher D.Ana Teixeira da Rocha.
Tiveram entre outros a:
1) Eduardo Artur Lobo de Avila, func. da Alfândega do Porto, nascido a 14 Set 1843 no Porto, onde faleceu a 5 Jan 1929.
C. a 20 Ago 1864, no Porto, c. D. Maria da Luz Pereira Guedes, que nasceu a 14 Jul 1833, em Aveleda (Lousada). Filha de António Pereira de Meireles, e de sua mulher D. Tomásia Adelaide Guedes de Carvalho (filha de Tomás Joaquim Lopes Vieira e de sua mulher D. Leonor Guedes Huet de Carvalho e Vasconcelos, da Casa do Fôfo, em S. Martinho de Recezinhos, Penafiel). Com geração nos Lobo de Avila Lencastre, do Porto.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108782 | SUÃO | 04 jan 2006 20:29 | Em resposta a: #108688

Caro Lopo Pacheco de Amorim:

Alerto-o de que a ascendência Mendonça Pessanha Mascarenhas de Joaquim Tomás Lobo de Ávila tal como a apresenta a BD do Genea se encontra errada.

Na verdade, sua mãe D. Mariana Vitória de MPM é filha de Francisco de Paula de MPM (este é que é irmão de Joaquim Tomás de MPM c.c. D. Gertrudes Josefa Gomez González) e de s/m D. Leonor Micaela de Sousa e Bassem; neta paterna de Francisco de MPM e de s/m D. Feliciana Tomásia de Aquino da Silva Montoia.

Na expectativa de o ter ajudado e com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108805 | dpa | 05 jan 2006 08:11 | Em resposta a: #108688

"O meu interesse na ascendência de Joaquim Tomás deve-se ao facto de ele ser irmão de uma antepassada minha cujas origens me são desconhecidas."

Onde digo Joaquim Tomás, quero dizer Joaquim Anastácio.

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108807 | AFS_1 | 05 jan 2006 09:10 | Em resposta a: #72923

Estimado Senhor,

Se me permite, aconselho-a a ver:
http://www.arqnet.pt/dicionario/loboavilafrancisco.html

Com amizade,

António

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108829 | diogo.pa | 05 jan 2006 13:57 | Em resposta a: #108717

Caro Miguel Nunes,

Muitíssimo obrigado! Tomei nota da sua útil informação.

Melhores cumprimentos,
Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108830 | diogo.pa | 05 jan 2006 14:16 | Em resposta a: #108782

Caro Miguel Côrte-Real,

Quando disse "ascendência de Joaquim Tomás" queria dizer "ascendência de Joaquim Anastácio" (pai do primeiro). De qualquer maneira não deixa de ser uma informação bastante útil, principalmente para os descendentes (desse mesmo casamento de Joaquim Anastácio com a dita D. Maria Vitória MPM) interessados no assunto. Muito obrigado pela sua atenção!

Melhores cumprimentos,
Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108833 | diogo.pa | 05 jan 2006 14:45 | Em resposta a: #108773

Caríssimo José Huet de Bacelar,

Obrigadíssimo pelas suas informações relativamente a Amândio José, sobre quem só meramente sabia da existência. Torna-se cada vez mais claro que o liberalismo era um ideal fortemente partilhado por todos os irmãos..
Sem querer maçá-lo, quando tiver tempo e encontrar as tais informações do Eng.º José Ernesto Fontes, agradecia bastante que mas passasse de modo a dissipar um pouco do nevoeiro que encobre esse ramo.

Com os maiores agradecimentos e cumprimentos,
Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108836 | diogo.pa | 05 jan 2006 15:34 | Em resposta a: #108807

Caro António,

Agradeço o link por si indicado. São mais informações sobre uma personalidade extremamente polémica em sua vida. Tempos de guerras e inimizades...
Também sobre ele, encontrei cá em casa um velho artigo de Dezembro de 1927 da revista ABC que descreve em pormenor o misterioso caso da "Cruz de Soutulho", artigo esse já menos abonatório do dito General.

Com igual amizade,
Lopo P.A.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108840 | AFS_1 | 05 jan 2006 16:33 | Em resposta a: #108836

Estimado Lopo,

Mais uma sugestão: a consulta da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (usuais da Bibliotaca Nacional) ou, mais demorado mas muito mais eficaz, uma ida ao Arquivo Histórico Militar, a Sta. Apolónia.
Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#108842 | AFS_1 | 05 jan 2006 16:50 | Em resposta a: #108840

Mais duas achegas:

Ávila, Joaquim Tomás de Lobo d' (1822-1901)
1º Conde de Valbom, desde 1875. Maçon.
Oficial do exército.
Engenheiro de pontes e calçadas por Paris.
Participa na revolta anticabralista de 1844.
Deputado em 1853-54.
Par do Reino desde 1874.
Membro da Unha Preta dos históricos.
Passa depois para o Partido Regenerador.
Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, em 1862.
Grão-mestre da Confederação Maçónica, em Fevereiro de 1863, sucedendo a José Estevão.
Derrotado para o mesmo cargo em Março de 1864, constitui em Maio desse ano a Confederação Maçónica Progressista de Portugal.
Ministro da Guerra, no governo de Loulé, o terceiro governo histórico, de 11 de Agosto de 1869 a 26 de Maio de 1870.
Ministro da Fazenda em 1862-65; da Guerra, 1869-1870; da Marinha e da Instrução, em 1891.
Ministro dos Negócios Estrangeiros de João Crisóstomo (25 de Maio de 1891 a 17 de Janeiro de 1892).
Autor de:
Estudos de Administração, Lisboa, Tip. Universal, 1874

Ávila, Carlos Lobo d' (1860-1895)
Director de «O Tempo».
Fez parte do grupo dos "Vencidos da Vida".
Amigo de Oliveira Martins e filho de Tomás de Lobo d’Ávila.
Chamado o "Carlotinha", pela sua presumível homossexualidade.
Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, no governo de Hintze Ribeiro, desde 20 de Dezembro de 1893, substituindo Bernardino Machado.
Restringe o funcionamento das Associações de Classe, em Janeiro de 1894.
Passa a ministro dos Negócios Estrangeiros, no mesmo governo de Hintze, em 1 de Setembro de 1894. Morre em 21 de Setembro de 1895.

Com amizade,

António

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#125361 | doriar | 20 ago 2006 19:51 | Em resposta a: #108782

Caro Miguel Côrte-Real,

Recordo que li num destes tópicos de um ensaio seu sobre os Monizes de Silves.
Gostaria de saber se já foi publicado.

Cumps,
Doria

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#128417 | guizado | 13 set 2006 22:48 | Em resposta a: #108829

Caro Lopo

Consulta a tua família no Genea.Está lá a resposta.

Um abraço do tio Manel

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#128419 | guizado | 13 set 2006 22:52 | Em resposta a: #72923

Caro Lopo

Consulta a tua família no Genea e tens o problema resolvido.

Um abraço do teu tio Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#128444 | Joman | 14 set 2006 05:16 | Em resposta a: #108688

Caro senhor

José Maria Lobo de Ávila que foi governador de Macau, casou-se três vezes. Na base de dados está em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=58218, mas não indica-se a sua filiação (era filho de Joaquim Anastácio Lobo de Ávila e Mariana Vitória de Mendonça Pessanha Mascarenhas). Carolina Lodi Peixoto foi sua terceira mulher.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Anastácio Lobo d'Ávila

#128476 | diogo.pa | 14 set 2006 14:58 | Em resposta a: #128419

Caríssimo Tio Manuel,

Quando abri este tópico, os dados na BD ainda estavam incompletos mas ao longo do tempo que foi passando este ramo foi tomando forma e as minhas curiosidades mais do que satisfeitas!

Obrigado e um grande abraço do seu sobrinho Lopo!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen