Barão da Retorta

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Barão da Retorta

#73045 | CunhaVelho1 | 13 set 2004 22:18

Boa Noite.

Venho solicitar ajuda no seguinte:

1- na procura de descendentes do Barão da Retorta;
2- informações sobre o citado Senhor;
3- como e onde poderei obter as mesmas em pormenor e se existe gravura do mesmo.

Porquê?
Porque o 1º Barão da Retorta Domingos Miguel da Cunha Velho Sotomaior de Azevedo Melo Távora Albergaria e Castro é meu Trisavô por parte de seu filho António da Cunha Velho Sotomaior casado com D. Rosa de Azevedo Ataíde e Menezes, que nasceu a 25 de Setembro de 1844 e faleceu a 10 de Agosto de 1924.

O meu agradecimento.

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73061 | mivapi | 14 set 2004 00:10 | Em resposta a: #73045

Caro Cunha Velho 1

Uma parte da descendência dos Barões da Retorta foi estudada por José de Sousa Machado na sua obra "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho", vol. I, pp. 161 a 163.
Cumprimentos,
M. Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73084 | antoniotrigueiros | 14 set 2004 09:18 | Em resposta a: #73045

Caro Senhor Cunha Velho

Tenho vindo a fazer um grande estudo sobre a descendência do Barão da Retorta e teria o maior gosto em contactá-lo para o colocar a par das minhas pesquisas e para lhe facultar aquilo que já consegui reunir.
Pedia-lhe para entrar por favor em contacto comigo através do e-mail trigueiros@unigre.it
Na expectativa do seu contacto, envio os meus melhores cumprimentos

António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@unigre.it

PS- Como talvez saberá o Barão de Retorta teve 17 filhos e existem muitos descendentes. Tenho contactado com muitos dos ramos e o seu ramo (descendente do António) é dos que tenho ainda menos informação. Tenho também reproduções de dois retratos a óleo do Barão e um da Baronesa e de alguns dos filhos. Tudo isso está à sua inteira disposição.

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73090 | CunhaVelho1 | 14 set 2004 11:03 | Em resposta a: #73061

Caro M. Vaz Pinto

Agradeço a informação.
Se tiver mais agradeçia que me faculta-se.

Os meus agradecimentos,

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73093 | CunhaVelho1 | 14 set 2004 11:14 | Em resposta a: #73084

Caro Senhor António Júlio Limpo Trigueiros

Agradeço a sua informação e a sua disponibilidade que de muito útil será.
Entrarei em contacto consigo brevemente.
Com os agradecimentos, envio os meus melhores cumprimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73186 | CunhaVelho1 | 15 set 2004 16:39 | Em resposta a: #73045

Caros Senhores

Se possivel gostaria de saber onde nasceu António da Cunha Velho Sotomaior, 10º filho do 1º Barão da Retorta.

O meu agradecimento

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73197 | aburma | 15 set 2004 19:19 | Em resposta a: #73186

Caro Confrade,

António da Cunha Velho Sotto Mayor (1844-1924) nasceu na Casa do Barão da Retorta em Barcelos e morreu na Casa do Outeiro em Beiral do Lima (informação constante de "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico", livro de que falo em tópico hoje aberto).

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73199 | CunhaVelho1 | 15 set 2004 19:41 | Em resposta a: #73197

Caro aburma,

Fico-lhe agradecido pela informação.
Fala na Casa do Barão da Retorta em Barcelos, sei que alguns familiares meus, já em Barcelos tentaram localizar a dita. Será possível informar se a mesma fica mesmo em Barcelos? Se sim, onde?

Agradeço a sua disponibilidade e amibilidade, com os meus melhores cumprimentos,

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73202 | aburma | 15 set 2004 20:01 | Em resposta a: #73199

Caro Confrade,

A Casa do Barão da Retorta fica no antigo largo da Cadeia, actualmente Largo José Novais, no topo da Rua das Velhas, em Barcelos e é hoje conhecida por Casa de Santa Maria (op.cit.).

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73203 | CunhaVelho1 | 15 set 2004 20:15 | Em resposta a: #73202

Caro aburma,

Mais uma vez agradeço-lhe a sua generosidade.

Onde poderei encontrar o livro que menciona? Será que existe algum "site" onde possa adquiri-lo.

Com os meus mais sinceros agradecimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73222 | aburma | 15 set 2004 22:31 | Em resposta a: #73203

Caro CV,

Nada tem que agradecer; é um prazer.

Já experimentou ver aqui na livraria do Guarda-Mor? É bem possível que aí esteja à venda. Caso contrário, e dependendo de onde se encontra, deve poder obter o livro pelo menos na livraria Esquina, no Porto, ou na Férin, em Lisboa, passe a publicidade.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73223 | mivapi | 15 set 2004 22:34 | Em resposta a: #73203

Caro Cunha Velho 1

A obra "Pedras d´Armas e Armas Tumulares de Braga" tem uma fotografia da casa da sua família.
Posso mandar-lhe uma fotocópia mas preciso de uma morada de correio pois não tenho facilidade em digitalizar.
Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto
O meu e-mail é mivapi arroba hotmail ponto com

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73228 | CunhaVelho1 | 16 set 2004 00:06 | Em resposta a: #73223

Caro Miguel Vaz Pinto

Agradeço a sua disponibilidade e amabilidade.
Enviei-lhe um e-mail.

Com os meus melhores cumprimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73229 | CunhaVelho1 | 16 set 2004 00:09 | Em resposta a: #73222

Caro Alexandre Burmester

Agradeço a sua indicação a qual vou aproveitar para averiguar da existência do referido livro nos ditos locais.

Com os meus melhores cumprimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73230 | CunhaVelho1 | 16 set 2004 00:09 | Em resposta a: #73222

Caro Alexandre Burmester

Agradeço a sua indicação a qual vou aproveitar para averiguar da existência do referido livro nos ditos locais.

Com os meus melhores cumprimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73234 | CunhaVelho1 | 16 set 2004 00:35 | Em resposta a: #73045

Caros amigos

Mais uma vez solicito a Vossa ajuda com o intuito de confirmar o seguinte:

"
O Barão de Retorta
Foi 1.º Barão de Retorta o fidalgo da casa real - Domingos Miguel da Cunha Velho Sotomaior de Azevedo Melo Távora Albergaria e Castro. Moço fidalgo da Casa Real com exercício no Paço. Comendador das Ordens de Cristo e de Nossa Senhora de Conceição Vila Viçosa. Foi condecorado com a medalha militar da expedição a Pernambuco. Tenente Coronel Honorário, Senhor da Casa e Morgado de Retorta.
Foi Barão Almotacé de Barcelos e Comandante do Batalhão móvel da mesma cidade em 1847.
Nasceu no Rio de Janeiro a 12 de Abril de 1806 e faleceu em Braga a 28 de Outubro de 1877, sendo filho de Domingos Miguel da Cunha Sotomaior Azevedo e de D. Maria Velho de Albergaria.
"
Esta informação foi retirada da página da Freguesia de Santa Marinha de Retorta e Sua Casa do Povo, Concelho de Vila do Conde. (http://www.clube-btt-cpr.com/index.htm).

A ser verdade o referido não será possivel actualizar a informação no Genea? Como e a quem me posso dirigir para tal? Obrigado.

Com os meus melhores cumprimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#73376 | CunhaVelho1 | 18 set 2004 00:31 | Em resposta a: #73234

Exmos. Sehores

Agradecia se possível uma esclarecimento à questão colocada.

Cumprimentos

CV

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#76325 | CunhaVelho | 01 nov 2004 22:05 | Em resposta a: #73084

Caro António Júlio Limpo Trigueiros

Agradeço desde já a disponibilidade solicitando-lhe o envio da informação que tiver em seu poder.

Com os meus melhores cumprimentos

Cunha Velho

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#82479 | mivapi | 22 jan 2005 23:59 | Em resposta a: #73376

Caro Cunha Velho

Enviei as fotocópias que lhe prometi.

Será que as recebeu?

Cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#82640 | CunhaVelho | 24 jan 2005 21:35 | Em resposta a: #82479

Caro Miguel Vaz Pinto,

Agradeço-lhe a sua amabilidade. Não tive ainda oportunidade de verificar na morada que lhe dei, mas amanhã já o farei. Será de grande utilidade.

Já agora aproveito para lhe perguntar se sabe algo a respeito de António Júlio Limpo Trigueiros, SJ. Faz algum tempo que não consigo comunicar com ele. Tal é importante devido ao facto de ter em seu poder documentação em relação à minha família, e que já me tinha enviado via e-mail. Tive que formatar o disco rígido do computador onde tinha a informação, perdendo a mesma.

Se tiver algum contacto do mesmo agradecia o seu envio.

Cumprimentos,

Cunha Velho

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#82875 | CunhaVelho | 27 jan 2005 18:29 | Em resposta a: #82479

Caro Miguel Vaz Pinto

Foi com agrado que recebi as fotocópias. Terão bastante útililidade.

Mais uma vez lhe deixo os meus mais sinceros agradecimentos de tal gentileza e gesto.

Com os meus cumprimentos,

Cunha Velho

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#97928 | PCV | 14 ago 2005 22:53 | Em resposta a: #82875

Cunha Velho? De que linhagem és?

O meu nome é Paulo Cunha Velho.

Eu sou da linhagem de António da Cunha Velho Sottomayor, pai de Bento de Azevedo da Cunha Velho, pai de Miguel da Cunha Velho, pai de Carlos Alberto da Cunha Velho, meu pai. O Barão é meu tetravô.

Entra em contacto comigo.

e-mail: cunha.velho@netcabo.pt
telef.: 244 566 347
tlm.: 96 543 39 29

O contacto de António Júlio Limpo Trigueiros é ajtrig@hotmail.com ou trigueiros@unigre.it

Ele ligou-me já a algum tempo, faz um ano, e nunca mais ouvi nada dele.

Um abraço,

Paulo Cunha Velho

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#106342 | cpaulinha | 28 nov 2005 15:05 | Em resposta a: #73045

Olá
Descobri há pouco tempo que sou descendente desse BARÃO EM 4º GRAU.

O meu mail é: cpaulinha@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#106374 | mivapi | 28 nov 2005 23:49 | Em resposta a: #82875

Caro Cunha Velho,

Mandei-lhe há tempos um e-mail. Percebi que não usa muito esse endereço pelo que admito que ainda não o tenha visto.
Melhores cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#108826 | tiagogenio | 05 jan 2006 13:43 | Em resposta a: #73045

Caro Cunha Velho 1

Gostaria de saber se detêm alguma fotografia ou qualquer imagem de António da Cunha Velho, filho de António da Cunha Velho Sottomaior e de D. Rosa de Azevedo Ataíde e Meneses? A minha curiosidade deve-se ao facto de estar a realizar um estudo pessoal sobre algumas casas de Beiral do Lima, onde aparece a casa do Outeiro que pertenceu à família Cunha Velho. Se me puder facultar qualquer dado relativo a António da Cunha Velho, sobretudo, imagens agradecia profundamente.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#139958 | Limão | 11 jan 2007 22:46 | Em resposta a: #73045

Conheço Morgado da Retorta, em Cepães Fafe,ate tenho um livro com a foto dele,de barbas grandes,da família Silva e Castro, da Casa dos Morgadios da Retorta de Cepães e Armil, em Fafe, eram vasrios irmãos todos solteiros, mas tinham vários sobrinhos também alguns já falecidos. Gostava de saber, se tem alguma ligação, com os Barões de Retorta, por acaso também sou Melo do pai e da Mãe.

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#140043 | Samuel C O Castro | 12 jan 2007 16:23 | Em resposta a: #139958

Estimado Limão,

Estou montando uma Grande base sobre os Castros e ainda não consegui entroncar o ramo do Barão de Retorta.

Caso no livro a que se refere, citar a ascendência dele, mais retroativa da apresentada aqui no Genea, peço sua gentileza de aqui disponibilizá-la, quem sabe consigo o tão desejado entroncamento junto aos demais ? Essa sua informação também será útil para outros que estudam essa linhagem.

Qual seria o ramo Silva Castro que citaste ? Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#200907 | CunhaVelho | 18 jun 2008 22:49 | Em resposta a: #108826

Caro Tiago,
A casa do Outeiro em Beiral, pertenceu, e penso que ainda pertence, de facto à familia Cunha Velho.
Lembro-me de a visitar ainda criança com os meus Pais e primos residentes em Ponte da Barca e em Beiral.
Irei procurar se tenho ou perguntar a minha Mãe. Se tiver terei todo o gosto em enviar.

Grato pela atenção,

Paulo Cunha Velho

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#200909 | CunhaVelho | 18 jun 2008 22:52 | Em resposta a: #106374

Caro Miguel Vaz Pinto,

As minhas desculpas por só agora retomar a minha presença neste fórum e lhe responder.

Se o recebi já não me recorda. Desculpe.

Agradeço que me reenvie para paulocunhavelho@netcabo.pt.

Cumprimentos,
Paulo Cunha Velho

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#200940 | tiagogenio | 19 jun 2008 12:50 | Em resposta a: #200907

Caro Paulo Cunha Velho,

Agradeço a simpática mensagem que me enviou. Na altura que coloquei a minha mensagem aqui o genea procurava desenvolver um pequeno estudo sobre o ramo de Beiral dos descendentes do Barão da Retorta. Entretanto, com a descoberta dos trabalhos de António Trigueiros sj acabei por desistir das minhas investigações. No entanto, existe uma questão que não encontro qualquer resposta nos estudos do António Trigueiros (trato-o deste modo porque o conheci bastante bem nos tempos em que fui membro da companhia de Jesus, ordem a que ele pertence) e que ele próprio não me soube responder se seria verdade ou não. E essa questão está relacionada com a possibilidade de António de Azevedo da Cunha Velho, filho de António da Cunha Velho Sottomayor (filho do Barão da retorta) e de Rosa de Azevedo Ataíde e Meneses ter tido um filho ilegítimo muito antes do seu casamento. Certamente, penso que não será propriamente muito simpático pedir-lhe que possa comprovar a veracidade de tal história através de familiares que o terão conhecido e que eventualmente poderão saber quaquer coisa. Esta história foi-me contada por uma senhora de bastante idade, não ligada à família e que me garantiu ser absoluta verdade.

Atenciosamente,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#207460 | magonia | 06 set 2008 02:20 | Em resposta a: #73045

cunhavelho1, tenho procurado bastante por obter dados, acerca do general antonio nogueira soares, este tinha uma filha chamada de emilia julia nogueira soares que casou com manuel valentim vieira de sousa, este meu antepassado distante, pelo que percebo e descobri o dito general, quiz dizer a sua filha quem era a mãe, segundo sua neta que contactei, ela nunca a quis, conhecer por a ter abandonado, pois o general foi busca-la à roda, os netos do general iam ao porto este nunca os quiz que dissessem quem eram, mas essa neta por sinal parecida com o general me contou que ele era muito bom, e deixou-os bem, mas nunca registou a Emilia Julia, mais estorias me contaram, pessoas já de bastante idade, no documento da roda entre a roupa de a menina vestia, para az época, só podia ser filha de alguem de posição social elevada. PRADRINHOS manuel maria truão e madrinha a excelentissima Senhora Dona Emilia, filha do excelentissimo barão de retorta, posso estar enganada não será que esta menina posta na roda de barcelos filha da dona emilia e do general? agradeço me diga algo, sobre este asssunto.

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#302733 | Luis Sottomayor | 13 abr 2012 11:03 | Em resposta a: #73084

...Bom dia...
O meu nome é Luis Tomaz Ribeiro Sottomayor, em tempos um tio meu , me disse que era um descendente do Barão da Retorta, mostrando uns livros que estão em casa da minha mãe, gostaria de saber se existe alguma veracidade nesses factos. o meu email é : luis.sottomayor@gmail.com

Luis Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#302735 | aeiou2 | 13 abr 2012 11:09 | Em resposta a: #302733

Olá, no GeneAll está a descendência do Barão da Retorta

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão da Retorta

#302764 | Samuel C O Castro | 13 abr 2012 15:50 | Em resposta a: #302733

Prezado Luis,

A descendência do Barão de Retorta, que a colega Maria informou, consta aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54353 .

Referindo-me aos livros que diz estar em casa de sua mãe, assim que o tempo lhe permitir em folheá-los, peço-lhe seu especial favor de verificar se ali consta a ascendência de D. Teresa Gertrudes Soares de Castro Albergaria ?

Esta senhora foi avó paterna do 1º Barão de Retorta.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Barão da Retorta

#453632 | TransTagan | 21 abr 2024 20:40 | Em resposta a: #73045

Boa tarde. Peço desculpa de estar a "meter o bedelho" mas tive uma prima,Maria Matilde Silva Rodrigues, sobrinha neta de meu falecido pai, que casou com um descendente (trineto) do primeiro barão da Retorta, Miguel Sotomaior Azevedo Ataíde. A minha prima faleceu no dia 11 de setembro de 2012 e o marido no dia 7 de maio de 1999. A título de curiosidade os meus primos casaram no dia 25 de Abril de 1974 e tiveram uma filha, Mafalda de Azevedo Ataíde que faleceu em 1995, com 20 anos incompletos e dois filhos Francisco José Rodrigues Sottomayor Ataíde e Pedro Miguel Rodrigues Sottomayor Ataíde que é diplomata e tem o título de Visconde de Milhundos (6.º)

Resposta

Link directo:

Barão da Retorta

#453710 | TransTagan | 28 abr 2024 16:26 | Em resposta a: #73045

Boa tarde. Cá estou mais uma vez com dados curiosos: a bisavó do meu primo filha do 1º. Barão da Retorta chamava-se Felismina da Cunha Velho Sotomaior e era casada com António de Azevedo Ataíde e Menezes. Será que além do seu bisavô ser irmão da bisavó do meu primo, a sua bisavó era irmão do bisavô domeu primo?! Cumprimentos

José Guerreiro Mestre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen