Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7293 | rafael mião | 21 jul 2001 00:36

Ex.mos Senhores(as)
Há muito pouco tempo que venho reunindo alguns dados sobre a família de minha mulher(fal.ªrec.)para os nossos filhos;sobretudo de e da freg.de Almodôvar,Castro Verde,Santa Bárbara de Padrões,São Miguel do Pinheiro,Espírito Santo,São Sebastião dos Carros, e Mértola. Interesso-me por: Revês; Roiz(Rodrigues)Colasso(Colaço);Tacanho;Faleiro ;Xaveiro(Chaveiro);Mestre Coelho; Frs(Fernandes)Lampreia ;Mestre Lampreia e Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola -Manuel Vaz Botelho
Agradeço toda a informação de famílias das regiões referidas.
Desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7325 | Rita Cabeça Ramos | 22 jul 2001 12:01 | Em resposta a: #7293

Sou amiga pessoal de uma família Lampreia, do Baixo Alentejo, da qual, se consultar a lista telefónica de Beja, encontra várias referências.

Em Évora existem também o João Carlos e a Isabel... Lampreia Mendonça, descendentes, por via feminina, dessa família (que detêm ainda uma grande casa agrícola no Baixo Alentejo).

Conheço também uma família Colaço do Rosário em Évora, a qual não sei se tem ascendência no Baixo Alentejo, da qual faz parte o famoso enólogo Colaço do Rosário.

Cumprimentos
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7333 | rafael mião | 22 jul 2001 16:24 | Em resposta a: #7325

Minha Senhora
Muito lhe agradeço as suas informações.De facto e de direito os Lampreias,Vaz Botelhos,Colaços e afins foram desde tempo recuados até hoje senhores rurais de certo relevo .Mas como não conheço os senhores a que se refere ,suponho ser indelicadeza telefonar-lhes sem mais nem menos.
Com cordiais cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7471 | marsousa | 25 jul 2001 17:24 | Em resposta a: #7293

Caro Rafael Carvalho

Aqui vão os dados que possuo sobre os meus Lampreias e Guerreiros.
Espero que estas informações tenham alguma utilidade para as suas pesquisas.
Cumprimentos

1. JOÃO LAMPREIA GUERREIRO casou com Leonor Fernandes, filha de Diogo Lopes Cáceres (este natural da Beira e homiziado em Mértola). Tiveram:

2. CATARINA GUERREIRO, que segue.
2. Manuel Lampreia Guerreiro, que teve um filho clérigo de missa.

2. CATARINA GUERREIRO casou com Luís Álvares da Costa, filho de Gregório da Costa Pereira e Maria Leitão. Tiveram:

3. MARIA LEITÃO PEREIRA, que segue.
3. João Lampreia Guerreiro, cavaleiro da Casa Real, sargento-mor de Mértola. Em 1692 já servia há 42 anos como militar e tinha oito filhos. Foi-lhe recusada a entrada na Ordem de Cristo por alegadamente ter sangue cristão-novo por parte de sua avó materna Leonor Fernandes, o que ele negou.

3. MARIA LEITÃO PEREIRA, natural de Mértola. Casou nesta vila em 19.07.1648 com Domingos Pires de Medeiros, também natural de Mértola. Tiveram:

4. JOÃO LAMPREIA GUERREIRO, que segue.
4. Joana Marques de Medeiros, que casou em Mértola em 25.02.1680 com Pedro Barbosa Soares, viúvo de Maria da Cunha de Melo.

4. JOÃO LAMPREIA GUERREIRO, natural de Mértola. Foi sargento-mor e capitão-mor desta vila. Casou ainda solteiro apesar da idade em Conceição de Tavira em 10.11.1716 com D. Josefa Teresa Mascarenhas de Figueiredo, natural de Faro, filha do Cap. Gaspar de Figueiredo Mascarenhas e de D. Mariana do Vale e Sousa. Tiveram:

5. D. MARIANA TERESA DE FIGUEIREDO MASCARENHAS LAMPREIA, que segue.

5. D. MARIANA TERESA DE FIGUEIREDO MASCARENHAS LAMPREIA, natural de Mértola. Casou em primeiras núpcias em 23.03.1739 em Castro Marim com o seu primo direito Cap. Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas, administrador de um vínculo em Castro Marim e proprietário do ofício de escrivão da Alfândega desta vila, filho do Cap. Francisco Martins Coelho e de D. Luísa Maria de Figueiredo Mascarenhas, nascido a 10.01.1720 em Castro Marim. Tiveram:

6. JOÃO LAMPREIA GUERREIRO DE FIGUEIREDO MASCARENHAS, que segue.
6. Francisco, nascido em Castro Marim em 19.02.1743. Teve como padrinho de baptismo o capitão-mor de Mértola João Lampreia Guerreiro.

Casou em segundas núpcias em 08.10.1756 com o seu primo em segundo grau, Cap. Diogo Lobo Pereira, natural de Castro Marim, filho do Cap. Jerónimo Borges Lobo e de D. Mariana do Vale e Sousa de Figueiredo Mascarenhas. Tiveram:

6. João da Costa Lobo, capitão, que casou em 09.06.1785 em Tavira (Santiago) com Francisca Tomásia Inglez de Lacerda, filha do Cap. Manuel Fernandes Inglez e de Mariana de Sousa Delgado (ou Mariana de Lacerda).

6. JOÃO LAMPREIA GUERREIRO DE FIGUEIREDO MASCARENHAS, capitão, natural de Castro Marim. Teve o ofício de escrivão da Alfândega de Castro Marim, e foi administrador do vínculo herdado de seu pai. Casou em 09.07.1759 em Castro Marim com a sua prima direita D. Luísa Teresa Mascarenhas de Figueiredo, natural de Castro Marim, falecida em 27.12.1824 em Castro Marim, filha do Cap. Jerónimo Borges Lobo e de D. Mariana do Vale e Sousa de Figueiredo Mascarenhas. Tiveram:

7. D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo, nascida em Castro Marim em 13.06.1760. Herdou o vínculo administrado por seu pai. Casou em Castro Marim em 20.11.1776 com o Major António José Nogueira Mimoso, sobrinho do seu padrasto, o Ajudante Manuel Nogueira Mimoso.
7. Antónia, gémea da anterior.
7. D. ÂNGELA RITA DE FIGUEIREDO LAMPREIA, que segue.

7. D. ÂNGELA RITA DE FIGUEIREDO LAMPREIA, natural de Castro Marim. Casou em 06.07.1786 em Castro Marim com João Velho de Sarre, natural de Castro Marim, filho de João Velho e Joana Teresa. Tiveram:

8. D. MARIANA LAMPREIA, natural de Castro Marim. Faleceu nesta vila em 16.12.1872 com a idade de 86 anos.

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7535 | Freire de Andrade | 27 jul 2001 12:53 | Em resposta a: #7293

Caro Rafael Carvalho

Consultando o seu tópico "Vaz Botelho-do capitão-mór de Mértola e Lampreias" deparei que está interessado em informações sobre o apelido Revez. Nada tenho estudado sobre o mesmo, sendo certo apenas que a minha 4ª avó, de nome Maria Joana (ou Maria Manuela)de Gouvêa Pessanha casada a 02 de Maio de 1798, na capela de N.ª Sr.ª da Caridade, na freguesia de S.ta Maira de Tavira, com o meu 4º avô Joaquim José Manuel Inglez, era natural também de Tavira (n. a 10 de Julho de 1777) sendo filha do Capitão João Ignacio Tavares Revez, da freguesia de N.ª Sr.ª da Luz, termo de Tavira e de sua mulher D.Maria Ignacia de Gouvêa Pessanha, natural de Alcoutim, neta paterna do Tenente Baltazar Dias Revez, natural de Almodôvar e de sua mulher D. Constança de Reboredo Bettencourt, do sítio do Brejo, freguesia de N.ª Sr.ª da Luz, termo de Tavira (vide, "Apontamentos para a genealogia da família Inglez de Tavira, descendente do licenciado Francisco Gomes Inglez, médico em Tavira em 1660 - ramo de Portugal e ramo do Brasil" in "Armas e Troféus", 1982 e 1983, V Série Tomos III e Iv, pelo Dr Adolfo da Fonseca Magalhães da Costa e Silva (2º Conde da Folgosa),pág.279 a 311.
E é tudo o que lhe posso ajudar. Entretanto, se algo souber sobre "esta minha gente" agradecia que me dissesse alguma coisa.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7540 | rafael mião | 27 jul 2001 16:02 | Em resposta a: #7535

Meu Caro Freire de Andrade
Brevemente,conto desenvolver melhor a sua informação deveras importante.Tenho o proc.º integral para F.S.O do seu antepassado Baltazar Dias Revez.Sou alentejano,do concelho de Ourique por nascimento e antepassados e também com antepassados dos conc. de Almodôvar e da freg. de Santana de Cambas;do Algarve :concelhos de Silves,Loulé e Albufeira;da Beira-cocelho de Castanheira de Pera,que ao tempo era de Pedrógão Grande e da Andaluzia -os Guerrero de Guzman.Pode parecer um pouco ridículo ou pretencioso alongarmo-me nestas ou noutras informações;mas,parto sempre do princípio "quem diz a verdade não merece castigo e quem semeia(desde que não sejam ventos)alguma coisa há-de colher".
Assim,esta noite,ou depois de regressar do Alentejo onde irei passar uns dias no campo entrarei em contacto consigo.
Com amizade
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7543 | Freire de Andrade | 27 jul 2001 16:36 | Em resposta a: #7540

Caro Rafael Carvalho

Muito obrigado pelo seu pronto contacto. Fico deveras satisfeito por ter considerado útil a minha intervenção neste seu tópico. Desconhecia por completo a existência do processo para F.S.O do meu antepassado Baltazar Dias Revez. O dito processo está no A.N.T.T.? Tal como lhe disse inicialmente, nada tenho desenvolvido sobre este ramo da minha família.Acresce que, o facto de viver e trabalhar no Porto também não me ajuda muito na pesquiza deste meu ramo proveniente do sul do país. Na verdade, sou filho de pai minhoto e mãe algarvia e se quanto à família de meu pai posso afirmar que a mesma se encontra razoavelmente estudada, já quanto à da minha mãe sinto que ainda está tudo por fazer. Desta feita informações e ajudas com as suas são para mim preciosas.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

PS:Deixo-lhe o meu contacto por e-mail para o caso de dele necessitar:

luisfreiredeandrade@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7571 | marsousa | 28 jul 2001 01:26 | Em resposta a: #7293

Caro Rafael Carvalho

Há já alguns meses que eu tinha lido (em Faro) no registo do óbito de minha tia 5ª avó Maria Rita (irmã de meu avô Ten.-Cor.Jacinto Alexandre Travassos, falecido em Bayonne, lutando contra as tropas de Napoleão) ,o nome do marido e reparei que um dos apelidos era Colaço. Há pouco tempo, a partir do assento de casamento dos mesmos, fiquei a saber mais informações.

Embora nenhum deles seja do Alentejo, pode ser que os dados sobre este casal tenham alguma utilidade.

Maria Manuela

--------------------------


JOÃO EDUARDO PEREIRA COLAÇO AMADO, natural de Tavira; filho de José Pereira Amado, natural de São Bartolomeu de Messines, e de D. Ana José Rosália Colaço, natural de Gibraltar; neto paterno do Cap. João Amado, natural de São Brás de Alportel, e de Joana Pereira Tavares, natural de Silves; e neto materno de Jorge Colaço de Sarre, natural de Faro, e D. Maria Antónia Van-Nez, natural de Gibraltar

casou em 13 de Setembro de 1801 na freguesia de Santiago, em Tavira, com

D. MARIA RITA TRAVASSOS DE OLIVEIRA, natural de Faro, filha do Brigadeiro Alexandre Magno de Oliveira (este foi governador da Praça de Castro Marim), natural de Alcantarilha, e de D. Rosa Caetana Travassos, natural de Castro Marim, neto paterno de Simão dos Santos, natural de Alcantarilha, e de D. Maria de Oliveira da Rosa, natural de Alcantarilha, e neto materno do Capitão Lourenço João Travassos, natural de Santiago, Tavira, e D. Maria Correia Nunes (n. de Tavira ou C. Marim).

D. Maria Rita que faleceu em Tavira (Santa Maria) em 16.11.1860 é referida como viúva do Marechal de Campo João Eduardo Pereira Colaço Amado. Deixou duas filhas (desconheço os seus nomes).

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7585 | rafael mião | 28 jul 2001 22:50 | Em resposta a: #7571

Estimada Maria Manuela
Pensava responder depois de vir do Alentejo para onde vou passar três dias e aproveito ir a Beja ,ao Arquivo.Todavia,respondo a esta mensagem e agradeço-lhe muito.Sobre -os Colaço-há vários ramos que se individualizaram pela sua importância familiar:os da India;os Magalhães Colaço,de Condeixa;os Colaço, do Baixo Alentejo; e os Colaço,de Tânger.Os Magalhães Colaço é uma família com individualidades muito ilustres e bem assim os de Tânger,com figuras gradas no teatro;os da India não tenho referências e os do Alentejo ando agora a investigar,porque são do meu sogro,sei que desempenharam os cargos mais importantes da governança,capitães-mor,de ordenança,etc. e que foram grandes lavradores e ainda ,hoje,nalguns isso se mantém com boas herdades.Desconheço a ligação,se existe entre estas famílias,embora todos usem das mesmas armas se exceptuarmos as de João Álvares Colaço e de um Colaço sepultado na igreja matriz de Alcáçovas.Contudo,é sempre bom darmos notícias do que sabemos relacionadas com os tópicos,servem para quem são dirigidas e para eventuais consulentes.Sobre os- Lampreia brevemente conto dar-lhe notícias,talvez por e-mail.
Um bom fim de semana
Por falar em Alcantarilha tenho uma antepassada daqui chamada Úrsula Correia,se a Maria Manuela conhecer famílias algarvias deste apelido dê-me notícias.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7593 | rafael mião | 29 jul 2001 13:24 | Em resposta a: #7543

Caro Luís Freire de Andrade
O proc.ºpara F.S.O. do seu antepassado -Baltazar Dias REvez,está na Torre do Tombo e é muito volumoso-M.º7 n.º 122-Manuel Dias Revez ,Tenente de Cavalos da Ordenança,natural da freg. de Nossa Senhora do Rosário,termo da vila de Almodôvar e morador na freg. de Nossa Senhora da Luz,termo da cidade de Tavira,casado com D. Constança de Reboredo Corrêa de Bitancor(sic),ele filho de Estêvão Dias Revez ,da ref. freg e de Mariana da Conceição ,da vila de Ourique(é o meu concelho de nat.)moradores na herdade do Álimo e neto pat. de Gaspar Afonso e de Maria Dias,da vila de Almodôvar e neto mat. de Baltazar Dias e de Maria da Conceição,de Ourique e moradores na herdade da Mota e vivem de suas fazendas,foros ,lavoura e herdades que têm no termo de Almodôvar e sobrinho de João Brito Relego.F.S.O.e de outro de apelido-Goes,cujo nome não me lembro(aliàs,sou dos Guerreiro de Goes,da freg de Santana da Serra,conc.de Ourique com descendência ilustre).
Sobre os-Revez-quando regressar do Alentejo,enviar-lhe-ei um e-mail do pouco que sei.
Como sabe,geralmente as Famílias Alentejanas ,embora de qualificada nobreza e detentoras de património rural apreciável que em muitos ramos,graças a Deus ainda se mantém,porque tinham essa apetência inata para grossa lavoura não usavam grandes ou apelidos sonantes e viviam sem grande ostentação,mais o conteudo que a apresentação.
Ainda bem que se propõe investigar a Família da Senhora sua Mãe,porque o B.xo Alentejo e Algarve precisa de mais investigadores da sua gente.O Alentejo não tem só boa comida e bom vinho mas Boa gente-como há tempo ,aqui no Forum, alguém disse com toda a justiça e que desculpe se não me ocorre agora o nome deste nosso amigo e colega nestas lides.
Será "pecha"(?) minha desenvolver os tópicos com notas de rodapé ou à margem,mas é conveniente como "isco"para se "pescarem" mais informações.
Com os meus melhores cumprimentos .
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7594 | rafael mião | 29 jul 2001 13:34 | Em resposta a: #7593

Caro Luís Freire de Andrade
A mensagem partiu e já não fui a ttempo de dizer-vos;mas deve ser ddo vosso conhecimento sobre o oopúsculo:Vilhenas Freires de AAndrade- de António de Sousa LLara,que trata de famílias aalentejanas.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7619 | Freire de Andrade | 30 jul 2001 10:13 | Em resposta a: #7594

Meu Caro Rafael Carvalho

Peço-lhe desculpa por só agora estar a responder às suas duas anteriores intervenções elas também respostas a uma minha outra anterior mas estive para fora este fim de semana. Os seus apontamentos recolhidos do processo para FSO do meu antepassado Baltazar Dias Revez são muito interessantes e "aguçaram-me o apetite" - como soe dizer-se - para saber algo mais sobre este ramo da minha família. Confesso-lhe que este Forum tem-se revelado para mim uma manancial de informação extraordinário e interessantissimo já que tenho conseguido obter dados ( e espero que os meus interlocutores também daquilo que, pouco, tenho para dar ) os quais trabalhados pelos métodos tradicionais, muitos anos, por certo, me levariam a consolidar (e quiça até nunca chegarem ao meu conhecimento).
Quanto à observação que faz sobre o (des)conhecimento das famílias do baixo alentejo e algarve, estou perfeitamente de acordo consigo. Está praticamente tudo por fazer. Algumas delas - aliás, caso os respectivos estudos trazidos à luz do dia seriam muito com certeza muito interessantes - vivem até hoje em perfeito anonimato! O norte, o centro e a região de Lisboa tem sido, nesse aspecto (para já não falar de outros...) uns priveligiados. Falo nesta matéria (penso) com alguma autoridade já que por parte do meu pai, sendo do norte, a genelogia tem muito menos segredos.
Finalmente quanto à genealogia da família Vilhena Freire de Andrade, de António Sousa Lara, sou conhecedor da mesma, sendo certo, todavia que, ao que até ao momento me é dado ver, o meu ramo é de local diferente. Na verdade, quanto ao que sobre o meu ramo Freire de Andrade até hoje tenho estudado, o mesmo está confinado à Beira Alta e muito concrectamente à região de Trancoso.
E por agora é tudo, ficando à espera que quando voltar do Alentejo me possa trazer mais algumas novidades...
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7669 | Freire de Andrade | 01 ago 2001 11:52 | Em resposta a: #7593

Caro Rafael Carvalho

Ontem à noite ao reler os meus apontamentos sobre a família Inglez de Tavira reparei que os padrinhos de baptismo do sogro(Francisco Gomes Inglez) de D.Maria Manuela Gouvêa Pessanha, de lhe falei na minha primeira intervenção, são o Capitão João de Brito Relego e sua mulher Isabel Domingues, moradores em Tavira.Pelos vistos, na geração a seguir, uma relação de amizade passará,curiosamente,por casamento, a uma relação de família ...
Eis mais uma achega para o nosso estudo das famílias alentejnas e algarvias!
Com os meus cumprimentos,

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#7745 | rafael mião | 05 ago 2001 15:36 | Em resposta a: #7669

Caro Freire de Andrade
Regressado do Alentejo,aqui estou a enviar-lhe alguma informação.Sobre -REVÊS-conheço,de nome, o0s de Castro Verde,os de Almodôvae e os de Mértola.Tive unsd antepassados Maria Revez casada co Izidoro Coelho,parecem-me algarvios e s.m.n.,talvez pequenos lavradores.
Todavia,vou falar nos -REVEZ-da família de minha mulher que tiveram no meio certa nomeada e ainda,hoje,alguns são G/p/rurais.
Uns 4.ºs avós de minha mulher Caetano Mestre,nat. de Almodôvar casado aos 31-7-1746 com Maria Revez,também daí,foram filhos respectivamente de Manuel Revez e de Constança Fernandes e de Manuel Revez e de Catarina Estevens,Constança Fernandes ,filha de Caetano Mestre e de Maria Colassa,cas.aos 31-5-1705..Caetano Mestre é neto de Sebastião Roiz,da herdade das Almoleias,suponho que é uma herdade do actual concelho de Castro Verde e de sua mulher Maria RAPoza ; Maria Colassa filha de Manuel Roiz Colasso e de Catarina Frs Lampreia ,de Santa Bárbara de Padrões,grandes lavradores,pessoas nobres e da governança ,Catarina Fernandes Lampreia era filha do Capitão-Mor de Mértola,Manuel Vaz Botelho,senhor da herdade da Espanca e de sua mulher Catarina Mestre Lampreia,de Sãio Sebastião dos Carros,Mértola.
A referida Catarina Mestre Lampreia sdeve ser irmã de Estêvão Rodrigues Lampreia que também veio a ser Cap-Mor de Mértola e C.O.C. e casado com Maria Cardim de Távora.
Ora bem se consultarmos o Anuário da Nobreza de Portugal,pág.º 355,título de Brito e Abreu lá aparece Távora,Brito,Raposo e Revez,certamente das famílias atrás referidas.E também ligadas a Vargas,de Mértola,e a Melo e Brito e Alvaleides,de Albufeira e esta família interessa-me muito por minha família.
Espero que estas informaçõesd lhe sejam úteis e se começar a investigar os seus ramos alentejanos e algarvios verá que merece a pena e aqui estou para informar no pouco que sei e também receber informações respectivas que me fazem falta.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#8280 | Freire de Andrade | 27 ago 2001 12:27 | Em resposta a: #7745

Caro Rafael Carvalho

Regressado de férias acabo de ler a sua mensagem de 05 de Agosto p.p. no tópico em referência que muito agradeço. Prometo continuar a investigar a família Revez e logo que tenha mais informações voltarei a contactá-lo.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#91196 | josécyr | 18 mai 2005 09:08 | Em resposta a: #7293

Caros Confrades,
Necessito a Vossa ajuda para saber algo sobre os seguintes casais:

Manuel Fernandes de Aguiar Faísca , da Luz de Tavira, c.c. (1) MARIA DA GRAÇA, em Moncarapacho a 02-04-1716.

(2) SEBASTIÃO RODRIGUES, c.c. (3) BÁRBARA DA CONCEIÇÃO, em Moncarapacho a 16-11-1687. (Padrinhos – Capitão Martim Gomes Pereira e Capitão Afonso Vaz Leiria).

(4) DOMINGOS LOURENÇO, c.c. (5) MARIA MENDES, ambos referenciados como sendo de S. João (?), termo de Mértola.

(6) BENTO TEIXEIRA, c.c. (7) MARIA ESTEVENS, ambos referenciados com sendo do termo do Espirito Santo, termo de Mértola.

Cumprimentos e muito obrigado por qualquer informação.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#321307 | totas | 18 jan 2013 23:23 | Em resposta a: #7745

Caro Rafael Mião,

Sou 7a neta de Marçal de Azevedo e Silva que entre outras coisas foi C.O.C. , Cavaleiro Fidalgo, Juiz dos Direitos Reais da vila de Mértola em 1691 e pai de Estêvão Rodrigues Lampreia. Tudo isto està documentado na TT. Em 1692 e 95 o Estevão R.L. tem alvará e carta de propriedade de ofício. Sei que em 1708 (D.) Margarida Cardim e Távora dá alvará de Juiz dos Direitos Reais, para pessoa que casar com sua filha D.Maria.
Gostaria de saber quais as suas fontes bem como se tem mais informações sobre Estêvão Rodrigues Lampreia e Azevedo e Silva.
Muito obrigado


Ana Teresa de Azevedo e Silva

Resposta

Link directo:

Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#355060 | totas | 26 fev 2015 20:05 | Em resposta a: #7745

Caro Senhor,



Estevão Roiz Lampreia , bp em 1671, afilhado do Marquês de Fronteira e de Dona Maria da Silva, casado com D. Margarida Cardim de Távora é um dos filhos do meu 7/8o. avô Marçal de Azevedo e Silva, Capitão-Mor e Juiz dos Direitos Reais de Mértola. O sogro do dito Marçal também se chama Estevão Roiz Lampreia , Capitão, e é casado com D. Margarida Nunes. Este último casal, do Monte dos Carros, está sepultado na Capela Mor da Igreja de São Sebastião dos Carros, termo de Mértola.

Será a Catarina Mestre Lampreia , casada com Manuel Vaz Botelho, irmã do Estevão Roiz Lampreia, sogro do Marçal de Azevedo e Silva ?

Uma filha do dito Marçal é afilhada de Catarina Botelha. Será a mesma Catarina Fernandes Lampreia de que fala?

Se alguma coisa souber que me possa informar sobre a minha ascendência Alentejana, agradecia.


Os meus cumprimentos



Ana Teresa de Azevedo e Silva

Resposta

Link directo:

Vaz Botelho-do capitão-mor de Mértola e Lampreias,

#355078 | Conde | 27 fev 2015 12:08 | Em resposta a: #355060

Por acaso não tem nada sobre o Manuel Lampreia e Vidal
* Beja, Quintos, bp 02.06.1650 que foi moço da Câmara de El Rei? Pode ver esses Lampreia em Linhagens de Portugal, como se refere acima.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 14:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen