Portugueses da Ordem de Malta (sec. XVI)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Portugueses da Ordem de Malta (sec. XVI)

#72998 | Carlos Silva | 13 set 2004 15:12

Caros colegas,

Desejo colocar neste topico varias questoes ligadas aos portugueses da ordem de Malta no sec.16.

1) Habilitaçoes e Biografias dos Portugueses (sec. 16)
2) Túmulos de Portugueses da igreja S. Joao de Valeta
3) Portugueses no grande cerco de Malta (1565)
4) Pedro Mesquita (de M’dina)

Que seguem em respectivos sub-topicos

cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

1-Malta : Habilitaçoes e Biografias de Portugueses

#72999 | Carlos Silva | 13 set 2004 15:16 | Em resposta a: #72998

Desejo saber se existe uma lista dos portugueses que ingressaram a ordem de Malta no sec. 16, e/ou que se acharam na Mar Mediterrâneo, saber tambem como biografar, e possivelmente saber se existem processos de habilitaçào (com dados genealogicos) de cavaleiros.

Tenho interesse neste momento nomeadamente no caso de :

Jerónimo de Azevedo, filho de Diogo de Azevedo
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64477
neto de Antonio de Azevedo, bisneto de Diogo Lopes de Azevedo (o 4° senhor de S. Joào de Rei)
Segundo os nobiliarios era « maltez » e foi morto pelos Turcos nas galés (sem mais pormenores).


C.S.

Resposta

Link directo:

2-Malta : Túmulos Portugueses da Igreja S. Joao

#73000 | Carlos Silva | 13 set 2004 15:19 | Em resposta a: #72998

Desejo saber se exista uma lista das campas portuguesas da igreja conventual S. Joào dos cavaleiros de Malta, na Valeta (Catedral).

C.S.

Resposta

Link directo:

3-Malta : Portugueses no grande cerco de 1565

#73001 | Carlos Silva | 13 set 2004 15:22 | Em resposta a: #72998

Gostaria de saber se existem listas de portugueses que tomaram parte ou foram vitimados, no sitio de Malta pelos Turcos em 1565, e em geral nos grandes acontecimentos da Historia militar dos cavaleiros de Malta no sec. 16.

C.S.

Resposta

Link directo:

4-Malta : Pedro Mesquita (de M’dina)

#73002 | Carlos Silva | 13 set 2004 15:23 | Em resposta a: #72998

Gostaria de identificar (genealogicamente falando) o Pedro Mesquita que era governador de M’dina (e Rabat ?) na altura do grande sitio de 1565 pelos Turcos e teve uma papel relevante (a frente da cavalaria salvo erro).
Deu nome à Mezquita Street, em M’dina.

C.S.

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses da Ordem de Malta (sec. XVI)

#73010 | jpcmt | 13 set 2004 16:47 | Em resposta a: #72998

Meu Caro Carlos Paulo:

No livro"Portugal e a Ordem de Malta- Aspectos da Europa" editado em 1992, sob a direcção de Martim de Albuquerque, encontrará respostas a várias das suas perguntas. É uma edição de grande qualidade, com inúmeras fotografias a cores.
Haverá, no entanto, que coligir as informações de que necessita. Contactá-lo-ei por e-mail.
Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: 2-Malta : Túmulos Portugueses da Igreja S. Joao

#73625 | Carlos Silva | 22 set 2004 14:28 | Em resposta a: #73000

Devo ao nosso excelente colega Joào de Castro e Melo Trovisqueira a seguinte lista que deixo aqui :

António Correia de Sousa (+1696)
Heitor Pinto de Miranda (+1709)
João Pereira Coutinho (+1710)
Manuel de Almeida e Vasconcelos (+1725)
D. João manuel de Vilhena (+1728)
Melchior Álvaro Pereira Pinto Coutinho (+1736)
Paio d'Abreu e Lima (+1742)
D. Manuel António de Sousa de Almeida (1750)
D. José Pereira Pinto (+1751)
D. Francisco de Sousa Meneses (+1756)
Martim Álvaro Pinto (+1757)
Marquês de Alorna (1766)
Antonio de Abreu (1779)
Raimundo de sousa e Silva (1782)
Francisco Guedes de Magalhães (1781)
Emanuel Pereira (+1792)
Francisco Carvalho Pinto (+1818)


Fonte : "Portugal e a Ordem de Malta-Aspectos da Europa", SIBS (1992), direcção de Martim de Albuquerque.

Sào estas 17 das 369 sepulturas armoriadas de mármore policrome da igreja S. Joào de La Valletta.

Para os colegas Brasileiros acrescento mais com um Doria, cujo nome completo nào me lembra.

Melhores cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: 4-Malta : Pedro Mesquita (de M’dina)

#74457 | 3888 | 04 out 2004 11:29 | Em resposta a: #73002

Sr. Carlos Silva:
Parece-me que este Pedro Mesquita será o futuro Comenador de Leça em 1571 e primeiro Bailio de Leça, em 1571; Comendador de Algoso em 1574 e Comen-dador de Távora (?) em 1556, que terá morrido em 1578 na batalha de Alcácer Quibir, segundo a Dr. Paula Pinto Costa, na sua tese de doutoramento.
O Dr. Manuel Artur Norton in "Heráldica de Portugal", 2 vol., dá-lhe o Brasão partido - I Pimentel, II Mesquita e o timbre dos Mesquitas, conforme "Livro de d. Duarte neto do Rel D. Manuel I, pág. 195. Se sabe, pode dizer-me que livro é este? Qual o seu editor? Como procurar na Biblioteca Municipal do Porto em que coordenadas? O Frei D. Pedro de Mesquita terá tomado o hábito em 1533.
Agradeço a sua confirmação.
Aproveito a oportunidade para assinalar a sua esclarecida intervenção em muitos temas desta Genea.
Cumprimentos. António

Resposta

Link directo:

RE: 4-Malta : Pedro Mesquita (de M’dina)

#74462 | Carlos Silva | 04 out 2004 13:32 | Em resposta a: #74457

Caro colega,

Agradeço a preciosa ajuda.

Nào sei se é o mesmo Pedro Mesquita, mas pode muito bem ser. Ja tinha notado a presença de um Pedro Mesquita na batalha de Alcàcer-Quibir com um comando (a artilharia salvo erro), mas que nào achei, me parece, entre os mortos da batalha, publicados neste site.
Como a batalha foi bem estudada pelos historiadores pode ser que tenhamos uma pista de pesquisa.
Por outro lado, tenho pouco conhecimento de Heràldica e de literatura heràldica de forma que tenho que remeter para a competencia dos colegas do forum, para identificaçào da referida obra e do brasào de Pedro Mesquita.

A tese da Dra Pinto Costa suponho que é uma publicaçào « MILITARIUM ORDINUM ANALECTA », colecçào de impressionante qualidade, mas de acesso um tanto dificil no comercio.

Tambem agradeço pelo generoso (mas pouco merecido) comentario.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: 3-Malta : Portugueses no grande cerco de 1565

#74469 | Carlos Silva | 04 out 2004 16:53 | Em resposta a: #73001

Devo a amabilidade do nosso colega Joào de Castro e Melo Trovisqueira a seguinte lista de cavaleiros que cairam ou tomaram parte na defesa de Malta no grande sitio de 1565. um bom principio.

Pedro de Mendonça
Francisco de Brito
João da Cunha
Pedro de Mesquita
Vasco da Cunha
Baltasar de Paiva
Simão de Sousa
Simão de Melo
Luís de Távora
João da Rocha Pereira
Diogo Brandão
Bartolomeu Pessoa
Francisco de Brito (o moço)
Garcia de Mendonça
Fernando da Cunha
Afonso da Fonseca (I)
Afonso Fonseca (II)
Jerónimo Botelho
Henrique de Figueiroa
Jorge Correia
João Pereira
Afonso de Azevedo
E os serventes de armas :
Lopo Teles
Rodrigo Godinho

Fonte : "Portugal e a Ordem de Malta-Aspectos da Europa", SIBS (1992), direcção de Martim de Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: 3-Malta : Portugueses no grande cerco de 1565

#75048 | HBF | 15 out 2004 11:28 | Em resposta a: #74469

Caro Carlos Silva

Tive um 15ºavô , Henrique da Costa e Faro , que segundo reza , terá estado na natalha de Alcacer-Quibir , com homens,cavalos e armas pagos por si.
Esta informação foi dada a meu pai , por um primo que se dedicava a estes estudos e que por sinal até tem uma vasta obra publicada , trata-se do já falecido António Machado de Faria. Descobriu que este meu avô terá ficado preso , mas o que é certo é que aparece depois na Beira , pois o Rei ( Filipe I ) desterrou-o por não seguir o partido de Espanha.
Se alguém souber mais alguma coisa acerca deste personagem , agradeço que partilhem.

Um abraço

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

Portugueses da Ordem de Malta (sec. XVI)

#387845 | marisasantos | 27 dez 2017 21:15 | Em resposta a: #73625

Boa noite, Carlos Silva. Gostaria de lhe perguntar sobre dados de Heitor Pinto de Miranda, se tivesse....

Resposta

Link directo:

Portugueses da Ordem de Malta (sec. XVI)

#390236 | jmaqm | 18 mar 2018 21:57 | Em resposta a: #73625

Agradecia pudesse alguém me informar alguma coisa sobre o cavaleiro referido nesta lista Raimundo Sousa e Silva 1782

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen