Familia Cansado (caminhos de ferro)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Cansado (caminhos de ferro)

#72982 | Eleny | 13 set 2004 12:00

Bom dia a todos,gostava de saber a origem da familia CANSADO, o meu bisavô,LÚCIO ANTÓNIO CANSADO, sei que viveu em vários locais,CASA BRANCA, FUNCHEIRA, SETÚBAL, BAIRROS ? (GRANDOLA?)os dados que tenho dêle são os de quando a minha avó casou, vou transcrever. Anotações ao assento de baptismo. Manuel casou civilmente com JÚLIA BEATRIZ CANSADO filha de LÚCIO ANTÓNIO CANSADO e de JACINTA ROSA,natural da FREGUESIA de SANTIAGO DO ESCOURAL,concelho de MONTEMOR-O-NOVO. o casamento realizou-se no dia 19 de MAIO de 1928, na freguesia e concelho de GRANDOLA, sei que têve sete filhas, e casou segunda vez. A minha avó sempre disse ter nascido em PIAS. Agradeço todas as informações que me possam facultar.
Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#73004 | lgameiro | 13 set 2004 15:57 | Em resposta a: #72982

Cara Eleny
Tanto quanto sei, a origem deste apelido não é conhecida, suspeitando-se que provém de alcunha; e que está mais ou menos comprovado que é de origem alentejana. Tenho conhecimento de que há um ramo no Algarve proveniente de Ferreira do Alentejo desde o os inícios do século XIX.
Espero ter sido útil...
Cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#73067 | Eleny | 14 set 2004 01:18 | Em resposta a: #73004

Caro LUIS,realmente,CANSADO e Alentejano pode fazer sentido para alguem...Mas eu aqui nos meus passeios já encontrei um JOÃO RODRIGUES CANSADO,ABRANTES,1664.Há até quem afirme que poderão têr vindo de ESPANHA.Conhece alguém aqui que tenha estudado a familia?Gostava de têr esses elementos.Muito agradecida.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#73088 | lgameiro | 14 set 2004 10:46 | Em resposta a: #73067

Cara Eleny
Não conheço, de facto, estudos sobre esta família.
Aquilo que lhe disse vem escrito na Enciclopédia Verbo Luso Brasileira da Cultura.
O ramo de que lhe falo partilha comigo alguns ascendentes.
Como vê, não há aqui nenhuma conotação "engraçadinha" e bacoca...
Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE:Bibliografia Genealógica Alentejana

#73099 | rafael | 14 set 2004 13:19 | Em resposta a: #73088

Cara Eleny

Poderá, talvez, colher informação sobre famílias alentejanas do apelido-Cansado-no estudo -SUBSÍDIOS para uma BIBLIOGRAFIA GENEALÓGICA de algumas FAMÍLIAS do ALENTEJO -de António Pedro de S.A. Sameiro no boletim -A CIDADE de ÉVORA -boletim da Comissão Municipal de Turismo -n.ºs 53-54-Anos XXVII-XXVIII -Jan.º-Dez.º de 1970-71. Que deve encontrar na Bib.ca Nacional, mas poderá fazer uma busca no site resopectivo.
O trabalho que refiro é de grande importância pelas centenas de famílias alentejanas arroladas, as respectivas fontes, cotas e localização. São 136 pág.nas repletas de informação genealógica alentejana, de grande valia.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Bibliografia Genealógica Alentejana

#73100 | rafael | 14 set 2004 13:42 | Em resposta a: #73099

Também tem sido útil, para mim, a consulta dos INVENTÁRIOS ARTÍSTICOS DE PORTUGAL -da Academia Nacional de Belas Artes - obras de grande fôlego pela minúcia de informação e fotografias, da autoria de Túlio Espanca e de outros autores, conforme os distritos. São volumes de grande formato publicados por distritos ( faltam alguns ).No que se refere ao Alentejo, estão publicados o do concelho de Évora (2vols) e os do Distrito de Évora ( concelhos de Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas -2 vols. um deles do cadastro dos mais representativos exemplares de arquitectura e artes ornamentais, mencionando as famílias a que pertencem ou pertenceram, etc . e IMPORTANTE SALIENTAR a transcrição epigráfica de centenas de campas e mausoléus, brasões etc. de muitas famílias que servem de identificação e como ponto de partida ou solução, para algumas genealogias em estudo.
Do distrito de Beja estão tb.publicados 2.vols dos concelhos de Alvito,Beja,Cuba,Ferreira do Alentejo e Vidigueira, faltando ainda os concelhos de Ourique ( concelho da minha naturalidade e onde tenho alguns antepassados ) e o de Almodôvar ( onde tenho muitos antepassados ) cuja publicação aguardo com muito interesse.
Cumprimentos.
Rafaelo Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#73118 | Eleny | 14 set 2004 18:16 | Em resposta a: #73088

Caro LUIS,fui eu que encontrei a "gracinha"nesse conjunto,devido ao hábito que as pessoas têm,quando sabem que sou CANSADO e é nome Alentejano.Não ponho em causa as suas fontes,mas queria estabelecer uma ponte noutra direcção,o que pelos vistos será muito dificil,a não ser que alguem aqui tenha outras informações e as divulgue.Já agora aproveito para dizer que tenho orgulho em têr o Cansado no meu nome,e perguntava-lhe,se me permitir,como se dá a sua partilha com os CANSADOS,Porque tudo o que diga respeito há familia me interessa.Cumprimentos.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#73119 | josemariaferreira | 14 set 2004 18:55 | Em resposta a: #72982

Cara Eleny

Informa-a que na segunda metade do séc. do séc. XVII, morava na então Vila de Panoyas do Campo de Ourique, uma família de apelido Cansado. Eram lavradores abastados e tinham escravos, alguns membros desta família fizeram parte da governança da Vila, dentre eles destaco Mateus Coutinho Cansado que foi juiz ordinário.

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE:Bibliografia Genealógica Alentejana

#73123 | Eleny | 14 set 2004 20:41 | Em resposta a: #73100

Caro Rafael,de certeza esses livros vão-me ser muito úteis,não deixarei de os consultar.Será que a minha familia CANSADO,deriva de uma alcunha?É a questão que agora levanto.E se o Rafaelo ou alguém,já andou nessas páginas a pesquizar podem-me adiantar algo?Gostava de encontrar alguma ligação noutro sentido,se assm não fôr...Cumprimentos Eleny

Resposta

Link directo:

RE:Bibliografia Genealógica Alentejana

#73126 | rafael | 14 set 2004 21:02 | Em resposta a: #73123

Cara Eleny
Assim que aguentar mais tempo em casa verei o que poderei enviar-lhe. Por mail, se me disponibilizar o seu. Aqui, no Fórum, vou ver se consigo enviar alguma informação adequada, não demorando.
Segue o meu: octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt.
Rafael Carvalho ( não Rafaelo como seguiu )

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#73127 | Eleny | 14 set 2004 21:03 | Em resposta a: #73119

Caro Zé Maria,agradeço o seu contributo,agora falta o que considero,o elo perdido,se ouver...Cumprimentos Eleny

Resposta

Link directo:

RE:Para o Zé Maria

#73128 | rafael | 14 set 2004 21:05 | Em resposta a: #73119

Caro amigo

Recebi o seu mail e fiquei deveras satisfeito e na expectativa. Escrevi-lhe, está em stand by, pois desconheço o seu endereço para seguir o email. Não segue por reeencaminhamento.

Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE:Para o Rafael

#73130 | Eleny | 14 set 2004 21:18 | Em resposta a: #73128

Caro Rafael,os correios na net,têm os seus limites mas se não fôr incomodo enviar para helenamendessarrobasapopontopt e tentar,agradeço-lhe Cumprimentos Eleny

Resposta

Link directo:

Família Cansado

#73226 | ffarrajota | 15 set 2004 23:16 | Em resposta a: #73130

Cara Eleny:
Tenho Cansadas na família, oriundas do Alentejo.
Joana Cansada cc.António Fernandez, 30 set 1635, de Beringel. Filha de Simão Lourenço e Catarina Cansada, de Beringel.
Hoje, dei uma vista de olhos a um microfilme que pedi para continuar a pesquisa desta familia. Encontrei várias Cansadas ainda sem ligação à minha pesquisa. Uma Juliana, Margarida e Beatriz, parece ser um apelido bastante popular na época, em Berigel. Estas Cansadas encontrei-as entre 1578 e 1584. Cansadas porque são mulheres, ainda não encontrei homens.
Se acha que a sua família tem alguma ligação à da minha pesquisa, faça o favor de me contactar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#73244 | Eleny | 16 set 2004 09:30 | Em resposta a: #73226

Cara Fernanda,agradeço a sua amabilidade,mas existe um espaço temporal,vazio,por isso não posso determinar se é a mesma familia.É esse elo que procuro.Acrescento que eu escrevo com S,mas há familiares que escrevem com Ç,apesar de todos nos conhecer-mos,e não existirem dúvidas,quanto ao parentesco.Não ponho em causa a eciclopédia a que o RAFAEL se refere,onde diz que derivará de uma alcunha,mas todos sabemos que a história que hoje se escreve,daqui a trinta anos não será a mesma,e terá as suas alterações.A minha avó era JULIA BEATRIZ,e dizia que tinha o Beatriz em memória de uma familiar,mas nunca soube qual.´Peço a alguém que tenha estudado os caminhos de ferro em Portugal,se não terá encontrado o nome do meu bisavô LÚCIO ANTÓNIO CANSADO,e me possa relatar os seus dados,nomeadamente, os nomes dos pais e avós.Cumprimentos.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#73248 | Eleny | 16 set 2004 11:08 | Em resposta a: #73244

Quando refiro,Rafael,queria dizer,IGameiro,o Rafael que me desculpe,continuo há espera dos dados que ficou de enviar...Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Está completamente desculpada!

#73268 | rafael | 16 set 2004 15:43 | Em resposta a: #73248

Cara Eleny
Quem é que não se distrai ? E eu então :-) mas alguns "puxões de orelhas" têm-me chamado à razão. Mas , "burro velho não toma andadura", continuo a distrair-me, e muitas vezes de propósito e sempre que posso no que me agrada, porque infelizmente já não tenho a quem dar satisfações, por obrigação.
Cumpro sempre o que prometo, embora às vezes demore, vá adiando ou me custe fazê-lo.
Se este fim de semana ficar em casa, como penso, talvez lhe envie alguma informação, pois recebi o s/mail. Peço-lhe que me desculpe se não corresponder ao pretendido e fique aquém da expectativa que criei.
Bom fim de semana.
Rafael

Resposta

Link directo:

desconpensada

#73271 | Eleny | 16 set 2004 16:11 | Em resposta a: #73268

É isso mesmo,uma noite de trabalho é no que dá,o raciocinio não é o mesmo.Sabe Rafael,a esperança é a ultima a morrer,e ainda não a perdi.As pessoas são muito simpáticas e enviam-me dados novos,o procurar pessoas no canto direito foi uma novidade,mas como ainda não tenho acesso ao plus,não posso cruzar os dados,mas é um facto,os CANSADOS,estão por todo o Portugal,e bem velhinhos já os encontrei.Estou a fazer figas para que alguém "tropece" num arquivo,e reconheça o nome de algum familiar meu.Bom fim de semana.Eleny

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#80087 | mfcr | 25 dez 2004 01:06 | Em resposta a: #72982

Exma Senhora

Na sua mensagem diz que sua avó sempre disse ser de Pias ( que por Decreto de 13 de Janeiro de 1898, pertence ao Concelho de Serpa ).

Não sei se a vou ajudar quanto á localização dos seus avós (Cansados ) mas se não conseguir fica a intenção.

Tenho fotocópia de uma 6ª. avó baptizada na Igreja de Santo Estevão, Freguesia do Salvador, Concelho de Serpa, que abrange dois registos o da minha avó e um outro que talvez lhe interesse e que diz o seguinte:


A margem Bento
Em os sete dias do mes de Janeiro de mil e setecentos e dezassete annos eu o P. P. Annes Lobo cura desta Igreja de S. Estevão termo da Villa de Serpa bautizei e pus os Sanctos oleos a Bentto filho de Luis Cansado Pinela e de Bentta Frez o primeiro do nome do segundo matrimonio de ambos os pais e de legitimo matrimonio neto pela parte paterna de Manuel Pinela e de ? Afonso Cansada e pela parte materna de Ant. Mideiro e de Mª Jorge, foi padrinho Braz Luis e por ser ser verdade fiz este termo que asignei dia mes era et supra o P. P. Annes Lobo.

Juntando esta informação á que V.Exa. já dispunha sobre Pias e como é do mesmo Concelho Serpa, faz sentido, agora só me resta desejar boa sorte.

Cumprimentos

Manuel Fernando Castanheira Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#80092 | Eleny | 25 dez 2004 14:42 | Em resposta a: #80087

Exmo Senhor,ainda não recuei tanto no tempo,mas agradeço o contributo,poderão ser familiares.Neste momento pesquizo outro ramo,mas,achei curioso encontrar apelido Jorge e Luis,sei que os meus Cansados geraram uma grande familia, Lucio Cansado teve seis filhas e dois ou três filhos,quando ficou viuvo,voltou a casar,com uma Senhora do Algarve.Outro ramo da minha familia liga-se aos Cansados,atravéz de Guerreiros, Lourenços e Marques do Monte do Môgo,S. Marcos da Serra,Silves.A minha avó tinha familia em Vila Nova da Baronia.Os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#80095 | Eleny | 25 dez 2004 16:12 | Em resposta a: #73226

Cara Fernanda,não sei se reparou na mensagem de dia 25-12-04.reconhece algum nome? Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#92873 | Eleny | 08 jun 2005 14:02 | Em resposta a: #80087

Caros Confrades e demais interessados na familia Cansado.Recebi o assento de Casamento da minha avó Julia Beatriz Cansado,o casamento foi civil,na sua residência:19-05-1928,o sitio da residência parece-me ser .....Barros,sitio da Liberna?A minha avó era natural de Santiago do Escoural,Concelho de Montemor o Novo,domiciliada no sitio da Roxa,Liberna?deste Concelho,filha de Lucio António Cansado,Ferroviário,natural de Vila Nova da Baronia,Alvito e de Jacinta Rosa,Domestica,natural da Cidade de Évora (Rua da Cal Branca)ambos domiciliados no mesmo sitio da Lisberna?Padrinhos:Ricardo Barbado?,casado,Ferroviário,de Santiago do Escoural,Maria Vitorina Enguiça?............ residente na Vila e Conselho da Cuba,Maria Luisa Cabrita,casada,domestica,residente na Estação dos Caminhos de Ferro de Évora,Luiza Teresa Cansado,Casado,Domestica,moradora na Freguesia e Aldeia de Barros.Testemunhas,Sebastião José Lavinha ou Favinha?,Solteiro,Alfaiate,residente nos Barros Luis,António Cansado,Casado,Industrial de Vila Nova da Baronia,Alvito.Agradeço alguma informação destas pessoas,quem a tiver e onde fica este sitio da Lisberna?Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#92935 | Eleny | 09 jun 2005 09:50 | Em resposta a: #92873

Renovo o pedido e corrijo:Luis António Cansado,casado,Industrial.Suponho que este seja o irmão da minha avó de quem ela muito gostava.Sublinho que uns escrevem o Cansado com S,e outros com Ç no mesmo assento.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#92949 | rafael | 09 jun 2005 14:07 | Em resposta a: #92935

Cara Helena

Só agora vim aqui, ao Fórum e vou sair, mas se hoje tiver vagar ; melhor: disposição envio-lhe mail sobre uma família ilustre -CANSADO-sobre uns MENDES e também sobre a recordação de infância acerca do sítio dos-Queimados-São Marcos da Serra. Mas não garanto nada, porque pode surgir motivo imprevisto e não haver tempo ou só quase de madrugada voltar aqui :-) ou enviar-lhe mail.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93011 | josemariaferreira | 10 jun 2005 11:48 | Em resposta a: #92873

Cara Helena Cabrita Mendes

Não haverá algum lapso quanto ao local de casamento/residencia da sua avó Júlia Beatriz?
De facto algo parece não bater certo, a herdade da Liberna fica(va) situada junto da desaparecida estação ferroviária de Azinheira de Barros no concelho de Grândola. Não será a aldeia de Barros a Azinheira de Barros, essa sim freguesia do concelho de Grândola?
Ponha a hipótese da sua avó ter nascido nesta freguesia e ter ido casar ao Escoural.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93014 | josemariaferreira | 10 jun 2005 12:01 | Em resposta a: #93011

Emendo: Ponha a hipótese da sua avó ter nascido no Escoural e ter ido casar a Azinheira de Barros, uma vez que seu pai era ferroviário e naturalmente estaria destacado/colocado na antiga e bonita estação de Azinheira de Barros.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93017 | Eleny | 10 jun 2005 12:45 | Em resposta a: #93014

Caro Zé Maria,não existe engano,apesar de ser muito ingnorante ainda,mais concretamente na Paleografia,aprendi que é melhor pedir ajuda do que lançar a confuzão.Neste caso não foi precizo pois a pessoa que lavrou o assento,deixou o nome dos noivos e domicilio da noiva com destaque.Se me perguntar se eu tenho alguma duvida no que li,tenho,mas em relação a uma madrinha,que neste caso será padrinho de nome Vitorino e não Vitorina.Não sei o porquê da minha avó ter nascido em Pias.Mas posso conjecturar.A familia tinha os seus bens dispersos nas áreas limitrufes (casas,terra) quem sabe se não foram tratar de algum assunto relacionado e "aconteceu".Como informação,deixo o n. do assento :19-05-1928,registo n. 18,passo a ler um pouco:ás 16h 15m do dia 19 de maio de 1928,nesta Freguesia de Barros e sitio da Lisberna,casas da residencia da noiva.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93020 | josemariaferreira | 10 jun 2005 13:35 | Em resposta a: #93017

Cara Helena

Desculpe lá insistir. Qual foi a Conservatória que emitiu a certidão de casamento de seus avôs realizado no dia 19 de Maio de 1928, foi a de Montemor ou a de Grândola?

Cordiais cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93022 | Eleny | 10 jun 2005 14:07 | Em resposta a: #93020

Caro Zé Maria,em primeiro lugar pedi ao Arquivo Distrital de Setúbal e a sua Directora a Sra. Rosa Azevedo informou-me estar na Conservatória do Registo Civil de Grandola,sob o n. 18 do ano de 1928.Melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93023 | josemariaferreira | 10 jun 2005 14:28 | Em resposta a: #93022

Cara Helena Cabrita Mendes

Sendo assim é como eu tinha previsto, a sua avó casou em Azinheira de Barros no sítio da Liberna (junto à desaparecida estação ferroviária) e fixou residência na Carocha (e não Roxa) no concelho de Montemór.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93027 | Eleny | 10 jun 2005 14:47 | Em resposta a: #93023

Caro Zé Maria,agradeço mais essas informações.A minha avó casou com um ferroviário,assim como todas as irmãs,ligando-se a familias como:Evangelista (Pinhal Novo), Rebelo (Pampilhoza da Serra) ,Guerreiro (Monte dos Queimados) ,Antunes,etc.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93032 | Eleny | 10 jun 2005 17:20 | Em resposta a: #93023

Caro Zé Maria,parece-me que também gosta de saber a origem do nome das localidades,sabe o significado de Lisberna,tenho andado hás voltas com o motor de busca e ele aponta para Lisbona,também não encontrei referências a essa Estação de Caminho de Ferro.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93033 | rafael | 10 jun 2005 17:37 | Em resposta a: #93032

Cara Helena
Seguiu mail desenvolvido com assuntos que lhe vão interessar e outros referidos ao assunto da minha anterior msg neste tópico. Falo também de famílias Sefarditas e Marranos, mas misturado com outros assuntos que ficam melhor num mail. A razão desta msg aqui justifica-se para ter a certeza que recebeu o mail.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#93039 | josemariaferreira | 10 jun 2005 20:01 | Em resposta a: #93032

Cara Helena Cabrita Mendes

A herdade da Liberna confina com a povoação de Barros, cujo orago é Nossa Senhora da Azinheira.
Tudo indica tratava-se de um terreno livre onde antigamente o povo de Bayros poderia apascentar os seus gados ou outras serventias.
Nas localidades onde era implementada administração local (vilas e cidades) a esses territórios dava-se o nome de couto do concelho.
Liberna poderá mesmo remontar ao tempo dos romanos, pois era nesta localidade que passava a via romana que ía de Ossonoba para Salacea.
Este termo ainda consta no vocabulário italiano e galego com o significado de livre.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#125198 | Gilão | 18 ago 2006 14:51 | Em resposta a: #80092

Eu sou do Algarve e tenho apelido Cansado. se quiser saber alguma coisa...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#125557 | Eleny | 22 ago 2006 17:50 | Em resposta a: #125198

Caro Gilão.
Agradeço a sua simpatia e diaponibilidade.Não tenho nada que me ligue aos Cansados do Algarve,apenas sei que o meu bisavô voltou a casar com uma Senhora de Tavira.
Este Verão, um amigo que muito estimo, deslocou-se a Beja ao Arquivo mas, não encontrou o Baptizado do meu bisavô Lucio António Cansado,natural de Vila Nova da Baronia,Alvito.
Cumprimentos
Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#133770 | jflfl | 11 nov 2006 19:01 | Em resposta a: #73226

Cara Fernanda Farrajota
Uma vez que investiga "Cansados" em Beringel, deixo-lhe aqui três gerações de Cansados de Aljustrel na expectativa que possa ter interesse para si e que eventualmente tenha mais algum dado "sobre esta gente minha avoenga".

Francisco Cansado c.c. Antónia Fernandes (Aljustrel?)
pais de
Matias Cansado c.c. Brites Rodrigues (oo 1693 Aljustrel)
pais de
Margarida de Brito Cansado c.c. António José de Almeida (oo 1730 Aljustrel)

Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#136283 | Eleny | 03 dez 2006 00:33 | Em resposta a: #133770

Caro Joaquim Falcão de Lima
Agradeço o que aqui disponibilizou.
Cumprimentos
Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#136510 | ffarrajota | 05 dez 2006 17:07 | Em resposta a: #133770

Caro Joaquim Falcão,
Agradeço a sua mensagem. Estou convencida que esta família é capaz de ter ligações, de momento não tenho dados. O mais que consegui foi o casamento de António Fernandez, de Beringel cc. Joana Cansada, 30/9/1635. Sendo pais da Joana :Simão Lourenço e Catarina Cansada.
Desculpe o atraso na resposta.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#136701 | jflfl | 07 dez 2006 12:33 | Em resposta a: #136510

Cara Fernanda Farrajota
Obrigado pela sua resposta. Caso encontre algo mais sobre estes "Cansado", agradeço que me dê noa disso.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#152095 | Eleny | 11 abr 2007 22:02 | Em resposta a: #93039

Caros Confrades

Recebi o assento de baptizado da minha avó Julia Beatriz Cançado. O Cançado deixáva-me algumas dúvidas e as localidades também.
Pedi ajuda para a leitura correcta e poder postar sem enganos:

Julia, 25-07-1909, baptizada na Igreja Paroquial de Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo, Arquidiocese de Évora, nasceu no Monte da Casa Branca da mesma freguesia. Filha de Lúcio António de Vila Nova da Baronia, Alvito, Bispado de Beja e de Jacinta Rosa de Évora, recebidos em S. Brás do Regedor, concelho de Évora, paroquianos da freguesia e moradores no dito Monte.
Neta paterna de António Joaquim Caniçada (?) e de Amélia Maria e materna de Lucrécio (?) dos Paços (?) e Teresa Joaquina. Foram padrinhos António Joaquim Caniçada (?) e Lucia Teresa.

No casamento da minha avó o pai é Lúcio António Cançado, assim como alguns dos intervenientes são do mesmo apelido. Um amigo que tinha de ir ao Arquivo de Beja, procurou o baptismo de Lúcio e não encontrou, teria existido uma distracção e ele estar como António?
Agradeço se algum Confrade tiver alguma informação que queira partilhar. Por curiosidade também queria saber se S. Brás do Regedor fica na cidade de Évora.
Cumprimentos
Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#157272 | cabecao1 | 25 mai 2007 15:33 | Em resposta a: #133770

Exmo Senhor

Encontrei no Forum este topico, e entre os meus antepassados tenho uns de Aljustrel de nome " Cansado ".

1- Antonio Lopes Cansado, casado com Lourença do Espirito Santo, ambos de Aljustrel que teram casado entre os anos de 1680 a 1695.

Tiveram pelo menos um filho de nome Marcos de Figueiredo , natural de Aljustrel, que casou aos 6 de Fevereiro de 1718 em Castro Verde com Anastacia Raposo, filha de Marcos Raposo e de Maria Zarco, ambos de Castro Verde.

Foram pais de Maria Zarco, que nasceu em Castro Verde a 28.10.1719, e que casou com Francisco Mestre, 26.2.1710-Castro Verde, filho de João Mestre, de Castro Verde e de Catarina guerreiro, da Trindade-Beja.

Que foram pais pelo menos de Ana Joaquina de Figueiredo, 8.5.1755-Castro Verde, e que casou a 16.10.1788, em Castro Verde com João Camacho de Brito , de aljustrel, filho de Inacio de Brito Camacho e de Barbara Josefa Lopes Franco.

Se souber algo deste Antonio Lopes Cansado e de sua mulher, ficava agradecido.

Com os melhores cumprimentos

Antonio Manuel Figueira Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#157402 | cverde | 27 mai 2007 00:48 | Em resposta a: #152095

S. Bras do Regedouro julgo que pertence à freguesia de Nossa Senhora da Torega no concelho de Évora.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cansado (caminhos de ferro)

#157427 | Eleny | 27 mai 2007 13:24 | Em resposta a: #157402

Caro Luis Figueira

Agradeço desde já a sua resposta.

Conheço muito bem a cidade de Évora mas mal os arredores.

Cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Zarco/Mestre/Camacho,etc

#157428 | Eleny | 27 mai 2007 13:49 | Em resposta a: #157272

Caro António Canelas

Gostava de o poder ajudar mas não tenho informações sobre Cançados. Tive este ramo parado muito tempo. Sobre a familia Camacho ou Camacho de Brito, Guerreiros e Mestres, o Confrade Rafael Carvalho, tem muito informação sobre os mesmos. Já pesquisou todos os tópicos sobre Cançados?
Vou tentar contactar o Dr. Rafael.

Cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#157432 | jflfl | 27 mai 2007 14:43 | Em resposta a: #157272

Exmo Senhor
Lamento mas não tenho referência ao casal que pretende. Ficarei atento. Chamou-me a atenção a referência a Barbara Josefa Lopes Franco. Pergunto: será irmã de Silvestre José Franco natural de Cuba?
Com os melhores cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Zarco/Mestre/Camacho,etc

#157455 | rafael | 27 mai 2007 19:06 | Em resposta a: #157428

Cara Helena

Não leve a mal, mas com franqueza! Com que então promovido a Dr?- ( contudo, passando a ironia, parece-me que, hoje, tal tratamento está conforme). Às vezes faz jeito a encadernação, porque a aparência, quase sempre, sobrepôe-se ao conteúdo.Mas, somos confrades, é mais prático e simpático usarmos os nossos nomes,simplesmente.
É verdade que alguma coisa fui reunindo sobre esses apelidos do B.xo Alentejo.Ainda bem,que no princípio do meu interesse pela Genealogia fui um " recolhedor "e esses apontamentos, felizmente, têm dado bons frutos, porque entusiasmei muito, tenho consciência disso, para o estudo de determinadas famílias alentejanas e algarvias.
Tenho colocado sob o nickname de bernardo 2000-rafael mião-orgc-rgc-e agora-rafael-muitas msgs que tratam de famílias dos apelidos mencionados e de vez em quando ainda vou encontrando alguma coisa,e mais tenho que aos poucos, a propósito, penso colocar.

Com amizade.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#157654 | cabecao1 | 29 mai 2007 10:15 | Em resposta a: #157432

Exmo Senhor

Obrigado pela sua atenção, a minha mensagem, de qualquer maneira , tem um erro não é Antonio Lopes Cansado , mas sim Francisco Lopes Cansado, peço desculpa pelo erro.
Posso adiantar tambem que alem do meu " Marcos de Figueiredo ", tiveram pelo menos tambem outro filho de nome " Jose Lopes Cansado, que casou , se não estou errado com Antonia Helena de Abreu, de S.Tiago do Cacem, que foram pais de Ana.

Cumprimentos

Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#157655 | cabecao1 | 29 mai 2007 10:42 | Em resposta a: #157432

Exmo Senhor

Sem querer enviei a mensagem sem estar toda completa.

Faltou a parte referente a " Barbara Josefa Lopes Franco ", somente sei que nasceu na freguesia da Trindade -Beja ,a 28 de Janeiro de 1742, e era filha de Domingos Lopes Franco, de Beringel , lavrador , e de Maria da Conceição da Freguesia da Trindade-Beja, onde casaram a 31 de Dezembro de 1739, com dispensa de consang. do 3 º grau.
Casou por volta de 1761, com Inacio de Brito Camacho, e teve onze filhos que nasceram entre 1762 e 1778, entre eles o Bacharel Antonio de Brito Camacho, que foi tambem Juiz de Fora de Alcacer do Sal, o Padre Romão de Brito Camacho, Jose de Brito Camacho, que penso que tenha sido avo do politico da 1º republica Dr.Manuel de Brito Camacho, e João Camacho de Brito , meu 5º avo, e que casou a 16.10.1788 em Castro Verde com Ana Joaquina de Figueiredo, filha de Francisco Mestre e de Maria Zarco, de Castro Verde.
E tudo o que sei dos ascendentes e descendentes proximos de " Barbara Josefa"

Com os melhores cumprimentos

Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Cansado

#157706 | jflfl | 29 mai 2007 20:56 | Em resposta a: #157655

Exmo Senhor
Muito obrigado pela sua resposta. Suspeito de uma ligação entre Domingos Lopes Franco e Silvestre José Franco mas que ainda não consigo estabelecer. Vou estar atento.
Com os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Zarco/Mestre/Camacho,etc

#158111 | cabecao1 | 02 jun 2007 10:21 | Em resposta a: #157428

Cara Helena Cabrita Mendes

Obrigado pelas suas informações.
Relativamente aos " Cansados, de Alustrel que refiro, encontrei um irmão de Marcos de Figueiredo, filho do casal Francisco Lopes Cansado ( e não Antonio, como erradamente escrevi ) e Lourença do Espirito Santo, num assento de baptizmo de uma sua filha de nome Ana, na Freguesia de Ervidel , o seu nome é
" Jose Lopes Cansado" , e era casado com Antonia Helena de Abreu, de S.Tiago do Cacem.

Cumprimentos

Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 19:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen